Búzios - Rj

 
A cidade possui mais de 20 praias conhecidas, sendo que ao norte da península estão as de águas mais quentes. A Praia da Tartaruga, local de onde saem as escunas de excursão, é perfeita para o mergulho e Manguinhos que oferece o mais bonito pôr do sol da região.
 
A praia Bava em BuziosJá no lado sul da península de Búzios, a Praia Brava, de mar aberto, é um dos picos de surf em buzios. Ao contrário, a Praia do Forno, encravada em uma bela enseada, possui águas calmas e pouco vento. Não deixe de passar na Brava e na Praia do Forno. Elas são mais isoladas, há menos casas e hotéis ao redor. A Brava tem um estilo despojado, com alguns bancos de madeira, pranchas estancadas na areia e uma trilha para caminhar sobre as rochas. Ali fica um dos ótimos bares pé na areia de Búzios, o Camarão Preto.
 
Seguindo em frente, está a Praia da Foca, uma minúscula enseada no meio de rochedos, com uma pequena faixa de areia branca e água transparente. A Lagoinha, logo depois, oferece pequenas piscinas naturais que se formam por entre as rochas. Seguindo na direção oeste chega a vez da Praia da Ferradura, local de águas calmas e azuis, onde está grande parte das belas casas de Búzios.
 
Por último e não menos importante, a Praia de Geribá com sua extensa faixa de areia, é o ponto de encontro dos jovens. A partir de uma trilha saindo de Geribá, chega-se a um recantos incrível, a Praia da Ferradurinha, uma das mais belas de Búzios. Quem quer ir atrás de uma praia com espaço para jogar frescobol, tomar banana-boat e agitar deve seguir para Geribá, a mais extensa de todas as praias de Búzios e o principal pico de Surf da cidade, com 4 km de extensão. Um ponto famoso é o Fishbone, vira quase uma balada no final da tarde.
 
 
 
 
Praia Azeda em Buzios
PRAIA DA AZEDA, o acesso se faz a pé através de uma trilha que começa no canto direito da Praia dos Ossos. Tem extensão de 300 m, águas azuis, cristalinas, areias claras, e finas. A Praia da Azeda é tida como uma das praias mais bonitas do Brasil.
 
Praia Azedinha em Buzios
PRAIA DA AZEDINHA, no extremo direito da Azeda com apenas 50 m não é menos bonita, e com certeza muito mais sossegada. Águas calmas, é uma das preferidas por famílias que não querem deixar seus filhotes em casa.
Veja as praias Azeda e Azedinha...
 
Praia Brava em Buzios
PRAIA BRAVA, não é muito badalada por causa das fortes ondas, mas a preferida da rapaziada do surf. Rodeada de paredões rochosos e vegetações rasteiras, é praia de mar aberto e ainda conserva a beleza selvagem e recantos aconchegantes.
Mais sobre a praia Brava...
 
Praia do Canto em Buzios
PRAIA DO CANTO, com mais ou menos 1.500 m de extensão fica no centro de Búzios. Apesar de constante presença de barcos de pesca tem águas calmas e límpidas. No lado esquerdo duas jóias, dois recantos paradisíacos: as praias dos Amores e das Virgens.
 
Praia das caravelas em Buzios
PRAIA DAS CARAVELAS, pequena e muito bonita com areia clara e mar calmo, a Praia das Caravelas tem acesso através do Búzios Bauer Club, no km 12 da estrada que liga Búzios a Cabo Frio (perto de Tamoios).
 
Praia da Ferradura em Buzios
PRAIA DA FERRADURA, é a praia do jet-ski, banana, windsurf, mergulhos e passeios de barco. Conta com quiosques para venda de bebidas e petiscos diversos. Chopinho gelado com peixinho frito. Cercadas de belas mansões, cactos e bromélias. Mais informações sobre a praia Ferradura...
 
Praia Ferradurinha em Buzios
PRAIA DA FERRADURINHA, uma das mais encantadoras praias brasileiras. Entre as pontas da Boca da Barra e da Ferradurinha há uma verdadeira piscina natural de areias finas, claras e rochedos que formam patamares circundando o local.
 
Praia Foca em Buzios
PRAIA DA FOCA, cujo nome se deve ao aparecimento de uma foca anos atrás está localizada entre as praias do Forno e da Ferradura é uma verdadeira piscina natural, cercada de rochedos. Mar manso e águas transparentes.
 
Praia Forno em Buzios
PRAIA DO FORNO, pequena área cercada de vegetação cerrada e um mar sereno, com aspecto selvagem. Ideal para curtição do sol na paz. Caracteriza-se por ter sua areia vermelha. Ideal para mergulho já que o fundo rochoso abriga grutas e piscinas naturais
 
Praia de Geribá em Buzios
PRAIA DE GERIBÁ, praia da galera local, um praião com dois quilômetros de extensão e uma larga faixa de areia fina. Um dos points mais badalados da península e mais concorridos no reveillon, reúne a moçada bonita nos bares e restaurantes. 
Veja mais sobre Geribá...
 
Praia de João Fernandes em Buzios
PRAIA DE JOÃO FERNANDES, praia do agito, da curtição, da juventude. Ao som da MPB bares e restaurantes, de um lado e outro da orla, servem petiscos, frutos do mar, bebidinhas quentes e frias. Muito freqüentada por turistas estrangeiros.
Veja a praia de João Fernandes em Buzios...
 
Praia de Manguinhos em Buzios
PRAIA DE MANGUINHOS, seu nome deriva de um antigo manguezal. Tem águas escuras e sem ondas, preferida para os esportes à vela. Extensão aproximada de 8 km. Areias cobertas de conchas. Dela pode-se avistar as ilhas Feia e Rasa.
Veja mais...
 
Praia Olho de Boi em Buzios
PRAIA OLHO DE BOI, praia de nudismo tem acesso através de uma trilha pelo canto direito da Praia Brava. Lá, a natureza atingiu o máximo em beleza e isolamento, é onde os nudistas podem curtir a liberdade oferecida.
 
Praia dos Ossos em Buzios
PRAIA DOS OSSOS, nome derivado das ossadas de baleia ali encontradas nos velhos tempos. Pequena e bonita lá estão o Iate Clube, casas cercadas de amendoeiras e, numa pequena elevação à esquerda, a histórica Igreja de Sant´Anna, padroeira da cidade.
 
Praia Rasa em Buzios
PRAIA RASA, com águas tranquilas e pouco profundas localiza-se no extremo esquerdo da Praia de Manguinhos, onde há trechos de áreas gramadas, cercada de eucaliptos e vegetação típica de restinga. O vento forte constante atrai os adeptos do windsurf.
 
Praia da Tartaruga em Buzios
PRAIA DA TARTARUGA, entre as pontas da Sapata e da Cruz, a praia é cortada ao meio por uma formação rochosa e tem águas esverdeadas e transparentes. Parada obrigatória de escunas de passeios com ótimos bares e restauranes.
Veja mais sobre a praia...
 
Praia Tucuns em Buzios
PRAIA DE TUCUNS, distante do agito é quase deserta e tem acesso pela estrada de Búzios/Cabo Frio. Sua extensão de 2,5 km é revestida de vegetais típicos de restinga que se estende até às dunas. Suas águas são claras e bastante azuis.
 
 
A história de Búzios
Por volta de 1501 e 1502 o Português, recém chegado, fez uma expedição de reconhecimento ao longo do atual território de Cabo Frio e Búzios e batizado com o nome de Baía Formosa
 
Buzios era un muelle natural para piratas y colonizadores Em Búzios há uma relação com os estrangeiros provenientes do tempo do descobrimento do Brasil. De acordo com Cunha (1996), no século XVI índios tupinambás ocupavam essa área, onde praticavam a pesca, caça o cultivo da mandioca e milho. Eles tinham muitas relações com os piratas franceses e traficantes, que estavam escondidos na localidade para contrabando de madeira, principalmente o pau-brasil (Caesalpinia echinata), e vender escravos. Mais tarde, no século XVII, os franceses foram expulsos pelos portugueses após sangrentas disputas em que a população indígena diminuiu significativamente. Algum tempo depois, a área destinada à agricultura e a pecuária, atividades das grandes quintas, onde a pesca nesse trecho da costa era estritamente proibido. No fim do embargo, a economia local permaneceu por um longo período baseada na pesca e agricultura de pequena escala, até meados do século XX, quando começaram a surgir outros meios de trabalho totalmente diferentes dos tradicionais, a maioria relacionados com o turismo.
 
• A história de Buzios, terra dos Buzios palco de disputas entre piratas, índios e colonizadores
• Colonização em Buzios, a convivencia dos nativos com os jesuitas e a vida nas fazendas pioneiras
• A aldeia, a diferença social e a forma de vida nos princípios da aldeia de pescadores
• Pré-história de Buzios, a formação da península e sua ligação com o outro lado do globo