Caldas Novas - Go

 
 
 

Descrição

Quem visita Caldas Novas tem alegrias profundas: após descer centenas de metros pelo solo, a água da chuva aquecida retorna a superfície terrestre em alta temperatura. O resultado? Águas termais, quentes e relaxantes em Caldas Novas. A partir da década de 1960, investimentos transformaram a região num polo turístico, com hotéis, resorts no esquema all-inclusive, clubes termais e parques temáticos. E especialmente nos meses de janeiro e julho, as águas viram um agito só: em férias escolares, famílias circulam, nadam, correm, sobem e descem em escorregadores molhados dos clubes termais e resorts.

As águas termais de Caldas Novas valem a viagem até a cidade vizinha, Rio Quente. Ali fica uma das atrações mais procuradas da região: a Praia do Cerrado do Hot Park, no complexo turístico Rio Quente Resorts, com quadras de areia para vôlei, tênis e futebol, além de escorregador gigante, rio artificial e brincadeiras com monitores para as crianças.

Quem busca relaxar aproveita as propriedades terapêuticas das águas quentes de Caldas Novas (e Rio Quente) - descobertas já no século 18 pelos bandeirantes em incursões pelo planalto goiano. As propriedades que dão efeitos terapêuticos às águas da região são a radioatividade e sua composição química específica. No Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, a terapia também é de ordem natural: trilhas levam a pequenas quedas d'água - e à tranquilidade.

COMO CHEGAR

O aeroporto de Caldas Novas só recebe voos fretados – quem chega de avião desembarca em Brasília ou em Goiânia. De carro, a partir da capital federal, siga pela BR-060 até a capital goiana e, de lá, pegue a BR-153 até o trevo de Piracanjuba. Continue pela GO-217 e GO-139 até desembocar na GO-213, à esquerda estará Caldas Novas. Há ônibus diários a partir de Goiânia e São Paulo (Viação Nacional Expresso, 0800-940-8090, nacionalexpresso.com.br).

Informações Gerais

Site: caldasturismo.com.br
População: 70.463 hab
DDD: 64

Distância de outras cidades: Morrinhos, 56 km, Goiânia, 172 km, Uberlândia, 194 km, Brasília, 298 km, São José do Rio Preto, 459 km, São Paulo, 771 km, Rio de Janeiro, 1181 km

Material retirado do site Viaje Aqui.Sobre as Águas Quentes 
As primeiras citações sobre as águas quentes da região de Caldas Novas e Rio Quente foram publicadas na Espanha, em 1545. Há estudos arqueológicos que registram que nessa época já eram feitas incursões de índios... 
0 maior estudo sobre o termalismo de Caldas Novas e Rio Quente foi realizado pela empresa estatal Fumas Centrais Elétricas, em função da possível influência da barragem da Usina Hidrelétrica Corumbá I sobre o lençol termal da região, que estaria sob o risco de esfriar... 
A mania brasileira de alardear isso ou aquilo corno maior do mundo faz muita gente desconfiar de certas afirmações. No caso de Caldas Novas, será mesmo verdade a afirmação que saúda os turistas logo à entrada da cidade: "A Maior Estância Hidrotermal do Mundo?" Sim, é verdade! É mesmo a maior estância hidrotermal do mundo, ou seja, o maior conjunto hoteleiro que oferece o maior complexo... 
Saber exatamente como se formam as águas quentes de Caldas Novas e Rio Quente sempre foram motivos de curiosidades da maioria das pessoas. Para explicar a origem das águas termais muitas versões já foram dadas. Uma das mais difundidas é a de que teria existido um vulcão, extinto há milhões de anos, em cuja cratera a água da chuva se infiltraria... 
As águas provenientes das camadas profundas do subsolo, quando afloram à superfície, trazem em dissoluções sais minerais e gases, que pelas suas composições físico-químicas, possuem comprovadas propriedades terapêuticas... 
maior mercado imobiliário de Goiás, com aproximadamente 3.000 unidades habitacionais construídas e centenas de outras em construção, visando atender à grande demanda de turistas em função das opções de lucro: lazer e renda mensal em investimento. 
A cidade possui a maior rede de hotéis de lazer do interior brasileiro. São dezenas e dezenas de hotéis, pousadas e privês, oferecendo milhares de leitos.
Lagoa Quente
 
  Também chamado de Lagoa de Pirapitinga, é um dos pontos turísticos mais bonitos de Caldas Novas.
 
 
  A Lagoa Quente oferece toda infra-estrutura de camping, piscinas termais com nascente natural, quadras de areia, sauna.
 
 
A temperatura de suas águas podem chegar até 50 graus. Está localizada à 6 Km do centro de Caldas Novas, às margens da rodovia que liga Caldas Novas a Pires do Rio.
 
 
Um lugar onde desfruta-se dos prazeres das águas quentes, estando em contato direto com a natureza.
 
Localizada à 6 Km do centro
 
Casarão
O Centro de Apoio ao Artesão foi construído em 1908, com estrutura de adobe e aroeira, sendo considerado um dos prédios mais antigos da cidade.
 
Pertence a Fundação Pedro Ludovico, vinha há algum tempo sem atividade. Mais recentemente foi reaberto por um grupo de artesãos de Caldas Novas, que cuidou da reforma de suas instalações, expondo seus produtos para venda.
 
O turista poderá, além de visitá-lo, apreciar a comida caseira goiana, comprar lembranças e ainda visitar um pequeno museu.
Localizado à Rua Cel. Gonzaga, s/n. 
Aberto das 09:00 às 21:00 hs, de terça a domingo
Igreja
 
Construída em 1850, a Paróquia Nossa Senhora das Dores é considerada a construção mais antiga de Caldas Novas.
 
Localizada no centro da cidade, a Igreja Matriz, mesmo tendo passado por reforma, ainda retrata em suas paredes e colunas de madeiras um pouco da cidade que ainda era Intendência, e que já mostrava traços de prosperidade.
 
A Igreja Matriz passou por um processo de reforma terminada em 1999, ficando ainda mais bonita.
 
Localizada na Praça Central 
Missas Segunda a Sexta: às 19:00 hs
Sábado: às 08:00 e às 19:30 hs
Domingo: 09:00 / 18:00 / 19:30 hs
Jardim Japonês
 
 
  O Jardim Japonês de Caldas Novas foi construído pelo japonês Toshiyuki Murai. Sua origem é do século XIV, quando os monges da seita Zen-Budista saíram da China para o Japão e começaram a se instalar junto aos imperadores e comandantes militares, os shoguns.
 
 
  Local de grande valor espiritual, deve ser visitado na companhia de um guia local treinado, que fará a interpretação dos vários componentes do Jardim.
 
Localizado na estrada sentido Goiânia
Horário de funcionamento das 8:00 às 11:00 hs
e das 13:00 às 17:00 hs, todos os dias
 
 
 
Lago de Corumbá
 
O lago de Corumbá, que abastece a Usina Hidrelétrica Corumbá I, começou a ser formado em setembro de 1996. O lago artificial é alimentado pelos rios Pirapitanga, Peixe, Piracanjuba e São Bartolomeu.
 
A parte mais profunda do Lago de Corumbá está próxima à barragem e atinge 90 metros. O perímetro do Lago de Corumbá é bastante recortado. Para circular todo lago, uma pessoa teria de andar mais de 100 Km.
 
 
Atualmente, após o represamento do Rio Corumbá, o Lago tornou-se um dos pontos turísticos mais visitados em Caldas Novas.
 
 
Com uma extensão de 65 km2, proporciona aos seus visitante, a prática de vários esportes aquáticos com jet-ski, lanchas, wind surf, entre outros.
Localizado à 10 Km do centro
Parque Estadual Serra de Caldas
 
  Localizado nas encostas da cidade, ele é recomendado para quem tiver a intenção de procurar recantos exóticos e escondidos.
 
 
Criado em 1970, para proteger as nascentes das águas hidrotermais do município, bem como sua vegetação e espécies animais características da região.
 
 
  Rico em flora e fauna, abriga várias espécies de plantas e animais em extinção.
Conheça mais sobre o parque e suas trilhas.
 
O parque foi criado através da Lei nº 7.282, de setembro de 1970
 
 
 
Balneário
 
 
O Balneário Municipal, criado em 1920, funciona com banhos de imersão em banheiras individuais e com o tradicional chá de douradinho após o banho, indicado para tratamento médico.
 
Para a crença, ora cientificamente comprovada, da capacidade curativa de suas águas, foi preliminarmente, a responsável pelas primeira incursões de pessoas que buscavam a cura para seus males.
 
Hoje, o repouso, o lazer e o contato direto com uma grande dádiva da natureza também fazem parte dos interesses daqueles que se encontram com as maravilhas do município.
Localizado na Rua do Balneário, s/n
(abaixo da Prefeitura Municipal
GASTRONOMIA
 
Os pratos saborosos de diversos restaurantes e cantinas e as românticas serestas dos clubes completam a programação noturna da cidade, sempre cheia de visitantes dos mais variados pontos do país e do mundo. Vale a pena conhecer Caldas Novas, cidade cheia de luz e charme.
Caldas Novas e seus pratos de dar água na boca
Nada melhor do que escolher um lugar para viajar e por lá encontrar tudo do bom e do melhor. Preocupada com isso, a cidade de Caldas Novas vem investindo cada vez mais em sua gastronomia, afinal, comer bem não faz mal a ninguém, pelo contrário, a gastronomia torna-se um atrativo do local. Localizada na no estado de Goiás, Caldas Novas trabalha sua gastronomia com base em ingredientes típicos desta região, como é o caso do pequi - fruto típico do cerrado -, palmito de sabor amargo e a jurubeba, fruta típica de lá, com gosto similar ao de uma alcaparra. Depois de se divertir e relaxar nas águas termais, nada melhor do que degustar de pratos típicos da região de dar água na boca. Iniciando a lista dos pratos característicos de Caldas Novas está o famoso Empadão Goiano, recheado com queijo branco, frango, guariroba (palmito amargo), linguiça, carne de porco, batata, cheiro-verde (tempero) e azeitonas. Geralmente, o empadão goiano é servido em cumbucas de barro. 
 
Papel e caneta na mão! Vai começar a receita...
Prosseguindo a lista de tentações, está a Galinhada com Pequi. A receita típica inclui: galinha frita, misturada com arroz e pequi. Para completar a mesa de tentações está o Arroz Maria Isabel, feito com carne seca. Não bastassem os pratos típicos, Caldas Novas também oferece aos seus visitantes deliciosos doces caseiros típicos da região. É possível provar os docinhos, que variam de doce de leite, de abóbora, de abacaxi até os mais diferentes como doce de queijo, de jiló e de tomate! 
 
 
COMPRAS
 
Não esqueça das lembrancinhas
Quem for a Caldas Novas deve se preparar para as lembrancinhas para os amigos, famílias e afins, pois a cidade tem tradição nessa área. Uma das dicas é visitar a tradicional Cachaçaria, fabricante da Cachaça Vale das Águas Quentes. A bebida tipicamente brasileira é a mais consumida do mundo e a de Caldas segue a risca todos os padrões de qualidade e mantém a tradição dos alambiques da época colonial, que eram de cobres e envelheciam a bebida em barris de madeira nobre. O endereço da Cachaçaria é Av. Cel Bento de Godoy, 2000, na Estância Itanhangá. Com certeza o visitante encontrará várias amostras do destilado a venda pela cidade. 
 
O delicioso comércio de Caldas Novas
Doces, licores, farinha... quem dá mais? Outro local muito procurado pelos consumistas de plantão em Caldas Novas é o Vilarejo de Doces típicos da região. Nesse local, além de encher os olhos com a variedade de doces, o turista ainda tem o prazer de provar essas delícias. O licor é outro produto forte na região, assim como a farinha de mandioca pura, temperada ou do tipo biju. Podem ser encontrados na Rua Orozinho Correia Neto. Como Caldas Novas tem todo esse apelo saudável e relaxante, o turista encontra facilmente ervas medicinais no comércio da cidade. O Shopping Serra Verde é um dos lugares mais indicados para compras em geral, principalmente chocolates de Gramado.