Campina Grande - Pb

 
Campina Grande é a segunda cidade mais populosa do estado da Paraíba. No ano 2005 sua população é estimada em 376.132 habitantes e sua área territorial é de 621 km².
É considerada um dos principais pólos industrial e tecnológico da Região Nordeste do Brasil, e também é conhecida como cidade universitária, pois conta com duas universidades públicas.
 
8 cidades: Boa Vista, Campina Grande, Fagundes, Lagoa Seca, Massaranduba, Puxinanã, Queimadas, Serra Redonda
 
Foto: Açude Velho, vista geral (source: Prefeitura Municipal de Campina Grande)
 
 
PASSEIOS
 
Passeio Forroviário. Durante o mês de junho, este trem leva os turistas para o sítio arqueológico do Ingá (35 km). Durante o passeio, todos podem dançar forró e quadrilhas, animadas por um conjunto de sanfoneiros. O passeio termina com uma visita às Itacoatiaras (inscrições pré-historicas). O sítio aberto durante todo o ano.
 
Boqueirão. 50 km sudoeste. Atrações: açude, pescaria, passeios de barco.
 
Lagoa Seca. 10 km norte. Atrações: Museu do Índio, artesanato (estopas).
 
Areia. 46 km norte. Cidade de clima de serra em uma região de floresta atlântica. Atrações: Casa de Pedro Américo, Teatro Minerva (primeiro teatro da Paraíba - 1859), museus e igrejas (Igreja do Rosário dos Pretos - 1866), trekking.
 
Passeios Ciclísticos. O Clube Ciclístico de Campina Grande organiza periodicamente passeios de mountain bike em trilhas na zona rural (no Brejo e no Cariri) em Campina Grande e cidades vizinhas como Areia, Boqueirão, Bananeiras e Ingá.
 
Pescaria. Fazenda Maria da Luz. 10 km leste. Propriedade particular com açudes.
PRINCIPAIS EVENTOS
 
São João. "O Maior São João do Mundo". As tradicionais festas juninas da cidade são o principal evento turístico de Campina Grande e é parte do Calendário Turístico Nacional da Embratur. Durante o mês de junho, cerca de 300 quadrilhas se apresentam pelas ruas da cidade. O "Parque do Povo" concentra centenas de barracas que comercializam comidas típicas e artesanato enquanto músicos da região e qualdrilhas se apresentam nos três palcos montados no parque. A festa atrai milhares de turistas de todo o país para Campina Grande, no mês de junho.
 
Festival de Inverno Um evento tradicional da cultura brasileira que ocorre há mais de duas décadas durante o mês de julho. O evento reúno grupos de dança, teatro amador e profissional, apresentações de música clássica e popular e mostra de cinema e vídeo.
 
Semana do Folclore e Artesanato: arte popular, violeiros, feira de couros e vaquejada durante uma semana do mês de agosto.
 
Congresso de Violeiros: Violeiros de toda parte do país se encontram neste evento.
 
Vaquejada Parque Maria da Luz. Traditional Vaquejada que se realiza todos os anos no mês de outubro, com premiações, shows e muito forró.
 
Micarande. Carnaval fora de época de Campina Grande que ocorre durante o mês de abril. É um dos mais populares carnavais do tipo no Brasil.
 
Encontro para a Nova Consciência. Ocorre durante o Carnaval, quando muitos deixam a cidade para participar das festas em outras cidades, organizações místicas e religiosas se reúnem em Campina Grande para discutir suas idéias.
 
FETEC. "Feira de Tecnologia de Campina Grande". É uma exposição anual de ciência e tecnologia expondo produtos, invenções e pesquisas desenvolvidas em Campina Grande e em outras partes do país. Faz parte do calendário de eventos do Itamaraty. Ocorre em setembro.
 
ARTE E CULTURA
 
Feira Central Museu vivo a ceu aberto onde se encontra artesanato local (cerâmica, barro, madeira, palha, tapeçaria e couro), comidas típicas, produtos regionais, literatura de Cordel e violeiros e emboladores que se apresentam ocasionalmente, ao vivo.
 
Museu de Arte Assis Chateaubriand. Mantém exposições permanentes e temporárias. Tel. (083) 341-3300.
 
Museu de História e Tecnologia do Algodão. Museu do Centro Nacional de Pesquisa do Algodão (CNPA-EMBRAPA). Tel. (083) 321-3608.
 
Museu Histórico e Geográfico. Fotografias, artigos, mapas, móveis, armas, veículos, joias, ferramentas organizados cronologicamente para contar a história de Campina Grande.
 
Teatros: Teatro Severino Cabral (teatro municipal), Teatro Paulo Pontes, Teatro Elba Ramalho; Cinemas: Cine Babilônia, Cine Capitólio.
 
Centro Cultural. Oferece diversos cursos periódicos: artes plásticas, música, teatro. Museu Vivo da Ciência e Tecnologia. Oferece diversos cursos e workshops.