Caruaru - Pe

Dicas de turismo, cultura e história de Caruaru  
 
 
 
ALTO DO MOURA
Considerado pela UNESCO - O maior Centro de Artes Figurativas das Américas, é o Alto do Moura uma comunidade de artistas. Distante 7 Km do centro da cidade de Caruaru, este povoado concentra mais de 1.000 artesãos que moldam dia-a-dia o homem nordestino, levando nossa cultura até os pontos mais distantes do nosso planeta. Lá, cada residência se transforma em ateliê, envolvendo toda a comunidade local, desde o mais simples ajudante àqueles que moldam o barro transformando-o em arte. Hoje, arte e artesãos vêem suas peças ultrapassarem as fronteiras do país, retratando uma terra, sua cultura, seu povo, sua gente.
 
  Casa Museu Mestre Vitalino
Localizada à Rua Mestre Vitalino, serviu de residência do grande ceramista e família. Foi transformada em museu em 1971.
O acervo é constituído pela própria edificação, em tijolos crus, que data de 1959, de objetos de uso pessoal e familiar, onde retrata a vida simples do grande MESTRE.
Horário para visitas
Segunda à sábado: 8h às 12h e de 14h às 17h
Domingo: 9h às 17h
 
 
  Casa Museu Mestre Galdino
Localizado também no Alto do Moura, mais precisamente à Rua São Sebastião, é composto por peças do ceramista e poeta popular Galdino. Ilustrando a exposição, exemplares originais de poesias, fotografias, e textos sobre a vida e obra do artista. 
Horário para Visitas:
Terça à sábado: 8h às 17h
Domingo: 9h às 13h
 
Como não só de trabalho vive o homem, o Alto do Moura concentra outros atrativos:
 
Palhaço do Artesão
Ocorre regularmente festas com som ao vivo do autêntico forró pé-de-serra.
Comporta também vários bares e restaurantes típicos, ao gosto do visitante. 
 
Vale do Tauá
Localizado na estrada de acesso ao Alto do Moura, mais precisamente nas imediações do Aeroporto Oscar Laranjeiras. Dotado de grande infra-estrutura, dispõe de Vila Cenográfica, 20 bares, 2 palcos excelentes para apresentação de Bandas de Forró. Seu horário de funcionamento é das 10h às 18h. 
* Tauá - Nome dado a um tipo de barro usado pelos artesãos do Alto do Moura *
 
  PARQUE 18 DE MAIO (Parques das Feiras de Caruaru)
de tudo que há no mundo tem na Feira de Caruaru... já cantava Luiz Gonzaga sobre os encantos da Feira de Caruaru
Para ver mais informações sobre as Feiras de Caruaru, click em:
Feiras de Caruaru  
 
  AUTÓDROMO AYRTON SENNA
Obedecendo as normas da FISA, localizado numa área de 45.000 m2 com 3.170 m de asfalto, 24 boxes, torre de cronometragem, restaurantes, bares, equipamento de som, lanchonetes, banheiros, telefone público, estacionamento, palco, barracas de comidas e bebidas, além de heliporto. 
Com isto, Caruaru colocou-se no Circuito de Automobilismo e Motociclismo Nacional. 
 
  MORRO DO BOM JESUS
Com 630 metros de altura, é o ponto mais alto da cidade. Por sua vez, a cidade encontra-se em volta do morro, tornando-se indispensável sua visita. Lá você tem uma vista incrível da cidade.
 
Segundo o escritor Nelson Barbalho, o morro foi conhecido também como "MORRO DO SOCORRO", daí a origem do primitivo nome de sua igrejinha de "Capela do Socorro", nome este não aceito pelo clero, que a batizaria de "Capela do Bom Jesus".
Aos 13 de agosto de 1902, Manoel de Azevedo Pontes (Marinheiro Pontes)
e Antonio de Lemos Vasconcelos (Capitão Lemos), fundadores e construtores da igrejinha do Monte, entregaram à Igreja Matriz local, a obra totalmente construída. A bênção solene, oficializou-se pelo Bispo de Pernambuco, D. Luiz Raimundo da Silva Brito, em 29 de agosto de 1902.
 
Nas primeira décadas do século XX, o cruzeiro instalado (possivelmente por "Vigarinho"), defronte à igrejinha, costumava ser iluminado, servindo de guia para os viajantes da época.
Na administração do Prefeito Celso Galvão, foi inaugurado o primeiro mirante. O segundo, foi erguido quando era prefeito Abel Menezes.
 
Na década de 60, o então vereador Aristides Veras, idealizou a escadaria com as estações da via sacra. Cada família católica de Caruaru patrocinaria um dos 365 degraus. Apesar da idéia não ser ao todo concretizada, a obra prosseguiu e finalmente foi inaugurada.
No mês de dezembro, realiza-se a Festa de Santa Luzia na Igreja do mesmo nome, datada de 1902, onde os fiéis vão pagar suas promessas. E ainda tem a Festa do Umbú.
 
  ESPAÇO CULTURAL TANCREDO NEVES
Arquitetura de grande valor histórico edificado em 1935 e 49.500 m2 de área construída.
Em 1988, após a restauração, passou a ser o Espaço Cultural. Na área interna abriga pavilhão de exposições e feiras, sede da Fundação e Cultura, Secretaria de Turismo, museus e unidades culturais.
Na área externa, foi implantado o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, com a Vila do Forró - réplica de um típico vilarejo do interior - onde se concentra grande parte dos eventos da cidade, tais como: São João e comemorações natalinas.
 
  SERRA DOS CAVALOS 
Reserva de preservação permanente no Capítulo de Meio Ambiente da Lei Orgânica Municipal, reconhecida pela UNESCO, através do Bureau da França como "RESERVA DA BIOSFERA DA MATA ATLÂNTICA.
Com uma altitude máxima em torno dos 900 metros, compõe uma área de brejo medindo 359 ha. Trata-se de uma reserva estadual de Mata Atlântica de proteção ambiental municipal, o Parque Ecológico Professor João Vasconcelos Sobrinho.
 
Contém 5 açudes que ajudam no abastecimento da cidade, provenientes de nascentes localizadas na própria reserva.
A vegetação consiste de capoeiras, fruteiras, cultivos comerciais, e de subsistência. Como atrativos, existem alguns pontos para contemplação em mirantes naturais e várias trilhas usadas pelos naturalistas que por aqui passam.
 
Em sua fauna, destacam-se o lobo guará, paca, roedores, cobra coral verdadeira, cobra rainha, aves como o jacu, beija-flor, sabiá, gaviões e o pintor verdadeiro.
Aparecem também várias propriedades rurais como pequenos sítios, fazendas, e ainda uma comunidade religiosa Hare Krishna, todos empenhados no bom estado de preservação e limpeza.
As Universidades Federais, Rurais e Sociedade Nordestina de Ecologia, são entidades que realizam pesquisas sobre fauna, flora e hidrologia no âmbito da reserva.
 
Curiosidade: No inverno, só conseguia chegar à Serra em lombo de animais. Era impossível trafegar carros pelas ladeiras das estradas. Daí o nome "Serra dos Cavalos".
 
  TRILHAS ECOLÓGICAS 
Entre outras trilhas localizadas na Serra dos Cavalos, destacam-se as seguintes:
 
Trilha da Cachoeira do Nestor
Tem início na Fazenda Santa Maria no município de Caruaru, terminando na Cachoeira do Nestor, município de Altinho. Sua extensão é de 3 Km em terreno irregular. Em seu percurso, contempla-se mirantes, afloramentos rochosos, furnas, bicas, sítios, casas de farinha e cachoeira.
 
Trilha do Açude Aluízio de Azevedo
Situada na Serra dos Cavalos, tem uma extensão aproximada de 2 Km. Em seu percurso, contempla-se o açude Aluízio de Azevedo, trechos de matas, bromélias, samambaias e orquídeas, além de um banho de bica.
 
 
  PEDRA DA TORRE 
Localizada na Fazenda da Torre, a uma distância de 20 Km da cidade. Pedra em formato de 2 torres, sendo cortada pelo Rio Ipojuca, formando uma pequena garganta, com altura aproximada em 20 metros.
A vegetação local é constituída por bromélias, cactáceas e arbustos. O seu redor está tomado por área de pastos de cultivos comerciais e de subsistência.
 
  PEDRA DO SÍTIO ZAMBA
A uma distância de aproximadamente 59 Km da cidade, localizada no Sítio Zamba, ergue-se esta magnífica pedra, com aproximadamente 8 metros de altura e formato circular. Em sua face sudoeste, há ocorrência de alguns grafismos de tonalidade ocre. Um pouco abaixo da pedra, encontra-se o caldeirão que é usado pelos moradores, como reservatório de água.