Fortaleza - Ce

 
Passeios : 
Bem vindo a cidade mais turística do Brasil, ela se aprimora a cada dia para receber seus visitantes . Seu povo muito simpático e acolhedor vai lhe mostrar as praias mais bonitas do continente brasileiro . Você vai amar FORTALEZA : 
 
CITY TOUR : Dividido em duas etapas , leste e oeste, é feito nas idas a praia de Cumbuco e Beach Park e é a oportunidade única de conhecer Fortaleza em suas diversas facetas. Fortaleza social, econômica, histórica e cultural , Fortaleza de compras e lazer , Fortaleza e seu povo , Fortaleza e sua natureza . No city tour conheceremos Audeota, bairro nobre, mausoléu do ex. presidente Castelo Branco, Avenida Beira Mar, estátua de Iracema, enseada do Mucuripe, Cais do Porto, antigo farol, Praia do Futuro, Parque Ecológico do Cocó, Shopping Center Iguatemi, bairro Edson Queirós , Academia Militar, Centro de Convenções, Universidade de Fortaleza ... e muito mais 
 
BY NIGHT : O By Night acontece em diversas casas noturnas de Fortaleza, que variam do tradicional " Forró " a Boates , do show folclórico com todas as danças típicas a um show de comediantes locais , de jantar em restaurantes requintados a barzinhos com música ao vivo na beira da praia . Tudo depende do que está acontecendo no período de sua visita . 
 
Morro Branco e Praia das Fontes (87Km) : São duas estrelas de Beberibe, as maiores atrações turísticas do litoral leste . Morro branco localizado a 85Km de Fortaleza é cenário de roteiros cinematográficos . Assim se define a atração natural das falésias coloridas que simbolizam a costa leste do litoral do Ceará . No morro Branco este cenário empresta sua beleza a diversos bares e restaurantes em barracas típicas, que disputam com pescadores, jangadas e paquetes a faixa de praia mais disputada do Beberibe . Este trecho da costa é famoso pela formação de falésias de onde os nativos extraem a areia colorida que ornamenta o artesanato local . São quilômetros de falésias formadas pela ação dos ventos sobre as dunas de onde minam fontes de água doce, formando uma paisagem indescritível . 
 
Praia de Cumbuco (38Km) : 
Esse passeio nos leva a uma praia tipicamente tropical a oeste da nossa costa . Com seus coqueiros altos e dunas de areias branquinhas que se elevam até 30 metros, podemos desfrutar de um passeio emocionante de buggy e admirar toda beleza local e, depois , aproveitar a praia agradável e com total infra estrutura. Além de tudo isso Cumbuco oferece deleites ainda mais prazerosos como : Saborear um peixe frito, velejar com pescadores locais em típicas jangadas , fazer seu raly particular em quadriciculos, voar de ultra leve ... Simplesmente imperdível pois a natureza e o homem formam o par perfeitamente harmônico nesse lugar privilegiado .
 
Lagoinha (115Km) : É comum ouvir os turistas comentarem que Lagoinha é a praia mais formosa e aconchegante do Ceará . Isto por duas razões : Primeiro a natureza que fez este paraíso de águas límpidas , dunas alvíssimas, coqueiros frondosos e vegetação riquíssima . E segundo pelo seu povo hospitaleiro e muito simpático. 
 
Beach Park (25Km) : Localizado na praia de Porto das Dunas, o Beach Park é o maior complexo turístico do Ceará , com suas inúmeras atrações que vão desde restaurantes 5* , com ar condicionado, até o maior parque aquático do Brasil, sendo este sua maior atração de lazer, proporciona diversão por todo o dia . 
A ambientação de coqueiros e palhoças e a infra estrutura de praia para o seu completo conforto e comodidade .Além de tudo isso a praia é incrivelmente bela, onde o sol forte provoca um tom degradée em suas águas mornas . O lazer continua no vôo de ultra leve, nos passeios de quadricicolos e buggy . 
 
IGUAPE : (60 Km) Iguape é o complemento deste passeio relaxaste, pra admirarmos , em plena praia, rendeiras trabalhando em seus diversos bordados e encaixes de palitos que viram arte em suas mãos habilidosas . Neste lugar toda exuberância do artesanato de cama e mesa cearense estão a mostra, não somente à venda , mais principalmente o conhecimento prático de sua produção . Lugarejo tipicamente de pescadores . 
 
Canoa Quebrada (156Km) : 
Uma das mais exóticas, rústicas e primitivas praias cearense , é a paradisíaca Canoa Quebrada , onde o tempo e os problemas de nosso século parecem não existir, pois lá encaramos outra realidade . Com um astral indiscutível, o lugarejo de pescadores tombado como reserva ambiental e as barraquinhas à beira mar oferecem um delicioso, simples e caseiro cardápio a base de frutos do mar fresquinhos, de produção local, regados com "Melosca" , uma batida de mel de caju, cachaça limão e gelo . 
Seu símbolo, a meia lua e suas falésias , expressam todo o misticismo dos canoenses que deram a ele a representação do amor e da felicidade . A praia é a única no Ceará que possui arrecifes, tornando-a plana e excelente para o banho porque suas águas ficam represadas na barreira de corais . 
 
PRAIA DE CUMBUCO:(35 Km) 
Antiga colônia de pescadores além do banho de mar, Cumbuco apresenta uma série de opções de lazer, como passeios em buggy, com banho na Lagoa de Parnamirim ou em jangada em alto mar, conduzidas pelos próprios pescadores da região. 
 
PRAIA DE CAPONGA / IGUAPE: (60 Km) 
A Segunda maior colônia de pesca do Ceará, onde poderemos ver de perto a vida cotidiana dos pescadores e suas jangadas. Areias macias e águas cálidas formam as restingas (piscinas naturais). Passeios de buggy, cavalo, ou em jangada conduzidas pelos próprios pescadores, restaurantes onde poderemos saborear pratos típicos a base de frutos do mar. 
 
PRAIA DE MORRO BRANCO / PRAIA DAS FONTES (90 Km
 
A praia de Morro Branco, além do gostoso banho de mar, conta com bicas de água doce, dunas, falésias e areias coloridas, utilizadas em trabalhos artesanais em garrafas de vidro. Passeios de buggy, ultraleve poderão ser desfrutados em Praia das Fontes. E no restaurante Parque das Águas, poderemos saborear deliciosos pratos típicos (tarifa não inclui refeições) 
 
PRAIA DE LAGOINHA (115 Km
Antigo porto de piratas franceses, lagoinha é hoje uma rústica colônia de pescadores. O mirante natural. Foi a combinação do belo e do simples, que na década de setenta atraiu visitantes do mundo inteiro, na busca de paz e tranquilidade e que ainda hoje permanecem inalterados. 
 
PRAIA DE CANOA QUEBRADA (156 Km
Canoa Quebrada é famosa por suas falésias de até 30 mts de altura, que funcionam como mirante natural. Foi a combinação do belo e do simples, que na década de setenta atraiu visitantes do mundo inteiro, na busca de paz e tranqüilidade e que ainda hoje permanecem inalterados.
 
 
Principais Praias : 
 
Porto das Dunas 
Prainha 
Iguape 
Caponga 
Barra Nova 
Morro Branco 
Praia das Fontes 
Uruaú 
Canto Verde 
Parajuru 
Pontal do Maceió 
Canoa Quebrada 
Majorlândia 
Quixaba 
Lagoa do Mato 
Ponta Grossa/Peroba 
Redonda 
Barreiras 
Quitéria 
Tremembé 
Melancias 
Manibu 
Icaraí 
Tabuba 
Cumbuco 
Pecém 
Taíba 
Paracuru 
Lagoinha 
Guajiru 
Flexeiras 
Mundaú 
Baleia 
Icaraí de Amontada 
Torrões 
Almofala 
Porto do Barco 
Aranaú 
Barrinha 
Preá 
Jericoacoara 
Guriú 
Tatajuba 
Camocim 
Maceió 
Bitupitá 
Pontal das Almas 
 
 
Dicas : 
 
Compras 
Centro Dragão do Mar 
Para você levar as melhores lembranças de sua viagem, Fortaleza possui ótimas opções de compras na Avenida Monsenhor Tabosa, nas feiras de artesanato e nos diversos shopping centers, de grande e pequeno porte. com lojas de grifes famosas. Centro cultural que traz ao Ceará eventos artísticos de nível internacional e abre espaço para as manifestações culturiais, com exposições e mostras. Abriga museu, cinema , loja de artesanato, com bares e restaurantes no seu entorno. 
www.dragaodomar.org.br 
 
Barracas de Praia Artesanato 
 
Espalhadas pela orla marítima , com destaque para a Praia do Futuro, possuem ótima infra-estrutura e um excelente serviço , são constantemente usadas como palco de eventos descontraídos, esportivos e shows com atrações nacionais e internacionais. A criatividade e o talento do cearense encantam pessoas do mundo inteiro pela originalidade e diversidade do artesanato, cultura e arte popular que podem ser encontrados na Ceart - Central de artesanato do Ceará, Mercado Central, Centro de Turismo, Feira de Artesanato da Av.Beira Mar, e em vários pontos da cidade 
Palácio da Luz Emcetur 
Antiga sede do Governo do Estado, foi construído no final do século XVIII, com o auxílio de mão de obra indígena, tendo sido adquirido pelo governo imperial em 1814. Atualmente, sedia a Academia Cearense de Letras. Conta com um acervo de 15 mil livros, disponíveis para pesquisa. Rua do Rosário, 01- Centro. Horário: 2a/6a de 8 às 13h. Tel.:253-4275. Antiga Cadeia Pública - 
Sua construção foi iniciada em 1856 e concluída em 1866. Tem linhas clássicas e caracteriza-se pela clareza e simplicidade das formas. Atualmente, sedia o Centro de Turismo do Estado(EMCETUR), com 104 lojas de artesanato e dois museus: o de Minerais e o de Arte e Cultura Populares.Localiza-se no Centro de Fortaleza. Horário: 2a/6a de 8 às 18h, sáb. de 8 às 12h.Tel.:231-3566. 
Casa de José de Alencar Estoril 
Na casa onde nasceu o romancista estão mantidas as ruínas de um antigo engenho, considerado o primeiro do Ceará a receber energia a vapor, além de telas e documentos do escritor. Localiza-se na Av.Washington Soares,6055- Messejana. Horário comercial, sáb e domingo das 8 às 17:00h. Tel.: 229-1898. 
Um casarão de 1925, transformado em casino nos anos 40 pelos militares norte-americanos. Reduto de intelectuais e boêmios, foi restaurado em 1995 e hoje abriga um centro cultural e um restaurante. Rua dos Tabajaras,397- Praia de Iracema. Tel.:219-8389 . 
Forte Nossa Senhora de Assunção Praça dos Leões 
Foi o marco inicial da cidade. Construído em 1649, foi batizado de Forte Schoonemborck. Em 1655, foi tomado pelos portugueses e recebeu o nome atual. Reconstruído em 1816, atualmente sedia a 10a Região Militar. Aberto à visitação pública diariamente. Av.Alberto Nepomuceno- Centro. Tel.:231-5155 Construída em 1877, seu nome homenageia um general cearense que participou da Guerra do Paraguai. Destaque para as estátuas de leões de bronze, trazidas de Paris no começo do século. Localizada no Centro, forma imponente conjunto arquitetônico com a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o Palácio da Luz e a antiga Assembléia Provincial. 
Theatro José de Alencar Ponte Metálica 
 
Construído entre 1908 e 1910, é um importante marco arquitetônico e cultural de Fortaleza.Com estrutura metálica importada da Escócia e linhas ecléticas em que predominam elementos neoclássicos, o teatro abriga ainda biblioteca e galeria de arte. Possui jardim lateral projetado pelo paisagista Burle Marx. Também conhecida como Ponte dos Ingleses, foi construída em 1923, servindo de porto para Fortaleza. A partir de 1940 tornou-se ponto de encontro da boemia e dos apaixonados pelo pôr-do-sol. O espetáculo fica completo quando a lua cheia sobe do Porto do Mucuripe. Nas manhãs, golfinhos podem ser vistos brincando na sua proximidade. Possui lojinha de conveniência, lanchonete e quiosque do Núcleo de Preservação Ambiental aberto de 8 às 11h e de 13 às 21h 
 
Catedral Metropolitana Museu do Automóvel 
Em estilo eclético, predominando elementos neogóticos, a imponente Igreja da Sé foi construída entre os anos de 1937 e 1963. Praça da Sé- Centro. Tel.: 231-4196. Inaugurado em 3 de julho de 1981. O Museu possui cerca de 60 carros, um dos mais completos do gênero(Cadillac, Chevrolet, Dodge, Fiat). O mais antigo é um Ford de 1917. Rua Desembargador Manoel Sales de Andrade, 70- Água Fria. Horário: de 3a/Sáb de 9 às 12h e 14 às 17h e Domingo de 9 às 13h. Tel: 273-3129. 
 
Museu do Ceará 
Dispõe de um acervo de 5.830 peças distribuídas em três importantes coleções: Paleontologia, Arqueologia/Antropologia Indígena e Mobiliário. O Museu do Ceará exibe também exposições temáticas permanentes, com temas de interesse da história do Ceará, tais como os poderes constituídos, as lutas e revoltas populares, a religiosidade, a produção intelectual e a irreverência do cearense. O Museu do Ceará funciona no Palácio Senador Alencar, construção de 1817 tombada pelo IPHAN como marco oficial do estilo neoclássico brasileiro. Rua São Paulo,51-Centro, Tel(0xx85)452 -1545 horário: terça a sexta-feira: 8h30 às 17h. Sábados e feriados: 8h30 às 12h30. Domingos: das 14h às 17h. Fechado às segundas-feiras- Fonte Secult 
Museu de Fortaleza 
O velho Farol do Mucuripe foi construído em estilo Barroco, entre os anos de 1840 a 1846, pelos escravos. Construção em alvenaria, madeira e ferro. Ele representa uma das mais antigas edificações de Fortaleza. Foi durante muito tempo referência para embarcações que aqui aportavam, porém, o velho olho do mar, como era conhecido, foi desativado em 1957. No período de 1981 a 1982, recebeu sua mais significativa reforma a fim de abrigar o Museu do Jangadeiro, atual Museu do Farol, cujo acervo faz referência a Fortaleza Colônia. 
Restaurado, hoje abriga peças e acervo sobre os principais momentos e acontecimentos que marcaram a capital cearense. São reproduções, desenhos, fotografias, documentos, ilustrações, trechos de romances e relatos de visitantes.