Garibaldi - Rs

<iframe width="420" height="315" src="//www.youtube.com/embed/K6EuIS2RWiU" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
 
Rota dos Espumantes
Autêntica gastronomia italiana e os mais finos champanhas
 
"O espetáculo que então foi me oferecido à vista e que admirava pela primeira vez, teria para ser dignamente descrito, necessidade da pena de um poeta ou do pincel de um pintor". Assim Giuseppe Garibaldi descreve em suas memórias o deslumbramento frente à primeira visão do Rio Grande do Sul.
Esse encantamento é o que a Rota dos Espumantes faz renascer na cidade que foi batizada em homenagem ao herói de dois mundos. Garibaldi conserva, há mais de um século, os mais refinados sabores da autêntica gastronomia italiana aliada aos mais finos champanhas franceses.
O sonho de um homem que começou a criar suas próprias raízes em Garibaldi, no ano de 1913, quando, utilizando-se de um processo natural de fermentação, criado pelo abade francês Don Pérignon, produziu o primeiro champanha brasileiro. No mesmo ano, a qualidade do novo produto já era reconhecida publicamente, ao ganhar a Medalha de Ouro na I Exposição de Uvas, na qual foi gravado: "Bendita a terra a que este sangue aquece".
 
Hoje a magia das borbulhas continua. Não foi por acaso que a cidade recebeu o título de Terra do Champanha. Também, não por acaso, sua história atrai cada vez mais pessoas em busca do "sabor das estrelas", que só o espumante feito aqui pode oferecer.
 
Um passeio por Garibaldi não pode ignorar a fartura das cantinas e vinhedos, e o bom humor dessa gente de faces rosadas.
 
 
AS EMPRESAS
 
Sob coordenação de Prefeitura de Garibaldi, através da Secretaria de Turismo, Sebrae e Atuaserra, sete empresas vinícolas e de bebidas de Garibaldi integraram-se para implementar um roteiro que buscasse explorar o principal produto de Garibaldi: o champanha.
 
Com a Rota dos Espumantes o turista tem a oportunidade de degustar os mais famosos e deliciosos espumantes brasileiros, além de conhecer o local e o processo de elaboração da bebida, numa cidade que se caracteriza pelo charme de sua arquitetura histórica, beleza da paisagem e simpatia de seu povo.
 
Na Rota dos Espumantes podem ser apreciados os melhores espumantes elaborados por processos como o charmat e o champenoise, além de conhecer pequenas e grandes vinícolas, antigas ou recém fundadas, empresas familiares, multinacionais e cooperativas. As Vinícolas que fazem parte da Rota são:
 
Adolfo Lona
Chandon
Cooperativa Vinícola Garibaldi
Courmayeur
Peterlongo
Rossoni.
Todas com a mesma preocupação com a qualidade e o carinho na elaboração das mais nobres bebidas.
 
Um passeio pela Rota oferece ao visitante um pouco dos mistérios da produção do champanha aliado à rica história deste povo.
 
 
 
| Adolfo Lona |
 
Adolfo Lona, que foi Diretor Técnico da De Lantier durante mais de 30 anos e Presidente da 1ª Festa Nacional do Champanha em 1981, lançou em 2004 espumantes e vinhos sob sua marca produzidos através de acordos operacionais com terceiros até a construção de sua própria cantina.
 
Principais produtos:
 
Espumantes elaborados pelos métodos Charmat e Champegnoise
Vinhos
 
Visitação:
 
Sob agendamento, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30min e das 14h às 17h30min
Sábados das 9h às 11h
 
Rua Amazonas, 373
Bairro São Francisco
Fones: 54.3462.4014 e 3462-4124
Contato: vinhos@adolfolona.com.br
www.adolfolona.com.br
 
 
 
| Chandon do Brasil Vitivinicultura Ltda.|
 
A Chandon dispensa apresentações, e é nesta empresa que o turista irá realizar uma viagem à França, com um verdadeiro borbulhar de estrelas.
 
Principais espumantes:
 
Chandon Brut
Chandon Excllence
Chandon Demi-sec
Chandon Passion
 
Visitação:
 
De segunda a sexta: das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min
Sábado: 9h30min às 14h30min
 
Rodovia RST 470, Km 62
Fone 54 3462 2499
http://www.chandon.com.br
 
 
 
| Cooperativa Vinícola Garibaldi |
 
A Cooperativa Vinícola Garibaldi traz uma história de união que nasceu da necessidade de sobrevivência das famílias no século passado e que hoje colhe frutos como a recente medalha de prata no Espumante Garibaldi Chardonnay Brut, no concurso Effervescents Du Monde 2006, realizado na França, na cidade de Chaintré.
 
Principais espumantes:
 
Espumantes Garibaldi Brut Chardonnay
Garibaldi Prosecco
Garibaldi Moscatel
Garibaldi Premium Brut
Garibaldi Demi-sec 
 
Produtos Orgânicos:
 
Vinho Tinto Seco e Branco Seco Da casa
Suco de Uva Da Casa
Espumante da Casa o primeiro Espumante Orgânico do País
 
Outros produtos:
 
Filtrado Gotas de Cristal
Vinho Chalet Du Clermont
Vinho Merlot Raschiatti
Vinho Acquasantiera
Vino di Bartolo
 
Visitação:
 
Diariamente das 9h às 17h
 
Avenida Independência, 845
Fone 54 3464-8100
http://www.vinicolagaribaldi.com.br
 
 
 
| Vinícola Courmayeur |
 
A Courmayeur tem em sua localização, entre videiras, o ponto forte, num dos recantos mais bonitos do Município.
 
Principais espumantes:
 
Champagne Courmayeur Brut
Demi-Sec
Prosecco
Moscatel
 
Outros produtos:
 
Vinhos finos Courmayeur
 
Visitação:
 
De segunda a sexta, das 9h às 11h30min e das 14h às 17h30min e aos finais de semana com agendamento prévio.
 
Estrada Buarque de Macedo, bairro Garibaldina
Fone 54 3463 8517
http://www.courmayeur.com.br/
 
 
 
| Generino Rossoni |
 
Rossoni traz na força de seu nome, meio século de identificação com uma indústria que utiliza com requinte a maçã como matéria-prima, fugindo do convencional.
 
Principais espumantes:
 
Sidra Rossoni
 
Outros produtos:
 
Sucos Naturais de Frutas
Vinagres
 
Visitação:
 
Sob agendamento
 
Rua Borges de Medeiros, 100
54 3462 1186
www.rossoni.ind.br
 
 
 
| Estabelecimento Vinícola Armando Peterlongo |
 
Garibaldi é conhecida no Brasil como a terra do champagne. Grande parte dessa fama é atribuída à Peterlongo, que iniciou a elaboração da bebida no começo do século XX. Os ambientes e instalações da Peterlongo ainda preservam a mesma atmosfera que possuíam no início das atividades da empresa, em 1915.
 
Com a orientação técnica, os visitantes podem conhecer em detalhes todo o processo dos champagnes e vinhos, desde a elaboração até o envasamento.
 
A Vinícola Peterlongo dispõe, além do Varejo, de um Centro para Eventos, oferecendo serviços especializados neste segmento.
 
Principais produtos:
 
Champagnes
Vinhos
Cooler
Sucos
Conhaque
Filtrado doce Espuma de Prata
 
Visitação:
 
Diária das 9h às 17h30min
Conheça o Roteiro do Champagne
 
A aposta na divulgação da trajetória de pioneirismo que rendeu à Peterlongo a condição de primeiro Champagne do Brasil é o destaque do Roteiro do Champagne, novidade que a vinícola apresentou ao público no mês de julho.
 
O projeto é um passeio que resgata a história da elaboração da bebida no país, protagonizada pela família Peterlongo há 95 anos. Sua apresentação é resultado de três anos de trabalho de pesquisa e da aplicação de aproximadamente R$ 200 mil na revitalização de espaços internos. A proposta foi idealizada para incrementar o rol de atrações histórico-culturais disponíveis aos visitantes na cidade de Garibaldi.
 
Como é o roteiro
 
 
A viagem ao ‘Mundo do Champagne' está dividida em sete espaços temáticos: Fermentação; Pipas de Guarda; Barris de Carvalho; Espaço de Guarda; Museu de Época; 1ª Cave Subterrânea do Brasil e Túnel Histórico. Durante aproximadamente 50 minutos de visitação às instalações da vinícola, é possível aprender as diferenças entre os três métodos de elaboração do produto (Charmat, Champenoise e Asti) e conferir como eram as primeiras máquinas utilizadas na fabricação da bebida há quase cem anos.
 
O visitante também pode conhecer detalhes sobre a vida de Manoel Peterlongo, patriarca que iniciou a produção do champagne, e de seu filho, Armando, responsável pela expansão do negócio familiar e um dos promotores do desenvolvimento do município de Garibaldi.
 
 
O roteiro revela, ainda, detalhes da construção da 1ª Cave Subterrânea do Brasil, que fica na vinícola. Resultado do projeto de um engenheiro francês, a obra segue a direção do vento Minuano, criando, naturalmente, um ambiente subterrâneo com a combinação ideal de umidade, luminosidade e baixas temperaturas para a elaboração do método champenoise (processo de fermentação na própria garrafa). Desse conjunto de características nasceu o primeiro champagne do Brasil, que rendeu à Peterlongo a condição de pioneira na fabricação da bebida.
 
 
A visitação ao Roteiro do Champagne está disponível na vinícola a todos os interessados. O passeio é gratuito. O agendamento de horários pode ser feito pelo fone 54. 3462 1355.
 
Rua Manoel Peterlongo Filho, 216
Fone 54-3462-1356
www.peterlongo.com.br
 
Arquitetura do Olhar<< Voltar Imprimir
 
A pé, de carro, de Tim Tim... Importante é olhar...
 
Mascates, tropeiros, religiosos, artesãos, ferreiros; italianos, franceses, sírio-libaneses...O florescimento do comércio em uma das principais estradas do sul do país, a Buarque de Macedo, fez com que o centro se tornasse rico e luxuoso. Grandes casarões de alvenaria, em um total de 34 prédios, construídos nas primeiras décadas do século XX, ornamentados com os mais delicados detalhes, destacando-se as figuras infantis e femininas.
 
O passeio é feito com acompanhamento de um condutor de turismo local e pode ser feito a pé ou com um caminhão de guerra de 1944 (conhecido como Tim Tim), adaptado para o transporte de turistas com capacidade de 50 lugares. Cabe ressaltar que esse passeio também pode ser feito a noite pois todos os prédio tem iluminação especial.
 
Estrada do Sabor
 
<< Voltar Imprimir
Os melhores aromas, sabores e histórias da nossa colonização
 
O vigor da colonização italiana sempre rendeu os melhores aromas, sabores, as melhores histórias e a paixão por conhecer a cultura que estabeleceu a atitude encantadora da Serra Gaúcha.
 
E para oferecer aos visitantes o prazer de desfrutar a paixão pelas coisas da terra, que cinco comunidades: Santo Antônio do Araripe, Linha Araújo e Souza, São Jorge, Marcílio Dias e Santo Alexandre desenvolveram o projeto Estrada do Sabor, um passeio entre vinhas e vales, passando por grutas e capitéis, degustando os produtos coloniais sem esquecer os bons vinhos da terra. Tudo produzido com matéria prima cultivada em cada propriedade.
 
Fazem parte deste projeto as seguintes famílias:
 
Família Jorge Mariani
Passeio pelos parreirais com contemplação da paisagem, com "carreton", degustação de produtos ecológicos e agro-indústriais e visita a antiga residência da família.
Fone: (54) 3459 1107
Família Olir Brugalli
Podem ser degustados e adquiridos o salame e a copa Nono Honório. 
Fone: (54) 3464 1380
Família Odete Bettú Lazzari
Visitação a propriedade, piquenique e belvedere. Serve refeições sob encomenda. 
Fone: (54) 3464 7755
Família José Salvagni
As histórias do nono Jóse, aliadas a presença de utensílios confere uma aura especial ao ambiente. 
Fone: (54) 3464 0918
Família Vaccaro
Trilhas, cascata e passeio pela propriedade, além de refeições sob encomenda. 
Fone: (54) 3459-1128
Reliquiae Vini
Oferece cursos de degustação de seus vinhos Dal Castel e toda a inter-relação existente com a elaboração dos mesmos. 
Fone: (54) 3462 6807
Rota Religiosa "Ae Ternum"
 
A crença da reza, a promessa e a graça alcançada
 
Desde o início do desenvolvimento do ser humano, o homem sempre sentiu necessidade de buscar o entendimento da vida e da morte. A religião lhe ensinou a depositar mistério nas coisas e tornar visível o que se percebe secretamente. Aprendeu da lição, a ler a sua essência, a escutar seu íntimo. Encontrando-se, decifrou suas angústias, a explicação para suas dúvidas, para seus temores, um sentido para sua existência e uma justificativa para sua mortalidade, pois lhe abriu um espaço onde ele pode encontrar um sentido em outras vidas.
 
A religião permitiu ao homem a compreensão do conceito de símbolo, o ensinou a estabelecer uma relação com a vida numa dimensão bem além da aparência, lhe permitindo encontrar o sagrado. Ensinou-lhe a identificar-se como um ser distinto da natureza porque mais que matéria é espírito. O seu papel e importância podem ser lidos no jogo de volumes da arquitetura da Igreja Matriz, na trama, nas cores, nas formas de seus vitrais e nos espaços que se alojam no nosso íntimo, ecoando em nosso ser. No falar silencioso do Convento e Capela de São José colocando-nos em contato com nossa fragilidade, preparando nosso espírito para comungar na Ermida, a crença da reza, da materialidade da promessa, da graça alcançada, da descoberta de mais significados que nossos olhos podem enxergar.
 
Fazem parte deste projeto:
 
Igreja Matriz São Pedro
 
Construída em 1924, em estilo arquitetônico neogótico, a Matriz acolhe os fiéis com sua belíssima estatuária e luminosos vitrais que produzem uma atmosfera celestial preparando-nos para a devoção diante do Santo Sudário, uma das quatro réplicas em tamanho original existente no Rio Grande do Sul.
 
Praça da Matriz
Visitação: das 8h às 18h30min
Fone 54 3462 1153
Responsável: Frei Antoninho - Paróquia
 
Ermida Nossa Senhora de Fátima
 
Em 1953 foi dada a benção solene à Ermida Nossa Senhora de Fátima. A edificação obedece à forma sextavada e com fechamento feito por seis águas. A estiagem da época motivou a sua construção, onde duas horas após a celebração da missa de inauguração, começou a chover. A imagem de Nossa Senhora, que se encontra no altar da igreja, foi entalhada em madeira e doada por Portugal. Devido à data da aparição de Nossa Senhora de Fátima ser dia 13 de maio, todos os meses neste dia são celebradas missas em sua homenagem.
 
Visitação: das 8h às 18h
Rua Ernesto Alves
Fone 54 3462 1153
Responsável: Paróquia
 
Cemitério Público Municipal
 
História da cidade através dos personagens, identificando suas crenças, valores, sua inserção na sociedade, seu papel e importância sócio-política e econômica. Visitação guiada: das 8h às 18h.
 
O cemitério situa-se na Rua Buarque de Macedo, acesso norte da cidade
Fone 54 3462-8235
Contato com Secretaria de Turismo
 
Convento das Irmãs de São José
 
As Irmãs de São José se estabeleceram em Garibaldi no ano de 1898, e para comemorar os 100 anos de sua chegada, foi montado o Diorama que retrata a vida de São José, com a narração de 25 cenas. O local também oferece uma linda capela, salas para retiros, encontros e cursos. Pode-se ainda conhecer a gruta em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes e belos jardins.
 
No local funciona o Hotel Mosteiro, que disponibiliza 35 apartamentos com capacidade para alojar 70 hóspedes. Oferece café da manhã, almoço e janta com agendamento.
 
A visitação do estabelecimento pode ser feita das: 8h às 18h.
Rua Buarque de Macedo, 3590
Fone 54 3462 1703 e 54 3462 4577
www.hotelmosteirosaojose.com.br
Responsável: Irmã Beatriz
 
Irmãos Maristas
 
Em 1904 chegaram os Irmãos Maristas em Garibaldi, os "Novos Educadores" foram recebidos com muito entusiasmo pela comunidade. Em junho de 2004, comemora-se os 100 anos de Fundação da Escola Santo Antônio. O prédio possui sala para reuniões e retiros com capacidade para 80 pessoas. Um destaque especial é o licor Pacomienne, uma exclusividade dos Irmãos Maristas.
 
Visitação: das 8h às 18h
Rua Irmão José Sion, 204, Cx Postal 54
Fone 54 3462 1651
Responsável: Irmão David
 
Museu e Arquivo Histórico Municipal
 
Prédio construído em duas etapas, primeiro piso em 1884 e o segundo em 1892, fazendo parte do patrimônio histórico. É por si um símbolo, identificado com o impulso de preservar o passado, de conservar e construir nossa identidade. O museu possibilita conhecer peças sacras, estátuas e gravuras religiosas. O espaço nos faz compreender que os objetos se expandem muito além da sua aparência, pois são inscrições portadoras de nossas marcas e, porque vivem além de nós, imortaliza-nos.
 
Visitação: de terça à sexta das 8h30min às 11h30min e das 13h às 17h, sábado das 12h às 18h e domingo das 9h30min às 14h. Consulte para feriados.
Capacidade para guiar grupos de no máximo 50 pessoas
Rua Dr. Carlos Barbosa, 77
Fone 54 3462 3483
Responsável: Jones
 
Convento São Francisco de Assis Capuchinhos
 
Os capuchinhos chegaram em 1896. Construíram o Convento São Francisco de Assis em 1898. A capela erguida em 1931, com três naves conservando ainda os oito altares laterais, onde os recém ordenados sacerdotes celebravam as missas. Entre os atrativos, o acompanhamento do trabalho do Frei Luiz Carlos Franceschet, que há 43 anos confecciona batinas, encanta pelo processo artesanal empregado e pelo espaço de trabalho que ainda preserva as características de um ofício que raramente podemos apreciar. A modelagem, desenvolvida pelo Frei, cruzou as fronteiras do Estado e do País, vestiu os Freis Capuchinhos do Canadá e de Roma.
 
O convento possui Capela e salas, próprias para retiros, encontros, cursos, palestras para grupos ou simplesmente para descanso de fim de semana ou feriados. Oferece também quartos para hospedagem, refeitório e área verde. Visitas com agendamento.
 
Rota das Cantinas
 
Um resgate das histórias das famílias e do cultivo da uva
 
A Rota das Cantinas é um convite que resgata histórias de famílias que herdaram a arte em fazer da uva o centro de toda uma cultura.
 
Uma paisagem deslumbrante, emoldurada por vinhas e colinas, rodeada de aromas e de uma arquitetura ímpar, que faz renascer as histórias do "nonno", o cheirinho da comida da "nonna" e as lembranças de um tempo ainda tão presente.
 
Com o cuidado que alia amor e conhecimento pela terra onde se vive, a produção artesanal caminha lado a lado com a tecnologia, oferecendo produtos únicos que enaltecem o melhor de nossas videiras.
 
A tradição e a hospitalidade de nossa gente irá conduzir você a passear entre os vinhedos, conhecer nossas cantinas, degustar nossos produtos e saborear uma gastronomia típica, em ambientes acolhedores, cercados de história e sensações únicas!
 
Fazem parte desta rota:
 
Adega Chesini
 
Com uma história que resgata a arte de elaborar vinhos através de gerações, a família Chesini oferece a você produtos de excelente qualidade, elaborado partir das melhores uvas, conjugando tecnologia com arte em vinicultura.
 
Visitação: Pipa varejo, caves de chão batido, roda d'água, fonte, mostra de máquinas e utensílios antigos.
 
Gastronomia: Refeição típica italiana para grupos de no mínimo 15 pessoas, sob agendamento.
 
Produtos: Vinhos, grappa, champanhas e suco de uva.
 
Visitação: 2ª a 6ª feira: 8h às 11h30min / 13h30min às 17h30min - Sábado e Domingo sob agendamento.
Fone: (54) 3462-2357
Vila Rica, 3º Distrito - Farroupilha
visitas@adegachesini.com.br
www.adegachesini.com.br
 
 
 
Adega de Vinhos Don Avelino
 
O cultivo da videira sempre esteve presente na vida das famílias Berlatto e Pertille através de seus patriarcas, que ao chegarem da Itália começaram a cultivar uva e a elaborar vinhos para o seu próprio consumo. Hoje a Adega de Vinhos Don Avelino, situada em mio aos próprios vinhedos, é a concretização deste legado.
 
Visitação: Cantina, elaboração do vinho, champanha e suco de uva, com degustações. Caminhada ecológica e passeio no parreiral com degustação de uva.
 
Gastronomia: Restaurante
 
Produtos: Vinho de mesa e finos, champanhas e suco de uva.
 
Visitação: Diariamente sob agendamento
Fone: (54) 3464-7047
Travessa dos Vinhedos, 1010
Tamandaré - Garibaldi
 
 
 
Courmayeur
 
A Vinícola Courmayeur trabalha com vinhedos próprio dentro das mais modernas técnicas, como do tipo "espaldeira" em foma de "Y". Todas as mudas foram importadas da Itália, buscando castas nobres e a isenção e viroses, resultando em produtividade e qualidade para se equiparar aos melhores vinhos do mundo.
 
Visitação: Passeio pelos vinhedos, vinificação.
 
Gastronomia: Recepção com festas. Eventos para no mínimo 10 e no máximo 80 pessoas, sob agendamento.
 
Produtos: Vinhos finos e champanhas.
 
Horários: 
Segunda a sexta-feira das 9h às 11h30min e das 14h às 17h30min. Sábado e domingo sob agendamento.
Fone 54-3463-8517.
Av. Garibaldina, 32
Bairro Garibaldina
courmayeur@courmayeur.com.br
www.courmayeur.com.br
 
 Milantino Vinhos Finos
 
Fundada em 1989, a adega familiar tem como filosofia elaborar vinhos e espumantes de alta qualidade com produções limitadas. Localizada no Vale dos Vinhedos, local que devido a sua altitude, permite às uvas viníferas obterem características perfeitas, resultando em vinhos com paladar encorpado e com mais cor e aroma acentuado. Os produtos feitos pela adega são elaborados com uvas cultivadas em vinhedos próprios, e que seguem um criterioso cuidado, desde o cultivo das videiras até a seleção das uvas durante a colheita.
 
Visitação: Cantina, parreirais e degustação de vinhos.
 
Produtos: Vinhos finos e champanhas
 
Horários: Diariamente das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 18h
Fone 54-3459-1331
Bairro Garibaldina, RS 444 Km 19,5
Vale dos Vinhedos - Bento Gonçalves
www.milantino.com.br
milantino@milantino.com.br
 
 
 
Vinícola Agostini
 
Com o solo e clima festa pequena planície, rodeada por montes, aliada as técnicas mais avançadas nas áreas da viticultura e enologia e mais de 60 anos de experiência, num ambiente típico e aconchegante, a Vinícola Agostini elabora vinhos nobres, de mesa e champanhas, com uvas provindas de vinhedos próprios e da região.
 
Como microchampanharia, elabora o fino champanha natural Agostini, pelo método champenoise.
 
Visitação: Cantina, parreirais e degustação.
Gastronomia: Almoço e jantar; em horário comercial, para grupos de no mínimo 10 e no máximo 30 pessoas, sob agendamento.
 
Produtos: Vinhos, suco de uva e champanhas.
 
Visitação: Diariamente sob agendamento.
Fone: (54) 3464-1716
Costa Real, Marcorama, 6º Distrito - Garibaldi
Contato: mauroagost@ibest.com.br ou ival@italnet.com.br
 
 
 
Vinhos e Champanhas Catalunyas
 
A Vinícola Faubel Aigues (Catalunyas) é ma empresa familiar de origens valencianas, cuja tradição vitivinícola remonta a longa data. Estabelecida desde 1989 na Linha Araripe, elabora fino champanha com uvas nobres criteriosamente selecionadas. Este espumante natural é o legado de uma vida dedicada à cultura da uva e do vinho. Seu durado tênue e cristalina cor, são frutos de um rigoroso controle técnico e hábil remuage, sua constante e fina espuma não é obra do acaso, mas de uma criteriosa e bem sucedida escolha enológica.
 
Visitação: Cantina, elaboração do champanha.
 
Gastronomia: Espanhola, Almoço e jantar para no mínimo 12 pessoas, sob agendamento.
 
Produtos: Champanhas
 
Visitação: Diariamente sob agendamento.
Fone: (54) 3462-3052
Linha Araripe, próximo à Gruta Nossa Sra. de Lourdes
vinfaubel@terra.com.br
 
 
 
Vinícola Vaccaro
 
Em um vale que possui um micro clima característico, um terroir que favorece a produção de uvas sãs, maduras, com baixa acidez, boa concentração de aromas e excelente concentração de cor, são cultivadas as uvas utilizadas para a elaboração dos vinhos da Vinícola Vaccaro há mais de meio século.
 
Visitação: Porão do Nono com degustação de vinhos e licores. Caminhada ecológica e passeio no parreiral com degustação de uva e venda de produtos coloniais.
 
Gastronomia: Almoço, café colonial e jantar. Refeição típica italiana para grupos de no máximo 40 pessoas, sob agendamento.
 
 
Informações:
Centro de Informações Turísticas
Rodovia RST 470 Km 228
Atendimento diariamente das 9h às 17h. Fone: (54) 3464-0796
Secretaria Municipal de Turismo
Rua Júlio de Castilhos, 254. Atendimento de segunda à sexta das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. Fone: (54) 3462-8235.
E-mail: turismogdi@redesul.com.br