Itatiaia - Rj

<iframe width="420" height="315" src="//www.youtube.com/embed/lnyAhPkwwEU" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
 
Informações de turismo, história e cultura de Itatiaia  
Com seus 2.787 metros de altitude é um dos lugares prediletos dos aventureiros que vão para Itatiaia. Há placas com indicações de como chegar, porém é aconselhável ir acompanhado de um guia, devido às dificuldades do percurso (má sinalização e trechos de difícil acesso). Para alcançar o cume são necessárias de três a quatro horas de caminhada entre arbustos e rochas.
Localizado na divisa dos estados do RJ e MG, Itatiaia é um dos poucos destinos onde o visitante encontra montanhas, com ótimos lugares para a prática da escalada em rocha e florestas úmidas, com deliciosas cachoeiras. O Parque é dividido em duas partes: a alta, onde encontramos as montanhas, com destaque para o Pico das Agulhas Negras e a baixa, onde predominam as cachoeiras ideais para banho. Um ótimo roteiro para quem gosta de caminhadas. Para entrar no Parque é cobrada uma taxa.
Quantidade de habitantes:
31.185 (IBGE 2007)
Site do destino:
www.itatiaia.org.br
 
 
Telefones úteis:
Código de área (DDD): 24
 
Prefeitura: 3352-1660 ramais 317 e 311
Rodoviária: 2352-2144
Informações Turísticas: 3363-2000
Hospital Municipal: 3352-1599
Sede do Parque: 3352-1461
 
História e Cultura
No Brasil Colonial , o local era habitado pelos índios Tamoios, Puris e Coroados. Em 1937, sob o governo de Getúlio Vargas, Itatiaia foi fundado como primeiro Parque Nacional Brasileiro. Sua economia já passou pela indústria cafeeira, exploração de carvão e atualmente é baseada no turismo.
Clima
A temperatura média anual varia entre 15ºC e 27ºC. No inverno pode variar entre 3ºC a 20ºC e no verão entre 25ºC a 28ºC. Para quem vai para parte alta do Parque recomenda-se a temporada entre abril e setembro. Nessa época do ano o clima é seco, apesar de muito frio (geadas são comuns nesse período). Na parte baixa não existe estação seca. O verão é ideal para os banhos de cachoeira, devido as águas geladas.
Vegetação e Relevo
Pela variedade de sua vegetação, o Parque foi alvo de pesquisas botânicas nos anos 50. Hoje, sua flora continua presente se dividindo em florestas e arbustos. Merecem destaque as begônias, orquídeas, paineiras e cedros.
A altitude em Itatiaia atinge 1.250 metros. Existem dois tipos de paisagens em Itatiaia. Em altitudes até 1.200 m, predomina a floresta úmida, típica da Serra da Mantiqueira, com a constante presença de cachoeiras. Acima dessa altitude, o visual é dominado por grandes montanhas rochosas. Algumas delas lembram agulhas, daí o nome do Pico das Agulhas Negras.
Alimentação
Em Itatiaia, os restaurantes se destacam pelas trutas, que lá são criadas devido as águas frias. A 12 km do Parque está o município de Penedo, que oferece ótimos pratos alemães e suecos.
Hospedagem
A parte baixa tem uma boa infra-estrutura, com chalés e pousadas dentro do próprio parque que geralmente incluem café da manhã, almoço e jantar. Na parte alta há campings e hotéis mais rústicos.
Dicas Gerais
Para quem vai para parte alta, é necessário um certo cuidado em algumas trilhas. Uma bota especial para trekking evita torções indesejadas.
O que levar
Agasalho quente
Lanche
Lanterna
Máquina fotográfica
Protetor solar
Roupa para banho
Tênis para caminhadas
Fonte: Webventura