Jalapão - To

 
<iframe width="420" height="315" src="//www.youtube.com/embed/Rj2hJOf4gVQ" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
 
O Jalapão é um dos mais novos destinos de Natureza do Brasil. 
 
Situado no coração do Brasil, estado do Tocantins, na divisa com Bahia, Maranhão e Piauí, possui uma das menores densidades populacionais do país.
 
A dificuldade de acesso foi a grande responsável pela preservação deste santuário onde de veredas virgens aflora água cristalina e abundante formando inúmeros rios, em meio a uma paisagem árida e bela. Estas condições proporcionam vida a uma diversidade incrível de animais e plantas totalmente adaptada a esta região do cerrado.
 
Outrora o Jalapão era desafiado apenas por caravanas de tropeiros que atravessavam em viagens épicas este sertão bravio na direção do Vale do rio Tocantins.
 
Hoje ainda mantém muitas de suas características originais e promete, graças a diversas Unidades de Conservação e ao Turismo Sustentável, se consolidar como a maior área de preservação contínua da savana Brasileira.
 
 
 
 
Animais do Jalapão – Onça pintada,onça suçuarana , lobo guará, raposa, cachorro do mato, ema, sucuri, tucanos , araras e papagaios Além das espécies de fauna comuns do cerrado, se encontram também o pato de penacho, praticamente extinto e diversos relatos da presença da ararinha azul,considerada extinta na natureza
 
 
A Korubo Expedições é pioneira neste novo estilo de hospedagem no Brasil e opera dentro das normas que regem o Turismo Sustentável.
 
O ecoturismo é uma forma de turismo voltada para a apreciação de ecossistemas em seu estado natural, com sua vida selvagem e sua população nativa intactos.
 
Viagens Responsáveis para áreas naturais que ajudam a conservar o meio ambiente e promover o bem estar das populações locais The International Ecotourism Society - Ties
 
O ecoturismo é o Turismo Sustentável em áreas naturais, que beneficia o meio ambiente e as comunidades visitadas e que promove o aprendizado,respeito e consciência sobre aspectos ambientais e culturais.
Turismo Sustentável é aquele que visa minimizar impactos ecológicos e sócio-culturais, enquanto promove benefícios econômicos para as comunidades locais e países receptores.
 
O Safari Camp Korubo está localizado na maior área de preservação da Savana brasileira (cerrado) entre a Estação Ecológica da Serra Geral e o Parque Estadual do Jalapão.
 
Suas 10 amplas Tendas com camas individuais e capacidade para 2 pessoas cada, estão estrategicamente posicionadas em uma área sombreada por cajueiros e mangabeiras às margens do belo e cristalino Rio Novo, proporcionando a seus visitantes uma experiência única junto à natureza e vida selvagem.
 
A estrutura fixa está disponível o ano inteiro e suas instalações incluem banheiros cuidadosamente limpos com banho quente ao final do dia, e uma área de redes para relaxar nas horas de descanso entre as atividades.
 
Durante a sua estada , um cozinheiro prepara deliciosas refeições com alimentos frescos e nossa equipe está sempre motivada para propiciar os cuidados necessários para que você possa desfrutar cada momento.
 
Os deslocamentos nas estradas e trilhas do Jalapão são em certas épocas um desafio aos que desejam se aventurar e desvendar suas belezas.
Os veículos da Korubo foram desenvolvidos especialmente para propiciar segurança, confiabilidade e conforto.
As janelas panorâmicas com amplas áreas envidraçadas oferecem excelente visibilidade. Para os que desejam desfrutar do vento, do sol e do ar puro em meio a paisagens deslumbrantes, os mirantes e bancos externos são uma maneira única e exclusiva de conhecer esta savana.
 
O início desta Viagem de encantos e descobertas é em Palmas, capital do Tocantins. 
 
A hospedagem no exclusivo Safári Camp Korubo proporcionará uma experiência única, possibilitando uma completa interação com a Natureza.
 
Recebemos pequenos grupos e assim se minimiza o impacto ambiental e nos permite oferecer um atendimento personalizado aos visitantes.
 
Dentro de nossa filosofia de trabalho procuramos estar sempre de acordo com as práticas e uso do Turismo Sustentável. Nossa estrutura não envolve construções de alvenaria sendo a arquitetura integrada à paisagem.Utilizamos também energia alternativa, empregamos trabalhadores nativos e incentivamos a produção e comercialização do 
artesanato local
 
O nome Korubo provêm de uma tribo indígena do Vale do Javari, Amazônia, que tenta se manter “selvagem”. Saiba mais sobre os "Korubos".
Os korubos são bastante arredios, fugindo do contato com os não-indios. Conhecidos também como índios “caceteiros”, devido ao costume de utilizar bordunas (cacetes de madeira) para se defenderem. Em 2005, a população estimada era de 220 pessoas.
 
Capim Dourado é na verdade uma flor (Syngonanthus s.p) colhida 1 vez por ano no deserto do Jalapão. Da flor, estendem-se os fios de ouro que a natureza compôs. Adultos e crianças se aventuram sob o sol forte do cerrado recolhendo os ramos dessa matéria prima onde os sertanejos com sua arte transformam em belas peças artesanais. Magia de talento e paciência, é esse trabalho que torna mais digna a vida de toda uma comunidade que ao inventar os seu próprio modo de subsistência, inventou também um dos mais belos artesanatos do país.
Além de lindas, as peças ajudam bastante a melhorar a vida dos habitantes do Jalapão. Estudos botânicos e manejo comunitário estão sendo realizados para garantir a sustentabilidade econômica e ecológica desta espécie.
 
 
 
Fonte: Jalapão.com