Mangaratiba - Rj

<iframe width="420" height="315" src="//www.youtube.com/embed/VvcZs8JGfe4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
 
Mangaratiba é um município famoso por sua localização entre as Baías da Ilha Grande e de Sepetiba, conhecidas pela variedade da pesca e locais de mergulho. A região possui um litoral recortado, cheio de reentrâncias naturais, de águas interiores e abrigadas, nas quais existem várias enseadas, ilhas e muitas praias, com águas verdes e transparentes, que vão de Conceição de Jacareí, ao lado de Angra, por toda a costa até Itacuruçá, divisa com Itaguaí.
 
A parte oeste da baía de Sepetiba é pontilhada por ilhas e faixa litorânea composta de praias, baixadas e terras pantanosas, com grande extenSão navegável. Já a baía de Mangaratiba é pouco profunda, propiciando navegação de embarcações de pequeno calado, esportes náuticos e pesca.
 
O município tem uma característica própria, pois diversas localidades e sedes de distritos São pólos turísticoscom muitas casas de veraneio, como Conceição de Jacareí, o bairro do Saco, Ibicuí, Praia Grande, Muriqui, Itacuruçá e ilhas.
 
Graças à sua situação privilegiada na Baía de Sepetiba, Itacuruçá foi escolhida pelas empresas de turismo marítimo para base de operações de passeios mundialmente famosos, conhecidos como “Ilhas Tropicais”. Ali também se encontra a Delegacia da Capitania dos Portos. O distrito resiste o quanto pode à invaSão do progresso desordenado. Suas ruas estreitas e calçadas de paralelepípedo sempre limpas, ainda exibem o casario do início do século, e as famílias ainda sentam-se em cadeiras nas calçadas.
 
Os melhores locais para pesca estão próximos às iIhas de Itacuruçá, Bandolim, Jaguanum e Restinga de Marambaia. Entre as diversas espécies encontradas destacamse o camarão, a garoupa, a corvina, o robalo, o linguado, a sardinha e a sororoca. 
Cachoeira da Bengala 
 
 
Seguindo trilha rústica chega-se à queda d'água, que forma uma piscina natural cercada de Vegetação da Mata Atlântica. 
Cachoeira de Conceição de Jacareí 
 
 
A 1,5 km do centro dessa localidade, é uma cachoeira com pedra lisa com 8m de altura que forma um escorregador para se alcançar uma grande piscina natural. 
Cachoeira do Rubião 
 
 
Através de trilha de 1 km de extenSão através da mata, encontra-se uma piscina natural, formada pela queda d'água da cachoeira denominada "Véu da Noiva". 
Ilha de Itacuruçá 
 
 
Ao lado da localidade Itacuruçá, possui um pico que se eleva a 334m de altitude. Circundada por ilhas com aldeias de pescadores, hotéis, restaurantes e residências de veraneio . As principais praias visitadas por saveiros São Grande, Águas Lindas, Cabeça de Boi e das Flexeiras. 
Ilha de Jaguanum 
 
 
A 5 milhas náuticas de Itacuruçá, é uma Área propícia à pesca. As praias São muito visitadas por saveiros, com destaque para a de Araçá. 
Poção 
 
 
Piscina natural formada por três cachoeiras com alguns bares e residências em torno. 
Praias 
 
 
Brava, Cabeça de Boi, da Junqueira / Ribeira, da Viola, das Flexeiras, das Pitangueiras, de Águas Lindas, de Araçá, de Estopa, de Itacuruçá / Bela Vista, de Jacareí, de Mangaratiba, de Muriqui / João Mudo, do Catita / Canto, do Saco, do Saí e do Saizinho, do Sul, Grande, Vermelha / Mansa. 
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia 
 
 
Revestida de azulejos portugueses em sua fachada frontal e torre sineira. 
Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Jacareí 
 
 
D e linhas simples e despojadas, fica localizada na praia daquela localidade. 
Igreja de Nossa Senhora das Dores 
 
 
Situada na ilha da Marambaia, remonta de 1760.
 
Igreja de Nossa Senhora de Sant’ana 
 
 
Localizada em Itacuruçá, foi construída em 1840 e fica situada à frente de uma praça com vista para a Ilha e o Canal de Itacuruçá. Como entorno destaca-se o casario simples, de um só pavimento e, emoldurando a face posterior da igreja, os exuberantes contrafortes da Serra do Mar. 
Igreja de São João Marcos 
 
 
Na Serra do Piloto, é rústica e foi construída a mão por um Padre, com material transportado em lombo de animais, constituído principalmente de barro, cinza e tabatinga. Ali está localizado o Cruzeiro do antigo povoado de São João Marcos (inundado pela represa de Ribeirão das Lages). 
Igreja de São Pedro 
 
 
Na ilha de Jaguanum, foi construída em 1884 e fica situada junto à praia, circundada por densa arborização. 
Centro Cultural Cary Cavalcanti 
 
 
Localizado em um prédio de belas linhas arquitetônicas, talvez de meados do século XIX . Atualmente São realizados shows, peças teatrais, exposições, etc. Foram construídas nos fundos do terreno salas onde São programados cursos de arte, artesanato etc. 
Cruzeiro de Pedra 
 
 
Marco de Fundação da cidade de Mangaratiba, trazido de Portugal em 1700 e inaugurado em 1885, fica localizado em frente à Igreja de N.S. da
Guia. 
Estação Ferroviária de Itacuruçá 
 
 
Datada de 1911, marca o início da construção da Estrada de Ferro no município. Atualmente funciona o Centro Ferroviário de Cultura de Itacuruçá. 
Estrada do Príncipe 
 
 
Conserva pavimentação feita por escravos, em pedra de mão, e estende-se por cerca de 2 km dentro da Mata Atlântica, encontrando-se, em todo o seu percurso, ruínas do período colonial. 
Estrada Imperial 
 
 
Histórica rota que liga Mangaratiba a Rio Claro através da Serra do Piloto, com cerca de 40 km de extenSão. É considerada a primeira estrada de rodagem do Brasil, construída por D. Pedro II em 1856, para atender ao escoamento da produção de café do Vale do Paraíba para o Porto de Mangaratiba. Em seu percurso encontram-se marcos de engenharia de época, como o Bebedouro da Barreira, pedras de milha, pontes, sistema de escoamento de águas pluviais e a Cachoeira dos Escravos. 
Ruínas do Antigo Teatro 
 
 
Consideradas as mais importantesdo Sítio Histórico da Estrada Imperial. Construção assobradada, de linhas simples, erguida na primeira metade do século XIX. Segundo a tradição, ali foi edificado um teatro pelos Barões do Café, para seu entretenimento. 
Solar do Barão de Sahy 
 
 
Construção de meados do século XIX, em estilo neoclássico. Restaurado e hoje totalmente recuperado, tornou-se um espaço cultural com sala de vídeo, sala para exposições e centro de artesanato. 
Ruínas do Porto do Sahy 
 
 
Localizadas a 7 km de Mangaratiba, na divisa da Praia do Saí e do Saizinho, São vestígios do antigo porto de escoamento da produção de café e do Comércio de escravos. 
Ruínas do Povoado do Saco 
 
 
As primeiras construções do povoado do Saco de Mangaratiba datam de 1830.
 
 
 
Fonte: Sec Tur Mangaratiba / Explorer Brasil