Morro de São Paulo - Ba

<iframe width="560" height="315" src="//www.youtube.com/embed/IDh4_bd_6MA" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
 
Primeira, Segunda, Terceira e Quarta praias. Parece estranho, mas em Morro de São Paulo as praias não tem nome e sim números, o que não as torna menos encantadoras. Coqueiros, sol o ano inteiro, praias de águas claras e ainda selvagens, como a Quarta praia, são a marca deste badalado paraíso do litoral baiano, na ilha de Tinharé. Assim como o nome das praias, Morro de São Paulo é um lugar primitivo e simples, apesar de toda a infra-estrutura que já chegou por ali. As ruas da vila, que foi fundada em 1535 pelos portugueses, são de terra e nunca sentiram um carro passando por elas, mas abrigam relíquias da época colonial como um portal construído em 1628, uma igreja do século XIX e a Fortaleza de São Paulo, do século XVII. 
Programe sua viagem 
Para Morro de São Paulo, as opções de saídas aéreas são diárias em vôos regulares - a partir de 4 dias. O traslado Salvador/Morro/Salvador pode ser aéreo ou terrestre e o roteiro pode ser conjugado com outras cidades, como Salvador
 
Vila
Na verdade Morro de São Paulo é o nome do povoado no extremo norte da ilha de Tinharé, mas sua fama acabou emprestando o nome à ilha inteira, ou até mesmo ao arquipélago. É onde que se concentra o comércio e os monumentos históricos.
Forte
A contrução iniciada em 1630 é uma das maiores fortificações do Brasil. Na época colonial chegou a ter 51 peças de artilharia, enquanto a vila abrigava uma guarnição de 183 homens. Hoje é o melhor local para ver o pôr-do-sol.
 
Casarão
A casa mais antiga de Morro de São Paulo, construída em 1608, já hospedou D. Pedro II e a Marquesa de Santos. 
Hoje abriga um restaurante e uma pousada.
Portaló
Para quem vem pelo mar, é o primeiro monumento visto em Morro de São Paulo. Nada mais é que um portão de entrada, uma mensagem de boas vindas para o visitante, do século XVII até hoje.
 
Farol
A construção mais visível de Morro de São Paulo. Um braço amigo, tanto para quem está no mar como para quem está em terra, admirando a noite calma, repleta de estrelas. Pode-se chegar no Farol por uma trilha, que começa em frente à igreja. Há dois mirantes perto dele, um para o norte, onde se vê o atracadouro, a Ponta do Curral, e um pouquinho da Gamboa, e outro voltado para o sul, onde está o principal cartão postal de Morro, as três primeiras praias. É também deste local que começa a maior tiroleza do Brasil. Não deixe de ir lá para tirar fotos e admirar a paisagem. A caminhada vale a pena!
 
 
 
Igreja Nossa Senhora da Luz
O prédio atual foi construído em 1845, mas suas imagens datam de séculos anteriores. Antes, estava localizada próxima do atual Farol de Morro de São Paulo. Além de ter escapado de diversas tentativas de saque, é provavelmente a última igreja bahiana a manter a tradição de enterrar pessoas ilustres no seu interior.
 
Fonte Grande
Embora existisse desde o século XVII para abastecer de água o povoado, sua atual forma se deve à obra de um arquiteto francês, que coordenou a obra em 1746. É o mais avançado sistema de tratamento de água do Brasil colonial, com suas galerias de captação do lençol d'água e cisterna de decantação e regularização de fluxo.
 
As praias
Em Morro de são Paulo as praias são numeradas a partir da vila: Primeira, Segunda, Terceirae Quarta. Há também uma "quinta praia" conhecida como Praia do Encanto. Mais distantes da vila há outras praias, como Garapuáe Gamboa.Veja a localização no mapa da vilaou da ilha inteira.
 
 
 
 
 
1a Praia
É a mais próxima da vila e a melhor para nadar. É boa para o mergulho e a única praia de Morro de São Paulo propícia ao surf. Tem 300 metros de extensão.
Servem iguarias locais em algumas barracas de praia, como a do seu Cacá, que segundo ele mesmo, há mais de 70 anos nada três vezes por semana até Itaparica.
 
2a Praia
É a mais agitada de Morro de São Paulo. De dia, muitos guarda-sóis, espreguiçadeiras, futebol, vôlei, frescobol. À noite, o lugar das festas que só costumam acabar depois do sol nascer. Tem 400 metros de extensão. No final da praia fica a Ilha da Saudade, um dos cartões-postais de Morro de São Paulo
3a Praia
Tem muitas pousadas, alguns bares e restaurantes. É de onde saem os passeios de lancha para as ilhas vizinhas. Em frente à praia, fica o arrecife do Caitá, uma ilhota de pedra, com um pouco de areia que abriga um único coqueiro. A praia tem cerca de 800 metros de extensão e fica a 10 minutos da vila de Morro de São Paulo.
4a Praia
Tem piscinas naturais na totalidade dos seus quatro quilômetros de extensão, normalmente com pequena profundidade. Tem algum movimento somente no seu início, próximo à Terceira Praia. O restante é uma das praias mais calma de Morro de São Paulo.
 
Concentra os hotéis com maiores áreas de lazer e os resorts. O final dela é conhecido como Praia do Encanto.
 
Praia do Encanto
Separada da Quarta Praia por um pequeno manguezal que pode ser atravessado sem dificuldades na maré baixa, tem dois quilômetros de praia praticamente deserta. Tem piscinas naturais mais profundas, boas na maré baixa.
 
É a praia mais bem preservada de Morro de São Paulo, mais tranqüila, e o lugar ideal para quem busca paz e contato com a natureza.
 
 
Garapuá
Uma praia belíssima, isolada entre manguezais, e quase deserta. Tem apenas um pequeno vilarejo de pescadores e alguns restaurantes nos seus quase dois quilômetros de praia com águas profundas e quentes. De todas as praias de Morro de São Paulo, é a única sem corais, somente fundo de areia.
 
A melhor maneira de visitá-la é fazer um passeiopor uma trilha na Mata Atlântica.
 
Pratagi ou Praia do Pontal
É a maior praia da ilha de Tinharé, com 10 quilômetros, e também a mais isolada. É completamente deserta, e dificil de chegar até de barco. A melhor forma de conhecê-la é fazer uma expediçãode três dias, com caminhadas pelas praias mais selvagens do arquipélago.
Não confunda: há OUTRA praia com o mesmo nome, mais próxima a Barra Grande, onde acontece um evento chamado "Universo Paralelo". Essa festa NÃO é em Morro de São Paulo.
 
 
Gamboa
Está situada do lado noroeste da ilha, voltada para o continente. Além da encosta de argila, famosa para o tratamento da pele, tem um povoado, onde mora grande parte da população da ilha. A melhor forma de conhecer a praia da Gamboa, é através de um passeioque parte da vila de Morro de São Paulo a pé e volta de barco, ou então saindo de barco, da Terceira Praia, visitando também a Ponta do Curral.