Natal - Rn

<iframe width="560" height="315" src="//www.youtube.com/embed/DIv4SFM4WHA" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
 
Um lugar para curtir a natureza e os prazeres de umas férias descontraídas, sem compromisso com o tempo ou com trabalho . Venha conhecer essa terra de Sol, Mar e muitos amores . 
 
CITY TOUR( 55 Km ) : Passeio de meio dia visitando os principais pontos turísticos de Natal : Praias do Centro, Fortaleza dos Reis Magos, Centro de Turismo, Bairro de Santos Reis , Ribeira, Tirol, Petrópolis e Centro da Cidade . 
BY NIGHT : A simplicidade e pureza do povo potiguar, suas crendices e tradições são revividas em um harmonioso e sensual espetáculo , com danças e músicas típicas . Antes e depois do show , há possibilidades de desfrutar da sensualidade e divertimento das danças típicas da região : Lambada, axé, forró, samba... 
 
GENIPABU : Praia agradável com águas quentes , bares a beira mar e a beleza das dunas que a rodeiam . Possibilidade de passeio de bugy nas dunas , com ou sem emoção, ida até as lagoas ,entre as dunas , passeios de ultra leve, Dromedário, banana boat e muito mais ... 
 
PASSEIO DE BUGY ( Dunas Fixas ): Á partir da Praia de Redinha , para um passeio cheio de emoções proporcionadas pelas manobras realizadas com excelência por profissionais experientes. Para uma foto na lagoa entre as dunas deste litoral . 
 
PASSEIO DE BUGY ( 146Km) ( Dunas Móveis e Litoral Norte ):Este Passeio poderá realizar-se a partir da praia de Redinha, em prosseguimento ao de "dunas fixas " . Com três níveis de emoção, tornam-se imperdíveis as visitas e manobras no Caldeirão do Diabo, Paredão, Fim do Mundo e Morro do Oito . Prosseguindo até um relaxante e deslumbrante roteiro de praias e lagoas entre as dunas deste litoral . 
 
 
 
PRAIA DE CAMURUPIM (130 Km): : Praia de Ponta Negra, Base de lançamento de foguetes e Barreira do Inferno, Pium ( vila de pescadores ), Praia de Cotovelo, Pirangi do Norte ( com o maior cajueiro do mundo), Pirangi do Sul e Búzios, 
Barra de Tabatinga, e chegada a Cumurupim, onde muitas outras atrações o esperam . 
 
LITORAL SUL ( 75 Km ) : Praia de Ponta Negra, Base de lançamento de foguetes e Barreira do Inferno, Pium ( vila de pescadores ), Praia de Cotovelo, Pirangi do Norte ( com o maior cajueiro do mundo), Pirangi do Sul e Búzios . Tudo isso em um só passeio e ainda ( opcional ) um maravilhoso passeio de barco até as piscinas naturais, para apreciação da fauna e flora marinha existentes no local . 
 
PRAIA DO PIPA ( 190 Km ): Praia selvagem, uma das mais belas do Nordeste, tem como característica principal suar falésias, a vista tranqüila da Bahia dos Golfinhos, o trecho diferenciado para a prática de surf e banhos em praias privadas . Na volta para Natal passagem na paradisíaca praia de Timbaú do Sul . 
 
BARRA DE PUNAÚ ( 140 Km ): Toda beleza do encontro do Rio Pinaú com o mar. Um local ainda virgem, de coqueiral e alvas dunas, onde o descaso e o lazer descompromissados estão de mãos dadas . 
 
BARRA DO CANHAÚ ( 195 Km ) : Passeio agradável , onde o Rio Canhaú se encontra com o mar . No Local ( OPCIONAL) através de um passeio ecológico de barco, com degustação de frutas típicas , conheceremos a vegetação do mangue e visitaremos todo o seu ecossistema . 
 
PRAIA DE CARAÚBAS ( 145 KM ) : Uma das mais belas praias, ainda em estado selvagem, do nosso litoral norte . Vila de pescadores , onde a puxada de rede é uma das atrações , também um dos poucos locais onde se pratica mergulho livre, com toda segurança, o apoio e o conforto de equipamentos de primeira linha , modernas lanchas e equipe especializada para orientação . 
 
 
Natal, onde as dunas são mais brancas que a neve. 
 
 
Solo muito branco, Reis Magos, comida farta e saborosa, presentes da natureza: é Natal. Calma, você não abriu a página errada nem adiantou o calendário. Natal, capital do Rio Grande do Norte, que também faz aniversário nesta data, só tem uma diferença: é festa o ano inteiro. Conhecida como a cidade-do-sol, por ser verão o ano inteiro, possui uma afinada orquestra regida por dunas, lagoas, praias, provocantes comidas típica e história. 
Ar Puro 
Segundo a NASA, Natal é o segundo ar mais puro do planeta, só perdendo para a Antártica. 
Esse banquete da natureza é preenchido por muitas praias primitivas e urbanas, em um litoral de mar calmo para o descanso e agitado para o esporte, areias fofas, piscinas naturais, dunas e coqueirais. A melhor maneira de conhecer esse refúgio situado na curva do mapa é alugando um bugre na porta dos hotéis. 
 
Cuidado ao alugar um bugre: certifique-se que o motorista é profissional e credenciado pela Associação dos Bugueiros (84/2252077). Para dirigir esse veículo pelas dunas é necessário muita habilidade e treinamento. 
 
 
Praias surpreendentes 
 
Reserve o primeiro dia para conhecer as aventuras das praias, começando por Genipabu. Não estranhe se você encontrar uma caravana de dromedários caminhando pelas dunas. Eles também podem ser alugados para um passeio. Você vai passar pelas emocionantes dunas de Genipabu, atravessar a Barra do Rio, os 6 km de dunas e coqueirais de Pitangui, Jacumã e Muriú. 
Na lagoa de Jacumã, não deixe de experimentar o aerobunda. Mais divertido que o tradicional esquibunda, nesta nova modalidade você desce uma enorme duna sentado numa cadeirinha presa em uma corda e caindo direto na lagoa. Se quiser ir apreciando a paisagem peça com emoção. Se preferir ir mais rápido, é só pedir com emoção. É muito divertido e seguro para todas as idades. 
Ao redor da cidade, vários lugares merecem sua visita, um deles fica a 60 km de Natal. Maracajú se destaca pela generosidade da natureza, com tanta beleza em terra e mar. As águas mornas e cristalinas, que habitam inúmeras espécies de peixes coloridos, são um convite à um mergulho nas barreiras de corais a 7 km da praia, lá você encontra um bar flutuante, que vai lhe servir lanches e bebidas. O acesso é feito em uma moderna lancha e inclui material de mergulho. Ligue para (84) 211-4959/983-4264 e desfrute desse paraíso. O litoral é recheado de pequenos vilarejos com praias paradisíacas. O mais badalado é Pipa, ao sul de Natal, pertinho de Tibau de Sul. Praia do Pipa é um daqueles lugares charmosos, cheio de restaurantes, praias e gente bonita. 
 
Prazeres de Natal 
Palco de manifestações artísticas nas décadas de 20 e 30, a Praia dos Artistas é a preferida pelos surfistas na maré alta. A agitada vida noturna acontece em todos os bares e restaurantes da orla, em especial no Chaplin (84/2021188) e na Cervejaria Continental, na Via Costeira, ambos freqüentados pelos visitantes e nativos que buscam por badalação em Natal. 
 
 
Outro endereço certo para o agito é a Praia Ponta Negra, local de muitas pousadas, hotéis, restaurantes e bares, como o Encasa (84/2362232), que oferece uma excelente comida caseira e o regional Farofa d'Água (84/7421239), com uma carne-de-sol....que falarei mais adiante. 
Além da badalação, Ponta Negra hospeda um dos mais belos postais de Natal, o Morro do Careca (84/2114959), um patrimônio natural da cidade, formado por dunas e vegetação nativa. 
Falando em dunas, não deixe de visitar o Parque das Dunas (84/2212335), o segundo maior parque urbano do Brasil, percorrida por trilhas com guias treinados. 
Tubarões e muito cajú 
Que tal visitar animais que surgiram há 400 milhões de anos? No litoral sul de Natal, você vai se surpreender com o Parque dos Tubarões (84/2302107), um complexo de lazer, que abriga um aquário gigante com 50 mil litros de água, piscinas, toboáguas e restaurante à sua espera. Ah, e não esqueça de ir à Pirangi do Norte para admirar o maior cajueiro do mundo. 
 
 
A fome chegou? 
 
 
 
Os pratos regionais são de dar água na boca. Não deixe de experimentar. Carne-de-sol, manteiga de garrafa, feijão-verde, arroz-de-leite, paçoca, macaxeira frita ou cozida. Deu água na boca? Este é um dos pratos mais saborosos da culinária nordestina. Encontrado em qualquer restaurante regional de Natal, como o Paçoca de Pilão (84/2382088), o Bar do Bidoca (84/2319748) ou o Tábua de Carne (84/ 7421236). Outro destaque da cidade é o restaurante Camarões: imperdível. 
Caso você seja daqueles que não dispensa uma bela massa, a Mamma Itália (84/2021622) ou a Trattoria Bella Napoli (84/2229964) dão conta do recado. 
Salada Cultural 
O roteiro cultural de Natal começa na segunda igreja mais antiga da cidade. A Nossa Senhora do Rosário foi construída pelos escravos entre 1706 e 1714, conservando uma melancolia de louvores dos descendentes africanos. Para Câmara Cascudo, que você logo irá conhecer, ela é, antes de tudo, "a igreja dos pretos, dos pobres, dos escravos", que nela cantavam sua pouca alegria. 
 
Dialeto local: 
 
- Caningando: 
insistindo 
- Priziaca: 
pessoa chata 
- Salada: 
pessoa enrolada, 
atrapalhada 
- Não alopre: 
não exagere 
 
 
 
Você não vai se arrepender de passar uma tarde cultural na Praça André de Albuquerque, 30, Cidade Alta. De Segunda à Sexta, das 8h às 18h. 
Visitando a memória viva de Natal, não deixe ainda de conhecer o Museu Casa Café Filho, assistir um show ou uma peça no Teatro Alberto Maranhão (84/2223669), todo em arquitetura francesa e conhecer a Fortaleza dos Reis Magos (84/2114959), construída em 1598. A Fortaleza, considerada o monumento mais importante da cidade, possui o formato de uma imensa estrela e foi tombada pelo patrimônio 
 
 
histórico nacional. 
Quer mais? Passeie pela história caminhando na Rua Chile e observe as marcas do tempo em seus sobrados neoclássicos do início do século 19. 
 
Economia é comprar aqui 
Chegou a hora de colocar a mão no bolso e começar a comprar. O melhor do artesanato variado de Natal está no Centro de Turismo (84/2112677), que funciona em um antigo presídio. Também chamado de casarão, o Centro possui uma vista panorâmica das praias urbanas da cidade e o animado "Forró com Turista" todas as quintas às 10 h. Não perca também os ótimos preços da Casa do Artesão (84/2226411) e do Centro Municipal de Artesanato (84/2112335). Só assim, você vai poder levar um pedacinho de Natal com você.