Nova Friburgo - Rj

 
 
 
Atratuvos turismo em Nova Friburgo  
 
Nova Friburgo fica na região serrana do Rio de Janeiro, faz parte da Serra dos Órgãos e é passagem obrigatória para quem cruza o estado pela via BR-116. Vale a pena uma parada na cidade para apreciar as montanhas e as atividades com rios, grutas e caminhadas pela região. Além das belezas naturais, Nova Friburgo tem o charme da colonização suíça impresso nas construções e costumes, assim como na culinária. O turismo fica em segundo lugar na economia da região, perdendo apenas para a produção têxtil. O povoado de Lumiar é o centro do ecoturismo do município.
+ Infos
Quantidade de habitantes:
176.669
 
Site do destino:
http://www.pmnf.rj.gov.br
 
Agências bancárias:
Banerj, BCN, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Unibanco, Banco Real
 
Telefones úteis:
Código de área (DDD): 22
 
Prefeitura (22) 2525-9100
Secretaria de Turismo (22) 2525-9172 ou 2525-4163
Hospital (22) 2522-9345
História e Cultura
Em 1818, no início da colonização do Brasil, foi estabelecida uma colônia de cem famílias suíças na Fazenda do Morro Queimado, no então distrito de Cantagalo, local de condições climáticas e naturais parecidas com o país de origem dos colonos. Logo famílias alemães se misturaram aos suíços. Tempos depois, na década de 1910, a capital e as grandes cidades cariocas começaram a ser atraídas pelo turismo na região. Desde o começo foi ele o maior responsável pela economia de Nova Friburgo, até a chegada da indústria têxtil.
Clima
Os picos da Serra dos Órgãos registram as temperaturas mais baixas do estado. A variação na base das montanhas até o pico chega aos 6°C. A média de temperatura em Nova Friburgo é de quase 18 graus. A umidade relativa do chega a 90%, principal característica da floresta tropical úmida.
Vegetação e Relevo
A flora da Serra dos Órgãos é formada por Florestas Tropicais diretamente relacionadas com a altitude. Na base da formação ainda resta um trecho úmido de floresta costeira atlântica, com árvores altas de folhas grandes. Ao subir a serra essa vegetação muda para florestas úmidas de montanha, até chegar às florestas de altitude, acima dos dois mil metros, com pequenos arbustos e gramas. Nova Friburgo fica a 1.300 metros de altitude.
Nova Friburgo fica na região serrana do Rio de Janeiro, município vizinho a Teresópolis, em plena Serra dos Órgãos. A formação da serra data 60 milhões de anos atrás, resultado da mesma atividade sísmica que criou a Cordilheira dos Andes. Os rios são pequenos e possuem inúmeras cachoeiras, que descem velozmente para o litoral carioca.
Alimentação
Na culiária a cultura alemã se sobressai. Restaurantes típicos e cervejarias são os mais tradicionais da cidade.
Hospedagem
Chalés no estilo europeu com arquitetura suíça e alemã são as atrações da cidade, que também possui pousadas simples e campings.
Dicas Gerais
Para quem quer fazer rafting, a temporada vai de dezembro até abril. A voltagem em Lumiar e São Pedro da Serra é de 220 volts, cuidado com equipamentos eletrônicos. Fique atento no trânsito do Rio de Janeiro, principalmente nos feriados.
O que levar
Tênis confortável e roupas que secam rápido, para rafting e banhos de rio e cachoeira.
Não esqueça de levar uma blusa, mesmo no verão, pois as noites são frias o ano todo.
Em alguns lugares como a Toca da onça possuem um bar/pizzaria, leve dinheiro para comer no passeio e não esqueça de um local para mantê-lo seco.
  Cachoeira das Andorinhas / Poço das Andorinhas
 
 
Localizado em área retirada, onde as águas do Rio Macaé se precipitam com grande intensidade, ao passar por uma estreita garganta rochosa. Destacam-se dois grandes saltos que somam uma altura em torno de 11m, afunilada pelos rochedos que a compõe. Logo após os saltos está a piscina natural, o poço, circundado por encostas rochosas seguidas de densa vegetação que quase encobrem o atrativo, tornando o local totalmente protegido. Com grande volume, as águas se apresentam claras, transparentes e frias, onde os banhos são mais recomendados junto ao poço, cuja profundidade gira em torno de 0,5m a 1m. A ambiência em torno é formada por mmorros recobertas de maya fechada que na primavera ficam floridos com azaléias, copos de leite e flores silvestres.Localizada à 5,5 km da Vila de Lumiar.
Rod Nova Friburgo/Casimiro de Abreu - Santiago - Lumiar
Visitação com autorização do proprietário.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  Cachoeira de São José
 
  Localizada em Boa esperança a 5 km de Lumiar. segue-se à esquerda por uma estrada estreita. Esta cachoeira é um cenário de beleza e tranqüilidade. abaixo forma-se uma linda piscina natural. 
 
Fonte:cnm.org.br
 
 
 
 
 
 
 
  Cachoeira Indiana Jones
 
  Canyon estreito por onde passa um riacho. No local existem duas grandes pedras presas em paredes de rochas, cipós e uma piscina natural. 
 
Fonte:cnm.org.br
 
 
 
 
 
 
 
  Cachoeira Toca da Onça
 
  Sendo trecho do Rio Bonito, o local é ideal para pic-nic e para acampar. O rio oferece neste ponto o Poço Grande, com a praia e vegetação abundante, permitindo banho e prática de canoagem. Localizada a 17 km de Lumiar. 
 
Fonte:cnm.org.br
 
 
 
 
 
 
 
  Cachoeira Véu de Noiva e Cachoeira Gravatinha
 
  As cachoeiras Véu de Noiva e Gravatinha, bem próximas são cachoeiras artificiais, motivadas pela existência da usina geradora de energia da C.E.N.F.. Tem altura aproximada de 90m, sendo no alto mais estreita, se abrindo em leque na proporção que desliza sobre a laje rochosa, formando uma imagem semelhante a um véu de noiva. Destacam-se três grandes saltos, o último com altura em torno de 20m, de onde as águas caem sobre as rochas no leito estreito ao Rio Bengalas. As águas são claras e frias, porém poluídas, e tornam-se barrentas no período de chuvas. Local para se apreciar a paisagem mais do que para a prática de banhos, onde se destacam os eucaliptos e vegetação ao redor. Próximo ao leito do Rio Bengalas e em torno da Cachoeira concentram-se arbustos floridos, as "trombetas", típicas da região. 
 
Fonte:cnm.rg.br
 
 
 
 
 
 
 
  Cão Sentado e Parque de Furnas do Catete
 
  A pedra do cão sentado mede 1.111 metros de altura. A caminhada do local varia desde passagens por trilhas dentro de uma floresta lindíssima, até pontes rústicas grutas e cavernas que conduzem ao Cão Sentado. 
 
Fonte:cnm.org.br
 
 
 
 
 
 
 
  Cascata Pinel / Cascata Santa Izabel
 
  Formado pelo Rio Grande, é por tradição denominada Cascata Pinel em homenagem aos primeiros proprietários do Sítio, recebendo o nome oficial de Cascata Santa Izabel, quando os príncipes imperiais visitaram a região em 1868. Está bem próxima à estrada de Sumidouro e destaca-se por sua imponência em meio a vegetação densa com todas as características primitivas. Tem altura total entre 30m a 40m e grande volume d'água. Na parte mais elevada as águas descem por 3 degraus que somam uma altura em torno de 12m e se juntam caindo com intensidade, formando um grande salto. À sua frente, bem próximo, há um rochedo de grande volume, totalmente recoberto de árvores de médio porte. Ele modifica o curso natural do rio, formando à direita, um poço e seguindo, à esquerda, encachoeirando. Com águas claras, transparentes e frias, a cachoeira é local propício a banhos, principalmente nas pequenas corredeiras e na piscina natural formadas após o segundo salto. Localizada em local ermo, circundada por alto relevo e vegetação densa, tem à sua direita, um morro de grande beleza, onde a vegetação alcança até quase o seu topo, topo este que aparece em rocha viva, recoberto de bromélias. 
 
Fonte:cnm.org.br
 
  Apiário Amigos da Terra
 
  O Apiário Amigos da Terra é uma empresa com 20 anos de dedicação à apicultura. Localizado no coração da Mata Atlântica produzimos mel e derivados apícolas livres de contaminação química ou agrotóxico. Oferecemos cursos aos nossos clientes. 
 
Fonte:cnm.org.br
 
 
 
 
 
 
 
  Biblioteca Pública Municipal
 
  Instalada em uma das mais antigas edificações da cidade, no Prédio da Câmara Municipal, foi inaugurada em 31 de janeiro de 1941 . Possui um acervo de aproximadamente 20.000 volumes classificados e catalogados . 
Obs. : Em espaço anexo à Biblioteca fica a Sala Infantil de Leitura, com livros infanto-juvenis, jogos, desenhos e a "Hora do Conto".
Praça Getúlio Vargas, 71 - Centro
Horário de Funcionamento: de 2ª a 6ª, de 8h às 20h de 2ª a 6ª, de 8h às 20h .
 
Fonte:cnm.org.br
 
 
 
 
 
 
 
  Capela de Santo Antônio
 
  Inaugurada em 1884, sem torre sineira e sacristia, teve sua pedra fundamental lançada em 1879 . Com linhas simples, porta única de madeira almofadada e, na altura do coro, três janelas, sua construção se deve ao Maestro Samuel Antônio dos Santos e a torre sineira ao arquiteto Lúcio Costa, em 1948 . Sobre o frontão, a torre sineira e, encimando-a, cruz em ferro, com a imagem do Senhor Crucificado . Base em cantaria de Granito .
Praça do Suspiro - Centro
Horário de Funcionamento: de 2ª a sáb. 17h às 19h, dom. de 8h30 às 9h30m e no dia 13 de junho de 8h às 9h e de 18h às 19h .
 
 
 
 
 
 
 
  Casa de Lumiar
 
  Casa de dois pavimentos, com portas e janelas em folha dupla de madeira, verga reta e molduras de madeira . Inscrição na fachada principal do ano de 1888 . Telhado em duas águas, com beiral forrado de madeira e lambrequim.
Praça Carlos Maria Machão, s/n
Lumiar
 
Fonte:cnm.org.br
 
 
 
 
 
 
 
  Catedral de São João Batista
 
  Data de 1861, sendo inaugurada em 1869 . Não possuindo a Vila nenhuma capela para servir de Matriz, o Governo da Província do Rio de Janeiro comprou um terreno para nele edificar a Igreja Matriz . Construção com traçado clássico . Construída em terreno argiloso, apresenta uma leve inclinação para a esquerda. O nome da Catedral foi uma homenagem a D. João VI, quando assinou o decreto de autorização da vinda de suíços católicos para o Brasil .
Praça Demerval Barbosa Moreira - Centro
Horário de Funcionamento: diariamente, de 7h30m às 11h30m e de 15h30m às 19h30m .
 
 
 
 
 
 
 
  Chalet da Família Valentim Santa Anna
 
  Data provavelmente do século passado e foi construído para residência . Construção de centro de terreno, estilo chalet, cuja fachada principal é formada por três torres, duas laterais simétricas, sendo a central de tamanho menor e aparecendo por detrás desta o frontão . Em todos esses elementos notam-se trabalhos de madeira rendilhada . Casa de um só pavimento, possuindo varandas laterais em todo seu comprimento .
Av. Alberto Braune, 208 - Centro
 
 
 
 
 
 
  Chalet do Conselheiro Julius Arp
 
  Datado do ano de 1910, foi outrora residência de Julius Arp . Construção de um único pavimento, em madeira, do tipo chalet, tem, acima do pavimento térreo, pequeno sótão em quatro águas .
Av. Conselheiro Julius Arp, 80 - Centro
Festas e Eventos
 
  V feira de turismo e hotelaria de Nova Friburgo
25/04/2005
 
Campeonato brasileiro regional de judô
22/04/2005
Participação de mais de 150 atltas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.
 
Cavalgada de São Jorge
24/04/2005
 
XIII Friburgo Festival
05/05/2005
Festival de cultura de Friburgo.
 
I parada gay de Nova Friburgo
05/06/2005
Saída do Centro de Turismo seguindo até a Prefeitura Municipal. Trio Elétrico que se trasformará em palco com show de Angela Ro Ro. 
 
XIII Friburgo Festival
16 de Maio a 16 de Maio
 
 
Fonte: cnm.org.br
 
 
 
 
 
 
 
  Turismo Local
 
 
 
 
Colonos suíços trouxeram o nome a essa cidade serrana, que foi fundada no meio de altas montanhas, na exuberante paisagem natural da Serra do Mar. Outros colonos, desta vez alemães , vieram mais tarde dar um contorno verdadeiramente europeu a esse recanto, cujo clima frio é uma de suas atrações. A cidade, que no início, sofreu alguns percalços em sua colonização, alcançou grande desenvolvimento durante o ciclo do café. Fazendas de café nos seus arredores e o fato de estar na rota de passagem para o Porto de Caxias, que distribuía a produção serrana, trouxe um grande número de estabelecimentos comerciais e construção de suntuosas residências de fazendeiros que traziam seu filhos para estudar em Nova Friburgo. A cidade já começou nessa época a atrair visitantes. São também desse período lindas construções e melhoramentos feitos na cidade. A Praça Getúlio Vargas é uma delas. Encomendada por importante família proprietária de terras, a praça foi um projeto do francês Auguste François Marie Glaziou, botânico e paisagista que plantou os eucaliptos - que ainda lá estão - para drenar esse local pantanoso, remanescente de uma cratera vulcânica. A praça ainda mantém seu refinado desenho e configuração. Também projetado por Glaziou, o Parque São Clemente que com lagos, ilhas e pontes foi uma obra que compreendia a casa de campo da família Clemente Pinto, concebida como um chalé. Sua feição romântica e seu traçado são ainda hoje mantidos. Esse local pertence nos dias de hoje ao Nova Friburgo Country Club. Além de outras construções típicas dessa região serrana, sua paisagem merece uma atenção especial. Visitas ao Pico da Caledônia com sua subida íngreme, passeios a Lumiar, com caminhadas, visitas aos centro de criação de trutas, prática de canoagem e caminhadas por picadas no meio de vegetação exuberante, banhos de cachoeira no Rio Macaé e - mais perto do centro de Nova Friburgo, um passeio nas Furnas do Catete., podendo praticar um safari fotográfico, descobrindo a variada fauna local como preguiças, micos, pacas e cotias. E muitos pássaros, com uma extensa variedade de cores e espécies. A cidade possui bons restaurantes de comida suíça e alemã, além de oferecer, em charmosos restaurantes locais, um serviço de café colonial de alta qualidade. A rede de hotéis é grande e variada, indo dos muito sofisticados e elegantes às pousadas simpáticas e acolhedoras no meio da mata. 
 
Fonte: cnm.org.br