Palmas - To

<iframe width="420" height="315" src="//www.youtube.com/embed/uKSSJbjUA7Q" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
  Possui ampla área verde. 
Localização: Ao lado da Prefeitura.
 
 
  Cachoeira Brejo da Lagoa
 
 
Queda de aproximadamente 60 m de altura que termina numa piscina natural com água cristalina e gelada. Abriga um paredão de pedra que reflete a luz do sol nas pequenas gotas que caem, que ao encontrarem a piscina natural produzem cores como um caleidoscópio.
 
 
 
 
 
 
  Cachoeira do Roncador
 
  Queda de 60 m de altura que termina numa piscina natural com água cristalina e gelada. Acesso por trilha que margeia o Riacho Brejo da Lagoa, na Serra do Lajeado. 
Localização: Estrada Aparecida do Rio Negro, km 36.
 
 
  Cachoeiras de Taquaruçu
 
  Escondidas sob densa vegetação estão as quedas d'áqua que impressionam pela beleza.
 
 
  Lagoa da Confusão
 
  É a fusão dos principais ecossistemas brasileiros como pantanal, cerrado e a floresta amazônico tornando assim um espetáculo de imagem inesquecível.
 
 
  Morro do Governador
 
  Localizado na estrada da Reserva Ecológica do Lajeado, oferece vista panorâmica de todo o Vale.
 
 
  Parque Cesamar
 
  Tem uma ampla área para caminhada, lago onde se pode praticar canoagem, área de churrasqueira, bares e muito mais.
Pedra Pedro Paulo
 
  Localizada acima da Cidade, pode ser escalada, pois oferece vista panorâmica do Vale
 
 
  Praia da Graciosa
 
 
 
[ampliar]
Uma das maiores estruturas de praia fluvial do País, a Praia da Graciosa oferece à população dezenas de barracas instaladas numa área verde, onde o visitante pode usufruir de uma beleza singular e curtir o dia e também a noite. 
Além desta maravilha, na praia, a comunidade e os turistas têm à disposição supermercados, farmácias, bares, restaurantes, bancos, lojas, enfim toda a estrutura de uma pequena cidade. 
Nela, os visitantes podem escolher as atividades que querem participar, indo desde o esporte, cultura, até shows com bandas locais e de renome nacional.
 
 
  Reserva Ecológica do Lajeado
 
  Com área de 1.050 km², apresenta relevos variados e vegetação de caatinga, cerrado e floresta úmida. É uma área de grande interesse biológico, possuindo fauna composta por gaviões-reais, urubus-rei, papagaios, araras, tucanos, antas, pacas, onças, entre outros. 
Localização: Estrada Aparecida do Rio Negro, km 18.
 
 
  Rio Tocantins
 
  Banha a Cidade e serve de via de transporte para outros Municípios. Na época da seca oferece praias muito freqüentadas
 
 
  Trilha do Brejo da Lagoa
 
  Localizada na Serra do Lajeado, dá acesso às Cachoeiras do Roncador.
 
  Turismo local
 
  O turista que optar por aproveitar as praias na capital tocantinense não se arrependerá, pois a programação é recheada de atrações.
As principais praias de Palmas são a da Graciosa e a do Prata. Contam com infra-estrutura completa com banheiros, barracas, telefones, policiamento, salva-vidas, posto médico, bares, restaurantes, estacionamentos amplos, quadra de esportes, barracas institucionais e caixas eletrônicos.
Nas férias do meio do ano, durante os finais de semana, são realizados shows musicais com atrações nacionais e torneios esportivos. Em julho acontece o tradicional Palmas Folia, considerado a maior micareta da região Norte. Vale a pena conferir.
 
 
  Turismo local
 
  Distrito de Taquaruçu
Considerado um pólo ecoturístico, o distrito de Taquaruçu possui algumas das mais belas paisagens existentes no Tocantins. Com mais de 80 cachoeiras catalogadas, seus atrativos naturais são ideais para a prática de esportes radicais, como o rappel, a tirolesa e a escalada, por exemplo.
O rico artesanato, feito, dentre outros materiais, de matéria prima natural, extraída do cerrado, e, as fortes manifestações artísticas produzidas pelos habitantes são outros importantes diferenciais da região, que tem uma rica cultura e abriga um povo hospitaleiro e criativo.
Todos os sábados, no fim da tarde, os turistas podem conferir a arte local na Feira Artesanal da Serra, que acontece na Praça Joaquim Maracaípe, onde há também um teatro de arena, reservado para apresentações musicais e cênicas.
Quem vai a Taquaruçu, além de ser presenteado com paisagens paradisíacas e momentos inesquecíveis, ainda sente o clima agradável, chegando até a um friozinho no mês de Julho, típico de ambientes serranos e ideal para programas gastronômicos e culturais.
O distrito dispõe de boa estrutura para receber o turista, com pousadas e restaurantes e, possui uma grande vantagem: está localizado a apenas 30 km de Palmas, capital do Tocantins.