Pipa - Rn

<iframe width="420" height="315" src="//www.youtube.com/embed/hpF5xR8L4RU" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
 
O nome Pipa deriva de uma rocha, grande o suficiente para ser avistada por navios em alto-mar, com formato de um barril (ou pipa, como chamam os portugueses). A rocha era usada como ponto de referência, e daí a praia passou a ser conhecida como Praia da Pipa.
Até a década de 1980, Pipa era morada de pescadores e um refúgio ecológico; hippies e surfistas atravessavam a mata entre Tibau do Sul e Pipa para apreciar a ecologia então plenamente preservada, emoldurada em um cenário de areias claras, águas límpidas e falésias imponentes.
Aos poucos as notícias sobre as maravilhas de Pipa foram se espalhando, estradas começaram a ser abertas, novos turistas iam chegando, e a partir da década de 1990 Pipa experimentou um rápido surto de crescimento.
 
Pontos Turísticos
 
Cada m² de Pipa deveria ser considerado como um ponto turístico e ter para cada qual um cartão postal. O Pipa On Line mostra a você os locais mais famosos de Pipa.
 
Chapadão 
 
O Chapadão tem esse nome devido a reportagem da mais famosa revista semanal eletrônica do Brasil, o Fantástico, onde foi mostrada teorias de naves intergalácticas que lá pousavam, devido ao seu alto e grande espaço plano que possui. O Chapadão possui uma vista deslumbrante para o oceano, tendo a altura, a brisa que o toca, o mar, tudo, absolutamente tudo para deixar você de boca aberta nesse cartão postal de Pipa.
 
 
Praia do Amor
 
Essa praia possui esse nome devido ao seu formato de um coração e também pelo fato que nessa praia praticava-se nudismo, onde os estrangeiros praticavam bastante esse modo de lidar com a natureza. A Praia do Amor é também a preferida entre os surfistas, pelas suas ondas de altura considerada.
 
 
Baía dos Golfinhos
 
Localizada na Praia do Madeiro, desse local ao lado da pista, temos uma visão incrível do mar, por não bastar isso, os golfinhos sempre aparecem nesse local para se alimentar e brincar, sendo possível até nadar com eles, em todos os dias, mais freqüentemente pela parte da manhã.
 
 
Santuário ecológico
 
É a maior reserva de Mata Atlântica da região e possui trilhas, mirantes e museu. Você poderá fazer um tracking nela a dentro acompanhado de guias. Várias Pousadas e Hotéis realizam esse aventura onde você terá noções de localização em matas, é emocionante!
 
A Noite
 
Imagine, passar o dia na perfeita Praia da Pipa, seja no surf, no bronze, ou em um delicioso banho de mar, conhecendo os lugares maravilhosos, ou qualquer outra atração que a Pipa te oferece, depois de tudo, ainda aproveitar a animada noite de Pipa!
 
 
Pela noite a fora, você encontrará vários barzinhos, que atendem a todos os gostos, dos mais calmos aos mais agitados, onde se curte, pop, rock, reggae, e muitos outros ritmos, além de restaurantes onde se pode saborear desde pratos refinados da comida internacional, quanto a deliciosa comida regional.
Uma volta na movimentada Av. Baía dos Golfinhos onde podemos ouvir línguas estranhas por todos os lados. É lá que se percebe realmente o número de estrangeiros que freqüentam a Pipa. Além de muita gente bonita, que faz com que as paqueras rolem por toda a noite.
 
 
Enfim, Pipa tem uma noite capaz agradar diversos gostos, devido a sua variedade de atrações, sem deixar de lado a segurança, tudo para você se divertir e se apaixonar por este belo Paraíso, que até na noite faz você pensar que o sol não se foi, nem nunca irá.
 
O desenvolvimento da Praia de Pipa é muito recente, porém, muito rápido e nas últimas décadas, vem sendo conhecida, mundialmente, pelo seu povo, pela beleza de suas praias, com as águas límpidas e mornas e as enseadas, como a Enseada dos Golfinhos, um santuário natural desses mamíferos eutérios que buscam nas enseadas da antiga Praia do Canto, seu alimento e, naturalmente, praticam malabarismos, ora no ar, ora numa impressionante e perfeita ecolocalização, desde o formar até o espraiar-se das ondas que bordam a areia com as brancas espumas emolduradas pelas falésias em espelhações multidormes, no transparente lençol de uma das nossas mais belas praias, também conhecida como Baía dos Golfinhos.
 
Além da beleza de nossas praias, como a Praia dos Amores, a Praia dos Afogados, a Praia do Moleque, a Pedra do Moleque, o Chapadão, a Praia da Cancela, Pipa também tem, a Mata Atlântica, preservada pelos nossos antepassados e, desde 1917, por Antônio José Marinho; o Santuário Ecológico, donde se descortina um dos mais belos visuais da Baía dos Golfinhos e da Ponta da Praia de Pipa.
 
Por outro lado existe em Pipa um patrimônio, uma outra beleza ainda pouco divulgada: a memória popular e, menos conhecida ainda do que a beleza natural. Não que uma subtraia a beleza da outra mas que, logicamente, enquanto as belezas naturais expõem-se naturalmente, captadas à primeira vista, a criação ou a imaginação do povo, a História ou as estórias mantém-se na memória dos nossos antepassados, necessitando de um levantamento urgente para uma melhor percepção, para o conhecimento, a divulgação e a defesa dos vestígios de reminiscências que ainda explodem, a cada momento, em cada morador, vividas na adolescência, na convivência ou herdadas, e que se alternam pela cosmovisão natural do espaço-tempo ou por outras novas culturas, que vão sendo corporificadas à Cultura Pipiana, onde será tratada em nossa seção "Cultura".
 
Um acontecimento marcante pouco lembrado, detalhado abaixo com próprias palavras de uma pessoa que presenciou o ocorrido.
 
A queda de um avião em Pipa: "Era o dia 11 de março de 1928, dia de chuva muito forte com vento. Já era alto dia. Ouviu-se uma zoada diferente, era um avião que teve problema e arrastou capim do alto e caiu na praia. Da Igreja velha dava-se para ver perfeitamente o avião e as pessoas cavando a areia, para tirar os passageiros. Eram três homens. Dava-se para ver o capim na hélice, que o avião arrastou de cima do alto. O avião enfincou o bico da frente na areia da praia. Todos os passageiros estavam bem. Depois veiu um mecânico e desmantelaram o avião que foi encaminhado para Natal nos barcos. Os Passageiros passaram uns dias, farrearam, fizeram a festa deles e depois foram para Goianinha para pegar o trem." 
 
Informações Úteis
 
Localização: 85 km de Natal, Brasil
 
População: Cerca de 4.500 Habitantes
 
DDD: 84
 
CEP: 59178-000
 
#Agências Bancárias:
- Caixa Eletrônico Banco do Brasil
- Bradesco (nos Correios) (Tibau - 5km de Pipa)
- Caixa Econômica Federal (Goianinha - 22km de Pipa)
- Banco do Brasil (Goianinha - 22km de Pipa)
 
# Correios
Rua 3 Poderes s/n - Tibau (5 km de Pipa)
Tel: (0xx84) 3246-4090
 
# Polícia Civil - Delegacia de Polícia Civil de Pipa
Av B Golfinhos, 10
Tel: (0xx84) 3246-2990
 
# Ecoturismo
Ecoturismo Ltda
P P Madeiro s/n, Tibau (5km de Pipa)
 
# Ofício Único de Tibau do Sul
J I Rodrigues, 26
 
# Capitania dos Portos (Natal)
Tel: (0xx84) 3216-3069 / 3221-2630
 
# Farmácia
Farmácia Central
Av B Golfinhos, 116
Tel: (0xx84) 3246-2257
 
# Empresas de Ônibus e Rodoviárias
Veja mais informações na seção "Como Chegar".
 
# Estradas
BR
Litorânea
 
# Igreja
 
# Casa de Câmbio
 
# Locadora de Vídeo
 
# Corretora de Imóveis
 
# Arte
 
# Turismo
 
# Posto de Combustível
 
# Aeroporto
Aeroporto Internacional Augusto Severo - Natal
Tel: (0xx84) 3644-1000