Porto Alegre - Rs

<iframe width="420" height="315" src="//www.youtube.com/embed/pXQ9z8sPcHI" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
 
Em estilo neoclássico, sua construção teve início em 1898. A importância histórica desta edificação mostra, nas formas e na estatutária, a influência da doutrina positivista. Em frente à Prefeitura encontra-se a Fonte Talavera de La Reina, presente da colônia espanhola em 1935, em ocasião da comemoração do centenário da Revolução Farroupilha. É onde se localiza o marco zero da cidade. Localiza-se na Praça Montevidéo, 10.
 
Largo Glênio Peres
 
Inaugurado em 1922, dá lugar a manifestações artístico culturais e políticas. A pavimentação resgata o desenho que existia em frente ao prédio da Prefeitura na década de 30, semelhante a um tapete persa composto por lajotas em basalto cinza e pedras portuguesas nas cores preto, branco e rosa. É onde está localizado o Bonde modelo J.G. Brill, utilizado na década de 30.
 
Mercado Público Municipal
 
Prédio em estilo neoclássico, datado de 1869. Especiarias e produtos típicos da terra gaúcha são encontrados em suas 117 lojas. Restaurantes, lanchonetes e sorveterias complementam a oferta de bens e serviços. Localiza-se no Largo Glênio Peres.
 
Chalé da Praça XV
 
Em estilo bávaro, com traços de "art nouveau", o chalé foi fabricado em estrutura de aço desmontável e chegou em Porto Alegre em 1915. É um dos mais tradicionais Bar Chopp Restaurante da cidade e onde se encontram os últimos lambe-lambes. Localiza-se na Praça XV de Novembro.  
 
Museu de Artes do Rio Grande do Sul - MARGS  
 
Construído no início deste século, o prédio é indefinido em seu estilo arquitetônico por apresentar composição eclética. Os espaços internos apresentam iluminação através de "vitreaux" que ornamenta o teto do salão principal, característica que passou a ser desenvolvida na europa na década de 20. Hoje, guarda a maior coleção de obras do estado. Localiza-se na Praça da Alfândega.
 
Casa de Cultura Mário Quintana
 
Prédio em estilo barroco, construído no início do século e onde funcionou o antigo Hotel Majestic. Restaurado em 1980, passou a abrigar um dos mais completos centros de cultura do Brasil e da América Latina. Local agradável para happy hour. Localiza-se na Rua dos Andradas, 736.  
 
Espaço Cultural do Trabalho Usina do Gasômetro
 
Antiga Usina Termoelétrica da cidade, inagurada em 1928. Desde 1991, é um dos mais importantes centros culturais de Porto Alegre. SUa histórica chaminé, de 107 m, compõe harmoniosamente a paisagem urbana, vinculando o passado ao presente. Localiza-se na Av. Presidente João Goulart, 551.
 
 
 
Solar dos Câmara
 
Construído em 1818, pelo Visconde de Pelotas, foi restaurado e transformado em espaço cultural, abrigando o museu e a biblioteca da Assembléia Legislativa. Localiza-se à Rua Duque de Caxias, 968.
 
 
 
Palácio Piratini
 
Sede do governo estadual, em estilo Luiz XV (neoclássico francês). Possui peças vindas da França além de painéis pintados por Aldo Locatelli, destacando-se os que retratam a lenda do Negrinho do Pastoreio. Localiza-se à Praça Marechal Deodoro.
 
 
 
Catedral Metropolitana Nossa Senhora Madre de Deus
 
Igreja Matriz - sua construção teve início em 1929 e apresenta estilo inspirado na Renascença. As torres lembram o estilo inspirado das Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul. Sua cúpula, de 74 m de altura e 18 m de diâmetro, é uma das maiores do mundo. Localiza-se à Praça Marechal Deodoro.
 
 
 
Monumento a Júlio de Castilhos
 
 Executado na França, pelo escultor Décio Vilares, é a mais soberba expressão da doutrina positivista no Rio Grande do Sul. Localiza-se à Praça Marechal Deodoro.
 
 
Teatro São Pedro
 
Em estilo potuguês, foi inaugurado em 1858. Uma das mais belas casas de espetáculo do país, decorada em veludo e ouro.
 
O café do teatro oferece excelente opção para happy hour. Localiza-se à Praça Marechal Deodoro.
 
 
 
Biblioteca Pública Estadual
 
Em estilo neo-clássico, o prédio data de 1871. No salão Morrisco, recoberto de ouro e dedicado a recitais, pode-se apreciar o acervo artístico do legado mouro. Localiza-se à Rua Riachuelo, 1190.
 
 
 
Museu Júlio de Castilhos
 
Prédio construído em 1887. Serviu como residência de Júlio de Castilhos, então Presidente do Estado do RS.
 
Em seu acervo encontram-se aspectos da cultura gaúcha, indígena, missioneira, Revolução Farroupilha e Guerra do Paraguai. Localiza-se à Rua Duque de Caxias, 1231.
 
 
 
Parque dos Açorianos
 
O parque é valorizado por sua completa integração ao complexo paisagístico da cidade. Destacam-se o Monumento dos Açorianos, obra de Carlos Thenius em homenagem aos colonizadores portugueses que lembra uma caravela composta de corpos humanos e a ponte de pedra, obra concluída em 1854 e conduz os caminhantes ao monumento e ao centro administrativo do estado.
 
 
 
Parque Marinha do Brasil
 
O parque liga o centro da cidade com a Zona Sul no mais harmonioso projeto de urbanização criado sobre o aterro da antiga Praia de Belas.
 
É notável a variedade de árvores de arbustos que compõem a sua paisagem: oferece equipamentos de lazer e esporte. Localiza-se à Rua Borges de Medeiros.
 
Parque Maurício Sirotsky Sobrinho
 
Unido ao Parque Marinha do Brasil, forma um verdadeiro complexo turístico junto ao Guaíba. Possui em seu interior a réplica de uma estância destinada à manutenção e prática da cultura tradicionalista. Localiza-se entre as avenidas Loureiro da Silva e Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio).
 
 
 
Parque Farroupilha
 
Mais conhecido como Redenção, é uma das principais áreas de lazer dos porto-alegrenses. É o mais antigo parque da cidade. Entre seus atrativos destacam-se os vários recantos, lago com pedalinho, minizôo, parque de diversões, aluguel de bibicletas, auditório Araújo Vianna e Monumento ao Expedicionário, que se constitui num duplo arco do triunfo. Localiza-se entre as avenidas Osvaldo Aranha e João Pessoa.
 
 
 
Planetário José Baptista Pereira
 
Projeções de filmes sobre o Sistema Solar com programação adulta e infantil. Localiza-se à Avenida Ipiranga esquina Ramiro Barcelos.
 
 
 
 
Pôr do Sol no Guaíba
 
Passeio de Barco
 
Passeio pelo Guaíba e pelo Delta do Jacuí a bordo dos barcos:
 
Cisne Branco: saídas do Portão Central da Cais do Porto
Noiva do Caí: saídas do ancoradouro da Usina do Gasômetro
 
 
Laçador
 
Na entrada norte da cidade, próximo do Aeroporto Salgado Filho, localiza-se o Monumento ao Laçador.
 
Cervejaria Brahma
 
Prédio inaugurado em 1911, projetado e desenvolvido pelo arquiteto alemão Theo Wiederspahn, responsável por importantes edificações no início do século. A maioria dos grupos escultórios que estão presentes na fachada são inspirados na mitologia germãnica. Localiza-se à Av. Cristovão Colombo, 564 a 695.
 
 
 
Ipanema
 
Praia de água doce, às margens do Rio Guaíba. A beira-mar é o lugar ideal para caminhadas, jogos e descanso, além dos bares. A ciclovia dá lugar a ciclistas que queriam pedalar com segurança.