Porto de Galinhas - Pe

 
<iframe width="420" height="315" src="//www.youtube.com/embed/TaVRIj4W1Xk" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
 
Localizada no município de Ipojuca, a 60 Km do Recife, Porto de Galinhas é a praia mais badalada do Brasil e a mais visitada de todo o litoral nordestino. E não é para menos, pois além de ser um verdadeiro espetáculo para os olhos, ela possui uma excelente localização, ficando situada bem no centro da vila de pescadores. É neste local, que os turistas encontram as famosas piscinas naturais de águas mornas e claras, além de uma grande variedade de peixinhos coloridos. 
 
É exatamente na praia de Porto de Galinhas que ocorrem os tradicionais passeios de jangada, onde os visitantes podem manter contato direto com a natureza e conhecer mangues em perfeito estado de conservação. O local também conquistou muitos simpatizantes, graças aos bares e aos restaurantes que possuem uma gastronomia regional diferenciada e de ótima qualidade. É em Porto de Galinhas que também se localizam os pontos comerciais mais movimentados da região, onde são oferecidos os mais diversificados 
serviços. 
 
Costumes Locais 
 
Conhecer os costumes dos moradores de Porto de Galinhas é uma ótima sugestão para quem visita o balneário. E para saber como é o dia-a-dia dos moradores, nada mais indicado do que visitar o Engenho Canoas que fabrica, até hoje, a deliciosa rapadura – tipo de doce em barra que tem a cana-de-açúcar como matéria-prima. 
 
Um passeio na vila dos pescadores é outra opção que o turista não pode descartar do seu roteiro. É a oportunidade perfeita para fazer novas amizades, conversar com as pessoas que moram no local e aproveitar a chance para saborear os peixes frescos que são preparados e fritos na hora. E por falar em culinária, Porto de Galinhas possui uma grande variedade de pratos típicos como ostras cruas, agulhas fritas, lagostas, quebradinho de caranguejo ou espetinhos de camarão que podem ser acompanhados de deliciosos sucos ou coquetéis de frutas tropicais, encontrados facilmente nos restaurantes locais. 
Artesanato 
 
Além da sua beleza natural, Porto de Galinhas também conquista os turistas por causa de outro atrativo: a diversidade e a criatividade do artesanato local. Das mãos dos artesãos nascem as mais variadas peças que vão desde um simples ornamento para casa, até mesmo uma bijuteria para realçar o visual com o clima tropical. A criatividade dos artesãos vai além da imaginação dos turistas, que se transforma em peças feitas de matéria-prima como a madeira ou a palha de coco. Além disso, podemos citar as belíssimas pinturas em tecido ou em quadros, cintos, bolsas, sutiãs feitos da quenga do coco, redes, mantas, tapetes, passadeiras e bordados. 
 
 
 
E para quem deseja conhecer o artesanato de Porto de Galinhas, a melhor dica é dar um tranqüilo passeio pela vila, visitar as várias barraquinhas de artesanato que se encontram no balneário ou mesmo conferir as galerias aconchegantes que servem de palco para a cultura da região. 
A noite 
 
Quando o sol se esconde e a noite chega, é hora de se preparar para o agito noturno. Em vez do sono, Porto de Galinhas cede lugar para a diversão, convidando as pessoas para os principais points da badalada vila. São diversas opções, desde curtir um bom forró nordestino, até uma noite embalada por DJ's e música techno. Vários restaurantes também oferecem música ao vivo, que inclui MPB e Jazz. 
 
Um passeio noturno pelo centro da vila é obrigatório. O clima agradável somado à brisa que vem do litoral, transforma os bares, lanchonetes e restaurantes em locais perfeitos para uma conversa descontraída. Se você está desacompanhado, não fique acanhado! É bem provável que encontre uma companhia interessante para curtir o luar, por sinal, belíssimo. 
 
Depois de tudo isso, você só terá uma preocupação: organizar a agenda para aproveitar a agitação noturna do balneário. Para isto, quando estiver em Porto de Galinhas, conte com a ajuda do pessoal local e do Centro de Informações Turísticas, localizado na vila. 
Tartarugas Marinhas 
 
As tartarugas marinhas são seres que existem há mais de 150 milhões de anos. Existem sete espécies no mundo, mas apenas cinco são encontradas no Brasil: a Cabeçuda, de Pente, Verde, Oliva e de Couro. Em Porto de Galinhas, as mais comuns são as de Pente - considerada a mais bonita das tartarugas marinhas, pois possui a carapaça formada por escamas marrons e amarelas, sobrepostas como um telhado, e a Cabeçuda - que tem a cabeça proporcionalmente maior que a das outras espécies, chegando a medir 25 centímetros. 
 
 
 
A cabeçuda possui dorso marrom e o ventre amarelado. O casco mede aproximadamente um metro e pesa de 150 a 250 quilos. Entre os meses de março e setembro, essas espécies procuram as areias brancas do balneário, durante o período da noite, para fazerem seus ninhos. O período de eclosão dos filhotes varia de 45 a 60 dias, dependendo da espécie. 
 
 
De barco 
Ilha de Santo Aleixo 
 
Localizada ao Sul de Porto de Galinhas, Santo Aleixo é uma ilha de origem vulcânica e com formações rochosas características, formando piscinas naturais em conjunto com a farta vegetação local. Caminhadas e mergulhos em suas águas cristalinas e tranqüilas fazem parte deste passeio inesquecível. Saídas com no mínimo 8 pessoas, sendo a duração do passeio de 4 horas em média, permanecendo na Ilha de Santo Aleixo por 2 horas. 
 
Ilha de Santo Aleixo e Praia dos Carneiros 
 
Passeio conjugado onde visitamos a Ilha de Santo Aleixo e após 1 hora de permanência seguimos para a Praia dos Carneiros. Considerada uma das 10 praias mais bonitas do Brasil, ela encanta de imediato. Praia de areia alva e solta, densos coqueirais e agradáveis piscinas naturais de águas cristalinas são algumas de suas características. 
 
A natureza reserva um espetáculo no encontro do Rio Formoso com o Mar, no local pode-se saborear deliciosos pratos de frutos do mar, sucos, etc. 
 
Saídas com no mínimo 8 pessoas, sendo a duração do passeio de 8 horas em média com permanência de 1 hora na Ilha de Santo Aleixo e de 3 horas na Praia dos Carneiros. 
 
Santo Aleixo/Praia dos Carneiros com pernoite em chalés à beira-mar 
 
O embarque é realizado em Porto de Galinhas onde o Barco Topázio estará aguardando para tomar rumo à Ilha de Santo Aleixo, nosso primeiro destino. Em direção ao Sul costeando as praias de Maracaípe, Pontal de Maracaípe, Serrambi e Toquinho, um visual maravilhoso! Chegando em Santo Aleixo, faremos uma bela caminhada para registrarmos o deslumbrante visual da Ilha e também um delicioso mergulho em suas águas cristalinas, após estas atividades cheias de “stress”, tomamos rumo à Praia dos Carneiros, tendo ao fundo a Praia da Barra de Sirinhaém passando em seguida bem próximo a A-Ver-O-Mar e Guadalupe, com suas águas calmas e tranqüilas oferecendo um visual inesquecível. 
 
Chegando na Praia dos Carneiros você vai conhecer as acomodações nos Chalés que estão localizados em uma fazenda de coqueiros à beira-mar. São imóveis totalmente mobiliados com geladeira, ar condicionado, ventiladores e outros que estarão nos aguardando para uma pernoite inesquecível com direito a churrasco e café da manhã no dia seguinte. 
 
São 4 chalés com sala, cozinha americana, banheiro e 2 dormitórios e 1 casa com sala, cozinha, banheiro e 3 dormitórios, tudo organizado para o seu conforto e lazer. Deixando a bagagem nos Chalés ficamos livres para curtir esta praia maravilhosa, que além da natureza oferece boas opções para refeições. A noite nos reserva um espetáculo com seu céu estrelado, para a realização de um luau com direito a churrasco e tudo mais. No dia seguinte é servido um bom café da manhã, ficando o tempo livre para curtir mais um pouco esta natureza privilegiada e às 15 hs estaremos prontos para levantar âncora e retornarmos à Porto de Galinhas. 
 
 
Praias: 
 
Camboa 
 
Localizada no litoral sul de Pernambuco, Camboa é a praia ideal para quem busca tranqüilidade. O local é deserto e oferece uma belíssima paisagem para quem gosta de admirar o pôr-do-sol. Além disto, o local possui um atraente coqueiral que pode servir de abrigo quando o calor está muito forte. Já as águas de Camboa podem ser consideradas tentadoras para os turistas, pois são mornas e com ondas calmas. Quando a maré está baixa, a praia oferece um espetáculo à parte e forma verdadeiras piscinas naturais. 
E depois de um agradável banho de mar, o visitante pode optar por um passeio à beira da praia. A areia do local é tão fina que dá até para arriscar uma corrida, tornando o passeio completo. 
 
Muro Alto 
 
A praia de Muro Alto teve seu nome originado de um paredão de areia com coqueiros que existem na região. Conhecida por ser um verdadeiro cartão postal e de deixar qualquer turista encantado, a praia é formada por arrecifes que compõem uma belíssima piscina natural de 2,5 Km de extensão, aproximadamente. O local é bem solicitado por quem procura paz e tranqüilidade para entrar em harmonia com a natureza. 
 
Além disso, Muro Alto também se destaca por suas águas calmas, mornas e convidativas. Já o acesso ao local é feito por buggy. A região pode, ainda, ser considerada quase que intocada pelas mãos do homem, pois o equilíbrio ecológico é respeitado e considerado prioridade para todos que visitam o local. Por isso, quando for para Muro Alto, não esqueça de preservar o meio ambiente, garantindo que este paraíso possa ser desfrutado e apreciado por outras pessoas. 
 
Cupe 
 
Localizada na região Norte de Porto de Galinhas, a praia do Cupe é o local perfeito para quem procura tranqüilidade e gosta de admirar uma natureza que não registra a presença de civilização. Uma de suas principais características é a formação natural da praia que segue em linha reta. 
 
As ondas são fortes e a areia é bem batida, o que possibilita ao visitante fazer uma agradável caminhada à beira mar. Outro atrativo do Cupe que desperta a atenção dos turistas é a beleza do coqueiral que de tão atraente já se tornou uma das paradas obrigatórias para quem visita a região. Por este motivo, as pessoas que conhecem o local gostam de registrar a paisagem, seja filmando ou tirando fotografias para recordação. 
 
Maracaípe 
 
Um point muito disputado pelos turistas que visitam Porto de Galinhas é a praia de Maracaípe, também conhecida como o paraíso dos surfistas amadores e profissionais. A praia é formada por uma baía natural que permite ondulações de maior porte, produzindo ondas que chegam até a dois metros. Por este motivo, "Maraca" torna-se o local preferido dos surfistas que se reúnem para disputar campeonatos ou mesmo para aprimorar o equilíbrio sobre as pranchas. 
 
Além de ser ponto de encontro dos surfistas, Maracaípe conquista os turistas pela sua beleza natural. A areia branca e batida, contrasta com um belíssimo coqueiral e vários cajueiros que somados ao sol forte da região complementam este atraente cenário tropical. 
 
Pontal de Maracaípe 
 
Uma ótima sugestão para quem visita Maracaípe é conhecer de perto o famoso Pontal. É neste exato local que o rio Maracaípe encontra-se com o mar, margeando o manguezal mais preservado da redondeza. A beleza do encontro das águas em contraste com o mangue revela-se um verdadeiro espetáculo da natureza. As águas do Pontal também merecem destaque. Por serem claras e calmas, tornam-se um perfeito convite para os turistas tomarem um refrescante banho. 
 
Muitas pessoas quando estão na praia, aproveitam a oportunidade para fazer um passeio de lancha, caiaque ou jangada. Alguns hotéis da região oferecem caminhadas por trilhas entre os manguezais, o que torna os passeios numa aventura inesquecível. 
 
Enseadinha 
 
Localizada na barra do Rio Maracaípe, a praia da Enseadinha é o local perfeito para quem gosta de tranqüilidade e deseja estreitar o relacionamento com a natureza. A região que é ideal para ser visitada por um grupo de amigos, possui em sua formação arrecifes de coral. 
 
As ondas são fracas e ideais para os banhistas que querem aproveitar as águas mornas da região. Outra característica que chama a atenção dos turistas é que Enseadinha possui uma rica vegetação de mangue. Graças aos manguezais, a localidade ganha uma característica peculiar e de beleza encantadora. Quem resolve passar mais tempo no local, tem a oportunidade de presenciar um lindo espetáculo - quando o sol adormece e cede lugar para a lua. Normalmente, que visita a praia não deixa de registrar a paisagem que em muitos momentos, lembra um verdadeiro cartão postal. 
 
Pontal de Serrambi 
 
Do outro lado do rio Maracaípe, localiza-se uma das mais belas praias do litoral pernambucano - Ponta de Serrambi. Caracteriza-se por ser estreita e inclinada, possui uma areia fina e batida. A 100 metros da praia existe uma grande formação de corais e as ondas são boas para a prática do surfe. 
Outra característica peculiar é que o local é considerado como paraíso dos mergulhadores, pois em suas águas claras e profundas são encontradas embarcações naufragadas. São vapores, galeões, corvetas e cargueiros que fazem a descontração dos turistas que visitam a região. Podemos afirmar que Serrambi proporciona aos turistas uma verdadeira aula de história, uma vez que as embarcações naufragadas são datadas do período do Brasil Colônia, Império e das duas Guerras Mundiais. 
Porto de Galinhas - Pernambuco 
Ponta Ponta 
Passeio de dia inteiro visitando Praia do Cupi, Muro Alto, Cambo, Gamboa, Maracaípe. 
Calhetas e Gaibú 
Passeio de dia inteiro visitando a Praia de Calhetas . Famosa por seus cartões postais, ela tem apenas 100 metros de enseada, mas nunca será esquecida 
Praia de Tamandaré Entre as mais famosas praias do estado de Pernambuco. As areias muito brancas são a marca registrada de Tamandaré e as lindas casas de veraneio dão o toque sofisticado à praia. 
Buggy com Jangada Passeio de jangada pelas piscinas naturais e passeio de buggy no Pontal do Maracaípe 
Praia de Muro Alto Na maré baixa, formam-se piscinas naturais de beleza impressionante. Ótimo local para banho de mar. 
Praia de Serrambi 
Uma das mais bonitas do estado de Pernambuco. Reúne muitas piscinas naturais, areias brancas e coqueirais. Ideal para mergulho