São João Del Rey - Mg

<iframe width="420" height="315" src="//www.youtube.com/embed/OFSddmn4kqw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
 
É uma cidade histórica que forma parte de uma das heranças culturais mais ricas de Minas Gerais.
 
Está localizada a 182 quilômetros de Belo Horizonte, no lado sudeste de Minas Gerais.
 
É umas das cidades históricas de Minas Gerais, que teve muita importância na época do ciclo do ouro.
 
É conhecida pelas suas tradições, principalmente pela Semana Santa.
 
Suas igrejas, são parte obrigatória do programa turístico da cidade; entre as 35 igrejas, estão a de São Francisco de Assis, de Nossa Senhora do Carmo, de Nossa Senhora do Rosário e de Nossa Senhora das Mercedes.
 
É interessante realizar um passeio na locomotora ¨Maria Fumaça¨. 
 
É interessante visitar: 
 
Teatro Municipal (1893) 
Centro Cultural Solar da Baronesa de Itaverava 
Igreja Catedral N.S do Pilar (1721) 
N.S. do Carmo (1733) 
N.S do Rosario (1719) 
Museu Ferroviario 
Museu Memorial Tancredo Neves. 
 
Roteiros Turísticos
 
 
Roteiro Histórico sugerido: 
 
1) Roteiro religioso:
 
Capela do Senhor Bom Jesus do Bonfim - Capela de Nossa Senhora de Lourdes - Igreja de São Francisco de Assis - Passinho da Rua Padre José Maria Xavier - Capela de Santo Antonio - Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Passinho do Largo do Rosário - Capela de Nossa Senhora da Piedade e Bom Despacho - Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar - Igreja de Nossa Senhora das Mercês - Passinho do Largo das Mercês - Passinho da Rua Getúlio Vargas - Igreja de Nossa Senhora do Carmo - Igreja de São Gonçalo Garcia - Capela de Nossa Senhora das Dores - Igreja de Dom Bosco.
 
2) Roteiro de Museus:
 
Memorial Tancredo Neves - Museu Regional - Memorial Dom Lucas Moreira Neves - Museu da Força Expedicionária Brasileira - Acervo do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (Regimento Tiradentes) - Museu Ferroviário - Museu de Estanho John Sommers.
 
3) Roteiro Arquitetônico:
 
Largo de São Francisco - Rua Padre José Maria Xavier - Rua Santo Antonio - Largo do Rosário - Rua Getúlio Vargas - Largo das Mercês - Largo da Cruz - Largo do Carmo - Avenida Hermílo Alves - Rua Balbino da Cunha.
 
4) Roteiro Cultural:
 
Orquestra Ribeiro Bastos - Orquestra Lira Sanjoanense (ambas localizadas na Rua Santo Antonio) - Teatro Municipal (visitas guiadas). 
 
“Contos da meia-noite”
Cidade revive lendas em roteiro turístico noturno
 
A luz dos lampiões coloniais do centro histórico revela uma São João del-Rei noturna que poucas pessoas conhecem. Em suas vielas com seu casario antigo, surgem muitas histórias que vão ser descobertas por turistas e moradores. Isso porque a Cooperativa de Condutores de Turistas do município (Coopertur) desenvolveu o projeto “By Night Tour – Lendas São-Joanenses”, que levam as pessoas para pontos turísticos da Capital Brasileira da Cultura 2007 (CBC 2007), onde ocorre contação ou encenação de lendas presentes no livro do escritor Lincoln de Souza.
 
O passeio dura cerca de duas horas e custa R$15 reais. E quem se aventurar pela noite são-joanense, vai poder reviver histórias no mesmo local em que elas teriam acontecido (veja relação abaixo). São sete lendas em sete pontos distintos da cidade. Contudo, o representante da Coopertur, Cristóvão Vitalino, explica que “é preciso um grupo mínimo de dez pessoas para que as histórias sejam encenadas. Quando há menos pessoas as os casos são apenas contadas”.
 
Critóvão também acentua o caráter ritualístico do passeio. Para ele, a contação de histórias revive os conversas noturnas de pessoas que moravam em cidades pequenas sem muito o que fazer: “A parte das lendas, sejam elas encenadas ou contadas de um modo envolvente e descontraído, é o algo a mais que veio para apimentar o passeio, a fim de trazer de volta essa outra tradição que está se acabando, principalmente nas cidades grandes onde o ritmo de vida é muito acelerado”.
 
Fonte: Sec Turismo