Vitória - Es

Breve histórico de Vitória
 
Fundada oficialmente em 8 de setembro de 1551, Vitória é uma das capitais mais antigas do Brasil e possui um dos conjuntos arquitetônicos mais representativos do país. Uma cidade que se modernizou sem perder de vista as marcas de sua história. Das tradições de catraieiros e paneleiras ao conjunto de edificações e monumentos do Centro Histórico, reúne passado, presente e futuro no mesmo cenário.
 
Projeto Visitar
 
O Projeto Visitar possibilita aos visitantes conhecer a história de Vitória, os principais monumentos do centro e saber um pouco mais do nosso passado. Os patrimônios: Catedral Metropolitana, Igreja de São Gonçalo, Convento de São Francisco, Igreja do Carmo e Igreja do Rosário estão abertos à visitação, com atendimento monitorado, de terça a domingo, das 9 às 17h. Aproveite para conhecê-los percorrendo os roteiros “Vitória de Vila Cidade” e “De Caramurus e Peroás”, visitando externamente os demais patrimônios do centro histórico.
 
Informações e agenda para visitas em grupo: tel.: (27) 3315-5540.
 
Catedral Metropolitana de Vitória
 
 
 
A Catedral teve sua construção iniciada na década de 20 e concluída somente nos anos 70. Apresenta belíssimos vitrais, doados por famílias importantes da ilha, e uma cripta onde estão sepultados os bispos mais antigos do Espírito Santo. De estilo eclético, com predominância do neogótico, possui nave, capela-mor, coro, sacristia, transepto e cripta. O monumento se destaca por sua arquitetura e estilo único na capital.
 
Endereço: Praça Dom Luiz Scortegagna, Cidade Alta - Centro. Horários de visitação: terça a domingo, das 9 às 17h. Tel.: (27) 3223-0590.
 
Convento de São Francisco
 
Construído no séc. XVI pelos frades franciscanos a pedido do primeiro donatário da capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho. Foi o primeiro convento franciscano ao sul do Brasil Colônia, e guarda os túmulos com restos mortais dos freis franciscanos que moraram no Espírito Santo e a Capela de Nossa Senhora das Neves. Construída no século XVIII, é tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual. Atualmente funciona como sede da Arquidiocese de Vitória.
 
Endereço: Rua Abílio dos Santos, 47, Cidade Alta - Centro. Horários de visitação: terça a domingo, das 9 às 17h. Tel.: (27) 3223-6711.
 
Igreja do Rosário
 
 
 
Construída em 1765, de estilo barroco, possui um precioso acervo de arte sacra, foi tombada pelo IPHAN - Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. É o ponto de partida, todos os anos, da procissão de São Benedito, a mais importante e tradicional da Ilha de Vitória.
 
Endereço: Rua do Rosário, Cidade Alta - Centro. Horários de visitação: terça a domingo, das 9 às 17h. Tel.: (27) 3235-7444 / (27) 3222-0387.
 
Igreja de São Gonçalo
 
 
 
Erguida entre 1707 e 1715, em estilo colonial, tornou-se a Igreja matriz da ilha durante a demolição da Igreja de São Tiago e o reinício das obras da Catedral Metropolitana, em 1933. Conhecida como Igreja dos casamentos duradouros, é administrada desde a fundação, pela Irmandade de Nossa Senhora da Assumpção e Boa Morte. Foi tombada como Patrimônio Histórico, em 1948, pelo IPHAN - Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. .
 
Endereço: Rua São Gonçalo, Cidade Alta - Centro. Horários de visitação: terça a domingo, das 9 às 17h. Tel.: (27) 3233-2856/3223-5743.
 
Igreja e Convento do Carmo
 
 
 
Neste conjunto arquitetônico iniciado no século XVII funcionou, durante a primeira metade do século XX, o Colégio do Carmo, a mais importante escola de educação feminina do Espírito Santo. Em 1913, a fachada da Igreja do Carmo foi reformada e suas características, substituídas pela atual decoração neogótica.
 
Endereço: entre as Ruas Coronel Monjardim e Coutinho Mascarenhas, Cidade Alta - Centro. Horários de visitação: terça a domingo, das 9 às 17h. Tel.: (27) 3223-0158.
 
Palácio Anchieta
 
 
 
A construção iniciada ainda no século XVI pelos jesuítas, conhecida hoje como Palácio Anchieta, é resultado de inúmeras modificações feitas na igreja de São Tiago e no Colégio dos Jesuítas. Guarda o túmulo simbólico do padre José de Anchieta, que costumava percorrer a pé um trecho de aproximadamente 100 km entre Vitória e o município de Anchieta, ao sul do Estado. O palácio é utilizado como sede do governo do Estado do Espírito Santo, desde o século XVIII, sendo uma das sedes de governo mais antigas do Brasil.
 
Endereço: Praça João Clímaco - Cidade Alta. Tel.: (27) 3321-3608.
 
Capela de Santa Luzia
 
Foi a segunda igreja construída no Estado, ainda em 1537, a mando de Duarte de Lemos quando ganhou a ilha de Vasco Fernandes Coutinho. Situava-se em local acima de um engenho da fazenda e próxima da residência do próprio Duarte de Lemos, muito freqüentada pelos antigos colonizadores da Capitania. Restaurada pelo IPHAN - Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, mantém traços arquitetônicos simples com característica da arquitetura colonial. Tem frontão e altar barrocos e é a edificação mais antiga da cidade.
 
Endereço: Rua José Marcelino, s/nº - Cidade Alta. Horário de visitação: segunda a sexta, das 8 às 18h. Tel.: (27) 3222-3219.
 
Santuário de Santo Antônio
 
Projetado e construído nas décadas de 1950, 60 e 70, a perfeição e simetria das formas trata-se de uma fiel imitação da igreja bramantesca de Nossa Senhora da Consolação, um templo do século XVI, da cidade de Todi, na Itália. Os padres pavonianos contaram com a ajuda dos moradores do Bairro Santo Antônio, em mutirão, na construção do Santuário. Este foi dedicado ao Santo Padroeiro da Cidade.
 
Endereço: Av. Santo Antônio, 2030 - Santo Antônio. Horário de visitação: segunda, das 17 às 21h. Terça a domingo, das 14 às 21h; missa segunda, terça e quarta, às 19h e no domingo, 8 e 19h. Tel.: (27) 3332-0373.
 
Praia de Camburi
 
 
 
Localizada ao norte da cidade, é a única praia da ilha que fica na área continental. Com seus 6 km de extensão, é completamente urbanizada e arborizada. Conta com posto de orientação para exercícios físicos, calçadão em toda orla para prática de corrida, caminhadas, passeios de bicicletas e áreas para realização de diversos esportes ao ar livre. Tem aproximadamente 25 quiosques que abrem por volta das 8h e fecham às 22h, oferecendo diversificada culinária e petiscos variados, banheiros e chuveiros. Toda a orla é bem iluminada e ao final dela, um belo monumento à Iemanjá.
 
Como chegar: no sentido Norte da cidade, a praia compreende os bairros de Jardim Camburi, Mata da Praia e Jardim da Penha, até chegar à Av. Dante Michelini.
 
Praias da Direita e da Esquerda - Ilha do Boi
 
 
 
Com extensão de 140 metros, o local mantém sua reserva graças a algumas peculiaridades. Além das águas tranqüilas e claríssimas, a praia da Ilha do Boi é um belo recanto natural. Arborizada e a poucos minutos da Praia do Canto e Jardim da Penha, é o ponto de encontro dos jovens da cidade.
 
Como chegar: acesso pela Rua Renato Nascimento Daher Carneiro, atrás do Shopping Vitória.
 
Praia do Canto
 
 
 
Mar de águas frias e calmas para banho e prática de esportes náuticos e estreita faixa de areia para corridas e caminhadas. Dispõe de calçadão, iluminação noturna, bares, lanchonetes e excepcional área recreativa. Já a Praça dos Namorados possui estrutura para prática de tênis, basquete, vôlei e futebol.
 
Como chegar: ao lado do Iate Clube, chegando à Praça dos Namorados, também conhecida como Praça dos Desejos, pela Av. Nossa Senhora dos Navegantes.
 
Curva da Jurema
 
 
 
Não é à toa que a praia da Curva da Jurema está sempre cheia. Numa faixa de areia com 800 metros de extensão, pode-se encontrar de tudo um pouco e a qualquer hora do dia. O visitante pode admirar a paisagem estando confortavelmente instalado em um dos muitos quiosques com áreas cobertas, que servem deliciosos petiscos da culinária capixaba.
 
Como chegar: localizada na Enseada do Suá, percorrendo a Av. Nossa Senhora dos Navegantes, com sinalização turística, e vindo pela Terceira Ponte, segue-se no sentido norte até chegar à praia.
 
Praia das Castanheiras
 
Embora seja pequena, tem na beleza e sombras das suas castanheiras a grande atração para seus freqüentadores. A praia agrada a todos os gostos. Possui pequenas piscinas naturais, entre pedras, propícias para as crianças, além do mar aberto, para quem prefere dar longas braçadas. Situada em uma ilha, o acesso é feito por escada ou caminhando entre as rochas.
 
Como chegar: para chegar a esta praia de peculiar beleza cênica, só mesmo fazendo uma pequena caminhada entre a vegetação e as pedras da Ilha do Frade.
Teatro Carlos Gomes
 
 
 
Inaugurado em 5 de janeiro de 1927, foi inspirado no Teatro Scala, de Milão, e projetado pelo arquiteto italiano André Carloni. Apresenta uma mistura de estilos em que predominam o neoclássico e o art-noveau. A pintura atual do teto é de Homero Massena.
 
Endereço:: Praça Costa Pereira - Centro. Horário de funcionamento: diariamente, das 8 às 17h. Tel.: (27) 3132-8396.
 
Teatro Glória
 
 
 
Edificado em concreto armado e revestimento em pó de pedra, foi projetado pelo arquiteto alemão Ricardo Wright e apresenta elementos da arquitetura eclética, com uso de sacadas e balaústres e o coroamento, com cúpula na esquina. Primeira construção com cinco andares da cidade.
 
Endereço:: Av. Jerônimo Monteiro, 428 - Centro. Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 7 às 16h30 e sexta, das 7 às 15h30. Tel.: (27) 3223-0720.
 
Museu Solar Monjardim
 
 
 
Construído no séc. XVIII, é o único exemplar de arquitetura rural na ilha de Vitória. Foi habitado pelo almirante de fragata Francisco Pinto de Azevedo e em 1940, passou às mãos da família Monjardim. Nomeado em homenagem a um dos mais importantes moradores, o Barão de Monjardim, primeiro Governador do Estado, é considerado um dos melhores e mais bem conservados exemplares da arquitetura rural da região Sudeste.
 
Endereço:: Av. Paulino Muller - Jucutuquara. Horário de visitação: terça a sexta, das 10 às 16h. Tel.: (27) 3223-6609.
 
Escola de Teatro e Dança FAFI
 
 
 
Funcionando em prédio histórico, representa o período de urbanização de Vitória no século XX. Projetada pelo arquiteto tcheco-eslovaco Joseph Pitilik e inaugurado em 1926, abriga a escola de arte com atividades culturais.
 
Endereço:: Av. Jerônimo Monteiro, 656 - Centro. Horário de visitação: segunda a sexta, das 8 às 22h e sábado, domingo e feriado, das 8 às 20h. Tel.: (27) 3381-6924.
 
Museu de Artes do Espírito Santo (MAES)
 
Projeto arquitetônico do tcheco Joseph Pitilick para a Escola de Teatro e Dança FAFI, tem excelente acervo doado pelo governo do Estado. Suas exposições privilegiam artistas capixabas e internacionais. Possui biblioteca e videoteca.
 
Endereço:: Av. Jerônimo Monteiro, 631 - Centro. Horários de visitação: terça a sexta, das 10 às 18h, e sábado e domingo, das 12 às 18h. Tel.: (27) 3132-8393.
 
Casa Porto das Artes Plásticas
 
Construído em 1903, nos estilos do século XX, foi sede da Capitania dos Portos do Espírito Santo por 31 anos. A Casa Porto tem como finalidade promover e sediar eventos culturais ligados às artes plásticas. Abriga exposições de fotógrafos, artistas plásticos e artesãos.
 
Endereço:: Praça Manoel Silvino Monjardim, 66 - Centro. Horário de funcionamento: aberto diariamente, das 8 às 18h. Telefone: (27) 3381-6929.
 
Forte São João
 
 
 
Construído no século XVII na entrada da baía de Vitória, é a única fortificação que se preservou na Ilha que possuía mais quatro fortes para a defesa contra invasores holandeses, franceses, espanhóis e navios pirata.
 
Endereço:: Av. Vitória, 320 - Forte São João. Tel.: (27) 3222-4561.
 
Praça Costa Pereira
 
Considerada o "coração da cidade", antigamente era banhada pelo mar e chamada de Prainha. O Largo Costa Pereira foi transformado na Praça da Independência, sendo conhecido por este nome até a década de 60, quando voltou a sua denominação anterior.
 
Complexo da Ciência
 
Escola da Ciência - Biologia e História
 
Museu de ciência que destaca a cultura regional através de exposição com temas capixabas. Abrange espécies vivas em aquários, animais empalhados, fotografias e espécimes da flora, maquetes, artefatos arqueológicos, utensílios de pesca, artesanato, instrumentos musicais, ferramentas e alimentos resinados - referência à cultura capixaba.
 
Endereço:: Av. Dário Lourenço de Souza, 790, Mário Cipreste - Sambão do Povo. Horário de funcionamento: terça a sábado, de 8 às 12h e das 14 às 18h, e aos domingos e feriados, das 14 às 18h. Escolas e grupos devem agendar visita. Tel.: (27) 3332-1612/3381-6994.
 
Escola da Ciência Física
 
Espaço com instrumentos científicos que desmistificam a física com estratégias lúdicas e interativas. Criada para popularizar o conhecimento científico mediante a interação com instrumentos científico-pedagógicos, contribui para a formação da cidadania e oferece uma série de oficinas, cursos, palestras e exposições.
 
Endereço:: Rua José de Anchieta, s/nº, Parque Moscoso - Centro. Horário de funcionamento: terça a sábado, das 8 às 12h e das 14 às 18h e domingo, das 14 às 18h. Escolas e grupos devem agendar visita. Tel.: (27) 3233-3556.
 
Planetário de Vitória e Observatório Astronômico
 
Com capacidade para 80 pessoas, o planetário é mantido por meio de parceria entre a Prefeitura de Vitória e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Apresenta diferentes simulações do espaço.
 
Endereço:: Av. Fernando Ferrari, s/nº, Campus da UFES - Universidade Federal do Espírito Santo. Horário de funcionamento: aberto a visitas agendadas para escolas de terça a quinta e ao público em geral todas as sextas às 19h. Tel.: (27) 3335-2489.
 
Praça da Ciência
 
Um belo lugar de lazer educativo, à beira-mar, com brinquedos instigantes e interessantes que incentivam a aprender ciências. Dispõe de monitores para apresentar os equipamentos.
Associação das Paneleiras de Goiabeiras
 
 
 
A tradicional Panela de Barro, ideal para o preparo da moqueca capixaba, pode ser encontrada no bairro de Goiabeiras. A Associação conserva a tradição de mais de 400 anos da feitura das panelas, que passa de mãe para filha, utilizando o barro de batinga e a tintura de tanino, retirada dos manguezais de Vitória. Suas panelas possuem o Selo de Autenticidade das Panelas de Barro, criado pela Prefeitura de Vitória, e vendidas no galpão da Associação.
 
Endereço: Rua Leopoldo G. Salles, 55 - Goiabeiras. Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8 às 19h e, no caso de grupos, agendar visita pelo tel.: (27) 3327-0519.
 
Mercado Capixaba
 
 
 
Projetado pelo arquiteto Joseph Pitilick e construído para substituir o antigo mercado municipal, possui formas ecléticas e neoclássicas. Acessível por duas avenidas - Princesa Isabel e Jerônimo Monteiro - oferece artesanatos em argila, palha, bambu, entre outros.
 
Endereço: Av. Princesa Isabel, 251 - Centro. Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h30 às 19h. Sábado, das 8 às 16h. Tel: (27) 3322-6805.
 
Artesanato
 
O principal ícone do artesanato da cidade é a panela de barro, mas Vitória possui também outros trabalhos de igual valor, como as peças em conchas, flores de escamas de peixe, bordados, rendas e tapetes. Tais trabalhos podem ser adquiridos nas associações da cidade.
 
ACARTE – Associação Capixaba de Artesãos
 
Av. Hugo Viola, 955, Loja 06 – Mata da Praia. Tel.: (27) 3315-0174.
 
Casa do Artesão
 
Rua Henrique de Novaes, 50, Centro. Tel.: (27) 3222-2266.
 
Artes do Jardim
 
Shopping Norte Sul, piso térreo, Jardim Camburi. Tel.: (27) 3328-1286.
 
Artesanatos Sutil
 
Praia de Camburi: Av. Dante Michelini, 875. Tel.: (27) 3225-0626.
 
Mercado da Vila Rubim
 
Inaugurado em 1969, abriga 42 lojas, uma praça e um mezanino central, com sanitários adaptados para portadores de deficiência física. Lá você encontra temperos, ervas, artigos de umbanda, pescado, aves, pequenos animais, carnes, aviamentos, doces, roupas etc.
 
Endereço: Rua Orlando Rocha, 92. Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8 às 18h30. Tel.: (27) 3222-7422/3222-2975.
 
Associação de Ceramistas do Espírito Santo
 
Com o intuito de congregar os ceramistas do Estado, foi criada em 21 de junho de 2001 a ACES, cujos objetivos principais são levar a arte da cerâmica como terapia alternativa e incrementar as relações entre os artistas cerâmicos do país e do exterior, entre outros.
 
Endereço: Rua Tito Machado, 66 – Horto. Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 14 às 18h. Tel.: (27) 3325-3979
 
Hortomercado
 
Reinaugurado no dia 18 de julho de 2007, possui 25 lojas variadas, com artesanato, queijos, produtos orgânicos, vinhos, flores, peixaria, carnes, etc. É um ambiente climatizado que possui vários restaurantes, bares e praça de alimentação, sendo um ótimo espaço para entretenimento e happy hour.
 
Endereço: Rua Licinio dos Santos Conte, 51 – Enseada do Suá. Horário de funcionamento: diariamente, das 8 às 23h. Tel.:(27) 3315-9604.
 
Shopping Vitória
 
Localizado de frente para o mar e numa das áreas mais nobres da Grande Vitória, o Shopping Vitória é o maior centro de compras da Capital. Com arquitetura arrojada, iluminação natural e varandas panorâmicas, possui 320 lojas de produtos diversos, praça de alimentação com 28 restaurantes e fast-foods, cinemas e estacionamento amplo.
 
Endereço: Av. Américo Buaiz, 200 - Enseada do Suá. Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 10 às 22 horas. Domingo, das 15 às 21 horas. Tel.: (27) 3335-1000/3200-3355.
 
Shopping Norte Sul
 
Um empreendimento arrojado no bairro que mais cresce em Vitória. Esse é o Shopping Norte Sul, em Jardim Camburi. São 95 lojas com as melhores marcas e vários segmentos, praça de alimentação, com restaurantes, fast-foods, praça de diversão eletrônica, cinema, pré-vestibular e academia, além de Correios, loteria, farmácia, banco, caixas eletrônicos, etc.
 
Endereço: Av. José Maria Vivácqua dos Santos - Jardim Camburi (av. Norte Sul). Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 10 às 22 horas. Domingo, das15 às 21 horas. Tel.: (27) 3317-4040.
 
Shopping Jardins
 
O shopping oferece variadas opões de lojas de diversos segmentos, praça de alimentação, serviços bancários, estacionamento, salas comerciais e cinema.
 
Endereço: Av. Anísio Fernandes Coelho, 453 – Jardim da Penha. Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 10 às 22h. Domingo, das 11 às 23h. Tel.: (27) 3225-2544.
 
Fonte: Sec Turismo
 
Distâncias rodoviárias de Vitória para outras capitais
 
Cidades Distância (km.)
Rio de Janeiro 521
São Paulo 882
Belo Horizonte 524
Brasília 1.239
Curitiba 1.300
Florianópolis 1.597
Porto Alegre 2.001
Goiânia 1.428
Salvador 1.202
Porto Seguro 612
Recife 1.891
Teresina 2.171
Fonte: DNIT
 
Distância de Vitória às sedes dos demais municípios do ES
 
Município Distância (km.)
Afonso Cláudio 142,67
Água Doce do Norte 280,93
Aguia Branca 208,15
Alegre 181,73
Alfredo Chaves 79,90
Alto Rio Novo 218,21
Anchieta 77,19
Apiacá 206,80
Aracruz 75,81
Atílio Vivacqua 155,79
Baixo Guandu 169,98
Barra de São Francisco 266
Boa Esperança 273,52
Bom Jesus do Norte 220,46
Brejetuba 147,71
Cachoeiro de Itapemirim 143,37
Cariacica 19,86
Castelo 136,78
Colatina 130,37
Conceição da Barra 241,77
Conceição do Castelo 125,08
Divino de São Lourenço 219,90
Domingos Martins 47,18
Dores do Rio Preto 232,85
Ecoporanga 308,78
Fundão 53,57
Governador Lindenberg 180,16
Guaçuí 202,93
Guarapari 53,07
Ibatiba 162,24
Ibiraçu 69,55
Ibitirama 209,58
Iconha 92,31
Irupi 191,20
Itaguaçu 119,27
Itapemirim 112,35
Itarana 111,07
Iúna 174,18
Jaguaré 200,61
Jerônimo Monteiro 160,39
João Neiva 77,70
Laranja da Terra 137,64
Linhares 133,86
Mantenópolis 251,38
Marataízes 115,31
Marechal Floriano 50,69
Marilândia 155,82
Mimoso do Sul 177,82
Montanha 326,97
Mucurici 337,47
Muniz Freire 157,19
Muqui 173,37
Nova Venécia 247,41
Pancas 183,70
Pedro Canário 266,38
Pinheiros 282,05
Piúma 87,01
Ponto Belo 332,27
Presidente Kennedy 156,01
Rio Bananal 178,39
Rio Novo do Sul 110,20
Santa Leopoldina 44
Santa Maria de Jetibá 82,25
Santa Teresa 71,65
São Domingo do Norte 183,81
São Gabriel da Palha 204,70
São José do Calçado 212,70
São Mateus 215,25
São Roque do Canaã 102,16
Serra 26,22
Sooretama 156,76
Vargem Alta 110,08
Venda Nova do Imigrante 107,47
Viana 24,19
Vila Pavão 278,21
Vila Valério 200,16
Vila Velha 6,4
Fonte: DER