Havaí

Além de praias de areias negras, estradas que serpenteiam entre encostas verdejantes e enormes vulcões extintos, Maui vibra com a colorida cultura havaiana. Antes de ficar ansioso e sem saber por onde começar, veja aqui o que você não pode deixar de ver e fazer na ilha, na seleção especial do Four Seasons:

Pedale de Haleakala até o mar ao nascer do sol
Quem faz esse passeio ciclístico vê o sol nascer em Haleakala, o vulcão que domina a paisagem da ilha, e chega pertinho de sua impressionante cratera, com 860 metros de profundidade e 34 quilômetros de circunferência (o suficiente para engolir a ilha de Manhattan). A aventura começa na entrada do Parque Nacional Haleakala. De lá, você desce pedalando por entre encostas verdejantes, com vista para as montanhas e a costa sul da ilha, até o Paia Beach Park, no Pacífico.

Pegue a estrada para Hana
Cada curva da sinuosa estrada para Hana – dizem que são 600 – descortina uma vista mais bela do oceano lá embaixo. O passeio, imperdível, se estende por 83 quilômetros, passando por pontes, cachoeiras, lagos, encostas verdes e parques, e termina na Baía de Hana, que preserva praias virgens e antigos costumes havaianos. Vá de carro e saia cedo, se for voltar no mesmo dia; a estrada de mão dupla requer cerca de quatro horas para ser percorrida de ponta a ponta.

Mergulhe em Molokini
Topo de um vulcão submerso, em forma de meia-lua, a ilha de Molokini é um santuário de pássaros e vida marinha. Está entre os melhores lugares para mergulhar de Maui, de snorkel ou cilindro. Na água incomparavelmente transparente, dá para ver polvos, tartarugas e uma infinidade de peixes. Muitas operadoras oferecem o passeio, que começa com uma viagem de catamarã até a ilha, a 5 quilômetros da costa.

Faça um cruzeiro para ver baleias
De novembro a abril, as baleias-jubarte visitam as águas quentes de Maui para dar à luz os filhotes. Não é incomum avistá-las da praia, mas também dá para reservar um lugar nos cruzeiros promovidos pela Pacific Whale Foundation para avistar as gigantescas criaturas no oceano. Com mais de 30 anos de experiência em ecoturismo, a Fundação oferece passeios instrutivos e emocionantes, com 100% da renda revertida para o custeio de programas de pesquisa e conservação de baleias, golfinhos e da vida marinha em geral.

Pegue uma praia de areias negras
Uma parada inesquecível na estrada para Hana é o parque Waianapanapa State Park, que abriga praias de areias negras – formadas pelo choque das ondas do mar com as rochas vulcânicas ao longo de milênios –, além de cavernas marinhas, arcos naturais de pedra, templos religiosos e colônias de pássaros. Há trilhas para caminhada, algumas bem puxadas; quem prefere a vida mansa pode optar por fazer um piquenique, pescar ou acampar no parque.

Vá colher lavandas
De descendência chinesa e havaiana, Alii Chang foi criado pela avó em uma fazenda orgânica de frutas e flores em Oahu – a ilha em que se localiza a capital do Havaí, Honolulu. Com as habilidades que adquiriu, montou sua própria fazenda de flores em Kula. Mais seco que o resto da ilha, o trecho provou-se perfeito para o cultivo da lavanda. Em pouco tempo, de tão próspero e belo, o lugar entrou para o roteiro das visitas obrigatórias em Maui. Lá, dá para desfrutar de um delicioso piquenique gourmet na relva ou participar da colheita da lavanda, percorrendo os campos aromáticos e lilases.

Voe sobre as montanhas
Faça um voo panorâmico de helicóptero para ver, do melhor ponto de vista, as belas montanhas do oeste da ilha. O passeio explora picos cobertos de neblina e um sem número de vales escondidos, cobertos de florestas tropicais verdejantes e cortados por impressionantes quedas d'água.

Assista às manobras das feras
Quer ver os profissionais do surfe em ação? Dê um pulo na belíssima Ho'okipa Beach, que fica na estrada para Hana. As ondas gigantes atraem feras do mundo todo, principalmente no inverno. Surfistas preferem a manhã; a melhor hora para vê-los é por volta de 11h. À tarde, a praia é dos wndsurfistas.

Curta um luau
Uma versão bem clássica da festa havaiana de praia acontece todas as noites na antiga capital da ilha, Lahaina. O Old Lahaina Luau oferece pratos típicos, como o Kalua Pua'a (porco assado), além de canto e dança hula, tudo à beira do mar. De abril a setembro, a festa começa às 17h45; de outubro a março, às 17h15. Reservar com antecedência.

Descubra o parque Iao
Principalmente para quem viaja com crianças, o Iao Valley State Park é um passeio imperdível. Sítio histórico, marcado pela majestosa montanha Iao Needle, oferece trilhas fáceis, belas paisagens e lugares para nadar, além do Hawai'i Nature Center, onde se aprende sobre a flora e a fauna da ilha.