Curso de Agente de Viagens Online

México City

Cidade do México

Construída no século quatorze pelos Astecas, a Cidade do México tem ao seu redor, muitos resquícios da cultura Maia, espalhados nos prédios históricos, parques e sítios arqueológicos.

A Cidade do México é a capital do México, sendo também o principal centro político, acadêmico, econômico, financeiro, empresarial e cultural do país.

Sua riqueza cultural apresenta muitas ruínas da cultura Maia, o que atrai muitos turistas, principalmente historiadores e arqueólogos. Um local  muito procurado são  as Pirâmides de Teotihuacan, uma cidade sagrada (distante 50 km do centro da cidade do México) com 34 quilômetros quadrados e uma das mais impressionantes obras do mundo antigo. Foi a primeira grande área urbana no Hemisfério Ocidental, tendo abrigado cerca de 125 mil habitantes. Em Teotihuacan há uma pirâmide com  248 degraus.
Pirâmides de Teotihuacan- Cidade do México

Localizada a mais ou menos 2200 metros de altitude em um vale rodeado por 104 vulcões e muitas montanhas, a Cidade do México abriga cerca de  17% da população total do país. O  Distrito Federal é considerado a  terceira maior aglomeração urbana mundial e a segunda maior do continente americano.
Calçadão central/ Cidade do México

Prédios e monumentos históricos

De tão grande que é Ciudad de México, em alguns  momentos é difícil saber por onde começar a conhecê-la. Como parte do acervo cultural da cidade há inúmeros museus e teatros, destacando-se entre  os mais visitados, o  ”Museo Nacional de Antropología”, “Museo de Historia Natural”, “Museo de la Comisión Federal de Electricidad”, “Museo de Arte Moderno”, “Museo San Ildefonso”, “Palacio de Bellas Artes” e “Templo Mayor”.  Diversas galerias com exposições de grandes pintores mexicanos, como: Rufino Tamayo, Frida Kahlo, Diego Rivera, José Clemente Orozco, Remedios Varo, José Alfaro Sequeiros, entre outros.


Na foto que nos enviou a leitora Eliane G. Luiz, vê-se o Palácio de Bellas Artes, um dos locais mais procurados pelos visitantes devido à arquitetura  ostensiva, que une dois estilos de forma harmoniosa e elegante: o Art Nouveau do seu exterior com o Art Deco do interior .
Palacio de Bellas Artes (Ciudad de Mexico). 1

Catedral Metropolitana

Símbolo da colonização espanhola e da arquitetura Barroca-Churriqueresca. É a maior catedral latino americana, cuja construção levou 250 anos para ser concluída. Na foto abaixo podemos ver a riqueza de sua arte.

Catedral Metropolitana - Centro Histórico - Ciudad del México

ZÓCALO, a 3ª maior praça do mundo

Além de ser a sede dos poderes políticos, econômicos e religiosos, a  praça é um ponto de encontro onde o povo do México se reúne para a celebração de festas ou participar em manifestações. É o lugar em que os mexicanos tomam parte na história.
Zocalo- 3ª maior praça do mundo- Cidade do México- wikipédia Commons

Zocalo – 3ª maior praça do mundo /  Cidade do México- wikipédia Commons

Muitos outros  monumentos são  símbolos da história e cultura mexicana, destacando-se como os mais relevantes o “Ángel de la Independência”, “Diana Cazadora”, “Monumento a la Revolución”, “Monumento a los Niños Héroes”, “Hemiciclo a Juárez”, “Monumento a Colón”, “Torres de Ciudad Satélite”, entre outros.

O museu Museo Nacional de Antropologia e Historia é um local interessantíssimo para se visitar porque Exibe a maior coleção de objetos pré hispânicos das diferentes civilizações que habitaram  o território mexicano.
Museo Nacional de Antropologia e Historia.

Outro Museu  muito visitado é La Casa Azul, a casa onde viveu a artista plástica Frida  Kahlo.  Localizado em uma das ruas mais  bela e antiga da Cidade do México, Casa Azul foi convertida em museu em 1958, quatro anos após a morte do pintora.  Mensalmente o museu  recebe cerca de 25.000 visitantes; 45% destes são estrangeiros.
Casa Azul - Museo Frida kahlo - Cidade do México

Parques da cidade do México

Apesar de ser uma enorme zona urbana, a cidade também abriga espaços mágicos, como Chapultepec,  o parque mais visitado da cidade que conta com zoológico, seção de jogos mecânicos e grandes extensões de áreas verdes com muitos monumentos e belas fontes.  Ao todo são 150 parques, todos muito bem conservados e freqüentados nos finais de semana por mexicanos e turistas, onde se pode descansar, assistir eventos artísticos, comprar artesanato tradicionais ou até mesmo realizar atividades de ecoturismo.

.
Veja mais fotos do Bosque Chapultepec na nossa galeria de imagens.

Por ser uma cidade cosmopolitana, o Distrito Federal conta com templos de todas as religiões, sinagogas, igrejas evangélicas, católicas e protestantes, bem como templos ortodoxos. Para a prática do Islam existem masjids e para os budistas há uma Casa do Tíbet.

Na cidade do México encontra-se o principal templo católico da América, a Basílica de Guadalupe; um templo sofisticado que comporta até 40.000 pessoas, e tem até tapete rolante na frente da imagem da virgem de Guadalupe para evitar a demora dos fiéis.
Basilica de Guadalupe - Cidade do México

Basilica de Guadalupe – Cidade do México

Na área gastronômica, pode-se desfrutar de uma ampla variedade de pratos nacionais e internacionais, nos mais simples ou requintados restaurantes. Dentre os pratos típicos da culinária mexicana destacam-se os famosos “tacos e quesadillas” .

Pelo baixo custo de vida em Cidade do México, excelente infraestrutura e qualidade dos serviços turísticos; muitos empresários e conferencistas internacionais a preferem para realizar seus congressos.
Turismo no México

 

A capital do México é a segunda metrópole mais populosa do mundo e encanta pela mistura do antigo com o contemporâneo. É o destino perfeito para todos os gostos, pois oferece atrações culturais, gastronômicas, de lazer, etc. Veja alguns pontos turísticos imperdíveis:

·         Catedral Metropolitana: Símbolo da colonização espanhola e da arquitetura Barroca-Churriqueresca. É a maior catedral latino americana e levou 250 anos para ser construída.

·         Palácio Nacional: Conta com os arabescos através de “Diego Rivera” que narram a história mexicana.

·         Zócalo: A 3ª maior praça do mundo e a principal da cidade. É cercada de museus e locais históricos.

·         Templo Mayor: Marco-zero da Ciudad del México, foi o local onde os maias começaram a construir a grande cidade Asteca.

·         Teotihuacán: É uma cidade sagrada com 34 quilômetros quadrados e uma das mais impressionantes do mundo antigo. Foi a primeira grande área urbana no Hemisfério Ocidental, tendo abrigado cerca de 125 mil habitantes. Lá existe uma pirâmide do sol com 248 degraus.

·         Chapultepec: É o parque mais visitado da cidade e conta com zoológico, seção de jogos mecânicos e grandes extensões de áreas verdes com muitos monumentos e belas fontes.

·         Museu de Nacional de Antropologia – Localizado no parque de Chapultepec, o museu tem 12 galerias divididas por civilizações e regiões, sendo a maior a dos astecas.