Curso de Agente de Viagens Online

Puerto Vallarta

 

Os turistas logo descobrem que não há uma, mas várias Puerto Vallartas. A antiga Vallarta é um reduto de ruelas estreitas, lojas e mercados centrados ao redor do Río Cuale. Ao norte da cidade antiga está a nova Vallarta com imensos hotéis, boates, marinas na orla da baía das Banderas. Ao sul da cidade está a verdejante costa, cheia de praias e enseadas protegidas, algumas só acessíveis de barco.

A maioria das atrações de Puerto Vallarta está na cidade antiga. No coração dessa região está a pequena Plaza Principal dominada pela igreja Guadalupe em formato de cruz. Ao norte da praça principal está o Malecón, um agradável calçadão na orla com lojas e restaurantes. As ruas de dentro da cidade antiga abrigam galerias de arte, lojas de roupas e souvenirs. Há barracas lotadas de artesanato mexicano no mercado municipal e na Isla Cuale, uma pacífica ilha no meio do Río Cuale.

O pequeno museu arqueológico (Museo del Cuale, Paseo Isla Cuale) em Isla Cuale compensa a visita, assim como a Casa Kimberly (Zaragosa 446, +52 322 222 1336), uma villa (hoje um B&B com pequeno museu) que pertenceu a Elizabeth Taylor e Richard Burton em um bairro pitoresco conhecido como Gringo Gulch. Ao sul de Río Cuale é a parte mais charmosa da cidade antiga. Suas ruas tranqüilas salpicadas de pequenas lojas e restaurantes são perfeitas para caminhar e absorver o típico ambiente mexicano.

Dois destinos obrigatórios ao sul da cidade são a Playa Mismaloya (Highway 200, km 10) e Yelapa. Playa Mismaloya é ideal para nadar e excelente para mergulhar de snorkel nas pedras da chamada região Los Arcos. Mismaloya tem um cenário cinematográfico restaurado dos anos 1960. Desde Puerto Vallarta é possível ir de barco até Yelapa, uma enseada idílica e à vontade.

História Local

Puerto Vallarta começou como uma pequena cidade mineira na boca do Río Cuale, em meados dos anos 1800. A municipalidade de Puerto Vallarta foi estabelecida em 1918, mas só ficou conhecida como cidade de veraneio nos anos 1950. Ficou famosa durante a década de 1960, depois da construção das avenidas e do aeroporto.

Política Local

Puerto Vallarta fica no estado mexicano de Jalisco. A capital do estado é Guadalajara, a segunda maior cidade do México. Isolada durante muito tempo do resto do país, Puerto Vallarta não teve um papel importante no quadro político nacional. Mesmo sendo uma cidade de veraneio, raramente é palco de manifestações políticas e trabalhistas.