Curso de Agente de Viagens Online

Toronto

Toronto, capital da Província de Ontário, cujo nome significa "Ponto de Encontro" na língua indígena. Situa-se às margens do Lago Ontário e é a quinta maior cidade da América do Norte. A cidade é considerada a mais multicultural do mundo. Sua população de 4.3 milhões de residentes inclui cerca de 80 grupos étnicos falando mais de 50 idiomas diferentes.

Toronto é uma das mais seguras e limpas cidades da América do Norte e conhecida também pela cordialidade de seus habitantes. As quatro estações do ano são bem definidas, com temperaturas que atingem extremos, proporcionando um Verão quente e um Inverno rigoroso. Toronto também é conhecida por abrigar as principais universidades e escolas de inglês do país.

A rua mais comprida do mundo está em Toronto, a Yonge Street. Toronto também tem a mais alta estrutura livre do mundo, a CN Tower, com 533 metros de altura. A área Metropolitana de Toronto tem uma população aproximada de 5 milhões de habitantes, sendo a maior cidade do Canadá e o principal centro industrial e financeiro do País.

 



Toronto é uma das poucas cidades da América do Norte que ainda conta com bondes elétricos

O sistema de transporte de cobre cerca de 1200 quilômetros de linhas de ônibus, metrô e Street car (bonde elétrico).

a) Ônibus e Street Car

A cidade conta com 150 linhas de ônibus. Com exceção das linhas "99" e "171", todas as demais linhas fazem conexão com as estações de metrô. Toronto é uma das poucas cidades da América do Norte que ainda conta com bondes elétricos. Ao todo são 11 linhas de bonde que fazem conexão com diversas estações de metrô.

Confira no link a seguir informações sobre as rotas de ônibus: www3.ttc.ca/Routes/Buses.jsp

Confira no link a seguir informações sobre as rotas de Street Car: www3.ttc.ca/Routes/Streetcars.jsp

b) Metrô

Toronto possui duas linhas principais de metrô: a Yonge–University–Spadina (norte-sul) e Bloor–Danforth (leste-oeste). Há também outras duas linhas secundárias: a  Sheppard e a Scarborough RT.

Confira no link a seguir informações sobre as rotas de metrô:
http://www3.ttc.ca/Subway/index.jsp

c) Tarifas (adulto)

Bilhete único: CA$ 2,75
Carnê com 5 bilhetes: CA$ 11,25
Carnê com 10 bilhete: CA$ 22,50
Passe mensal: CA$ 100
Passe semanal: CA$ 32,25
Passe diário: CA$ 9

 

A CN Tower é a atração turística mais visitante de Toronto, recebendo anualmente cerca de 2 milhões de visitantes. Com 553 metros de altura - equivalente a um prédio de 170 andares -, a torre é a terceira mais alta construção do mundo.

A CN Tower conta 4 níveis para observação - quanto mais alto você sobe, mais bonita vai ficando a paisagem. Em dias limpos, a visibilidade chega atingir 160 quilômetros, podendo-se avistar as Cataratas do Niágara, na fronteira do Canadá com os Estados Unidos.

A 342 metros do solo está o Chão de Vidro e um observatório externo. A 346 metros está o Horizons Café, loja de fotos e um Observatório interno. Ao ponto de 351 metros há um um restaurante giratório, que faz uma volta panorâmica de 360 graus em 72 minutos.

Serviço

Como chegar usando transporte público: transitando de metrô, desça na Union Station. De lá é um pulo até a Torre, caminhando pela Front Street, direção oeste ou pelo passeio coberto SkyWalk.

Horário de Funcionamento: está aberta 364 dias ao ano (fecha apenas no dia de Natal). O horário de funcionamento varia conforme a estação do ano.

Endereço: 301 Front St. West ( & John St.) – na região central de Toronto, entre o Rogers Centre e o Metro Toronto Convention Centre

Quanto custa: ingressos a partir de CA$ 22.

 



O aeroporto é o maior do Canadá, recebendo vôos de todos os lugares do país e do exterior, inclusive do Brasil


O principal aeroporto de Toronto é o Pearson International Airport (YYZ). O aeroporto é o maior do Canadá, recebendo vôos de todos os lugares do país e do exterior, inclusive do Brasil e de outros países da América do Sul.

Chegada de vôos

Confira na página a seguir quais vôos estão chegando no momento no Pearson International Airport:

http://www.gtaa.com/en/travellers/search_results/?info=arrivals&all=true&submitting=true

Locadoras de carros

Veja a lista de locadoras de carros que funcionam dentro do aeroporto de Pearson:

- Avis
Site: www.avis.com
Telefone (Terminal 1): (905) 676-1032/33
Telefone (Terminal 3): (905) 676-1034

- Budget
Site: www.budget.com
Telefone (Terminal 1): (905) 676-1500
Telefone (Terminal 3): (905) 676-0522

- Dollar/Thrifty
Site: www.dollar.com ou www.thrifty.com
Telefone (Terminal 1): (905) 673-8811
TTelefone (Terminal 1): (905) 673-8811

- Hertz
Site: www.hertz.com
Telefone (Terminal 1 e 3): (416) 674-2020 ou 1-800-263-0600

- National/Alamo
Site: www.nationalcar.com ou www.alamo.com
Telefone (Terminal 1 e 3): (905) 676-2647

Site do Aeroporto:  www.gtaa.com/

 

 

Toronto possui um clima com quatro estações bem definidas - frio e úmido no Inverno e quente e seco no Verão. No verão, entre maio e setembro, a temperatura varia entre 16 e 26 graus.

A precipitação média anual de chuva de Toronto é de 81 centímetros. A taxa de precipitação média de neve é de 250 centímetros. O mês menos chuvoso é o mês de agosto, com média de apenas 9 dias chuvosos. O mês mais chuvoso do ano é o de janeiro, que registra em média 16 dias onde há precipitação de chuva, neve ou granizo.

a) Média mensal das temperaturas de Toronto:

Janeiro: - 5 graus centígrados
Fevereiro: - 5 graus centígrados
Março:  0 graus centígrados
Abril: 6 graus centígrados
Maio: 12 graus centígrados
Junho: 18 graus centígrados
Julho: 21 graus centígrados
Agosto: 20 graus centígrados
Setembro: 16 graus centígrados
Outubro:  9 graus centígrados
Novembro: 3 graus centígrados
Dezembro:  2 graus centígrados

b) Previsão do tempo

Para conferir a temperatura no momento em Toronto, acesse a página a seguir:

www.theweathernetwork.com/weather/caon0696

Para conferir a previsão do tempo para as próximas horas em Toronto, acesse a página a seguir:

http://www.theweathernetwork.com/hourlyfx/caon0696/hourlytable/1

Para conferir a previsão do tempo para os próximos 14 dias em Toronto, acesse a página a seguir:

http://www.theweathernetwork.com/fourteenday/caon0696
 

 



Aí vão agumas dicas importantes para você se localizar em Toronto: se perceber que está descendo uma encosta, muito provavelmente estará indo em direção ao Lago Ontário. Em segundo lugar, lembre-se de que a estrutura mais alta do mundo sem sustentação de cabos, a CN Tower (301 Front Street W, at John Street, +1 416 868 6937, www.cntower.ca) é uma ótima referência quando se trata de encontrar o rumo. Fica de frente para o lago, a oeste do centro.

Em terceiro, a cidade foi construída com planejamento urbano: a Yonge Street (pronuncia-se ‘Young’) começa na beira da água e segue nas direções norte e oeste por cerca de 1.931 km. Ficou famosa por ser simplesmente a rua mais longa do mundo; a numeração do eixo norte-sul começa do zero na porção sul de todas as ruas e aumenta à medida que se caminha para o norte; o nome das ruas da direção leste-oeste e a numeração dos imóveis têm como referência a posição a leste ou a oeste da Yonge.

É em Downtown Toronto, às margens do rio, com Don Valley a leste, a Bloor Street ao norte e a Bathurst Street a oeste, que está a maioria das atrações turísticas e principais centros artísticos e de entretenimento da cidade. Aqui está o trabalho, a diversão e a vida dos que moram na cidade. É aqui que está o bairro dos teatros (Royal Alexandra, 260 King Street W e Princess of Wales Theatre, 300 King Street W, +1 416 872 1212, www.mirvish.com) e os templos dos esportes como o Rogers Centre (1 Blue Jays Way, +1 416 341 2770, www.rogerscentre.com) e o Air Canada Centre (40 Bay Street, +1 416 815 5500, www.theaircanadacentre.com).

Os mais animados passeiam no Entertainment District, com seus clubes noturnos na Richmond Street W, da University Avenue à Spadina Avenue. O centro da Chinatown fica na Spadina Avenue e Dundas Street W, espalhando-se por todas as direções. Adiante está a Midtown, com sua diversidade cultural, onde mora o dinheiro e onde é gasto com lojas de muito gosto. Aqui estão o falso castelo gótico, a Casa Loma (1 Austin Terrace, at Spadina Road, +1 416 923 1171, www.casaloma.org) e o grandioso Spadina Historic House, do século 19 (285 Spadina Road, at Austin Terrace, +1 416 392 6910).

O bairro badalado em West End, conhecido como West Queen West, tem hotéis boutique, galerias, bares e restaurantes que atraem tanto os endinheirados quanto os alternativos. O Distillery District (Mill Street, +1 416 364 1177, www.thedistillerydistrict.com), a leste do centro da cidade, é o resultado da transformação de uma fábrica de bebidas caindo aos pedaços em um lugar turístico com galerias, teatro, restaurantes e pubs.

East Toronto (também conhecido como East Side) foi menos modificado e mantém uma tradicional atmosfera residencial, a Danforth de influência grega, a Little India e The Beaches (exatamente o que parece, com lugares simpáticos para comer e beber e algumas intrigantes ruas residenciais para passear). Finalmente, a North Toronto (North Side) tem as amenidades cívicas de North York (que, antes da unificação, era uma das maiores cidades do Canadá), além de muitos subúrbios.

 

História Local

Para uma cidade que não era nem considerada pelos índios Huron um ‘ponto de encontro’ até o século 17, Toronto até que trilhou seu caminho bem rápido até o estrelado.

Em 1720, os franceses montaram aqui um posto comercial, que foi mais tarde tomado pelos ingleses em 1759. Habitado por legalistas dos Estados Unidos, que vieram para cá após a Revolução Americana, tem desde então a reputação de conservadora, que atualmente está empenhada em sepultar.

 

Política Local

Apesar de ter entrado no século 21 enfrentando dificuldades com o surgimento da SRAG (síndrome respiratória), com a derrota em sediar as Olimpíadas e com o fracasso de uma campanha para sediar uma feira internacional, Toronto está otimista.

Embora se diga que a cidade está em baixa, um renascimento cultural está a caminho, com novos museus, galerias e teatros, muitos projetados pelos arquitetos mais renomados do mundo.

O planejamento para desenvolver a região à beira da água está em andamento, de onde vamos poder assistir Toronto continuar a crescer e amadurecer.