Córdoba

<iframe width="420" height="315" src="//www.youtube.com/embed/LAV5ROVxZ9c" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
 
As origens Córdoba estão perdidos notempo . A sua localização perto do rio e as riquezas da terra rural a forma como o lugar ideal para as primeirasocupações pré-históricas. Mas não até o final Bronze (viii ix séculos aC) ao criar o primeiro assentamento em si.Com a chegada dos fenícios e gregospara o continente, a cidade é confirmado como um importante centro de mineração e comerciais devido à navegabilidade do Guadalquivir. Isto favoreceu as relações propagação e art ística e comerciais que integram esta cidade com as principais cidades da época.
 
Manzana JesuíticaBloco Jesuíta
Localizado no centro de Córdoba, este belo quarteirão, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, ostenta numerosos edifícios coloniais construídos nos séculos XVII e XVIII pelos missionários jesuítas. Aqui você encontrará importantes construções, como a Igreja da Companhia de Jesus, o Colégio Monserrat, a Capela Doméstica e a Universidade de Córdoba.
 
CatedralCathedral
A catedral está localizada no centro de Córdoba e sua construção - inciada em 1577 - levou mais de dois séculos para ser concluída, alternando entre as arquiteturas Jesuítas e Franciscanas. Embora careça de um estilo uniforme, o edifício é, ao mesmo tempo, um belo exemplo da arquitetura colonial Espanhola.
 
Plaza San MartínPraça San Martín 
Esta animada e encantadora praça central de Córdoba data de 1577 e é rodeada por diversos edifícios históricos coloniais dos séculos XV ao XVII: o Convento das Carmelitas, a Igreja de Santa Teresa, a Casa Obispo Mercadillo e a Prefeitura.
 
Museus
Córdoba tem diversos de museus interessantes que definitivamente merecem a visita. Nossas recomendações incluem o Museu Histórico Provincial Marqués de Sobremonte, o Museu Municipal de Bellas Artes Dr. Genaro Pérez e o Museu Provincial de Bellas Artes Emilio Caraffa.
 
Nueva CórdobaNova Córdoba
No início dos anos 1900, essa parte da cidade era onde se agrupava a alta elite da época. Hoje em dia, o bairro é movimentado por universitários e residências de estudantes, embora ainda seja possível explorar resquícios da Aristocracia de Córdoba do início do século XX.
 
Palacio Ferreyra Palácio Ferreyra 
O magnífico Palácio Ferreyra, um dos pontos de referência de Córdoba, foi construído em 1900 ao estilo Luís XVI. Está situado no distrito de Nueva Córdoba e, desde 2007, abriga uma coleção de arte.
 
Güemes
Antigamente um bairro de trabalhadores, hoje atrai uma eclética vizinhança com seus mercados de artesanato aos finais de semana, numerosas lojas de antiguidades e trabalhos artísticos em geral. 
 
 
Informações turísticas em Córdoba (centro histórico) - Rua Independencia esquina com Pasaje Santa Catalina, tel. 54 (0351) 434-1200. Diariamente, das 8h às 20h. O aeroporto e o terminal rodoviário também contam com o mesmo serviço de apoio ao turista.
 
Fuso horário - A Argentina segue a mesma hora estabelecida em Brasília, exceto durante algumas semanas do horário de verão brasileiro em que os relógios argentinos estão uma hora atrasados. O horário de verão argentino começa no final de dezembro. 
 
Código do país - 54
 
Código de Córdoba - 0351
 
Moeda - A moeda local é o peso argentino.
 
Cotação - Para saber a cotação do peso argentino, acesse economia.uol.com.br/cotacoes/.
 
Tax Free - Faça compras sem culpa em todo o território argentino. Turistas estrangeiros podem solicitar reembolso de até 16% do IVA (Imposto de Valor Agregado) em compras superiores a $70 em locais aderidos ao programa. No entanto, não esqueça de pedir a nota fiscal e a folha de Tax Free preenchida pelo estabelecimento, pois serão indispensáveis para os trâmites de devolução do imposto no aeroporto.
 
Idioma - Espanhol. É cada vez mais comum escutar português pelas ruas de Córdoba, sobretudo nos meses de férias, devido aos grupos de brasileiros que chegam à cidade para estudar a língua oficial do país.
 
Internet e telefone - A oferta de locais para acessar a Internet não é tão grande quanto as cabines telefônicas disponíveis para fazer ligações nacionais e internacionais. As ruas do centro histórico, como San Martín e avenida Colón, são os locais ideais para encontrar cyber cafés. Alguns restaurantes e cafés também disponibilizam sinais Wi-Fi para quem tem seu próprio laptop.
 
Comércio - O horário comercial pode variar de acordo com a estação do ano, como verão e inverno. No entanto, os estabelecimentos costumam funcionar das 8h30 às 20h, durante a semana, e das 8h30 às 13h30, aos sábados. A siesta, hábito espanhol de fechar o comércio entre o almoço e o meio da tarde, só é seguido nos estabelecimentos localizados nos bairros. 
 
Gorjeta - É normal deixar 10% de gorjeta, pois as contas em restaurantes não incluem o valor de serviço dos garçons. 
 
Segurança - Embora seja a segunda maior cidade de toda a Argentina, Córdoba ainda proporciona uma certa tranquilidade para os locais e os turistas. A regra vale para qualquer cidade com grande movimento: evite circular sozinho por lugares isolados e deixar a mostra carteiras, celular e máquina fotográfica.