Bali

Mate a sua sede de mar em Bali, relaxando nas praias intocadas de Jimbaran Bay, mergulhando na beleza da paisagem da ilha e convivendo com sua revigorante visão espiritual da vida. Depois, pegue um carro e viaje uma hora até Ubud, a capital cultural e artística de Bali, onde a cultura da ilha se mantém viva e intacta. O hinduísmo permeia o cotidiano, no aroma de incenso, nas oferendas de comidas e no contorno de templos e altares, que estão em todas as paisagens. Nas noites perfumadas, o tradicional gamelan enche Ubud de vida. Marcada por gongos e percussão, a música é mais ruidosa e assertiva do que a variedade javanesa, mais sutil; e os músicos e dançarinos são fascinantes. De dia, divirta-se com o artesanato de Bali, com máscaras, entalhes e belas bijuterias feitos de materiais locais e tecidos artesanais, e decorados com contas e estampas arrojadas. Você vai se lembrar para sempre dos passeios pelas plantações de arroz dos arredores da cidade, cercadas pelo mar verde-esmeralda. Na costa ou nas montanhas, não faltam tesouros para descobrir em Bali.

<iframe width="560" height="315" src="//www.youtube.com/embed/yJyz8v3q25M" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

 

Com suas praias de areia macia, trilhas íngremes na montanha e selvas tropicais verdejantes, Bali é o destino perfeito para viajantes aventureiros ou para quem quer dar um tempo do cotidiano. No litoral oeste, o vilarejo de Jimbaran, antes parado no tempo, hoje fervilha com lojas, cultura e restaurantes de frutos do mar cotados entre os melhores do mundo. Veja alguns ótimos motivos para visitar a região.

Divirta-se até o pôr-do-sol
As praias de Bali são perfeitas para relaxar, mas também para atividades físicas. Estenda seu mat de ioga para fazer uma saudação ao sol – de verdade! – ou caia na água do oceano Índico para um dia de barco a vela, caiaque ou mergulho de snorkel.

Frutos do mar: categoria internacional
Vai longe o tempo em que Jimbaran era uma remota aldeia de pescadores. Mas seus moradores ainda são exímios em preparações com frutos do mar de altíssima categoria. Quer uma amostra da autêntica vida na aldeia? Passe a manhã no Jimbaran Fish Market, onde os vendedores expõem fileiras e fileiras de peixes, lulas e frutos do mar. A variedade é imensa e o produto não poderia ser mais fresco: tudo que está à venda foi pescado nas primeiras horas da mesma manhã.

Surfe em ondas maneiras
Já pensou em aprender a surfar? Bali oferece ótimas condições de treino. As praias de Jimbaran atraem profissionais com suas ondas, que estão entre as melhores do mundo. Mas os iniciantes vão se deleitar com as mais suaves, na altura dos ombros.

Encontre o seu estilo
A moda é o forte de Seminyak, que fica a apenas 20 minutos de Jimbaran. O estilo das roupas e acessórios à venda na vila mistura o caráter artístico tradicional da produção de Bali a um apelo moderno. As butiques, ecléticas, se enfileiram pelas ruas; um bom ponto de partida é Jalan Laksmana, que abriga cafés badalados e algumas das lojas mais refinadas de Bali. Enquanto estiver por lá, aproveite para visitar as exposições de arte contemporânea na Biasa Art Gallery, que pertence à estilista Susana Perini e abriga uma coleção impressionante, e constantemente renovada, de obras de artistas indonésios estabelecidos e em ascensão.

Dançando no templo
Empoleirado no alto de um penhasco, na península de Bukit, no extremo sul de Bali, o templo de Uluwatu é um dos mais antigos e únicos do país. Surfistas premiados batalham com as ondas lá em baixo, mas a ação de verdade acontece em volta do templo. Todo dia, no pôr-do-sol, moradores locais se reúnem por lá para apresentar danças ritualísticas, como o Kecak e a dança do fogo.

Um dia no spa
A paisagem multicolorida de Bali e seu clima quente fazem maravilhas pelos viajantes estressados; mas não dá para dispensar a ajudinha extra de um spa de categoria internacional. Um bom lugar para relaxar é o Spa do Four Seasons Resort Bali em Jimbaran Bay, que oferece uma variedade de tratamentos de saúde e beleza inspirados em rituais, ingredientes e técnicas de cura tradicionais da ilha. Você precisa experimentar, por exemplo, o Water Valley Ritual, que é feito à beira-mar e mistura massagem balinesa tradicional e tratamento facial com quartzo rosa e produtos antiidade. Depois de duas horas, você sai tinindo, da cabeça aos pés.

Monte um elefante
Bali tem um jeito todo especial de exaltar nossos sentidos. As paisagens, os sons e as boas vibrações da ilha já são suficientes para deixar o visitante deslumbrado até o sol se por. Uma das aventuras mais bacanas da ilha fica a uma hora e meia de Jimbaran, em Desa Taro. O Elephant Park é uma reserva ampla que dá ao visitante a chance de montar elefantes e assistir ao banho deles. O passeio inclui almoço – mas pode ser que você esteja maravilhado demais para comer

 

Almoço à beira-mar
Os pratos mais autênticos de Bali são vendidos em carrinhos que soltam vapores fragrantes e cafés na calçada, ou warungs. Ao longo da baía de Jimbaran, estabelecimentos à beira-mar servem peixe grelhado na casca de coco em mesas de piquenique na areia. O clima de churrasco na praia atrai muita gente na hora do pôr-do-sol. Planeje-se para chegar cedo se quiser ficar com a melhor vista.

De volta ao passado
Situado no leste da ilha, Tenganan vale a viagem de carro de uma hora e meia desde Jimbaran. Um dos mais antigos de Bali, o vilarejo conserva a cultura pré-hinduísta de Bali Aga. Seus moradores mantêm os rituais e o estilo de vida único de seus ancestrais. Tenganan também é uma viagem à face rural de Bali, marcada pela agricultura de subsistência e a fabricação artesanal de tecidos. Os moradores da aldeia gostam de fazer uma pausa no trabalho para bater um papo com os visitantes.

Siga o Four Seasons Hotels and Resorts no Twitter e no Instagram e seja fã da página Four Seasons Hotels and Resorts no Facebook para continuar nossa conversa e ficar sabendo das novidades de nossos hotéis, promoções e dicas de viagem no mundo todo.

 

Nota do editor: se você precisa de ajuda para organizar uma comemoração especial em Bali, recomendamos uma visita ao Milestone Celebrations, o guia do Four Seasons Resort Bali em Jimbaran Bay para criar eventos inesquecíveis.

 

Fonte: revistafourseasons