Emirados Árabes Unidos

 

Descrição

A rica região do Golfo Pérsico tem no petróleo o principal apoio para a construção de suas incríveis cidades. Os Emirados Árabes Unidos compõe-se de sete emirados com capitais homônimas: Dubai, Abu Dhabi, Ajman, Sharjah, Fujairah, Umm Al-Qaiwain e Ras Al-Khaimah. Com arranha-céus modernos e arrojados, inclusive uma das maiores torres do mundo, a Burj Khalifa, Dubai é o atual centro turístico do país e não para de erguer prédios. São atrações, centros de compra recheados de lojas de grife, hotéis, restaurantes, condomínios de luxo e até ilhas artificiais espalhados por largas avenidas.

Dois exemplos desta megalomania são o shopping Mall of the Emirates, que concentra aproximadamente 400 lojas, e o Ski Dubai, uma gigantesca e perfeita pista de ski indoor. O maior dos emirados, contudo, é Abu Dhabi, talvez a cidade mais dividida entre a tradição e a modernidade. Nos últimos anos, foram feitos muitos investimentos ali para tentar atrair a atenção do mundo. Bonitas praias, muitas construções imponentes e serviços de qualidade recebem turistas do mundo inteiro. Se a pedida for um passeio cultural, é de cair o queixo a magnífica Grande Mesquita Sheikh Zayed, toda adornada por dentro e com um exterior absolutamente monumental.

COMO CHEGAR

A Emirates (www.emirates.com.br) oferece voos diretos de São Paulo para Dubai, com duração de 14h30. Até Abu Dhabi são mais duas horas de transfer. Outras opções são a Qatar Airways (www.qatarairways.com) e Turkish Airlines (www.flyturkish.com), com conexões em Doha e Istambul, respectivamente. Há também a possibilidade de chegar lá via Europa, com companhias como British Airways, KLM e Lufthansa, com conexões intermediárias em, respectivamente, Londres, Amsterdã e Frankfurt.

Alternativamente é possível chegar diretamente até Abu Dhabi. Seu moderno aeroporto (AUH; www.abudhabiairport.ae) serve como hub da companhia Etihad Airways, que possui alguns voos com destino à Europa e América do Norte.

CIDADES: ABU DHUBI

Nos últimos anos, Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos tem passado por uma expansão imobiliária, semelhante ao que ocorreu com Dubai. Abundam por ali exemplos de construções modernas e algumas delas podem ser observadas em um passeio à beira-mar pelo calçadão da The Corniche Beach. De impressionante opulência, o Emirates Palace Hotel, com 362 suítes, custou US$ 3 bilhões e é considerado um dos mais caros do mundo. A região abriga ainda campos de golfe, marinas e o parque temático Ferrari World. Dividida entre os costumes da religião islâmica e o glamour dos carros importados que desfilam por suas avenidas, a tradição tem endereço certo na Heritage Village, a réplica de uma vila que retrata o estilo de vida da população antes da era do petróleo. Casas antigas, passeios de camelo, tendas para venda de artesanato e até um museu compõe o cenário. Na Mesquita Sheikh Zayed, os visitantes ficam de queixo caído com o maior tapete persa do mundo no grandioso templo com capacidade para 40000 pessoas. Quem gosta de compras, encontra muita diversão nas lojas e principalmente nos souks, os mercados árabes que vendem de tudo. Não se deixe enganar: embora o filme Sex and the City 2 seja “ambientado” em Abu Dhabi, as filmagens ocorreram no Marrocos.

CIDADES: DUBAI

Mais moderna do que tradicional em relação aos outros territórios dos Emirados Árabes Unidos, Dubai passou por cima de seu clima desértico para chamar a atenção do mundo. A capital de mesmo nome combina um grande centro de negócios, lojas de luxo e muitas atrações para os visitantes. Quando se fala em Dubai logo vem à mente construções arrojadas, frutos da riqueza vinda do petróleo. E isso é verdade. Nas últimas duas décadas, sobretudo, não parou de erguer arranha-céus de esplendorosa arquitetura. Entre os que mais atraem a atenção estão o Burj Khalifa, considerado o mais alto do mundo, e o Burj Al Arab, com a forma de uma vela. Pode-se gastar horas visitando os souks (os mercados em árabe) ou os shoppings. O The Dubai Mall, abriga, além de 1200 lojas, o enorme The Dubai Aquarium e o Mall of the Emirates Mall dá espaço para o Ski Dubai, uma incrível pista de ski indoor. Para conhecer melhor a história do lugar, uma das opções é o Museu de Dubai, que reúne achados arqueológicos da região. A tradição islâmica está representada na belíssima Mesquita de Jumeirah. Já Bastakiya, umas as áreas residenciais mais antigas da região, exibe construções com arquitetura única.

 

Informações Gerais

Site: www.government.ae
População: 5.148.000 hab
Código de área: +971
Fuso horário: 7h (horário de Brasília)
Localização: Ásia
Moeda: Dirham
Visto: Necessário, válido por 30 dias. Emitido através de agência ou diretamente na embaixada
Embaixada no Brasil:
SHIS QI 05 CHÁCARA 54 - Lago Sul, Brasília / DF
61 3248 0717
www.uae.org.br

Material retirado do site Viaje Aqui.