Alpes Suiços

A Suíça é um país pequeno, mas não menos interessante! É um país onde você poderá ficar dias e dias sem se cansar, pois mudando de cidade, mudam os costumes, arquitetura, língua, restaurantes….

Para otimizar a sua viagem, simplifiquei neste post, 10 tópicos que poderam ajudar no planejamento e na sua viagem! Enjoy!

1) Imigração: A Suíça não exige visto para ficar até 90 dias no país. Mas, lembre-se: para evitar problemas ao entrar no país, leve sempre em mãos a passagem de volta, a confirmação de reserva do hotel e aproximadamente 500 euros em dinheiro. Se você for visitar alguem, peça uma carta com o endereço e os dados da pessoa. Na hora que passar pela imigração,  muitas vezes os fiscais perguntaram o que você irá fazer: Turismo ou Negócios? É só responder ;)

2) Idioma: Os suíços falam 4 línguas: Alemão, Francês, Italiano e Inglês. Se você apenas fala inglês (meu caso!) não há problema. Em todos os lugares fala-se inglês ;) Se você não fala nenhum desses idiomas, vai passar um pouco mais de trabalho para entender o cardápio dos restaurantes, as atrações, etc..Mas, nada é impossível!

3) Que cidades visitar: Há muitas cidades lindas! Se você tem pouco tempo no país, priorize conhecer (na minha opinião): Zurique, Lucerna, Berna, Interlaken, Zermatt e Genebra. Se você tem um tempo maior, opte por fazer um passeio em algum Trem Cênico, visitar algum Alpe (a partir de Interlaken, Zermatt ou Lucerna) ou conhecer a parte italiana da Suíça - Bellinzona e Lugano ;) A partir das cidades citadas acima, você pode fazer bate-e-volta para muitas outras!

4) Escolha a época: Depende muito da atividade que você irá realizar. Se você quer esquiar, o inverno é a melhor época, pois há neve nas montanhas mais baixas (e fica mais barato!). As cidades no inverno, não ficam tão atrativas para turistas (é muito frio para ficar andando na rua). Primavera, na minha opinião, é a melhor época! As cidades estão floridas, o clima está agradável, pode-se passear pelas ruas das cidades, há neve nos alpes (nos mais altos) mas, não é a melhor época para esquiar. Opte por não ir no verão (julho e agosto). As cidades ficam muito lotadas e há filas para tudo!

5) O que e onde comer: Chocolate e Fondue de queijo não podem faltar! Dependendo da região, terá comidas típicas diferentes. Se estiver na parte alemã, terá comida alemão e assim vale para as outras regiões. Opte sempre por restaurantes que não estão nos centros turísticos: os restaurantes são sempre caros. Em outras áreas, há sempre um restaurante charmoso e barato que você vai adorar! Tente conhecer os mercados. A comida é mais barata (Migros e Coop)

6) Escolha as atrações: Não deixe todas as atração da cidade para um único dia. Balance. Muitas filas e museus em um único dia cansam. Idas a mais de um Alpe ou Montanha, também.

7) Ande a pé: Os centros históricos das cidades suíças (grandes ou pequenas) não permitem a passagem de carros. Para tirar proveito, nada melhor do que caminhar! Caminhando você conhece de perto a arquitetura de cada prédio, tem mais contato com os suíços, conhece lugares especiais – como aquele restaurante pequeno todo charmoso…

8) Leve pouca bagagem: Se você for viajar utilizando trem (eu recomendo!) leve pouca bagagem. A maioria das estações tem escadas e degraus e, os trens tem poucos lugares para guardar a bagagem. Além, da sua locomoção da estação de trem até o hotel ficar mais fácil!

9) Ande de trem: Aproveite a malha ferroviaria que a Suíça oferece para curtir as mais lindas  paisagens: são campos, lagos, montanhas… A maioria das estradas não passam por estes lugares. Além do mais, os centros históricos não permitem carros e as estações de trem ficam, na maioria dos casos, nos centros históricos ;) Os trens são pontuais, rápidos e o ticketes  “em conta”.

10) Conheça os alpes: Tem um tempo a mais na Suíça? Conheça os Alpes! Eles são fantásticos e a viagem até eles maravilhosa. Há alguns perto de algumas cidades como Interlaken (Jungfraujoch – Top of Europe e Piz Glória), Zermatt (Matterhorn) e Lucerna(Monte Pilatos). No Jungfraujoch, há neve o ano todo!

 Dica: Fique ligado! Na Suíça nenhum comércio funciona aos domingos!

Fonte: Viagem e Viagem