Bilbao

Nome: Bilbao
Fundado dentro: 15 Junio del 1300
Habitantes: 353173
IATA código Da cidade: BIO

Visite o Web site oficial
 
As maravilhas se sucedem de sul a norte da Espanha. Nas margens do mar Cantábrico se encontra Bilbao, cidade onde se combinam a tradição do Centro Histórico (“Casco Viejo”) com o vanguardismo da sua moderna arquitetura.
 

Bilbao, a cidade basca mais populosa, desenvolveu, já no século XIX, uma atividade comercial importante que foi crescendo, ao ritmo da indústria, ao longo do rio Nervión. No século XX, os grandes projetos arquitetônicos transformaram Bilbao em referente da arquitetura mundial: o Museu Guggenheim, o Palácio de Congressos e da Música Euskalduna, o Metrô de Norman Foster, o Aeroporto de Calatrava, o novo bonde, etc.

 Os 700 anos de história de Bilbao se refletem nos edifícios e construções que encantam os visitantes. O “Casco Viejo” é Monumento Histórico-Artístico e constitui a referência para reconstruir a história da cidade desde as suas origens. Nele se encontra a catedral de Santiago, o Museu Arqueológico, Etnológico e Histórico de Biscaia e o reformado Teatro Arriaga. O Centro urbano constitui um exemplo da melhor arquitetura do século XX, com edifícios que são a sede, há um século, das principais instituições e empresas de Bilbao, formando um destacado conjunto arquitetônico realizado pelos melhores arquitetos locais de cada época.
 O Museo Guggenheim Bilbao se tornou o motor cultural e turístico do País Basco e O Museu das Belas Artes é um dos melhores da Espanha; abriga uma completa e valiosa pinacoteca com três coleções: arte antiga (El Greco, Zurbarán, Goya ou Van Dyck), arte contemporânea (Gauguin, Bacon ou Tàpies) e arte basca (Regoyos, Zuloaga ou Iturrino).

Nas proximidades se pode visitar a Ponte Suspensa de Portugalete que, com mais de cem anos, continua funcionando, e que foi declarada Patrimônio da Humanidade por ser uma das mais destacadas obras da arquitetura do ferro da Revolução Industrial pelo uso inovador dos cabos de aço ligeiro trançado.

 Não deve deixar de experimentar os deliciosos "pinchos" em qualquer taberna do “Casco Viejo” ou no bairro de Abando.
 A oferta cultural se completa com um importante patrimônio natural. Nas serras de Gorbeia e Urkiola, declaradas Parques Naturais, poderemos desfrutar da sua fauna e a sua flora, bem como de diversas actividades: turismo eqüestre, caminhadas, cicloturismo, pesca, esportes radicais, remo... e muito especialmente do surf em Mundaka, praia conhecida não só na Europa mas no mundo todo por contar com uma das melhores formações de ondas para surfistas, a conhecida como ‘a onda esquerda’, pela sua localização na praia. Na costa de Biscaia vamos encontrar pequenos portos pesqueiros como Bermeo, Ondárroa ou praias de fina areia como Plentzia, Górliz, Baquio etc. Todos na Espanha Verde.
Venha conhecer a vanguarda da arte, a moda, a música e o lazer!
 
Fonte: visite europe