Paris

Paris foi construída às margens do rio Sena, num ponto chamado de la Cité" (no local onde o rio se divide, formando uma pequena ilha).
A partir deste ponto, o movimento de expansão foi sendo feito sob forma de caracol – o que deu origem aos "arrondissements", uma palavra que vem de "arrondi", roliço, arredondado. Assim, os bairros de Paris são chamados "arrondissement" e são numerados de 1 a 20.
    


Guia básico para Paris e dicas
A maioria dos museus é gratuito no primeiro domingo de cada mês. Para museus e lugares históricos, compensa comprar um passe de museus, vende em qualquer metrô ou posto de turismo. Uma das melhores opções é o de 4 dias, dá entrada a todos museus e ainda não pega fila, por $45 euros.

Atrações / pontos turísticos de Paris
* Plaza de la Concordia
* Opera
* Madeleine,
* Torre Eiffel
* Invalides (Tumba de Napoleãoe Museu da Armada)
* Palais de Luxemburg
* Champs Elysees – onde está localizado o centro de visitantes, perto do Arco do Triunfo, comprar Carta de Museus 2 ou 4 dias
* Arco do Triunfo
* Louvre
* Palais Royal (jardim)
* Notre Dame (duração, cerca de 3h para visistar a torre)
* Concierge
* Place Des Vosges
* St. Chapelle
* Musee D’ Orsay
* Hotel De Ville - sede da prefeitura
* Centre G. Pompidou (30m~1h) abriga o Museo de Arte Moderna, perto da prefeitura.
* La Defense : a parte nova da cidade, onde pode-se construir prédios.
* Sacre Coeur e sua linda vista da cidade.
* Galeria Lafayette - shopping de grifes famosas
* Bateau Mouchee: um passeio pelo Rio Sena.

———————————————————–
OUTRAS ATRAÇÕES e informações:
* DISNEYLANDIA: http://www.ratp.info/touristes/index.php…
47 Adulto e 39 criança mais o valor da passagem de trem (metrô)
* TORRE EIFFEL
12 euros adulto na alta temporada (primavera e verão de lá)
http://www.tour-eiffel.fr/teiffel/fr/pra…
A escada é 4 euros, mas só compensa se você tiver ótimo preparo físico, porque tem que pegar fila do mesmo jeito pra comprar ingresso.
* LOUVRE
Gratis se comprar o passe de museu (não pega filas pra comprar nem pra entrar)
ou: 9euros. e tarifa reduzida 18 horas: 6 euros.
Se gosta de arte impressionista, você vai gostar de ir até o Musee D’orsay. Gratis com o passe de museu, ou paga 7,50 euros.
——————————————————-

MATÉRIA DA CNN (Julho 2008): Visite o LeHalles, onde está localizada a Igreja de Saint-Eustache, o antigo mercado LesHalles. Tem o Bistrô no Le Cochon à l’Oreille, ou no Le Tambour; Cafés na rue Montorgueil; um shopping center Forum des Halles; o Cinema Le Forum des Images, restaurado.
The smart financial district of Bourse de Commerce, the shopping paradise of rue de Rivoli, the chic Marais and the sleazy rue Saint-Denis all jostle nearby.
Ainda dá para curtir o Evento dos Açougueiros de Porco, sempre em Novembro, perto do dia 20. Le Messe des Charcutiers — the Pork Butcher’s Mass. This has been taking place at the church every November, around the 20th of the month,

———————————————————–
PASSES DE TURISMO
* Paris Visité - 27,5 para 5 dias, inclui o metrô ilimitado na zona 3 (a região principal da França) e desconto em algumas atrações, como Opera Garnier, Panteão.
http://www.ratp.info/touristes/index.php…
* Paris Museum Pass
http://www.parismuseumpass.com/en/pass_t…
30 euros para 2 dias, 45 para 4 dias.

Além disso, você pode visitar a torre da Notre Dame (gratis com a Carta de museus), o Arco do Triunfo (incluído no passe ou 8 euros), La Defense (parte nova da cidade), grátis, Palais Royal (lindo jardim ao lado do Louvre) grátis, Museu Picasso (passe ou 7,70), andar pela Champs Elysee (gratis), visitar a mansão de Vitor Hugo na Pace des Vosges, o castelo de Versailles (fica meia hora de trem, tem que pagar o ingresso do metrô, porque não é área 3 - não é lá grandes coisas, mas o pessoal vai visitar), Invalides (onde está o túmulo de Napoleão e o museu da Armada) (passe ou 8 euros), várias igrejas como a Notre Dame, Sacre Coeur (uma vista incrível da cidade) e St. Sulpice. - são gratis. Andar pela área da Universidade de Paris, a famosa Soubornne até o Jardim de Luxemburgo (gratis).

Circule tudo no mapa, que tem no aeroporto, de graça, da Printemps, depois marque o metrô que você deve pegar e boa viagem!!!!
—————————————————————
QUEM LEVA ATÉ LÁ: iberia, AirFrance, KLM, etc… todos ao aeroporto internacional de pari, charles de Gaulle (CDG). Pacotes pela Newage.tur.br ou Softtravel.com.br
O ideal é ficar pelo menos uma semana.
—————————————————————
QUANDO IR:
Melhor época de se ir a Paris?: qualquer época, mas devido ao frio ou calor insuportáveis, prefira a baixa temporada (abril a junho e setembro a outubro).
O QUE COMER: restaurantes, bistrôs e muitas padarias (boulangeries) garantem boa comida em Paris. Há o Menu Du Jour: com a entrada, prato principal, uma taça de vinho e a sobremesa. Cerca de 8 euros.
————————————————————
ONDE FICAR: Opções econômicas, se não optar por pacotes tem albergues, IBIS, e uma variedade de hoteis. Veja a cotação e crítica em inglês de cada um no site www.tripadvisor.com
Eu fiquei no ótimo hotel Allegro. www.hotelallegroparis.com
33, Avenue du Docteur Arnold Netter. Fica proximo a um metrô. Qualquer hotel próximo ao metrô garante uma viagem feliz e tranquila. Nem todos os hoteis em pacotes turísticos são bem localizados, verifique antes pelo Google Maps.
——————————————————–
::Links::
* Estadao - Time Out: http: ://www.guiatimeout.e…
* New York Times: http://travel.nytimes.com/travel/guides…
* Terra turismo: http://turismo.terra.com.br/inter…
* Tripadvisor (hoteis) : http://www.tripadvisor.com/Hotels-…
——————————————————-
TOPICOS RELACIONADOS:
* Paris - Mapas
* Paris - City Pass e transporte
* Paris a pé - Mapa
* PARIS: google maps - atrações

Descrição adicional: Turismo em Paris. Viagem a Paris.
 
Todo endereço de Paris traz algo como o CEP do Brasil, formado pelo número 75 (que representa Paris perante as outras cidades da região) seguido de zero e do número do bairro correspondente.
Exemplo :
Um dos escritórios do Office de Tourisme de Paris
99, rue de Rivoli
75001 Paris - pelo final "01" é possível saber que está localizado no primeiro arrondissement.
O mapa no final da página mostra a distribuição dos pontos turísticos pelos bairros de Paris.

Mas para saber exatamente a localização dos museu e monumentos,
visite o web site "Carte des Musées et Monuments de Paris". Lá é possivel encontrar informações detalhadas como endereço, horários de funcionamento, etc.
E se você já quiser ir tendo o gostinho de uma visita, entre diretamente nos sites dos principais pontos turísticos:

Museu do Louvre
Museu d'Orsay
Versailles
Museu Rodin
Museu nacional da Idade Média - Cluny
Torre Eifel
Arco do Triunfo
Centro Pompidou
Basílica de Sacre Coeur
Centro dos monumentos nacionais
Reunião de museus nacionais

 
Nuit Blanche

Nuit Blanche significa, numa tradução livre, algo como “passar a noite em claro”. E é exatamente isso que o evento propõe: aproveitar a soirée parisienne e passear pelas ruas da cidade e seus arredores.

A Nuit Blanche tem como objetivo levar as pessoas às ruas, para interagir com a arte contemporânea. Num espaço de 12 horas - das 19hs do sábado às 7hs da manhã do domingo - o público tem acesso livre a diversos locais e pontos turísticos transformados por artistas renomados, aproveitando para colocar a cultura em dia. Durante o evento, são organizadas aproximadamente 120 manifestações de arte contemporânea, música e dança em vários monumentos, museus e igrejas - como a Basílica de Sacré Coeur - e em locais insólitos, como o parque no centro do hospital da Pitié Salpêtrière.

Na frente de museus e monumentos - como o Centre Pompidou e o Grand Palais - as filas, em geral, dão voltas no quarteirão e testam a paciência e energia dos visitantes insones. Em 2005, a Nuit Blanche foi a última ocasião para o público apreciar as duas Esferas de Coronelli, oferecidas ao rei Louis XIV, no interior do Grand Palais, com luz e som criados especialmente para os 15 dias de duração do evento “Ondes visibles”. Nesse mesmo ano, na margem esquerda do rio Sena, foi projetada uma fotografia do Cristo Redentor na fachada da catedral de Notre Dame, em homenagem ao Ano do Brasil na França.

Para facilitar o acesso a todos os eventos, a prefeitura de Paris coloca cerca de 2.000 bicicletas à disposição dos habitantes, gratuitamente e em vários pontos da cidade, até as 7hs da manhã do domingo seguinte. Os famosos Bateaux Mouches também circularam durante a noite pelas águas do Sena e, em caso de dúvida, há sempre voluntários espalhados pela cidade atendendo ao público.

A idéia agradou tanto que várias cidades já realizaram uma Nuit Blanche - dentre elas Madrid, Roma, Bruxelas e Montreal. Além do centro de Paris em si, os arredores da cidade também são transformados por artistas contemporâneos: no Château de Versailles, no ano passado, ocorreu o evento “Versailles Off” durante a Nuit Blanche, quando vários artistas realizaram criações em nove pontos do monumento. O mais interessante, a meu ver, foi a criação do artista francês Thierry Dreyfus, que substituiu a água pelo fogo no Bassin du Dragon - fonte localizada no centro dos jardins do castelo.

Les Infos: A Nuit Blanche desse ano ocorrerá no dia 6 de outubro, das 19hs às 7hs da manhã. Uma ótima oportunidade para revisitar a cidade de um outro ângulo, noturno e inusitado.

 Au Lapin Agile

Os cabarés simbolizaram, durante a Belle Époque, um ícone de diversão e entretenimento tipicamente francês - e se infiltraram na cultura parisiense, de forma análoga aos pubs na sociedade londrina.

Provavelmente o cabaré mais famoso de Paris seja o Moulin Rouge, construído em 1889 e situado em Pigalle, bairro peculiar próximo a Montmartre. Entretanto, caso você queira ir a um autêntico cabaré parisiense, uma boa opção é o Au Lapin Agile, o mais antigo cabaret artistique da capital francesa.

Durante a Belle Époque, surgiu na colina de Montmartre uma grande quantidade de cafés, restaurantes e cabarés. O Lapin Agile, no entanto, foi um dos poucos estabelecimentos do bairro que conseguiu atravessar o séc. XX sem perder sua essência, em grande parte devido ao impulso artístico gerado por Fréderic Gérard - AKA Père Frédé - a partir do momento em que assumiu sua direção.

Criado em 1860, o cabaré conserva até hoje o seu aspecto exterior com árvores e um jardim com cerca de madeira que remetem a um Montmartre bucólico do séc. XIX. A pedido do proprietário, o caricaturista André Gill, cliente da casa, pintou o letreiro do cabaré - um coelho saltando do interior de uma panela - que foi assinado como A. Gill. Daí vem a origem do nome: o Lapin A. Gill (coelho A. Gill) transformou-se, naturalmente, em Lapin Agile (coelho ágil).

Todas as noites, no Lapin Agile, o público ajuda a reavivar esse patrimônio parisiense. Ele participa do espetáculo, enquanto saboreia as tradicionais cerejas à l’eau de vie e escuta canções em frente à lareira do Père Frédé, em uma atmosfera de outros tempos. Sem dúvida, uma grande oportunidade de reviver momentos singulares da cultura francesa, similares àqueles retratados por Toulouse-Lautrec.

Les Infos: Endereço: 22, Rue des Saules, 75018, Paris. Tel.: +33 (0) 1 46 06 85 87. Metrô: Ligne 12 - estação Lamarck Caulaincourt. Aberto todos os dias, das 21h às 2h, exceto às segundas.
Les Deux Tours

La Tour Eiffel é o monumento mais visitado do mundo e talvez aquele que inspire mais reações: há quem adore, e há certamente quem deteste. Criada para a Exposição Universal de 1889 - cem anos depois da Revolução Francesa - a Torre recebeu seu nome em homenagem ao seu criador, o engenheiro francês Gustave Eiffel.

A Torre é magnífica; vista de perto é ainda mais bonita, sendo uma atração imperdível em Paris. O único problema são as filas intermináveis. Pelo Pilar Sul, é possível subir a pé até ao segundo andar - contando com muita disposição e um excelente preparo físico, diga-se. Mas caso você queira subir até o 3ème étage, ou não esteja disposto a enfrentar uma escalada de 115 metros pelos 1.665 degraus que levam ao segundo andar, o jeito é mesmo esperar nas filas para subir de elevador.

Dentre os 3 andares existentes, o primeiro é o mais turístico deles: tem 2 restaurantes excelentes, lojas que vendem souvenirs e outras bugigangas pra turista, além de um correio, de onde é possível enviar postais com carimbo da própria Torre.

Entretanto, se você não tem como objetivo perder uma manhã ou uma tarde exclusivamente para visitação da Tour Eiffel, há outras alternativas: é possível se ter uma vista magnífica deste monumento de outros pontos da cidade - subindo no Museu Georges Pompidou, em Notre Dame, no Arco do Triunfo, no último andar das Galerias Lafayettes, em Montmartre, no Trocadéro e, sobretudo, na Torre  Montparnasse.

Esta outra Torre, localizada no bairro de mesmo nome, possui 56 andares e uma vista realmente impressionante. Os franceses odeiam a Torre Montparnasse, e costumam brincar, dizendo que é preferível subir na Montparnasse do que na Eiffel, já que, dessa maneira, a visão que se tem é da bela paisagem parisiense, com a Dama de Ferro ao fundo. De outro modo, a vista é perturbada pelo arranha-céu que ascende ao sul da cidade.

Les Infos: A Torre Montparnasse está aberta todos os dias, das 9:30 às 23h e a entrada custa 9.50 € (adulto) e 4.00 € (criança). Endereço: a Torre está localizada em frente à Gare Montparnasse. Metrô: Linhas 4, 6, 12 e 13 - estação Montparnasse Bienvenue. A Torre Eiffel fica ao leste da cidade, em frente ao Palais du Trocadéro. No site oficial, é possível se obter informações acerca do custo das tarifas e horários de visitação, que variam ao longo do ano.                   Metrô: Ligne 6 - estações Bir-Hakeim ou Passy, Ligne 8 - estação École Militaire, Ligne 9 - estação Trocadéro. RER: Ligne C - estação Champ de Mars Tour-Eiffel. Bus: 42, 69, 72, 82, 87.

Muséum d’Histoire Naturelle

O Muséum National d’Histoire Naturelle foi fundado no século XVIII, durante a Revolução Francesa, e compreende uma vasta diversidade de instalações - desde jardins botânicos, até uma gigantesca galeria sobre a evolução das espécies. Surgiu inicialmente como o “Jardim Real de Plantas Medicinais”, o qual foi posteriormente transformado no “Museu Nacional de História Natural” que existe atualmente.

Dentre os diversos setores que formam o museu, talvez o mais impressionante seja a Grande Galerie de l’Évolution, ala dedicada à representação da evolução das espécies. Esta galeria mostra, de forma espetacular, tudo aquilo que você imaginou quando leu sobre o Darwinismo - e agora tem a oportunidade de ver, quase como se estivesse fazendo uma viagem no tempo.

Considero o complexo que forma o museu tão impressionante - ou até mais - que o American Museum of Natural History de New York. É uma pena que a maioria dos turistas nem cogita a possibilidade de o fazer uma visita. Caso esteja por Paris, esse é certamente um must-see da capital francesa.

Além das galerias já citadas, o Museu de História Natural parisiense conta também com o Jardin des Plantes - que anteriormente tivera sido o “Jardim Real de Plantas Medicinais”, galerias diversas como a de mineralogia e paleontologia (muito interessantes também) e até um zoológico - o Zoo de Vincennes.

Les Infos: Metrô: acesso ao museu através da Ligne 10 - estação Jussieu - ou pela Ligne 5 - estação Austerlitz. Endereço: 36, Rue Geoffoy Saint-Hilaire, 75005, Paris.
 
Catacombes de Paris

Para quem já está ou pretende pisar em breve em terras parisienses, não deixe de conhecer as Catacumbas de Paris, localizada na Place Denfert Rochereau, próxima à estação de trem Gare Montparnasse.

É um verdadeiro labirinto subterrâneo, com suas paredes construídas por ossos e crânios humanos. O local possui cerca de 250 anos e foi feito após a destruição de vários cemitérios da cidade.

Em meio a tantos atrativos turísticos, as catacumbas irão te proporcionar uma experiência única, c’est sure. Logo na entrada, o aviso: “Arrête! C’est ici l’Empire de la Mort” - ou seja - “Pare! Aqui começa o Reino da Morte”.  Ainda em dúvida se vale a pena a visita?

Les Infos: Endereço: 01, Av. du Colonel Henri Rol-Tanguy, 75015, Paris. Metrô e RER: Denfert Rochereau. A entrada custa 7€. Aberto de terça à domindo, das 10h às 17h.
Paris for free!

Serait-ce possible? Sim, acredite. Muito embora Paris seja famosa por seu luxo, glamour e alto custo de vida, é possível curtir bons momentos e excelentes paisagens de graça. No charges included. Para tanto, basta saber onde e - principalmente - quando ir.

Para quem visita Paris, é imprescindível ver a cidade de cima. Uma das alternativas é subir na Torre- que custa cerca de 9 € e vale muito a pena pela vista magnífica, principalmente num dia ensolarado de primavera ou durante o pôr-do-sol no outono. Entretanto, nem tudo poderia ser tão perfeito. Normalmente as filas para se subir na torre são gigantescas, e esse quadro piora ainda mais na alta estação (verão) ou durante as férias escolares, quando a cidade repentinamente se torna lotada em qualquer espaço livre existente - até mesmo no inverno. Então, caso você pretenda uma visita ao topo da torre, prepare a paciência e conte com a sorte. Evitando-se essas situações extremas, é possível se conseguir apreciar a bela vista lá de cima sem esperar em filas infinitas, principalmente se chegando cedo.      

Agora, se você não quer arriscar perder metade da dia só para ver a vista da torre, ou já subiu milhares de vezes e (quase) não vê mais nenhuma graça nisso, existem outras opções que são de graça e com uma  visão de outros pontos da cidade:

Samaritaine -  O deck de observação no telhado dessa loja de departamentos tem uma vista incrível. Deve-se saltar metrô Pont Neuf, se dirigir à loja normalmente e pegar o elevador especial que leva ao nono andar (que é um tipo de sótão meio abandonado). Lá em cima, há uma escadinha em espiral espremida que sobe para o “mirante”, onde é possível ter uma visão panorâmica da cidade. Para melhorar ainda mais, sobre toda a sacada do terraço há pinturas indicando pontos-chave da vista que se está observando. Preciso dizer que é um must-see? Les Infos: Aberta de Segunda à Sábado de 10h às 19h, e às quintas de 10h às 22h. 19 rue de la Monnaie (Paris 1er) - Ligne 7 : Métro Pont Neuf .     

Galeries Lafayette  -  O último andar da mais famosa loja de departamentos de paris também apresenta uma bela vista de cidade. Les Infos: Aberta de Segunda à Sábado de 10h às 19h, e às quintas de 10h às 22h. 64 boulevard Haussmann (Paris 9e). Lignes 3-9 : Métro Havre Caumartin. RER A Auber - RER E Haussmann St-Lazare. Bus - 20, 21, 22, 24, 26, 27, 28, 29, 32, 42, 43, 53, 66, 68, 80, 81, 94, 95.

Printemps  -  O nono e último andar da Printemps, que fica ao lado da Galeries Lafayette, também é uma boa opção de vista panorâmica da cidade. Num dia claro e com sol, proporciona excelentes fotos. Les Infos: Aberta de Segunda à Sábado de 10h às 19h, e às quintas de 10h às 22h. Mesmo endereço da Galeries Lafayette, assim como mesmas linhas de metrô, RER e ônibus.

BHV (Le Bazar de l’Hotel de Ville)  -  O sétimo andar do BHV oferece uma vista magnífica e panorâmica da capital francesa. Vale a pena conferir também. Les Infos: Aberto de Segunda à Sábado de 10h às 19h, e às quintas de 10h às 22h. 19 rue de la Monnaie (Paris 4e) - Ligne 1 : Métro Hôtel-de-Ville.

Institut du Monde Arabe -  Outra ótima opção é o último andar do prédio do Institut du Monde Arabe. O prédio também tem uma construção toda especial e, lá em cima, há um café e uma varanda enorme de observação. Les Infos:  Aberto todos os dias de 10h às 18h, exceto às Segundas. Métro: Stations Jussieu, Cardinal-Lemoine, Surlly-Morland. RER A Auber - RER E Haussmann St-Lazare. Bus - 24, 63, 67, 86, 87, 89.

Abaixo, algumas imagens da vista panorâmica da cidade:
Paris: Sightseing 101

Se essa é a sua primeira vez na Cidade das Luzes e você se sente na obrigação de seguir aquele itinerário turístico típico, com visitação aos principais hot spots da capital, uma boa pedida é esquecer os famosos ônibus de 2 andares - Les Cars Rouges - e começar a olhar a cidade com outros olhos.

Não que os Cars Rouges não sejam bons. Eles apenas abrangem o trajeto básico da cidade, com paradas em pontos turísticos típicos, como Tour Eiffel, Champ de Mars, Musée du Louvre, Notre-Dame, Musée d’Orsay, Galeries Lafayette, Champs-Elysées e Trocadéro. Et ça, c’est tout!

Contratando-se esse serviço (que custa em média 22 € a tarifa de adulto e 11 € a de criança), sua passagem é valida por 2 dias e é possível saltar e pegar os ônibus à vontade dentro do período de validade dos bilhetes.

 

Entretanto, pela metade do preço, é possível visitar a cidade pelo Rio Sena de maneira muito mais agradável. E muito mais interessante, diga-se. Os passeios são oferecidos por 2 companhias:  Bateaux Mouches e Bateaux Parisiens. Os bilhetes custam em média 10 € (adulto) e  5 € (criança.). É imperdível e considero quase que obrigatório àqueles que vão a Paris pela primeira vez - e até mesmo a quem já está cansado da visão turística tradicional da cidade.

Conforme os Cars Rouges, você poderá saltar ou pegar o barco em qualquer um dos pontos de parada ao longo do sena, mas inicialmente aconselho a se fazer o passeio completo ao longo do trajeto do rio. Navegar por essas águas se torna uma experiência ainda mais incrível se o tour for feito no final da tarde, com direito a pôr-do-sol e uma visão privilegiada do ascender das luzes da cidade. Priceless.

Ah, e para completar, os Bateaux também oferecem comentários turísticos em várias línguas, além de uma versão interativa para crianças - só que disponível apenas em francês. Todas as informações necessárias podem ser encontradas nos sites oficiais das empresas.

                            

Alors, se você está visitando Paris pela primeira vez, tem planos futuros ou está em dúvida sobre comprar aqueles tickets de tour nos Cars Rouges que as pessoas tanto falam a respeito, apenas se dirija ao Quai (cais) em frente à Torre ou à Notre Dame e compre seus bilhetes o quanto antes. Você não irá se arrepender. C’est sure. 

 

          Tour  Eiffel        

O marco mais famoso de Paris, a Torre Eiffel, foi construída por Gustave Eiffel para a Exposição Mundial de 1889, centenário da Revolução Francesa, está comemorando 124 anos!!. Com 318 metros 10.100 toneladas, este é o monumento mais lembrado no mundo e o mais visitado da Europa! Se você não subiu na Torre Eiffel, você não foi à Paris... Boutiques e restaurantes fazem o programa inesquecível! Se você estiver cheio da energia, suba pelas  escadas até a 3ª plataforma. O mais sensato é pegar o elevador, e tirar mil fotos... A vista parece cartão postal, liinda!  Veja foto 360º lá de cima !  

E muito, muito romântica!! Veja aqui a foto de 26 gigapixels! O passeio  é obrigatório... Prepare-se para grandes filas, principalmente nos fins-de-semana, ou Agende aqui Torre Eiffel sem filas    Câmera ao Vivo    Veja foto 360º     Site Oficial

Tour Eiffel, Cruzeiro pelo Rio Sena e tour à noite para cutir Paris iluminada, com guia em Português

                 Champs  Elysées             

 

A avenida mais famosa do mundo, foi criada em 1667 pelo paisagista André Le Nôtre, onde se encontra o famoso Arco do Triunfo. Toda arborizada,com vários cafés, restaurantes e lojas  hoje em dia um passeio bem de turista, mas obrigatório. Veja em 360º. Se estiver em Paris dia 14 de Julho aproveite a festa da Queda da Bastilha, com desfiles e fogos na avenida mais bonita do mundo! Veja o mapa que legal..  Site Oficial

              Arco  do  Triunfo           

 

Inspirado no Arco de Titus, esse monumento no coração  de Paris foi planejado por Napoleão para celebrar suas vitórias militares. O Arco foi concluído em 1836 e é um dos grandes marcos de Paris, afinal ali está a famosérrima Champs Elysées! Existe um museu no seu interior e em homenagem ao Soldado Desconhecido, onde uma chama é acesa diariamente as 6:30 da noite. Iluminado fica um show! Acorde, sim, você está em Paris! De lá partem 12 avenidas, uma verdadeira loucura para os motoristas . Visitas das 9:30 às 23h. (Place Charles-de-Gaulle, metrô Charles-de-Gaulle, Etoile)  Mapa Câmera ao Vivo

Arco vira escultura! Foto de Alexandre Duret Lutz

               Notre  Dame            

 

   A maravilhosa catedral de Notre Dame à beira do Sena é um dos marcos de Paris! Gótica, começou a ser construída em 1163, na Idade Média! Foram 170 anos de trabalho de milhares  de arquitetos e artesãos medievais. Foi erguida sobre um templo romano e concluída em 1330. Repare nos mais belos vitrais (do século XIII) ao fundo!! Vários reis e rainhas foram ali coroados e também foi palco de violência, quando foi saqueada por revolucionários, que transformaram em depósito de vinho. Sendo recuperada e restaurada na época de Napoleão.

É a famosa catedral do desenho " O Corcunda de Notre Dame", linda! Missa aos domingos às 10h e às 17:30h, e você pode ouvir tocar o precioso órgão de 7.800 tubos... uau! Vale a pena subir seus 422 degraus e avistar lá do alto as famosas gárgulas de pertinho e a mais linda das cidades! (Place du Parvis-Notre Dame, metrô Saint-Michel)  Site Oficial

Quer ouvir uma música linda enquanto navega no site? Click aqui e aumente o som.

             Ópera   Garnier          

 

Finalizada em 1875 a Ópera Garnier é um show! Um  passeio obrigatório, para quem aprecia  maravilhosos ballets, concertos de esplêndidas orquestras ou óperas inesquecíveis!! Não perca a ópera "Cosi fan tutte" de 22/10 à 13/11/2013!! Veja aqui a programação. As visitas durante o dia para conhecer o teatro também valem a pena, porque é o máximo! Não perca a pintura do teto maravilhosa, feita por Chagall ! Visita virtual (Place de l'Opéra) Click aqui e veja foto antes/depois Site Oficial

              Tour de ônibus                

 

QQuando  a gente chega num lugar novo nada melhor do que fazer um city tour para dar uma idéia geral, se localizar!  Um sightseeing é bárbaro porque podemos parar e descer nos pontos turísticos e pegar outro ônibus em seguida, com o passe... durante 48hs. (2 dias consecutivos) Passeie pelos principais pontos turísticos de Paris, para conhecer bem  a cidade mais linda do mundo! Passeie por Tour Eiffel - Quai Branly, em frente à Pont d´Iena, Champs de Mars , Musée du Louvre -perto da  Pont des Arts, Notre Dame - na frente da rue d'Arcole, Musée d'Orsay , Opera , Champs Elysées, Arco do Triunfo, Grand Palais - Avenue Winston Churchil e Trocaderol !!

A A idéia é começar pela manhã para aproveitar bem ... Agende aqui seu tour com guia em Português!

         Madeleine        

 

A igreja de la Madeleine ( Église de la Madeleine), é linda, como um templo clássico grego, altas colunas, consagrada à Maria Madalena, com relíquias expostas. Inaugurada em 1845, depois de 80 anos de construção. Atrás do altar principal fica uma linda escultura de Maria Madalena subindo ao céu. Inesquecível! Horários: 9 às 19h. (Próxima à Place de La Concorde)  Site Oficial

               Saint - Chapelle          

 

É uma das jóias de Paris, erguida pelo rei Luís IX, que por ter comprado a coroa de espinhos, (supostamente usada por Cristo, entre outras relíquias) construiu para abrigá-las. Observe o teto azul pontilhado de estrelas, que maravilha! Possui uma luz indescritível de seus 15 vitrais retratando cenas religiosas como um caleidoscópio. Imperdível! (4 Blvd.du Palais., metrô Cité, Saint- Michel)

             Place  des  Vosges         

 

Prepare-se para conhecer a mais charmosa praça do mundo! Foi cenário de muitos episódios históricos. São 36 casas, sendo 9 de cada lado. Sua arquitetura está intacta há 400 anos e é lá a famosa casa de Victor Hugo. O poeta e escritor francês viveu na maior casa da praça (até 1848). É possível visitar sua casa, que virou um museu. Aproveite para sentar em um dos bancos e refletir... (Metrô Bastille, Saint-Paul)

                Palais   Royal           

 

Um espaço verde com mais de 500 árvores, bem no centro da cidade. Construído em 1630 a pedido do cardeal Richelieu, perdeu mais da metade de seu terreno no fim do século 18, com a construção de 60 casas que ladeiam a área verde. Hoje, as casas abrigam lojas e restaurantes. Próximo do Louvre, no coração de Paris, os jardins do Palais Royal formam um oásis de tranqüilidade, bom para passear. ( Place du Palais Royal, rue de Montpensier, rue de Beaujolais, rue de Valois)

            Place   Vendôme         

 

Uau, como Paris é chic! Aqui se encontram as mais prestigiadas joalherias e bancos do mundo! Teve moradores ilustres como Chopin (em 1848). Elegantésima desde o século XVIII, vale uma visita ou, quem sabe, uma estadia no Hotel Ritz. (Metrô Opera)

             Conciergerie              

 

É um prédio super bonito e bem conservado, do século XI,  que virou prisão, tendo durante a Revolução Francesa mais de 2.600 presos, inclusive Maria Antonieta!  De lá também saíram Danton e Robespierre para a guilhotina... Visite a esplêndida Salle des Gens d´Armes, em estilo gótico, onde viviam os guardas e faça um tour para ver a cela da rainha. Aberto das 10 às 17h. Tarifas 6,10 e 4,10 ( Entrada principal de la Conciergerie , boulevard du Palais) Site Oficial

           Place  de  La Concorde      

 

Chegando à Concorde, não  perca a Grande Roda-Gigante!! Inaugurada em 2000 faz qualquer um viajar voltar à infância... lá de cima o maior visual sobre a Cidade-Luz! Vista virtual

Chegando à Concorde, não  perca a Grande Roda-Gigante!! Inaugurada em 2000 faz qualquer um viajar voltar à infância... lá de cima o maior visual sobre a Cidade-Luz! Vista virtual

          Passeios  de  Segway         

 

 City Segway Tours é o máximo! Imagine que delícia passear neste veículo do futuro, tipo Jetsons!! É muuuito divertido, para ver Paris com outros olhos! (Grupos de no mínimo 8 pessoas, mínimo 12 anos) pela Tour Eiffel, Tumba de Napoleão,  Louvre, Champs Elysées,  École Militaire, Museu  Rodin,  Les Invalides, Place de la Concorde, Museu D´Orsay , Madeleine e mais!  Passeios de 3:30h, com guia. Demais, imperdível! Legal também é o Tour à noite...  Agende aqui seu tour de Segway  

                 Sacré - Coeur                 

 

Essa basílica é um dos cartões postais de Paris, que pode ser visitada e virou um point lotado de turistas. Construída entre 1876 e 1910,  lá de cima  tem-se uma espetacular vista da cidade, um lugar realmente especial! (Pl. du Parvis du Sacré Coeur métro:Anvers.) Site Oficial

            Place  de  la  Bastille           

 

Há certos lugares em Paris que são interessantes, nos fazem sentir sua história e alguns de seus capítulos mais marcantes, como a Revolução Francesa. Você tem que pelo menos passar pela famosa Bastilha... Lá ficava a  prisão, tomada em 14 de Julho de 1789 e seus prisioneiros libertados, e hoje é uma praça que tem muitos cafés e a imponente Ópera de Paris Bastille, toda moderna! (

         Opera  Bastille       

 

A Opera de Paris Bastille é um edifício moderno de 1989, com projeto do canadense-uruguaio Carlos Ott, premiado entre 1700 concorrentes. Com 2700 lugares, acústica perfeita, sem o glamour da Ópera Garnier, é ótimo para curtir grandes espetáculos de ballet e ópera!  Não perca a ópera "Aída" de 10/10 à 16/11/2013! Veja aqui a programação! Também vistas durante o dia são permitidas. (120, rue de Lyon, 750012, metrô Bastille, linhas 1, 5 e 8) Visita virtual  Site Oficial

         Tour  de  bicicleta       

 

 Para quem adora novidades e quer ver Paris com outros olhos...Já imaginou que delícia sair pedalando à noite? Curtir  a cidade iluminada, e para os que nunca foram; descobrir a cidade luz de um jeito todo especial, com guia passeando pelos principais pontos turísticos como: Notre Dame, pela beira do Rio Sena, Torre Eiffel, até tomar sorvete na Berthillon, o melhor do mundo! Com saídas às 18 ou 19h. Agende aqui seu tour de bicicleta

            Pontes  de  Paris          

 

As pontes de Paris são lindas e cada uma tem características próprias. Respire fundo, tire muitas fotos, são lindas! A nossa preferida: Pont Alexandre III e também  a Pont Neuf, Saint Michel... Site Oficial

          Jardin  du  Luxembourg         

O parque  é dos lugares mais gostosos e charmosos de Paris!

 

Tem um lindo lago no centro e lá é possível alugar veleiros para navegar no "Grand Bassin"( lago), onde as pessoas tomam sol no verão. Há belas estátuas do século XIX e muitas, muitas castanheiras! Quadras de tênis, pôneis para alugar, mas não é permitido andar de bikes dentro do parque. (Fica entre rue Guynemer e Blvd. Saint-Michel -75006)

         Château de Versailles       


   Ir à Versailles é um programa inesquecível de tanta beleza e riqueza! Escolha um dia bonito, leve máquinas e aproveite para mergulhar na história, sentir como viviam os reis na época da Revolução Francesa, e sonhe acordado no maior palácio da Europa!! Visita virtual, veja as obras em detalhes!

As crianças também vão curtir e lembrar para sempre! Sem falar nos jardins... suspire!

Lagos (que no inverno ficam congelados) com fontes, rodeados por labirintos, projetos geométricos, árvores centenárias!... Podemos visitar o palácio, passar pelos aposentos dos reis, imaginar Maria Antonieta, Luis XVI, o Salão dos Espelhos restaurada, onde se casaram, e após 2 anos de restauração, foi reaberta a Ópera, que é um teatro lindo! Uau! Veja o vídeo! Alugue um carrinho de golf e se perca nos jardins, descubra o Petit Trianon e seu mini-teatro, uma verdadeira jóia...

Pertinho de Paris e imperdível !!! Legal também é ir de bicicleta... Veja a escadaria em 3D   Agende aqui tour de bicicleta    Site Oficial     Como chegar

         Passeio de Carruagem       


Perfeito para lua-de-mel é o passeio de carruagem em Paris...Ou para uma comemoração especial, fazer uma surpresa.. .inesquecível! Duração de 1 hora e meia passando pelo Arco do Triunfo, Champs Elysées, Trocadero, uh la la... Agende aqui seu passeio

      VELIB - Aluguel de Bicicletas      

 

     Que delícia pedalar por Paris, curtir seus jardins, sair  num dia de sol, o ventinho da bicicleta, muito bom.! A nova mania de Paris, começou em 2007 com 10.000 bicicletas, projeto da da Prefeitura, espalhadas em pontos pela cidade. Para alugar uma bicicleta  fazemos um cartão na máquina, (1 por pessoa) pagando com cartão de crédito. Aí é só pegar sua Velib e sair por aí e devolve-la não importa em qual estação. Os primeiros 30 minutos são grátis. Não é permitido andar nas calçadas e sim nas ciclovias e ruas. Cuidado com os motoristas franceses.. Veja onde estão as estações aqui. Tarifas desde 1 € por dia ou  5 € por semana. O máximo! Site Oficial

            Passeios de barco          

Passear pelo Sena de barco é das coisas mais românticas e gostosas num belo dia de sol! A vista é  variada, passando por vários monumentos, que vistos  por outros ângulos dão belas fotos! Saindo do Pont- Neuf o destino é a Torre Eiffel, que depois retorna, voltando para Ile de Saint Louis, passando pela Notre Dame, que depois retorna à Pont Neuf. Há tour durante o dia, no pôr-do-sol ou à noite para ver a cidade iluminada, a coisa mais linda! Reserve aqui seu passeio de barco

       Reserve aqui seu passeio noturno de barco com jantar

             Collège des Bernardins          

 

Inaugurado em Setembro de 2008 é um espaço em Saint Germain para artes plásticas, música, cinema, pesquisas e debates para igreja católica e a sociedade com exposições, concertos de música sacra, etc. Aberto diariamente das 10 às 18h.( 20 rue de Poissy- 75005, metrô Cardinal Lemoine, Maubert-Mutualité)   Site Oficial

             Parc  André-Citroën         


Imagine um lindo parque futurista, Paris também tem destas coisas, criando grandes contrastes ! Situado à beira do Sena, nas antigas instalações da fábrica de carros Citroën, possui um lindo gramado, 6 jardins e várias fontes, onde é possível... imagine: Voar num balão!... Demais!  A 150m até as crianças podem ir.. Tarifas e horários dos balões: 12€ adultos fins -de - semana, 10€ durante  a semana. De 12 à 17 anos 10€ e 9€, De 3 à 11 anos 6€  e 5€. Alugue cadeiras e tome um delicioso sorvete, com uma vista incrível. (Quai André-Citroën, 2, rue de la Montagne de la Fage, 75015, metrô Balard ou Javel) Veja ao vivo  Site Oficial

         Jardin  de  Monet        

Os Jardins de Giverny, os mais lindos, dos quadros de Claude Monet, para fãs do grande impressionista e apaixonados por flores! A 70 Km de Paris não deixe de visitar os jardins de inspiração de seus  quadros; as ninféas, vitórias-régias, a famosa ponte japonesa, a casa de Monet, tudo é lindo! Aberto das 9:30 às 18h e  fechado no inverno, entre1/11 à 31/3. Veja o calendário de floração.  (84 rue Claude Monet, Giverny ) Veja aqui foto 360º by Phototravel.

Agende aqui seu passeio com guia em Português  

Agende aqui passeio de bicicleta em Giverny

Site Oficial

        Musée du  Louvre - Lens      

 
Outra unidade do Musée du Louvre, na região de Nord - Pas de Calais, perto da Bélgica, o museu de Lens, a 200 Km de Paris, foi inaugurado em dezembro /2012 e é um espetáculo com belo parque ! Com projeto super moderno de arquitetura de Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, (venceram a concorrência entre 120 arquitetos do mundo todo) muito vidro, são 5 edifícios a serem descobertos, explorados e curtidos. Bem didático, em ordem cronológica, com 70 obras da Antiguidade, 45 da idade Média e 90 de Arte Moderna. Com restaurante sob comando do chef Marc Meurin (2 ** no Guia Michelin) e cafeteria, além de espaço para pic-nics! Horários: Diariamente das 10 às 18h, exceto 1/1, e 1/5. Grátis, exceto exposições temporárias. Em Paris, pegue o trem TGV na Gare du Nord: Paris- Dunkerque, (1 hora e 10 minutos) e na chegada à gare de Lens uma van faz (gratuitamente em 2013) o transporte de 1,5Km até o museu. Trem direto (veja aqui) às 12:52 chegando às 14:01 e volta às 16:57 chegando às 18:14h em Paris. (rue Georges-Bernanos F ,Lens)  Site Oficial

              Sorbonne             

    Fundada por Robert de Sorbon no séc. XIII , daí a origem do nome da universidade: Sorbonne. De Richelieu aos dias de hoje sempre foi o símbolo de intelectualidade francesa. As aulas eram em latim, razão da origem do nome "Quartier Latin".  Em 1968 foi grande palco da revolta estudantil.  Fernando Henrique Cardoso já lecionou lá...Visitas guiadas super interessantes, onde se pode conhecer também o magnífico anfiteatro.Para inscrições na Universidade click aqui  (47, rue des Écoles, 75005) Site Oficial

           Passeio  bom  pra  cachorro         


Quer coisa mais fofa que este Golden Retriver em plena rue de Rivoli??

         L´Aquarium Tropical       

   Muita gente não sabe que tem um aquário em Paris! Criado em 1931 para Exposition Coloniale, destinado à mostrar a fauna marinha das colonias francesas. Didático, sempre é divertido, vale visitar! Peixes coloridos, cavalos-marinhos, piranhas, crocodilos, onde está Nemo? Horários: 3ª à 6ª das 10 às 17:30h e finais de semana até às 19h. Fechado às 2ªs feiras, 25/12. 1/1 e 1/5. No Palais de la Porte Dorée. (293, ave.  Daumesnil , 75012, metrô Porte Dorée (linha 8) onibus 46 e PC2) Site Oficial     

        Eglise Saint Louis en Ile       

   A igreja Saint Louis en Ile fica na Ile Saint Louis e é linda! Começou a ser construída em 1644 pelo arquiteto Francois Le Vau, que morreu antes de terminar o projeto. Em 1726 foi dedicada à Saint Louis e  Libéral Bruant  concluiu a obra. A  torre do sino foi finalizada em 1765 por Gabriel Le Duc. Dentro guarda tesouros como "l´Anunciacion" de Fra Angelico. Se estiver procurando a Berthillon para tomar sorvete não deixe de entrar nesta igreja, que fica na mesma ruazinha. Não é um ponto turístico e sim onde os franceses vão. (19 bis, rue St-Louis-en-l'Île)