Porto


O Porto é um lugar especial, com um ambiente diferente, quer pela sua atractiva decadência como pelo seu peculiar ritmo de vida. Os seus bairros são elegantes e as quintas senhoriais contrastam com a sua rede de ruas estreitas que a UNESCO classificou como Património da Humanidade.

A melhor forma de conhecer o Porto é caminhado pelas suas estreitas ruas repletas de história e nostalgia. Se visitares esta cidade não deixes de passear ao anoitecer pela zona da ribeira do rio Douro; passear pelo Mercado do Bolhão; degustar os famosos vinhos ou visitar lugares emblemáticos e interessantes como a Torre dos Clérigos, os Jardins do Palácio de Cristal, a Sé, a Igreja de São Francisco, a livraria Lello, e as atrativas Igreja do Carmo e a Capela das Almas.

Esta cidade histórica teve grande influência no nome do país, antigamente conhecido como Cale. Na altura tratava-se de uma pequena aldeia celta a que os Romanos acrescentaram um importante porto, designado de Porto Cale, ou Portus Cale, o qual mais tarde derivou em Portugal

No Porto celebram-se festividades e atividades culturais ao longo de todo o ano. As mais interessantes são: Fantasporto (Festival Internacional de Cinema do Porto), um festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, que se celebra em português e espanhol, que tem lugar no final de maio e início de Junho; Sallaves em Festa, uma grande festa que se celebra durante quarenta horas ininterruptas num animado fim-de-semana no início de Junho; a festa de São João, a maior festividade do Porto, que ocorre em Junho; o Festival Internacional de Folclore que dura uma semana entre julho e agosto; a noite Ritual Rock, um festival de rock que dura um fim-de-semana no final de Agosto.

No outro lado do Rio Douro encontras a localidade de Vila Nova de Gaia, à qual podes aceder através de qualquer uma das fantásticas pontes ou de barco. Nesta pequena localidade encontrarás as melhores caves de vinho da região.