Bay of Plenty

 

O Capitão Cook vinha navegando com a embarcação Endeavour quando abriu um sorriso e exclamou:-" Tubarões me mordam, esse lugar é lindo demais"! O mar estava de almirante parecendo lagoa, e o nobre capitão achou tratar-se de uma baía. A tripulação queria desembarcar o mais rápido possível para pegar coisas frescas, tais como comida, água, e quem sabe umas nativas, mas na época ainda não existiam as bóias que sinalizam a entrada do canal, e por causa disso o desolado comandante resolveu seguir adiante. Acabou ancorando na Península de Coromandel, mas sem antes dar uma olhada para trás, e comentar com o restante da tripulação..." Quanta plenitude, e que lindas são as nativas, digo, Tauranga e Mount Maunganui, vou chamar essa região de Bay of Plenty!

 
 

Tauranga é o Centro do Universo foi o que falou na rádio um morador. A verdade é que a Bay of Plenty é uma região, que engloba várias cidades de porte médio como Tauranga, Mount Maunganui, Whakatane, e vilas menores como Te Puke, KatiKati, Wiahi e Matata. Se Tauranga é ou não o centro do universo é difícil dizer, mas ela é a maior com 110 mil (2009) habitantes. O grande crescimento na última década fez com que Tauranga se juntasse com Mt. Maunganui, e hoje são como uma só cidade separadas apenas por uma ponte. Ambas ficam à beira mar, mas Tauranga não tem praias de mar aberto como Mt. Maunganui. Com clima e praias  espetaculares, a região atrai pessoas de todo o país e principalmente durante as férias e Ano Novo. Tauranga é o maior porto exportador e importador da Nova Zelândia, garantindo empregos para uma boa parcela da população e muitas empresas e grandes lojas de departamentos têm seus galpões de distribuição de produtos em Tauranga ou em Mt. Maunganui.Para estudantes internacionais existem varias opções de cursos secundários, técnicos e de Inglês. As ruas são seguras e tranquilas, com pouquíssimas retenções de trânsito. Para ir de carro do centro de uma cidade a outra, leva-se entre 15 e 30 minutos dependendo da hora, mas na ponte pode ter um trâfego mais pesado.

 

O Surf é um dos pontos altos, e em grande oferta por toda a região. Mt. Maunganui possui um point, que quando grande, gera ótimas direitas (foto). No outro lado do point, uma praia aberta sempre tem alguma brincadeira, e é bastante frequentada por surfistas e boogy boarders quando o swell está pequeno. A Ilha de Matakana à esquerda do Mt. Maunganui, só pode ser acessada de barco ou atravessando a barra à nado, e tem a melhor onda de toda Bay of Plenty. O Mt. Maunganui, é parte da caldeira de um vulcão extinto, e fica numa espécie de península, com praia de mar aberto de um lado, e a baía de Tauranga no outro. Umas das melhores coisas para se fazer, é andar pela espetacular trilha ao redor do monte, é toda a beira mar, com fotogênica vista para a entrada da barra. Mas se quiser uma vista de perder o fôlego, suba até o cume do morro, que avistará toda Tauranga e Mt. Manganui, além da Ilha de Matakana e todo o interior da baía. Em dias propícios, você poderá fazer um vôo duplo em asa delta com experientes Hang Gliders, e se tiver curioso para saber como é a vista lá de cima, basta clicar aqui.

 

Na base do Mt. Maunganui ao lado do Camping e Caravan Park, fica um complexo de piscinas de águas quentes nota 10 (Hot Pools). São como vários Spas, com temperaturas diferentes e duchas de massagem bastante relaxantes, tanto após o surf, como longas caminhadas, ou em dias frios. Logo ao lado, fica a rampa para barcos e a parte de dentro da baía chamada Pilot Bay (foto). Na beira da praia um parque gramado com mesas e banheiros públicos, fazem do local um ponto de encontro para famílias com filhos pequenos, ou ainda para os aficionados pela pesca amadora. Na rua de trás, a principal, cafés, restaurantes, lojas comerciais, boates,  pubs,  lojas de souvenir, de Surf, e de muitas outras coisas, garantem para todos excelentes compras e vida social. 

 

Papamoa Marae

Culturalmente toda a região tem forte presença Maori com muitos Maraes que podem ser visitados (mas por favor obedeça às normas e costumes). Shows culturais e de dança estão ao dispor do turista. Os Maoris habitam a Bay muito antes de ser Plenty, e não é difícil encontrar, marcas e lugares sagrados pela cidade. Tanto o artesanato quanto, pinturas e esculturas expressam a grande influência benéfica que tiveram na região. Toda a área em torno da cidade de Tauranga, e ao longo do litoral até a cidade de Whakatane, são bastante cultivadas, e também exibem grande atividade agro-pecuária. A Bay of Plenty é considerada a Capital Nacional de produção da fruta Kiwi. Durante a época de colheita, as fazendas contratam catadores de frutas e jovens de todas as partes do mundo para trabalhar e ajudar.

 

Turismo na Bay of Plenty oferece 1001 opções para todas as idades, competindo com cidades tradicionais. Lá o intrépido turista vai encontrar desde esportes radicais, até excelentes tours contemplativos e junto à natureza. Trilhas, cachoeiras, pesca da praia ou de barco no oceano, canoagem, Jetboat em rio, visita a fazendas de Kiwi, e de produção de mel, passeios a cavalo pela praia, vôos duplos em Asa Delta, passeios à beira mar, mergulhos com ou sem garrafa de oxigênio, enfim, muitas coisas interessantes para fazer di grátis ou não. A pequena cidade de KatiKati, bem perto de Tauranga, é chamada de cidade mural, onde praticamente todas a paredes de prédios são pintadas em vários temas. Cada qual retrata cenas diferentes do campo no século passado. Vale uma visita!  Acomodação não é problema, exceto entre o Natal e Ano Novo, porque Mt. Maunganui é um tradicional ponto de reunião da galera jovem nessa época do ano, e a cidade entope de gente. 

Na Bay of Plenty, principalmente Tauranga e Mount Maunganui, são espetáculos de cidades para se morar, passear ou estudar. Na verdade, o Capitão Cook errou um pouco ao nomear a região, pois o correto deveria ser BAY PLENTY OF ALL. Não deixe de visitá-la, e passe pelo menos alguns dias por lá. Você não vai se arrepender.

   
Plantação de Fruta Kiwi Lagostas em abundância

Distâncias por rodovia de Tauranga até:

Auckland 210 Km 2 Horas e 30 min.
Rotorua 85 Km 1 Hora e 15 min.
Whakatane 105 Km 1 Hora e 30 min.

Fonte: Portal Oceania