Fraser Island

 

A Fraser Island não é uma região, mas somente uma ilha que faz parte da Fraser Coast. O motivo de incluí-la em uma página à parte, deve-se ao fato de ser um dos locais mais extraordinários na Austrália. A Ilha tem aprox. 120 km de comprimento por 15 Km de largura, sendo que além de ser patrimônio da humanidade, tem 1/3 da área total como parque nacional, conhecido como The Great Sandy National Park (foto acima). A ilha é constituida inteiramente de areia, sendo considerada a maior ilha de areia no mundo, com dunas, e formações de florestas que chegam a atingir 180 metros acima do nível do mar. Para levar carro para a ilha (somente 4x4), ou para acampar fora dos campings, é necessário uma permissão, que pode ser comprada em Hervey Bay, ou na própria ilha ao chegar. De qualquer forma, se você for se hospedar em um camping, hostel, ou qualquer outro tipo de hospedagem registrada e licenciada, não é preciso pagar essa permissão para hospedagem. A ilha é um paraíso para os que gostam de natureza pristina, pescarias, caminhadas, observação de pássaros, praias de areias brancas e água quente cristaliana, ou simplesmente não fazer nada.

.
 

Para se chegar à Fraser Island, existem diversos Ferry Boats chamados de "Barges" que transportam passageiros e veículos, e partem do Inskip Point em Rainbow Beach, cruzando o canal em 10 minutos. Note porém, que não existem muitos trechos onde um veículo que não seja com tração nas quatro rodas pode rodar, pois o solo é todo de areia, e fácil de atolar. No entanto se assim desejar, você poderá alugar um veículo 4x4 em Rainbow Beach ou em Hervey Bay por entre A$ 80 e A$ 150 por dia. Note que alugar um carro, compensa mais se você estiver em grupo, caso contrário o mais barato é fazer tours em veículos de turismo que são uma mistura de jeep e ônibus, e fazem os roteiros principais da ilha. Outra nota importante, é quando dirigir na areia, siga sempre por cima das trilhas deixadas pelos pneus de outros carros, de forma que não destrua a vegetacao nativa, ou atropele crustáceos e outros pequenos animais marinhos, que vivem enterrados na areia. Quando chove a areia torna-se pesada para dirigir, e requer muita habilidade inclusive em certos acessos, que podem ficar  impossíveis de ultrapassar.

.
 

 O Dingo (foto) é um cão selvagem ou melhor dizendo, um lobo Australiano que habita a Fraser Island andando solto e em matilhas. Apesar de terem uma "carinha de anjo", e se mostrarem amistosos, deve-se tomar cuidado, e  não dar muita intimidade deixando que se aproximem. Tambem não os alimente pois seu acampamento, ou o local que estiver acomodado pode se tornar perigoso. Nos últimos anos, foram reportados alguns ataques fatais à criancas que brincavam ao redor de acampamentos, e no caso de um Dingo se mostre muito agressivo, o melhor é chamar um Ranger ou guarda parque, pois eles saberão que providência tomar. Os vários Kilômetros de praia, servem como estrada principal, e ao dirigir, fique atento não somente à Dingos atravessando a praia, bem como aos muitos pescadores e crianças que estão na areia que por causa do barulho das ondas, não consequem escutar um veículo que se aproxima.

.
 

A Fraser Island tem aproximadamente 200 lagos de água doce e cristaliana, que são filtradas através da areia fina. O Lago McKenzie (foto) é o mais famoso, e melhor para nadar, com areia ultra branca e águas mornas. Como esse lago é o mais famoso, deixa de ser o mais sossegado, pois centenas de turistas visitam o lado McKenzie diariamente. Se desejar um lugar recluso, o ideal é procurar outro lago, através das centenas de trilhas para caminhadas muito bem demarcadas existentes na ilha. Para não se perder, aconselhamos a comprar logo em sua chegada na Fraser Island, um mapa detalhado onde estão marcadas todas as trilhas, bem como locais de interesse especial, explicações históricas, onde compra-se gasolina, alimentos, remédios etc... 

.
 

Um dos motivos que atrai milhares de turistas à visitar anualmente a região, são as trilhas, tanto para caminhadas, como para se explorar de carro. A exuberância da vegetação sub tropical, forma um micro clima na ilha não encontrado em nenhuma outra região da Australia, chegando a formar uma vegetação bastante densa, que proporciona um crescimento excepcional das árvores, em busca da luz solar. Apesar de não estar nos Trópicos a vegetação lembra de certa forma a da Floresta Amazônica, onde uma vez cortando-se a mata, resta somente areia, que forma pequenos desertos, que por sua vez formam as dunas. O contraste é muito interessante, e para quem já conhece tanto o Amazonas, quanto o Nordeste do Brasil, é como ver os dois ao mesmo tempo, no mesmo lugar. Diversos tours são oferecidos de 1 ou 2 dias ou é possivel ir com o próprio carro se for um 4X4  ou alugando nas diversas locadoras no local. Uma outra alternativa de conhecer a ilha sem gastar quase nada, é fazer as trilhas pé, e pedir carona toda a vez que passar um carro. Quando à noite chega, uma fogueira na praia é a melhor opção, mas não pode ser feita na região do parque nacional, tampouco pode-se cortar vegetação para lenha. (em muitas partes da ilha fazer fogo é proibido) Deve-se somente apanhar galhos que já se encontrem no chão. Se preferir "o agito", diversos bares e boates na ilha garantem uma ótima diversão (foto), bem como aquela cerveja bem gelada ao término de um dia de pura aventura junto a natureza. A nível cultural, voce irá encontrar viajantes de todas as partes do mundo, que diáriamente visitam a Fraser Island para uma experiência de viagem de aventura, com muitas chances de novas amizades e namoros.

.
 

Para os surfistas, a ilha conta com 2 ótimos points para a prática do esporte. Para os amantes da pescaria, tanto do lado do mar aberto quanto o lado abrigado da ilha, oferecem excelentes pesqueiros. Para os ecologistas, a ilha é uma fonte inesgotável de descobrimentos. Para os que querem tudo ao mesmo tempo, a Fraser Island é perfeita. Não deixe de visitá-la.

 

 

O Naufrágio do Maheno é uma das atrações.

Fonte: Portal Oceania