Gold Coast

A Gold Coast está localizada na costa leste da Austrália no Estado de Queensland, distando 100 Km Sul da cidade de Brisbane, e 850 Km Norte de Sydney. A região é plana, cercada por montanhas de até 1000 metros de altura, com mais de 100 mil hectares de parques nacionais, inúmeras cachoeiras, e mais de 260 Km de trilhas para caminhadas. A população atual supera os 440 mil habitantes, e a cidade vem apresentado ultimamente o maior índice de crescimento na Austrália. Milhares de turistas a cada ano, procuram a Gold Coast por suas praias de águas cristalinas, clima sem extremos, e principalmente pela diversão.

 446 Km de canais navegáveis cortam a cidade, equivalendo em extensão à 9 vezes os canais de Veneza. Os canais foram construídos nos anos 60, aproveitando-se diversos rios da região que se conectam com o mar e servem de berçário para diversas espécies que a cada verão procuram essas águas para procriar. Tanto o mar quanto os canais, são habitados por muitos peixes, arraias, caranguejos, golfinhos, e tubarões, e são ótimos para pescar. A Fauna local engloba mais de 120 espécies de pássaros, muitos periquitos, papagaios, pelicanos e patos. Na terra, além de Wallabies (pequenos Cangurus), encontram-se também Koalas, Marzurpiais, iguanas e outros animais nativos.

 

44 km de praias, com águas mornas do Oceano Pacífico, são sempre um convite para um mergulho, surf, ou pesca de molinete. Redes contra tubarões cobrem toda a extensão da Gold Coast, e estão posicionadas à cerca de 500 metros da praia. A temperatura no mar é de 18 º no inverno, chegando a 26º no verão. Na terra a Temperatura, varia de 10° no inverno e 23° Celsius no verão 21 30° . A primavera e outono são as melhores, com temperaturas deliciosas nos  25°. Pouquíssimas vezes durante o ano, é necessário o uso de casacos. Na maior parte do tempo, uma camisa de manga curta é o bastante. O jornal local, sempre tem dicas sobre o tempo e as condições do mar, e o serviço de meteorelogia é muito bom, geralmente acertando na previsão. 

esp
 

Surfers Paradise é o bairro mais central da Gold Coast. Nos anos 50, era um balneário de fim de semana para os moradores de Brisbane frequentarem a praia, mas com o passar do tempo, tornou-se famosa, e atraiu investidores nacionais e estrangeiros, principalmente Japoneses, que ficaram encantados com o lugar. Hotéis, restaurantes, boates e casas com todos os tipos de diversão proliferaram, e prédios, Apart-Hotéis e muitas acomodações foram construidas. Surfers Paradise então explodiu a nível de sofisticação e fama, tanto nacional como internacional. Virou uma espécie de âncora de empregos na área de turismo, atraindo aplicantes de todas as partes da Austrália e do mundo, e por consequência, tornou-se um centro de aglomeração da "rapaziada".  Qualquer dia da semana, principalmente Sexta e Sábado à noite, esse bairro pulsa com gente desfilando em carrões novos ou dos anos 60, modificados ou adaptados. Surfers conta com uma infra-estrutura turística completa, e virou lugar de moda e azaração. Muitos residentes da Gold Coast odeiam Surfers Paradise, outros não se mudariam por dinheiro nenhum. Apesar do nome, Surfers Paradise não é o paraiso dos surfistas, pois a praia é aberta e longa, com ondas e correntes, não muito boas para a prática do surf. Ocasionalmente, oferece um surf razoável.

esp

 

Broadbeach, é um bairro que tambem conta com ótima infra-estrutura turística, com muitos restaurantes, Shopping, Casino, Boates, Hotéis, e inúmeros Cafés com mesinhas nas calçadas. A frequência é feitas mais por residentes, mas também atrai turistas. Possui um excelente parque gramado à beira-mar, com pistas para caminhadas, aparelhos para ginastica, além de várias churrasqueiras públicas, banheiros, chuveiros, e diversas áreas para um bom picnic. Os demais bairros da Gold Coast, são basicamente residenciais, com construções de 1 ou 2 pavimentos. Uma quantidade grande de casas têm 2 frentes, uma voltada para a rua, e outra para os canais. Uma em cada cinco residências, possuem aquecimento de água complementado por painéis solares. As ruas são largas e bem planejadas, dificilmente com problemas de trânsito, que só ocorrem em caso de acidentes, ou eventos especiais como a Fórmula Indy.

esp
 

Ao Sul, o bairro de Coolangatta, concentra uma grande quantidade das melhores ondas para surf no mundo, com praias, como Kirra, Rainbow Bay, Snapper Rocks (foto) e Duranbah se destacando pela qualidade de suas ondas. O Aeroporto Internacional da Gold Coast, recebe além de vôos domésticos, vôos provindos da Nova Zelândia e de alguns outros países. Coolangatta faz fronteira com o estado de New South Wales, e a linha divisória passa no meio da rua, no centro da cidade de Tweed Heads, causando cenas curiosas, como o vizinho da frente ter carteira de habilitação diferente, a cerveja custar mais barata devido a impostos menores, e até mesmo um trabalhador licenciado em um estado, não ser licenciado para trabalhar no outro lado da rua. 

Ao Norte, os bairros de Southport, Labrador, Runaway Bay e Paradise Point, estão bem em frente a uma ilha chamada "South Stradbroke". Esta ilha de mais de 20 Km, funciona como uma barreira para o mar aberto, resultando em uma baía abrigada, a "Broadwater", onde todos os tipos de esportes aquáticos são praticados. A vista destes bairros para o mar é muito bonita e relaxante. Ultimamente, essa região tem crescido muito, com a construção de novos estabelecimentos e por consequência, com grande valorização imobiliária. O Bairro de Southport, e considerado a Down Town da Gold Coast, e é onde estão a maioria dos orgãos públicos, muitas escolas e cursos para estudantes internacionais, e a grande maioria de fábricas, agências de automóveis, e lojas especializadas da região.

.
 

O turismo continua sendo o principal componente da economia da Gold Coast, sendo que ultimamente, diversas indústrias de outras partes da Austrália se mudaram para a região, como, empresas de Informática, Indústria Náutica, etc... . Escolas, Cursos e Universidades, têm atraído estudantes e profissionais do ramo, devido ao alto padrão de ensino e preços mais razoáveis do que em outros centros da Austrália. Muitas facilidades para Estudo de Inglês e Ensino Técnico, tambem foram implementadas para atender a um fluxo crescente de estudantes e turistas de todas as partes do mundo, bem como Australianos também. A quantidade de coisas para fazer na Gold Coast é tão grande, que você precisaria de 1 ano para que a cada dia experimentasse cada uma das maravilhas turísticas apresentadas por essa cidade.

 

Transportes: A Gold Coast é conectada com Brisbane, e de lá para outras partes da Austrália, incluindo o Aeroporto. O trem é muito bom, limpo, com ar condicionado, e parece flutuar no ar. As estações na Gold Coast ficam nos bairros de Robina e Nerang. O trem é ideal para se resolver problemas ou para se passear em Brisbane, pois para bem no centro da cidade. A viagem leva cerca de uma hora. Os preços até Brisbane sao: A$ 9,00 adulto; A$ 4.50 criança até 14 anos.  No Aeroporto Internacional de Brisbane, a estação fica ao lado dos terminais doméstico e internacional, e serve a cada 30 minutos, à partir das 5 da manhã até as 8 da noite. O " Air conect ticket", é um bilhete com desconto do aeroporto até a porta da sua casa ou seu hotel na Gold Coast e vice versa.( Trem e micro onibus). A Airtrain pede 24 de antecedência na reserva. O preço é de A$ 25 adulto, A$ 15 criança ou A$ 80 para grupos de 4 pessoas.A Gold Coast possui seu próprio Aeroporto internacional, situado no bairro de  Coolangatta. Apesar da maioria dos Vôos internacionais ainda chegarem via Brisbane, vários vôos diários partem e chegam na Gold Coast para as maiores cidades Australianas e vários destinos internacionais na região do Pacifico.

A Gold Coast reune sofisticação e infra-estrutura com ares de cidade pacata e praieira. A cidade é segura e tranquila, oferencendo tanto relax quanto ação, ao gosto do freguês. Não deixe de visitar a Gold Coast durante sua visita à Austrália, afinal ela foi eleita o destino número 1 da Austrália.

 
Vista aérea da Broadwater e Surfers Paradise

Fonte: Portal Oceania