Perfil da American Airlines

História da American Airlines
A American Airlines é a maior companhia aérea do mundo em diversos itens como maior número de passageiros transportados, maior número de empregados e tamanho da frota. Em faturamento anual fica atrás apenas da Air France-KLM.

Os principais centros de operações da American Airlines são os aeroportos de Chicago, Dallas e Miami.

A AMR Corporation é a proprietária e administradora da American Airlines. A empresa está sediada em Fort Worth, Texas, adjacente ao aeroporto internacional de Dallas/Fort Worth. A AMR também controla a American Eagle Airlines, empresa aérea regional.

A American Airlines serve a 172 destinos com a sua frota de mais de 700 aeronaves. Os destinos internacionais incluem importantes países na Ásia, Europa e Américas (China, Japão, Índia, França, Alemanha, Espanha, Itália, Reino Unido, Canadá, México, Argentina, Brasil, entre outros). Nenhuma outra empresa transporta mais passageiros entre os Estados Unidos e a América Latina. Em todo o mundo a American Airlines transporta quase 100 milhões de passageiros por ano.

American Airlines é membro-fundadora da oneworld, terceira maior aliança de companhias aéreas. São integrantes da oneworld a Aer Lingus, British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Iberia Airlines, Lan, Qantas e a JAL (a partir de 2007).

A American Airlines se desenvolveu a partir de um conglomerado de mais de 80 pequenas empresas aéreas, fusões, compras e vendas. Inicialmente a American Airways era uma marca comum para algumas empresas aéreas independentes, como a Southern Air Transport no Texas, Southern Air Fast Express (SAFE), Universal Aviation e a Colonial Air Transport.

Em 25 de janeiro de 1930 a American Airways tornou-se uma única empresa com rotas de Dallas para Boston, Chicago, Los Angeles e Nova York. Em 1934 a empresa foi adquirida por E.L. Cord, que a renomeou para American Airlines.

Nos anos 30 a empresa já utilizava o Admirals Club para seus passageiros VIP, percussor deste tipo de serviço na aviação comercial. A empresa também é pioneira no sistema de reserva eletrônico junto à IBM, o Sabre. A American Airlines também foi a primeira companhia aérea a oferecer em 1998 o e-ticket em todos os países que operava. Bonnie Tiburzi foi a primeira mulher a pilotar uma aeronave de uma empresa de grande porte em 1973. A American Airlines também foi a primeira companhia aérea a desenvolver um programa de fidelidade freqüente, o AAdvantage, em 1981. O programa mantém anulmente mais de 50 milhões de membros.

Após a Segunda Guerra Mundial foi criada a subsidiária American Overseas Airlines para servir a Europa, inicialmente. Entretanto a AOA foi vendida à rival PanAm em 1950. A American Airlines criou uma nova subsidiária para atender o México. A Europa e o Japão passaram a ter voos da American Airlines na década de 1980. Durante os anos 1980 e 1990 a American Airlines criou alguns centros de operações nos EUA devido à sua expansão. Nos anos 1990 a American Airlines trocou os DC-10´s pelos Boieng 767.

Em abril de 2001 a TWA foi adquirida pela American Airlines. Durante os percalços da fusão os ataques terrorista de 11 de setembro foram cruciais para a empresa. Dois aviões foram usados nos atentados, e a paranóia com o transporte aéreo afetou o lucro da empresa durante os anos seguintes. Em 2005 a empresa anunciou lucro pela primeira vez em 17 trimestres.

A American Airlines mantém acordos de codesharing com várias empresas norte-americanas e em todo o mundo (Iberia, TAM, JAL, etc.).

A importância da American Airlines na cultura americana é grande. Nos anos 60 a Mattel criou uma série da boneca Barbie de comissária de bordo da American Airlines. A empresa renomeou dois estádios: o AmericanAirlines Arena de uso do Miami Heat (NBA) e o American Airlines Center de uso do Dallas Stars (NHL) 
Serviços da American Airlines*
Serviços a bordo aos passageiros da American Airlines


Serviços especiais aos passageiros da American Airlines


* Checar com a Linha Aérea as devidas condições para cada serviço oferecido.
Serviços da American Airlines*
Serviços a bordo aos passageiros da American Airlines


Serviços especiais aos passageiros da American Airlines


* Checar com a Linha Aérea as devidas condições para cada serviço oferecido.

Outros serviços da American Airlines