Viajar para a Antártica

 
 
Ficha da Antártica
Características geográficas da Antártica
Área: 14,000,000 km²
População: Entre 1.000 (inverno) a 4.000 (verão)
Densidade: 0,0002 hab./km² (máx.)
Países: 0

Divisões da Antártica
-

Territórios da Antártica*
Bandeira Argentina Argentina - Antártida Argentina
Bandeira Austrália Austrália - Território Antárctico Australiano
Bandeira Chile Chile - Territorio Chileno Antártico
Bandeira França França - Terra Adélia (Terre Adélie)
Bandeira Noruega Noruega - Terra da Rainha Maud e Ilha Pedro I
Bandeira Nova Zelândia Nova Zelândia - Dependência de Ross
Bandeira Reino Unido Reino Unido - Território Britânico da Antártica

* Em 1959 foi assinado o Tratado da Antártica, no qual os países concordaram em suspender suas reivindicações de áreas no continente.


Extremidades da Antártica
Norte:
Sul (continental):
Sul (insular):
Leste (continental):
Leste (insular):
Oeste (continental):
Oeste (insular):
Altitude máxima:
Altitude mínima:
 
Viaje para a Antártica! Veja abaixo as informações para a sua viagem à Antártica. Conheça informações da história, clima, cultura, hospedagem, passeios, praias, museus, cassinos, compras, consulados e dicas de viagem. Saiba também como chegar de avião à Antártica ou como se locomover de metrô, trem, avião e ônibus na Antártica.

Conheça a Antártica
Apesar de ser o continente menos povoado e de estar coberto por uma espessa camada de gelo, considerada a mais extensa da Terra, é possível praticar o turismo ecológico, fazer um Cruzeiro Marítimo  e sobrevoar o continente em aeronaves que se dedicam a realizar voos com esse propósito.

A Antártica também é conhecida por Antártida ou Antárctica. Todas as opções estão corretas. Antártida (com "d") é o termo usado em alguns países, como Argentina, França e Itália. O Programa Antártico Brasileiro utiliza a opção com "c", devido à origem do nome grego "Arktos" que originou o continente. "Antarktikos" é o oposto de ártico (Arktos). Em grego "Arktos" significa Urso. O nome foi utilizado de acordo com a constelação hemisfério celestial norte, a Ursa Maior.

A Antártida é o mais meridional dos continentes e tem 14 milhões de km². O continente só não fica coberto de gelo em algumas áreas nas cadeias montanhosas no norte da Península Antártica. É, portanto, o maior deserto do planeta. Mesmo assim o turismo a esta região cresce anualmente.

A população da Antártica não é permanente. Sua população varia entre mil e quatro mil pessoas (cientistas e pessoal de apoio) nas bases polares.

Em 1959 a Argentina, Austrália, Chile, França, Noruega, Nova Zelândia e Reino Unido concordaram em suspender suas reivindicações de áreas do continente. Esses e mais 37 países já assinaram o Tratado da Antártica, que estabelece que o continente seja destinado apenas à exploração científica. Recentemente a Antártica começa a explorar o seu potencial turístico. Aproveite, mas não esqueça os casacos.