Campos de Golfe no Brasil

CAMPOS de GOLF no BRASIL:
 
1) Gávea Golf and Country Club (González, 1987, pp. 15-16): Está localizado entre a Pedra da Gávea, o ponto mais alto da cidade do Rio de Janeiro, com quase 900 metros de altura e a Floresta da Tijuca, defronte da praia de São Conrado. 
 
É considerado um dos mais bonitos doBrasil. Embora curto, pouco menos de 6000 jardas, par 68, o campo não é tão fácil como parece, exigindo do golfista muita precisão nas tacadas.
 
 
Até hoje, o melhor resultado conseguido foi de 265 tacadas em 72 buracos, isto é, 7 abaixo do par, pelo profissional norte americano Hale Irwin, durante o Campeonato Aberto do Brasil, realizado em 1982.
 
Alguns dos melhores jogadores do mundo, como Bobby Jones, Martin Pose e Billy Casper marcaram sua presença no Gávea Country Club. 
 
Fundado em 1921, então denominado "Rio de Janeiro Golf Club", passou a ser chamado "Gávea Golf and Country Club", em reunião de seu conselho em maio de 1926. William McGregor foi quem liderou um grupo de escoceses, ingleses , norte-americanos e brasileiros objetivando a construção de um campo de golf. Por 44 mil libras esterlinas compraram uma velha fazenda de café, incluindo a Casa Grande de estilo colonial, que é admirada por todos até hoje. Porém, desde a data de sua fundação, muita coisa pode ser contada, até mesmo a existência de uma mina de diamante, isto em 1800, que ficava atrás do atual green do 7. O primeiro grande passo foi quando contrataram um jovem escocês, chamado Arthur Morgan Davidson, para construir um campo de golf e ser o seu primeiro profissional. Com apenas 20 anos de idade, Davidson executou um trabalho excepcional, digno de um grande arquiteto. Vale dizer que este campo chegou à condição de um dos 50 melhores campos de golf do mundob fora dos Estados Unidos, de acordo com a pesquisa feita pela revista americana "Golf Digest". Com relação aos buracos (idem, pp. 20-23), os primeiros 9 estão na parte montanhosa do campo, sendo muito difíceis. Já do lado do mar os 9 buracos restantes têmb em alguns deles a característica do jogo contra o vento. 
 
2) Itanhangá Golf Club (idem, pp. 25-29): O campo de golf do Itanhangá, o primeiro do Brasil a ter 27 buracos é sem dúvida um dos bons campos que temos. Os últimos 9 buracos foram construídos para que nele os principiantes iniciassem o aprendizado do jogo. Diversas competições internacionais como a Copa los Andes (torneio sul-americano por equipes), os abertos e amadores do Brasil foram realizados nele com sucesso absoluto. Existem buracos fantásticos no Itanhangá, com destaque para o 2, onde é necessário uma primeira tacada muito reta, para depois com um ferro médio alcançar um green bastante grande onde não é fácil colocar a bola perto da bandeira; há também o número 18, que foi idealizado para final de campeonato mundial, considerado o mais difícil do Brasil. 
 
A característica principal do Itanhangá é ser bastante plano, entretanto bastante difícil, pois é muito longo e pode ir facilmente a 7000 jardas no comprimento. O 5 é um bonito dog-leg, onde a localização da primeira tacada é relativamente importante. Um lago do lado esquerdo e uma vala na direita complicam qualquer jogador na segunda tacada. 
 
3) Petrópolis Country Club (idem, pp. 31-33): No alto da serra, num planalto que se estende por quilômetros, a 838 metros acima do nível do mar, foi erguida Petrópolis, que tem o sétimo melhor clima do mundo e hospedou a Família Imperial, assim como Santos Dumont. Distante aproximadamente 25 km do centro de Petrópolis, no distrito de Nogueira, foi fundado em maio de 1938 o Petrópolis Country Club, com o campo de golf desenhado e construído por Antônio F. Bennett, primeiro profissional do club. Ele possui 6102 jardas e está a apenas 75 km do Rio de Janeiro, a 1 hora de carro. Possui buracos como o 1, par 4 de 380 jardas, que é aparentemente fácil, mas não pode ter erro na segunda tacada, em virtude do lado direito do green; e o 4, par 4 de 420 jardas tem como dificuldade todo o arvoredo do lado esquerdo e o lago do lado direito. 
 
4) Teresópolis Golf Club (idem, pp. 35-37): O Teresópolis Golf Club foi fundado em 27 de dezembro de 1934, em terras doadas pelo sr. Carlos Guinle. Seu campo de golf possui 9 buracos, que foram construídos inicialmente a partir do projeto dos arquitetos canadenses Thompson Jones Co. Inc. Atualmente, depois das obras empreendidas para a regularização do rio Paquequer, que cursa toda a sua extensão em quase todos os seus fairways, com uma largura média de 28 metros, tornou-se um campo muito difícil e desafiante ao bom jogador. Situado na cidade de Teresópolis, a aproximadamente 1000 metros de altura, tem clima agradável no verão e faz frio no inverno. 
 
5) Golf Hotel do Frade (idem, pp. 39-41): O campo de golf do Frade faz parte de um dos mais completos resorts brasileiros. Situa-se no km 123 da estada Rio-Santos, a 2 horas do Rio de Janeiro. Com 18 buracos e 6400 jardas de comprimento, este é um dos melhores campos do Brasil e foi projetado pelos famosos construtores ingleses David Thomas e Peter Alliss e construído pelo profissional argentino Emílio Serra, que o tornou muito competitivo e difícil. O campo é atravessado por rios de águas cristalinas provenientes de uma reserva florestal que o circunda. 
 
6) São Paulo Golf Club (idem, pp. 51-57): Corria o final do século XIX, quando engenheiros ingleses e escoceses que trabalham na "São Paulo Railway" formaram um grupo e construíram um campo de golf no terreno dos monges beneditinos, que se estendia da Estação da Luz até o Rio Tietê, nas proximidades da atual Avenida Tiradentes. Com a chegada do progresso no início do século XX, o terreno teve que ser desocupado. Esse grupo pioneiro resolveu fundar então uma comunidade onde pudessem além de praticar o golf, reunir as famílias. E nasceu o São Paulo Country Club em 1901, consolidado com a construção de um novo campo, no bairro da Bela Vista. 
 
Local aprazível, próximo à Avenida Paulista, esse campo de golf se situava na parte mais elevada e no início tinha a maioria de freqüentadores de origem inglesa, ficando logo conhecido como "morro dos ingleses". J. M. Stuart foi o vencedor do primeiro torneio jogado em 1903. campo ficaria neste local até 1915, quando o progresso (e o bairro Jabaquara) o empurrou para Santo Amaro, em terreno doado pela Light. Em 1935, todo o clube, assim como o campo de golf, foi reformado. No campo, introduziram-se os greens de grama, em substituição aos de areia. Em 1964, foi demolida a antiga sede e construída uma nova. O campo também sofreu inúmeras reformas, como a construção de um driving range (campo de treino). Dentre os buracos, podemos destacar o 3, um longo par 5 de 583 jardas onde são necessárias 3 tacadas muito boas para alcançar o green; e o 6, um buraco difícil com um par 4 de 468 jardas, longo, onde é necessário um ferro longo para alcançar o green na segunda jogada. 
 
7) São Fernando Golf Club (idem, pp. 59-61): Na altura do km 28 da Rodovia Raposo Tavares situa-se um dos clubes mais tranqüilos e bonitos do Estado de São Paulo, o São Fernando Golf Club. Preenchendo 20 alqueires do loteamento Vila São Fernando, atrai a admiração de muitos golfistas por suas excelências técnicas e de localização, pois, embora próximo à cidade, está livre de ruídos urbanos, e pelo equilíbrio de seus 18 buracos, que alteram as dificuldades de maneira harmoniosa. O campo, com características para grandes campeonatos, foi inaugurado em 1954 e é hoje um dos mais interessantes no Brasil. Com 6551 jardas e cuidadosamente planejado no desenho dos fairways, ele é considerado um excelente campo pelos golfistas. O buraco 1, um par 4 fácil de 370 jardas, é muito cômodo para se iniciar o jogo. Merece destaque ainda o buraco 3, de 423 jardas, um longo par 4 ligeiramente em subida, lago à esquerda, riacho à direita e um green muito difícil de se jogar. 
 
8) Club de Campo de São Paulo (idem, pp. 65-66): Fundado em 1937, o Club de Campo de Sãob Paulo, com seus 1200 metros quadrados, foi, aos poucos, sendo estruturado para obter variadas opções esportivas a seus sócios. Mas o golf só chega lá em 1958, com um campo de 9 buracos projetado por José Maria Gonzalez e Gastão Almeida e Silva. Em 1964, foram completados os outros 9 buracos e inaugurada a sede própria do departamento. O campo é muito ondulado e técnico, e podemos destacar, dentre os buracos, o 7, par 5 de 595 jardas, o mais longo de todos, que exige do jogador de muito baixo handicap 3 tacadas perfeitas para se chegar ao green; e o 8, um par 3 de 179 jardas, onde qualquer erro pelo lado direito pode ser fatal. 
 
9) Club de Golf de Brasília (idem, p. 104): Foi construído em 11 de março de 1964, com o objetivo de ajudar a viabilizar a transferência de capital para Brasília. Ele está situado à beira do lago Paranoá e a menos de 4 quilômetros da Praça dos Três Poderes. É um campo com 18 buracos e vegetação de cerrado. Foi desenhado pelo arquiteto americano Robert Trent Jones e é levemente ondulado. Possui 6659 jardas de extensão.
 
10) Gramado Golf Club (idem, p. 133): Fica a 7 km da cidade de Gramado. Foi inaugurado em 1971 e surgiu do esforço de alguns amantes do esporte, liderados por Érico Rosenfeld. O campo é levemente ondulado, possuindo 9 buracos e greens de tamanho médio. A sua ótima drenagem permite que o esporte seja praticado até com chuva. Os ventos sopram de norte e do noroeste, sendo fracos e moderados.
 
RELAÇÃO DE CAMPOS DE GOLFE NO BRASIL
 
MANAUS COUNTRY CLUBE
 
INTERNACIONAL GOLFE CLUBE DOS 500 (HOTEL)
 
CLUBES E CAMPOS DO ESTADO DE(O) BAHIA
 
IPÊ GOLFE CLUB
 
TERRAVISTA GOLFE COURSE (HOTEL)
 
ITAPEVA GOLFE CLUBE
 
COSTA DO SAUÍPE GOLFE LINKS (HOTEL)
 
LAGO AZUL GOLFE CLUBE
 
COMANDATUBA OCEAN COURSE - HOTEL TRANSAMÉRICA
 
BLUE TREE PARADISE RESORT GOLFE & VILLAGE (HOTEL)
 
ITAPUÃ GOLFE CLUB (HOTEL)
 
PL GOLFE CLUB
 
CLUBE DE GOLFE DE BRASÍLIA
 
SANTOS - SÃO VICENTE GOLFE CLUB
 
Estado: Espírito Santo
 
SÃO BERNARDO DO CAMPO GOLFE CLUBE
 
CLUBES E CAMPOS DO ESTADO DE(O) ESPÍRITO SANTO
 
SÃO FERNANDO GOLFE CLUB
 
CLUBE CAPIXABA DE GOLFE
 
SÃO FRANCISCO GOLFE CLUB
 
HOTEL FAZENDA MONTE VERDE GOLFE & RESORT (HOTEL)
 
SÃO PAULO GOLFE CLUB
 
Estado: Minas Gerais
 
TERRAS DE SÃO JOSÉ GOLFE (HOTEL)
 
CLUBES E CAMPOS DO ESTADO DE(O) MINAS GERAIS
 
GOLFE CAMPO ALTO - GCA
 
GARDEN HILL SMALL RESORT (HOTEL)
 
PALM GOLFE
 
MORRO DO CHAPÉU GOLFE CLUBE
 
MORALOGY GOLFE CLUB
 
POÇOS DE CALDAS GOLFE CLUB
 
FAZENDA GUARIROBA GOLFE CLUB
 
CLUBE DE GOLFE PARAÍSO
 
FAZENDA SÃO JOÃO DA BOA VISTA GOLFE
 
MEENGABA GOLFE RESORT
 
SANTAPAZIENZA GOLFE CLUB
 
CLUBES E CAMPOS DO ESTADO DE(O) MATO GROSSO DO SUL
 
FPG GOLFE CENTER
 
GOLFE CLUB DE CAMPO GRANDE
 
ARUJÁ GOLFE CLUB
 
CLUBES E CAMPOS DO ESTADO DE(O) MATO GROSSO
 
QUINTA DA BARONEZA GOLFE CLUBE
 
ARAGUAIA GOLFE CLUBE
 
FAZENDA SÃO JOSÉ GOLFE
 
Estado: Pará
 
FLAMINGO GOLFE CLUB
 
CLUBES E CAMPOS DO ESTADO DE(O) PARÁ
 
FAZENDA BOA VISTA - FZBOA
 
AMAZON COUNTRY CLUB
 
FAZENDA SANTO ANTÔNIO GOLFE
 
CASTANHAL GOLFE CLUB
 
FAZENDA DA GRAMA GOLFE CLUB
 
TOMÉ-AÇU COUNTRY CLUB
 
HARAS ANEXO GOLFE
 
CAPANEMA COUNTRY CLUB
 
VISTA VERDE GOLFE CLUB
 
Estado: Pernambuco
 
CAMPO DE GOLFE DA HIPICA TARUNDU
 
CLUBES E CAMPOS DO ESTADO DE(O) PERNAMBUCO
 
DAMHA GOLFE CLUB
 
CAXANGÁ GOLFE & COUNTRY CLUB
 
TERESÓPOLIS GOLFE CLUB
 
SUMMERVILLE BEACH RESORT
 
BARRA GOLDEN GREEN CLUB
 
Estado: Paraná
 
TERESÓPOLIS GOLFE CLUB E PETRÓPOLIS COUNTRY CLUB
 
CLUBES E CAMPOS DO ESTADO DE(O) PARANÁ
 
ASSOCIAÇÃO GOLFE PÚBLICO DE JAPERI (CAMPO PÚBLICO)
 
GRACIOSA COUNTRY CLUB
 
CLUBES E CAMPOS DO ESTADO DE(O) RIO GRANDE DO SUL
 
LAS PALMAS GOLFE & COUNTRY CLUB
 
BELÉM NOVO GOLFE CLUB
 
CLUBE CURITIBANO
 
CLUBE CAMPESTRE DE LIVRAMENTO
 
IGUASSU GOLFE CLUB & RESORT (HOTEL)
 
CLUBE CAMPESTRE DE PELOTAS
 
LONDRINA GOLFE CLUB
 
COUNTRY CLUB DA CIDADE DE RIO GRANDE
 
MARINGÁ GOLFE CLUB
 
GRAMADO GOLFE CLUB
 
PONTA GROSSA GOLFE CLUBE
 
PORTO ALEGRE COUNTRY CLUB
 
SANTA MÔNICA CLUBE DE CAMPO
 
ROSÁRIO GOLFE CLUB
 
ALPHAVILLE GRACIOSA CLUBE
 
SANTA CRUZ COUNTRY CLUB
 
SOCIEDADE ROYAL GOLFE RESIDENCE
 
SÃO DOMINGOS TORRES GOLFE CLUBE
 
AGUATIVA GOLFE RESORT
 
CANTEGRIL CLUBE DE BAGÉ
 
CLUBES E CAMPOS DO ESTADO DE(O) RIO DE JANEIRO
 
DUNAS CLUBE
 
HOTEL DO FRADE GOLFE & RESORT - (HOTEL)
 
CAXIAS GOLFE CLUB
 
BÚZIOS GOLFE CLUB & RESORT
 
GREEN VILLAGE GOLFE CLUB
 
CONDOMÍNIO LARANJEIRAS (HOTEL)
 
CLUBES E CAMPOS DO ESTADO DE(O) SANTA CATARINA
 
GÁVEA GOLFE AND COUNTRY CLUB
 
JOINVILLE COUNTRY CLUB
 
ITANHANGÁ GOLFE CLUB
 
PLAZA ITAPEMA GOLFE & RESORT (HOTEL)
 
PETRÓPOLIS COUNTRY CLUB
 
FLORIPA GOLFE
 
CHAMPS PRIVÉS RESIDENCE, COUNTRY & GOLFE CLUB
 
CLUBES E CAMPOS DO ESTADO DE(O) SÃO PAULO
 
CLUBE DE CAMPO DE SÃO PAULO
 
ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA SÃO JOSÉ
 
CLUBE DE GOLFE DE CAMPINAS
 
AVARÉ GOLFE COUNTRY
 
GUARAPIRANGA GOLFE & COUNTRY CLUB
 
BASTOS GOLFE CLUBE
 
GUARUJÁ GOLFE CLUBE
 
BAURU GOLFE CLUB