Parques Temáticos Mundo

 

1. Magic Kingdom, Estados Unidos: mais de 17 milhões de pessoas visitaram o Magic Kingdom em 2011, tirando fotos de Mickey Mouse e do icônico castelo da Cinderela e se divertindo em atrações como Piratas do Caribe e Space Mountain. Coração dos quatro parques que  formam o complexo de Walt Disney World, em Orlando, o Magic Kingdom tem desfiles de personagens todas as tardes, seguidos de queima de fogos de artifício.

2. Disneyland, Estados Unidos: aberto em 1955 , o parque original de Walt Disney, o Disneyland, recebeu mais de 16 milhões de visitantes em 2011.  Situado a 40 km de Los Angeles, o parque californiano ainda tem algumas atrações que existem desde a inauguração, como as Aventuras de Branca de Neve e It’s a Small World.

 

3. Disneyland Tóquio, Japão: apesar de ter ficado fechado por um mês após o terremoto de 2011 e ter sofrido com a queda do turismo no Japão, o Disneyland Tóquio recebeu quase 14 milhões de pessoas durante o ano passado. Terceiro parque temático mais visitado do planeta, o empreendimento japonês da Disney tem brinquedos encontrados nos outros parques de Mickey Mouse, como a Torre do Terror e o Templo da Caveira de Cristal de Indiana Jones.

 

4. Tokyo Disney Sea, Japão: único parque marinho da Disney, o Tokyo Disney Sea se divide em sete áreas, com réplicas de locais como Veneza e o Mediterrâneo. O parque tem brinquedos aquáticos e atrações ligadas a personagens, como a Pequena Sereia, e recebeu a visita de quase 12 milhões de pessoas em 2011, apesar do terremoto e do tsunami que causaram destruição no Japão.

 

5. Disneyland Paris, França: quando o primeiro parque da Disney na Europa foi inaugurado, em 1992, sob o nome de Eurodisney, os franceses reclamaram desta “invasão” cultural americana a 40 minutos da capital do país. Hoje, no entanto, ele é chamado de Disneyland Paris e é o principal parque temático da Europa, tendo recebido quase 11 milhões de visitantes em 2011.

 

6. Epcot, Estados Unidos: antigamente conhecido como Epcot Center, o Epcot é um parque futurista do Walt Disney World Resort, em Orlando, frequentado por um público mais maduro do que encontra-se nos parques vizinhos. Cerca de 10 milhões de visitantes se divertiram com os diferentes brinquedos voltados para a tecnologia e o espaço.

 

7. Animal Kingdom,  Estados Unidos: desde 1998, o Animal Kingdom, parque  temático sobre o mundo animal, junta o mundo de Mickey Mouse com gorilas, girafas e leões no Walt Disney World, em Orlando. Pouco menos de 10 milhões de pessoas viram de perto cerca de 1.700 animais de 250 espécies diferentes nas atrações do parque no decorrer do ano passado.

 

8. Hollywood Studios, Estados Unidos: mais de 9 milhões de pessoas estiveram no parque Hollywood Studios, do Walt Disney World de Orlando, em 2011. Estúdio de cinema em tamanho real, Hollywood Studios tem ruas, prédios e réplicas de lugares famosos ligados ao cinema e aproxima adultos e crianças do mundo cinematográfico de maneira divertida, através de atrações como o Toy Story Midway Mania.

 

9. Universal Studios Japan, Japão: aberto em 2001, numa réplica quase perfeita do parque original de Orlando, mas com um toque japonês, o parque temático Universal Studios virou rapidamente uma das atrações mais visitadas da Terra do sol nascente. Com jogos como uma montanha russa do filme Jurassic Park, o Universal Studios Japão encontra-se na cidade de Osaka, no sul do país, e viu passar mais de 8 milhões de pessoas em 2011.

 

10. Islands of Adventure, Estados Unidos: parque do resort Universal Orlando, o Islands of Adventure explora o mundo de personagens de filmes, com atrações ligadas ao cinema em ilhas temáticas. A mais recente, com atrações do mago Harry Potter, ajudou a atingir a marca recorde de mais de 7 milhões de visitantes em 2011. Brinquedos como Jurassic Park  e as Aventuras do Homem-Aranha são algumas das numerosas atrações.

 

11. Ocean Park, Hong Kong: gigantesco parque aquático do litoral de Hong Kong, o Ocean Park foi revitalizado nos últimos anos, com mais de 10 novas atrações, que fizeram o número de visitantes aumentar em 29% de 2010 para 2011. No ano passado, o parque recebeu quase 7 milhões de visitantes, que divertiram-se com aquários, brinquedos aquáticos, montanhas-russas e shows.

 

12. Everland, Coreia do Sul: situado na cidade de Gyeonggi-do, perto de Seul,  o parque Everland foi inaugurado em 1973 e vem se renovando ano após ano para atrair cada vez mais visitantes. O local atingiu a marca de 6 milhões no ano passado. Dividido em áreas temáticas, como American Adventure, que imita o velho oeste americano, e Zoo-Topia, voltada para a vida selvagem, Everland tem o recorde da montanha russa de madeira mais íngreme do mundo.

 

13. California Adventure, Estados Unidos: inaugurado em 2001, o parque California Adventures do Disneyland Resort passou por uma reforma de US$ 1 bilhão, que trouxe novas atrações para os visitantes. Uma das principais novidades é Cars Land, nova área do parque que presta homenagem aos carros vintage. Em 2011, mais de 6 milhões visitantes passaram pelo parque californiano.

 

14. Universal Studios Florida, Estados Unidos: parque temático voltado para o mundo dos filmes, o Universal Studios ficou atrás de seu principal competidor, o Hollywood Studios, com pouco mais de 6 milhões de visitantes em 2011. Para este ano, o parque traz novidades, como uma atração 3D do filme Meu Malvado Favorito e uma comemoração dos 100 anos dos filmes Universal.

 

15. Disneyland Hong Kong: inaugurado em 2005 numa área de 114 hectares na ilha de Lantau, o parque Disneyland de Hong Kong foi a aposta mais recente da Disney no público asiático. Com atrações típicas de outros parques da Disney, como a montanha-russa Space Mountain, o parque tem um toque de cultura local e foi visitado por quase 6 milhões de pessoas no ano passado.

 

16. Nagashima Spa Land, Japão: situado na cidade japonesa de Kuwana, o gigantesco parque temático de Nagashima Spa Land tem atrações como a Steel Dragon 2000, montanha-russa mais longa do planeta. Além de brinquedos para encontrar adrenalina, o parque tem águas termais e um grande shopping center. Pouco menos de 6 milhões de visitantes se divertiram no parque em 2011.

 

17. Lotteworld, Coreia do Sul: complexo recreativo de Seul, Lotteworld conta com um parque de diversões indoor (o maior do planeta), um parque outdoor, hotel, shopping center e cinemas. A nova área interativa para crianças incrementou o número de visitantes, alcançando mais de 5 milhões de pessoas em 2011.

 

18. Sea World Florida, Estados Unidos: o parque temático de Sea World, em Orlando, tem espetáculos com  animais marinhos, além de brinquedos aquáticos e outras atividades temáticas. A nova atração Turtle Trek tem um cinema 3D de 360°, deu um empurrão no número de visitantes, ultrapassando a marca de 5 milhões em 2011.

 

19. Universal Studios Hollywood, Estados Unidos: quatro anos e US$ 100 milhões foram precisos para criar a nova atração estrela do Universal Studios Hollywood, em Los Angeles, Califórnia: o Transformers: The Ride-3D, com nada menos do que 14 telas 3D. A atração foi inaugurada em maio deste ano e deverá aumentar o número de visitantes, que passou dos 5 milhões em 2011.

 

20. Walt Disney Studios Park, França: apesar de ser o menos visitado dos 11 parques da Disney  no planeta, o Walt Disney Studios Park, vizinho da Disneyland Paris, na França, é o segundo da Europa e recebeu mais de 4 milhões de pessoas no ano passado. Uma de suas atrações mais divertidas, o Toy Story Playland, “encolhe” os visitantes, deixando-os do tamanho de brinquedos como os do famoso filme de animação.

 

21. Europa Park, Alemanha: situado na pequena cidade de Rust, na Alemanha, a poucos quilômetros da fronteira com a França, o Europa Park tem 85 hectares e está dividido em 15 áreas, a maioria delas com nomes de países europeus como Suíça, França ou Grécia.  Com 10 montanhas russas, entre elas a assustadora Blue Rider, o Europa Park também tem shows e atrações culturais para todas as idades e recebeu 4 milhões de visitantes em 2011.

 

22. Sea World San Diego, Estados Unidos: primeiro dos parques Sea World, o Sea World San Diego tem montanhas-russas aquáticas e shows com animais marinhos, como orcas e golfinhos. Apesar de ser o maior dos Sea World, o parque californiano não é o mais visitado e espera reverter esse quadro com uma nova e imponente montanha-russa, a Manta, depois de ter recebido mais de 4 milhões de pessoas em 2011.

 

23. Busch Gardens Tampa Bay, Estados Unidos: parque temático voltado para o continente africano e com mais de 2.700 animais, Busch Gardens é um dos principais zoológicos dos Estados Unidos. Além de animais, o parque, que teve mais de 4 milhões de visitantes em 2011, conta com montanhas-russas como a Kumba, que chega a 44 metros de altura e tem sete loopings.

 

24. De Efteling, Holanda: a 80 km de Amsterdã, o De Efteling é o maior parque temático da Holanda e inspira-se no mundo dos contos de fada. Inaugurado em 1952, o parque tem 650 mil m² com montanhas-russas, brinquedos e um show de águas dançantes. Em 2011, foi visitado por mais de 4 milhões de pessoas.

 

25. Tivoli Gardens, Dinamarca: parque de diversões diferente e artístico de Copenhague, capital da Dinamarca, Tivoli Gardens serviu de inspiração para Walt Disney e seu primeiro parque, na California. Além de montanhas-russas e outras atrações típicas de parques-temáticos, o local recebe shows, performances e exposições, e viu passar por suas portas quase 4 milhões de visitantes em 2011.