Brasília 50 anos

 

Brasília

Uma cinquentona com jeitinho de vinte!

 

Com o formato de um avião, idealizada pelo arrojado e pioneiro presidente Juscelino Kubitschek, há quarenta e nove anos atrás, nascia Brasília.

Sua construção iniciou-se em 1956, tendo como base um “eixão” e duas asas, sul e norte, já tinha ares modernos e construções magníficas assinadas pelo jovem arquiteto Oscar Niemayer e pelo engenheiro Lúcio Costa.

Fundada em abril de 1960, levou quatro anos para ser inaugurada, e trousse  para o Planalto Central as grandes decisões e parte da história da política do nosso país.

 

Inicialmente tímida sob o aspecto turístico, Brasília passou anos sendo vista como uma cidade fria, voltada apenas a política e a busca de novos e promissores horizontes para várias famílias que chegavam aos poucos de todas as regiões do país.

 

Com o tempo a cidade foi se tornando “pointer” de uma juventude arrojada, moderna e na sua maioria, de excelente formação, não só pelas oportunidades que uma cidade planejada oferece, mais também pela grande aglomeração de diferentes culturas, costumes e etnias que ali se encontraram para formar uma nova naturalidade... Uma nova cidade.

Hoje Brasília é o centro geográfico, político de nosso país e apresenta uma maturidade cultural e organizacional inigualável, mantendo o pique e a jovialidade de uma cidade cosmopolita em suas noites agitadas, lugares interessantes, restaurantes badalados e atrativos que vão muito além da política.

 

Iniciando nosso passeio pela Asa Sul, a mais efervescente por reunir mais opções de lazer, compras e vida noturna. Lá se encontra o Parque da Cidade, um dos maiores parques urbanos da América Latina, o Conjunto Cultural da Caixa, com seus vitrais representando os estados brasileiros e as quadras de compras como a 211 e 111.

Para terminar a visita vale uma passadinha no Beirute, bar freqüentados por políticos, jovens e turistas há mais de 40 anos e mantém seus famosos kibes sempre fresquinhos, para  alegria de seus freqüentadores fiéis. Caso não goste de comida árabe a 210 tem várias opções gastronômicas que com certeza vão conquistar você.

 

A Asa Norte é mais nova, bem mais tranqüila, abriga uma população mais jovem e reserva algumas das mais deliciosas  doceiras e sorveterias da cidade.

 

No Grande Lago estão as mais luxuosas residências, mansões e muitas embaixadas. Construído para gerar mais umidade para a cidade, o Lago Paranoá é enorme e cortado por várias pontes. Estrategicamente localizado está entre o sul e o norte, abriga o Jardim Botânico e o Centro Cultural Banco do Brasil, referencia quando o assunto é arte.

Lá também está a residência do nosso presidente, o Palácio da Alvorada.

 

Finalmente chegamos ao Eixo Monumental, onde estão as mais conhecidas e arrojadas construções de Brasília como: O Palácio do Planalto, que com seus 28 andares em forma de H (são dois prédios, os mais altos do plano piloto)  e suas cúpulas que abrigam os plenários da câmera e do senado. Seguindo encontraremos a praça dos Três Poderes que reúne o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal, o Planteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, com sua arquitetura modernista, simboliza uma pomba, criada por Oscar Niemeyer.

Também na Praça dos Três poderes estão o Monumento dos Candangos, escultura de bronze de 8 metros de altura realizada no ano de 1959 por Bruni Giorgi e o Mastro da Bandeira.

Ainda no Eixão encontraremos a Catedral, com seus 40 metros de altura e seus vitrais magníficos, a Explanada dos Ministérios, onde cada prédio representa um ministério e o Complexo Cultural da República que é composto pelo Museu da República e a Biblioteca Nacional.

PASSEIOS TURISTICOS

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida localiza-se na Explanada dos Ministérios e foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e foi fundada em 1970. Uma construção moderno em formato circular é formada por 16 pilares intercalados por grandes e coloridos vitrais de Marianne Peretti, belíssima iluminação natural no interior do templo. Em cima tem uma cruz metálica de 12 metros de altura que foi benta pelo Papa Paulo VI. Foi declarada Patrimônio Histórico Artístico Nacional.

 

Santuário Dom Bosco O Santuário Dom Bosco, Merece especial atenção por seus belos vitrais coloridos sustentados por  grandes arcos.

 

Santuário Nossa Senhora de Fátima conhecido como 'Igrejinha' e inaugurado em 1958, situa-se na zona sul da cidade. Foi um dos primeiros templos que Oscar Niemeyer projetou na Cidade, no seu interior encontram-se painéis de azulejos de Athos Bulcão. É Patrimônio Histórico Artístico.

 

Igreja Budista da Terra Pura , revestida de ouro, o Templo Budista da Terra Pura, situado na Asa Sul da cidade, é uma réplica de um templo japonês, o Templo Fukui. Seu interior.

 

Palácio da Alvorada. Residência oficial do Presidente da República situa-se às margens do Lago Paranoá. Uma das primeiras construções erguidas na cidade, foi projetada por Oscar Niemeyer. Destaca-se por suas colunas, um dos símbolos de Brasília.

 

Palácio da Justiça - Ministério da Justiça O Palácio da Justiça, sede do Ministério da Justiça, encontra-se situado na Esplanada dos Ministérios. Pode ser visitado e no seu interior destacam o Salão Negro, a Sala de Retratos, a Biblioteca e o seu belíssimo jardim interior.

 

Palácio do Buriti - Sede do Governo do Distrito Federal, sede do Governo do Distrito Federal, está na Praça do Buriti no Eixo Monumental Oeste, rodeado de jardins, destacam-se as esculturas 'Loba.

 

Palácio do Itamaraty, situado na Esplanada dos Ministérios, é mais uma obra de Oscar Niemeyer e é a sede do Ministério de Relações Exteriores.

 

Palácio do Jaburu, é a residência oficial do vice-presidente da República. Localiza-se na SHTN e destacam seus belos jardins com árvores frutíferas.

 

Palácio do Planalto, também conhecido como o Palácio dos Despachos, na Praça dos Três Poderes foi inaugurado no ano de 1960 e é a sede do Poder Executivo e o lugar de trabalho do Presidente da República.

 

Catetinho - Palácio de Tábuas, foi a primeira construção erguida  nas redondezas de Brasília, na BR-040 que leva a Belo Horizonte, inaugurado em 1956, serviu de residência oficial do Presidente da República, Juscelino Kubitschek.

No ano de 1959 foi declarado Patrimônio Histórico.

 

Teatro Nacional Cláudio Santoro no Setor Cultural Norte, também obra de Niemeyer, destaca-se por sua estrutura com forma de pirâmide irregular. É um dos espaços culturais mais importantes da cidade

 

 

Museus:

Museu da Cidade

Museu de Arte e Tradições do Nordeste

Museu de Valores

Museu do Superior Tribunal de Justiça

Museu Histórico do Senado Federal

Museu Arte de Brasília

Museu da Imprensa

Museu de Armas

Museu Histórico de Brasília

Museu Nacional de Gemas

Museu Histórico e Artístico de Planaltina

 

Espaço Lúcio Costa, no subsolo da Praça dos Três Poderes, seu interior abriga uma grande maquete da cidade, entre outras coisas.

 

Espaço Cultural Oscar Niemeyer, na Praça dos Três Poderes, expõe fotos, maquetes, desenhos, publicações e o catálogo técnico, entre outras coisas, do genio da arquitetura responsável por grande parte do charme de Brasília o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

 

Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB  lugar onde acontecem as melhores e mais variadas exposições de arte, apresentações teatrais e espetáculos de música e dança.

 

Centro Poliesportivo Ayrton Senna, um dos complexos esportivos mais bem equipados do Brasil.

 

Monumento dos Candangos, escultura de bronze com 8 metros de altura inaugurada em 1959 por Bruni Giorgi.

 

Monumento Pedra Fundamental de Brasília, construído no Morro do Centenário, Tem uma forma de piramide e 7 metros de altura.

 

Monumento à Juscelino Kubitschek,  Monumento mármore de carrara projetado por  Oscar Niemeyer em homenagem ao presidente Jucelino.

 

Memorial Juscelino Kubitschek, também construído em homenagem ao idealizador e fundador de Brasília, inaugurado em 1981, mantém um museu com as lembranças, documentos, fotos da sua vida e uma biblioteca. Merece especial destaque a 'Câmara Mortuária do Salão Circular', onde está os restos mortais do presidente.

 

Praça dos Três Poderes, a mais importante da cidades e um dos principais pontos de encontro da cidade. Aqui estão alguns dos monumentos mais representativos de Brasília, na maioria projetados por Niemeyer como: Palácio do Planalto, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Monumento dos Candangos.

 

Congresso Nacional é a sede do Poder Legislativo de Brasília. No seu interior destacan o Senado Federal e a Câmara dos Deputados.

 

Panteão da Pátria foi construído em memória ao presidente Tancredo Neves. É um monumento que exalta a liberdade, democracia e 'Heróis da Pátria'. Tem forma de pomba e no seu interior encontram-se obras de arte de diferentes artistas.

 

Torre de Televisão um dos mais conhecidos símbolos da cidade. É uma torre de TV e rádio com 224 metros de altura, projetada por Lúcio Costa e é vistal de qualquer ponto da cidade, lá realiza-se a popular Feira de Artesanato da Torre.

 

Planetário projetado pelo arquiteto Sérgio Bernardes e sua estrutura se assemelha a um OVNI.

 

Ponte Juscelino Kubitschek, uma das mais belas do Mundo, foi inaugurada no ano de 2002 e é a terceira ponte construída na cidade para unir o lago Sul com o Plano Piloto.

 

Estação Ecológica Águas Emendadas área de conservação que se estende por mais de 10.000 hectares, considerada a reserva natural mais importante da região.

 

Jardim Botânico de Brasília, um dos maiores do Mundo. Se estende por mais de 500 hectares, Lá estão o Horto Medicinal, o Jardim de Cheiros, a Trilha Ecológica, um Anfiteatro e a Casa do Chá.

 

Parque da Cidade Sarah Kubitschek

Parque Nacional de Brasília

 

Lago do Paranoá, lago artificial feito na represa das águas do Rio Paraná e dos riachos Bananal, Torto, Gama, Vicente Pires e Fundo. conta com numerosos, bares e restaurantes.

 

Lagoa Bonita - Lagoa Mestre D'Armas no interior da Estação Ecológica Águas Emendadas e é a única lagoa natural de todo o Distrito Federal.

 

Cachoeira de Saia Velha há 35 Km do centro da cidade no Ribeirão Saia Velha tem belas piscinas naturais que se formam na sua queda.

 

Salto do Tororó, Uma cachoeira que tem 10 metros de altura, frequentada pelos amantes dos esportes radicais, especialmente do rapel.

 

Morro do Centenário, Patrimônio Histórico Nacional, está há 50 Km do Plano Piloto entre os rios Bartolomeu e Sobradinho. Conhecida por abrigar a Pedra Fundamental de  Brasília.