Sul do Brasil

 

Sul do Brasil de carro, essa viagem é um sonho!!

Quando falamos em Sul do Brasil lembramos imediatamente de Canela, Gramado, do Parque Beto Carrero, de comidas deliciosas e de muita gente bonita.

Parece muito pra ver ???

 

Na verdade o Sul do Brasil é muito mais...... Mais destinos, mais belezas e muito mais gente bonita, receptiva, educada ..... Um Brasil diferente, charmoso e cheio de cultura para você curtir e se orgulhar.

Para mostrar um pouco de tudo isso, fizemos uma viagem de carro, diferente, divertida e muito emocionante, uma bela sugestão para suas próximas férias de inverno. 

 

A dica é sair bem cedo e assim aproveitar à tarde em São Paulo. Ficando em hotel no centro da cidade da para aproveitar as compras na  25 de Março  e economizar na diária do hotel, que no centro é bem mais barato. Essa sugestão também pode ficar para a volta ...

 

Na viagem entre São Paulo e Penha a dica é fazer uma viagem sem pressa, parando para descansar e se deliciar com as iguarias da estrada.

Encontramos uma enorme variedade de salames, copas, queijos, doces em caldas.... Doce de leite com nozes ..... Uma delícia. Não deixe de parar na Casa da Pamonha, que como o nome já diz, todas as delícias são a base de milho:  Curau, pamonha, sorvetes, doces e salgados maravilhosos e bem diferentes. Também vale a pena fazer uma refeição no Graal Shopping, porto de combustível, é um lugar confortável com ótima comida. Não é muito barato.

Penha está localizada no litoral norte de Santa Catarina, conta com 19 belíssimas praias, mais no inverno a diversão é mesmo o Parque  do Beto Carrero.  

O que aproveitar nesse parque?  Depende, o Parque do Beto Carrero tem atrações para todas as idades, depende muito de quantos anos tem sua turma. Para Crianças: Roda gigante, pedalinhos, autopista, Tigor Mountain, Império das águas, Xícaras malucas, quadrículos, Kart, ferrovia, filhotes de animais fofinhos, teleférico, shows, cinemas ..... uma infinidade de atrações.

Para Crianças Grandes: Trem fantasma, portal da escuridão, mundo dos cavalos, centro de primatologia.... Shows maravilhosos. A Noite pode-se ver um bom show.

O ideal é ficar pelo menos um dia inteirinho no parque e só depois seguir para Florianópolis.

 

Floripa tem muito para mostrar, podem começar o dia fazendo um tur pela orla e também na Lagoa da Conceição. Na costa leste você encontra a turma sarada, que curte esportes náuticos e radicais como: parapentes, asa delta, sandboard, surf e outros, lá estão a Praia da Joaquina, Praia Mole .... Nunca vi tanta gente bonita por metro quadrado.

Na Lagoa estão os adeptos a vela, windsurfe e kite-surf

Na região central da lagoa, estão os bares e o maior número de festa. O Centrinho da Lagoa tem vários bares,restaurantes, casas noturnas, botecos e lojas. Na Avenida das Rendeiras você encontra artesãs que confeccionam peças de rendas de bilro. No domingos, a Feirinha da Lagoa reúne artesãos que expõem ao ar livre. Entre os produtos estão roupas de crochê, artigos de decoração e místicos, souvenires, alimentos naturais, cachaça artesanal, livros usados e arte hippie.

Na parte norte da Ilha tem um mar mais calmo, atraente para crianças e ótima infra estrutura e lá estão: Para as crianças tem mar calmo em Jurerê,Daniela, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas e Lagoinha.

 Um ponto que não pode deixar de ser visitado é o mercado público de Floripa, lá você visita o BOX 32, barzinho tradicional, onde você encontra delícias como bolinho de bacalhau, empadinhas ..... uma delícia. Eu amei.

Finalmente chegaremos à maravilhosa Serra Gaúcha, uma boa idéia é passar a primeira noite em Caxias do Sul.  Jantar em uma boa galeteria com acompanhamentos como: polenta frita, massa, coração, sopa de agnoline , pão caseiro ..... hummm

Quem vai a Serra Gaúcha não pode deixar de conhecer o Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, esse é um passeio inesquecível.

Nos arredores de Bento Gonçalves a 40 Km de Caxias do Sul estão as vinícolas mais premiadas e tradicionais do Brasil. O melhor vinho brasileiro é o que vamos encontrar nesta visita as principais vinícolas da região, conhecer um pouco da história do vinho, das famílias e é claro dos sabores que nos reservam estes vinhos. Fazer esse passeio com uma agencia local é o ideal, afinal nem o motorista vai querer ficar fora das degustações.

 

Saindo dessa região entraremos na região das Hortência, iniciando por  Gramado, apenas 60Km de Caxias do Sul, a cidade mais procurada por turistas na região sul. Fama que se justifica, pois ao chegar a cidade pode-se sentir o aconchego e o charme dessa cidade germânica.

Em gramado tem muita coisa para se ver: Lago Negro, Rua Coberta, Palácio dos Festivais, Mundo encantado, Museu do Automóvel, Mine Mundo, Fábrica de Chocolate da Prawer ..... Finalizar o dia , com muita fome em um bom café colonial. Recomendo o Bella Vista ou o Café Coelho.

Quase todos os lugares são pagos e muito bem pago (leve dinheiro). O mini mundo é diferente, uma pequenina cidade toda construída e em funcionamento, atração tanto para adulto como para criança. O Lago Negro só se paga para andar de pedalinho e o visual do lugar é indescritível.

Não da para esquecer de ir a Canela, que fica apenas a 2 km de Gramado.  É uma cidade pequena mais também tem muito a mostrar: Cascata Caracol, parque da Cachoeira, Mundo a Vapor.....

 Parque do Caracol, na primeira entrada  tem o Teleférico e da  para ver a cachoeira de longe, mais vale mesmo é a entrada para o parque (10,00 pp) com o mirante e a escadaria com 700 e poucos degraus. O lugar é rodeado de verde, a vista para o véu de noiva é o máximo e lá você pode fazer um passeio de trem (7,00 pp) que tem seu destino à Vila dos Imigrantes, com mini casas, hortas, quitandas que reproduzem exatamente a casa dos antigos imigrantes.A Serra Gaúcha é surpreendente, tem dezenas de cidades e lugares que valem a pena ver como Nova Petrópolis, Farroupilha , Guaporé (cidade das semi jóias e langeries) .... Tudo muito lindo.

Já no caminho de volta vale a pena conhecer Curitiba, seus principais pontos turísticos e o motivo de ser considerada uma cidade modelo. Visitar a RUA 24 HORAS , ponto de encontro que nunca fecha. Atrai curitibanos e turistas que buscam lazer, compras e opções gastronômicas, JARDIM BOTÂNICO
Criado em 1991 à imagem dos jardins franceses, tem estufa em metal e vidro, museu botânico, mata nativa, trilhas e o espaço cultural Frans  Krajcberg, PASSEIO PÚBLICO/MEMORIAL ÁRABE
O Passeio é o primeiro parque público e o primeiro zoológico de Curitiba, inaugurado em 1886. Seu portão principal é réplica do antigo portal do cemitério de cães de Paris. O Memorial Árabe é edificação moderna inspirada na arquitetura dos povos do deserto. É também biblioteca pública.

Nossa rota:

 

Rio de Janeiro / São Paulo 444 km – aprox. 5 horas

São Paulo / Penha - Sc  (Beto Carrero) 587 km – aprox. 7 horas

Penha - Sc / Florianópolis - 116 km – aprox. 1 hora e meia

Florianópolis / Caxias do Sul - 443 km – aprox. 5 horas e meia

Caxias do Sul - Gramado - 104 km – aprox. 2 horas

Gramado / Curitiba - 625 km – aprox. 8 horas

Curitiba / São Paulo - 410 km – aprox. 5 horas

São Paulo / Rio de Janeiro - 441 km – aprox. 5 horas

TOTAL de 3.170km em 15 dias

 

Verônica Nicoletti – WWW.tudodeturismo.com.br