Chile

03/04/2014 12:12
CHILE
 
Santiago
É a capital e o centro cultural, administrativo e financeiro do Chile. Com mais de 5 milhões de habitantes, concentra 35,9% da população total do país.
É considerada como a cidade da América Latina com melhor qualidade de vida e é sede da CEPAL e dos principais organismos governamentais, financeiros, administrativos e comerciais do Chile. 
Devido se encontrar localizada geograficamente em um vale rodeado de montanhas que restringem a circulação dos ventos, sofre de sérios problemas de contaminação atmosférica, que são especialmente graves durante a época de inverno.
 
 
Informações importantes:
Moeda = peso ( US$ 1 = 450 pesos )
Não volte sem uma jóia ou peças decorativas feitas com o lápis –lazúli , como somente dois países do mundo possuim reserva de minério , aproveite para trazer uma peça desse minério, pois o outro país é o Afeganistão )
É 1 hora atrasado em relação a Brasília.
Santiago apresenta grandes variações na temperatura durante o dia, por estar localizado próximo ao deserto do Chile. No verão, os dias são quentes (29°C), mas as noites são frias (12°C).
Santiago foi considerada uma das capitais mais poluídas do mundo; desde 2000 os índices registrados têm sido favoráveis à diminuição da poluição.
 
5 coisas para fazer:
1. Jantar na picada El Rincón de los Canallas.
2. Experimentar os frutos do mar do Pacífico. São bem diferentes.
3. Trazer algumas garrafas do saboroso vinho chileno
4. Comprar uma jóia de lápis-lazúli nas lojinhas da Avenida Bellavista.
5. Fazer uma excursão para Viña del Mar. E,se for inverno, para uma estação de esqui.
 
Estações de Ski :
Valle Nevado, Colorado, La Parva e Portillo.
Durante o inverno pode-se se hospedar em Santiago e ir as estações de ski.
 
Ilha de Páscoa
Páscoa é uma ilha vulcânica, seu território tem a forma triangular e é o pedaço de terra mais isolado do mundo, no limite da Polinésia Oriental. Sua origem consiste em três vulcões que emergiram do mar um junto ao outro, em tempos diferentes, nos últimos milhões de anos, e têm estado adormecidos ao longo da história de ocupação da ilha.
 
 
CURIOSIDADES:
- A ilha de Páscoa é uma província do Chile, administrada por um governador indicado pelo presidente chileno, está localizada à 3 700 Km a oeste, a defasagem é de 3 horas a menos.
- As estátuas presentes, esculpidas em lava porosa, em alguns casos, retirada a quilômetros de distância na base de vulcões extintos na ilha, fazem um total de 300. Cada uma tem em média 4 metros de altura e pesa umas 30 toneladas. Existe ainda uma maior, inacabada, a qual deveria ter uns 20 metros de altura e 50 toneladas. 
Seu clima, embora quente para os padrões europeus e norte-americanos, é frio para os padrões da maioria das ilhas da Polinésia. Tanto que plantas importantes, como o coco (introduzido em Páscoa somente em tempos modernos), não se desenvolvem bem na ilha, e a fruta-pão (também recentemente introduzida), e sendo Páscoa um lugar ventoso, cai do pé antes do tempo. Além disso, o oceano ao redor é demasiado frio e não permite a formação de recifes de coral, tornando a ilha deficiente tanto para peixes e moluscos associados aos atóis de coral, como para peixes em geral (de todas as espécies de peixe existentes, Páscoa possui apenas 127). 
 
 
Todos esses fatores resultam em menos fontes de alimento. Além do que, a chuva – cuja precipitação média anual é de 1.300 mm, aparentemente abundante, infiltra-se rapidamente no solo vulcânico e poroso da ilha. Há, portanto, limitação de água potável. Somente com muito esforço os insulares obtêm água suficiente para beber, cozinhar e cultivar
 
- População = atualmente a Ilha possui cerca de 3 300 habitantes, quase todos eles concentrados na cidade de Hanga Roa. 
- Os idiomas falados na ilha são : o espanhol e o rapanui.
 
 
 
- O único aeroporto fica no único vilarejo , Hanga Roa, ao desembarcar os nativos recebem os turistas com a tradição polinésia com colares de flores.
 
Deserto de Atacama
 
O deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile. Com cerca de 200 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo.
Pois chove muito pouco na região, em conseqüência das correntes marítimas do Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude. Assim, quando se evaporam, as nuvens úmidas descarregam seu conteúdo antes de chegar ao deserto, podendo deixá-lo durante épocas sem chuva. Isso o torna de aridez incrível.
As temperaturas no deserto variam entre 0ºC à noite e 40ºC durante o dia. 
Para se chegar ao Deserto de Atacama , você deve voar até Calama e como existem poucas cidades e vilas , seguiremos para a mais conhecida que é  São Pedro de Atacama (aproximadamente 1 hora de viagem), através das cadeias de Domekyo e da Montanha de Sal. A vila tem mais de 3 000 habitantes e está a 2 400 metros de altitude. 
Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro, mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas, pesquisadores, motociclistas e aventureiros.
Apesar de pequena e isolada no coração do deserto mais árido do mundo, San Pedro possui uma vida agitada, mesmo depois da meia noite, os bares e restaurantes ficam lotados com pessoas conversando e planejando o dia seguinte.
 
Turismo : 
O Deserto do Atacama é um muito pouco visado por turistas, para prática do trekking, montanhismo, montaria, off-road e mountain bike, e arqueólogos devido a possuir interessantes artefatos arqueológicos e históricos, além de salinas, gêiseres, vulcões, lagoas coloridas, vales verdejantes e canyons de água cristalina. Também há múmias com mais de 1000 anos deixadas pelos Chinchorros (antigos habitantes da área).
 
Fauna : 
A fauna é formada por animais pequenos como ratos, lagartos e cobras
 
Flora :
É formada basicamente por árvores de pequeno porte, arbustos e cactos
 
Geografia : 
O terreno da região é bastante diversificado tanto no aspecto de altitude como de formação, variando de altitudes quase ao nível do mar até 6 885 metros, como no caso do vulcão Ojos del Salado. Também encontram-se áreas marcadas por erosão, dunas e montanhas. O solo é diversificado, mas é composto basicamente de sal e areia.
 
Hidrografia
A região, apesar de ser seca e não apresentar um índice pluviométrico relevante, apresenta alguns lagos com água quase todo o ano, servindo de fonte de vida tanto para os habitantes da região quanto para os animais os quais lá habitam.
 
Alguns Pontos turísticos
Calama - Maior cidade do Atacama, onde está localizado o Aeroporto. 
Cordilheira do Sal 
Chuquicamata - Maior mina de cobre a cova aberta do mundo. 
Museu arqueológico Padre Le Paige - Museu em São Pedro de Atacama, mostrando a cultura atacamenha no decorrer de 11000 anos de história. 
Museu de San Miguel de Azapa - Importante museu localizado no Vale de Azapa.
Ruínas de Tulor - Antigas ruínas da região. 
San Pedro de Atacama - Antiga cidade dos impérios Tiahuanaco e Inca, principal destino turístico do Chile. 
Salar de Atacama ou Salar de Surise - Planície de sal povoada por flamingos. 
Termas de Puritama - Termas com água variando entre 25°C e 30ºC com propriedades medicinais
Geisers del Tatio
Observatório astronômico
CURIOSIDADES:
 
O deserto do Atacama é o lugar na Terra que passou mais tempo sem presenciar chuvas, sendo registrados 400 anos sem indícios de chuva. 
É considerado o deserto mais alto e árido. 
Apesar de não haver chuvas é quase comum nevar em partes da região perto dos vulcões. 
O Deserto do Atacama pode ser comparado com algumas cidades em certas épocas como Campo Grande nos periodos de Setembro, pela causa da umidade do ar ficar mais baixa que o deserto mas a temperatura menor. 
Obs: A pessoa que escolhe esse destino deve estar em boa forma física, pois se faz muitas caminhadas e enfreta-se alta altitudes, algumas acima de 4.000 metros. Que pode causar alguns desconfortos como tonteiras, aumento da pressão arterial, enjôos, etc.
 
Puerto Montt
É uma cidade do Chile, Capital da Província de Llanquihue e da  Região dos Lagos. Se você é um grande apreciador de vinhos, de salmão e da tradicional bebida chilena - o pisco sour -(destilado de uva)  e, deseja uma overdose de belas paisagens gigantescas, bem-vindo à 11ª região no sul do Chile e prepare-se para cruzar os lagos andinos, por terra e por água, rumo à cidade argentina de São Carlos de Bariloche.
 
Atividades econômicas : são a pesca, o comércio e o turismo. Desta cidade saem os passeios para o Cruce de Lagos (a travessia dos lagos andinos até a Argentina) e excursões para regiões do sul do Chile, como a ilha de Chiloé e Puerto Aisén
CURIOSIDADES : 
A cidade localiza-se defronte ao Seno (enseada) de Reloncaví, uma baía protegida na costa sul chilena. Por sua localização estratégica, esta cidade constitui o ponto de partida para o deslocamento até os lugares e atrações turísticas do sul em geral, e ademais é um porto marítimo com as regiões mais austrais, e o seu aeroporto internacional "El Tepual", a liga com os principais terminais aéreos do país.
 
A cidade de Puerto Montt tem como grande atrativo o mercado de peixes e de mariscos, que conta com variedades que raramente vemos no Brasil, como um tipo de marisco vermelho denominado "piure" e um caranguejo gigante, o "centolla".
 
Para iniciar a exploração dos Grandes Lagos do sul do Chile, comece pela cidade de Puerto Montt. Com 110 mil habitantes, ela está a uma hora e meia de avião de Santiago do Chile (900 km de distância), localizada no fundo de uma ampla baía no Seno Reloncaví, com vista para os vulcões Osorno e Calbuco.
 
Com um pouco de imaginação, Puerto Montt sugere uma lembrança daquelas cidades pesqueiras norte-americanas, como a Nantucket de "Moby Dick ", por conta das casas antigas de madeira das mais diversas cores.
 
 
Hotéis
 
Quanto aos vinhos chilenos, compare-os mais ou menos com a proporção de importância que o brasileiro dá a qual jogador escalar para a seleção brasileira ... Divertido é tomar um vinho que não exista no Brasil, e são muitos!
Puerto Varas
 
Hotéis:
 
PATAGÔNIA CHILENA
 
É uma região natural no extremo sul do continente americano que abrange a parte sul do Chile e da Argentina, incluindo os chamados Andes patagônios. Ao sul da Cordilheira dos Andes, a Patagônia é uma das mais belas regiões do planeta, de paisagens únicas e impressionantes, compreendendo uma imensa área, limitada ao norte pelo Rio Colorado, ao sul pelo Estreito de Magalhães, a oeste pelo Oceano Pacífico, e a leste pelo Oceano Atlântico. 
 
Já no Chile, a Patagônia engloba as Cordilheiras da Costa e dos Andes desde o Rio Biobío até o ponto onde mergulham no oceano e desmembram-se em um arquipélago com mais de 2.000 km de extensão, composto por milhares de ilhas cobertas de selva e infindáveis fiordes e canais em grande parte inexplorados.
 
Para planejar a viagem ao sul do Chile é preciso levar seriamente em conta a época do ano. No inverno, as temperaturas chegam a cerca de 1,5 grau negativo. A chuva e a neve podem comprometer grande parte dos passeios. Os dias são mais curtos: às 18 horas já escureceu e só amanhece, de fato, depois das 8 horas. 
 
O melhor período vai de novembro a março, quando as temperaturas variam entre 5,6 e 25,1 graus. O grande problema é o vento, que pode chegar a 110 quilômetros por hora. Às vezes, fica difícil até mesmo caminhar e não é raro ser arremessado ao chão. É preciso estar muito bem agasalhado para encarar essa aventura. 
 
Escolher a Patagônia chilena como destino é optar por uma viagem silenciosa, sem badalação. Entregar-se à sensação inusitada de estar bem perto do “fim do mundo”. Uma verdadeira aventura, cheia de recompensas: imensas cadeias de montanhas cobertas de neve, a vegetação alaranjada do outono, os lagos gelados de azuis inacreditáveis.
 
Punta Arenas
É uma cidade e porto do Chile. Capital da XII Região. Está localizada na Península de Brunswick e nas proximidades do Estreito de Magalhães, na Patagônia. 
 
Aeroporto mais próximo
Aeroporto Presidente Carlos Ibáñez del Campo, com acesso pela Ruta 9, à 20 Km de Punta Arenas.
Como chegar?
Punta Arenas, está situada 3.090 km ao sul de Santiago e de lá recebe vôos diários com quatro horas de duração pela LanChile, Ladeco e Avant Airlines. 
O que levar? 
Esteja sempre prevenido com um bom par de botas e roupas que protejam contra frio.
Sua economia é baseada principalmente em atividades portuárias e de serviços. 
É o ponto de partida para a maioria dos cruzeiros que tem como destino a Antártida.
Nos dias de hoje, sendo o principal centro urbano da região, Punta Arenas é ponto de partida não só para a Terra do Fogo, Puerto Natales e o famoso parque Torres del Paine, mas também para o turismo em toda a extensão do Estreito de Magalhães.
Principais atrações 
 Trekking
 Montanhismo
 Ski (no inverno)
 Mergulho em águas frias
 Navegação no Canal de Beagle
 4x4
 Pesca
 
Puerto Natales
A cidade não tem aeroporto, por isso para se chegar em Puerto Natales , somente pelo aeroporto de Punta Arenas seguir terrestre aproximadamente 3 horas. 
A cidade é rodeada de uma paisagem de rara beleza.
 
É o ponto de partida para os destinos turísticos:
Parque nacional Bernardo O ‘Higgins , Parque Nacional Torres Del Paine e Cueva Del Milodón.
Voltar