Turismo on-line é uma aposta arriscada ou certeira?

13/08/2014 00:57

Já que temos o título deste artigo como uma pergunta, vamos agregar novas perguntas para que possamos movimentar nossas engrenagens mentais a fim de buscar respostas inteligentes.

  • Quem são os consumidores digitais do futuro?
  • O que eles consomem?
  • Pensando em investir na Internet? Qual o melhor produto?

Procurando responder essas perguntas fomos para campo pesquisar fontes inteligentes e de credibilidade para validar e transformar em convicções aquilo que acreditamos.O MERCADO DE TURISMO ON-LINE.

Segundo infográfico da Folha, cujo título é: “As Diferentes Faces da Classe C” traz um estudo que aponta algumas informações relacionadas ao consumo de produtos, acesso a internet, distribuição geográfica, etc… Eles criaram alguns perfis como: “Os Promissores”, “Os Batalhadores”, “Os Experientes”, “Os Empreendedores”. Quem são esses perfis? Quais produtos eles consomem? Onde estão?

Pensando em investir no turismo on-line, está pensando certo!

 

OS Promissores

Fixa Técnica:

  • IDADE: 22 anos,
  • ESTADO CIVIL: 95% solteiros,
  • ESCOLARIDADE: 59% tem ensino médio completo
  • CARTEIRA ASSINADA: 57% em média tem emprego com carteira assinada.

Neste perfil chegamos temos mais de 14,7 milhões de pessoas distribuídas geograficamente em:

  • NORTE: 9%
  • NORDESTE: 25%
  • CENTRO-OESTE 9%
  • SUDESTE: 42%
  • SUL: 15%

É interessante ressaltar que deste grupo 72% acessam diariamente a internet, 51% já passaram por descontrole financeiro, essa turma consome em média 230,8 bilhões de reais com:

  • Academia,
  • Faculdade,
  • Curso profissionalizante,
  • Móveis para casa,
  • Notebook,
  • Smartphone,
  • Carro,
  • Moto, entre outros…

 

Os Batalhadores

Temos também o grupo classificado como “Os Batalhadores”, a turma que trabalha muito.

Fixa técnica dos Batalhadores:

  • IDADE: 40,4 anos,
  • ESTADO CIVIL: 72% solteiros,
  • ESCOLARIDADE: 48% tem ensino fundamental completo
  • CARTEIRA ASSINADA: 49% em média tem emprego com carteira assinada.

Os batalhadores representam aproximadamente 30,0 milhões de pessoas distribuído geograficamente da seguinte forma:

  • NORTE: 7%
  • NORDESTE: 24%
  • CENTRO-OESTE 8%
  • SUDESTE: 45%
  • SUL: 16%

41% dos “Batalhadores” acessam a internet, consomem em aproximadamente 388,9 bilhões de reais por ano principalmente com os produtos:

  • Pacotes de turismo com viagens de aviões para destinos internacionais,
  • Móveis para casa,
  • TV (Plasma, LCD e Led),
  • Imóvel,
  • Carro, entre outros…

 

Os Experientes

Temos também a “turma” dos “Experientes” com a fixa técnica detalhada abaixo:

Fixa técnica do perfil “Experientes”:

  • IDADE: 65,8 anos,
  • ESTADO CIVIL: 41% viúvos,
  • 36% SÃO AUTÔNOMOS,
  • ESCOLARIDADE: 59% tem ensino fundamental completo
  • E 31% NÃO TEM INSTRUÇÃO.

Os experientes representa cerca de 20,5 milhões de pessoas e estão localizadas geograficamente conforme abaixo:

  • NORTE: 6%
  • NORDESTE: 29%
  • CENTRO-OESTE 7%
  • SUDESTE: 42%
  • SUL: 16%

Em média 7% dos “Experientes” acessam a internet frequentemente, consomem cerca de 274 bilhões com os principais produtos:

  • Móveis para casa,
  • Geladeira, Máquina de Lavar,
  • TV,
  • Pacotes de turismo com viagens de avião para destinos nacionais.

 

Os Empreendedores

O último perfil do infográfico é o perfil “Os Empreendedores” que possui sua fixa técnica com as seguintes características:

  • IDADE: 43 anos,
  • 42% estão cursando ou já concluíram o ensino médio,
  • % tem ensino superior,
  • 43% tem carteira assinada.

“Os Empreendedores” representam em torno de 11,6 milhões de pessoas, e estão distribuídos pelo Brasil da seguinte forma:

  • NORTE: 8%
  • NORDESTE: 17%
  • CENTRO-OESTE 9%
  • SUDESTE: 48%
  • SUL: 18%

60% dos Empreendedores acessam regularmente a internet, também, essa turma tem a maior renda per capita do país para a classe.

Consomem em média R$ 276 bilhões com os principais produtos:

  • Eletroeletrônicos,
  • Turismo Internacional,
  • Veículos,
  • Entretenimento,
  • Educação, entre outros…

Dessa forma a classe média se resume:

  • 8% estão no Norte,
  • 26% Nordeste,
  • 8% Centro-Oeste,
  • 43% Sudeste e
  • 15% no Sul.

Pretendem comprar nos próximos 12 meses:

  • Viagens Nacionais – 8,5% (Em Primeiro Lugar)
  • Móveis – 7,8%
  • Notebooks – 7,8%
  • Aparelhos de TV – 6,7%
  • Geladeiras – 4,8%
  • Tablets – 4,5%
  • Smartphones – 3,9%
  • Máquina de lavar – 3,9%
  • Viagens internacionais – 3,2%
  • Carros – 3,0%
  • Casas ou apartamentos – 2,5%

Todo este material foi transcrito da fonte http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/2014/02/82177-as-diferentes-faces-da-classe-c.shtml e por consequência citam o Instituto Data Popular e Serasa Experian.

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