San Francisco

Parques e passeios

San Francisco é um convite aos passeios ao ar livre. Tem cerca de 200 parques e playgrounds, segundo o departamento de recreação da Prefeitura. Concertos musicais, programação infantil e apresentações cênicas gratuitas conferem a essas áreas de lazer uma importante função social. No verão, os parques ficam lotados de casais, grupos de amigos e famílias. É comum ver os gramados cheios de toalhas e cadeiras, como nas praias do Rio de Janeiro. Quem quer passear de bicicleta pode alugar uma no Bay City Bike Rentals and Tours www.baycitybike.com.

Mission Dolores Park - Ou só Dolores Park. Chega a ser conhecido como "Dolores Beach" (praia Dolores). O local é famoso por sediar boas apresentações artísticas e também por ser um dos pontos de encontro gay. A sudoeste, esquina da 20th Street com a Church Street, é comum ver homens e mulheres vestindo tangas e tomando sol. Quando não há eventos, as pessoas aproveitam o sol ou fazem piqueniques. Quem tem apartamento pequeno ou mora em república costuma convidar para um "brunch" (café da manhã grande, servido perto da hora do almoço) no parque. Faz parte da cultura local.

Estilo vitoriano - O passeio por Haight-Ashburry, Mission District, Potrero Hill, Eureka, Glen Park, Nob Hill e pela Van Ness Avenue desvenda uma das paisagens arquitetônicas mais bonitas da cidade -a de casas no estilo vitoriano. Construídas em madeira durante o século 19, muitas foram destruídas pelo terremoto de 1906 -o maior a atingir San Francisco, com um saldo de quase 3.000 mortos-, mas cerca de 14.000 resistiram e até hoje abrigam famílias ricas da cidade. O estilo vitoriano foi difundido no final do século 19, pelo Reino Unido.

Grace Cathedral - Para ver o estilo neogótico. A igreja, que levou 36 anos em construção, tem um ar de Notre Dame, a de Paris. Ficou pronta em 1964. No interior, há várias obras de arte dos séculos 13 e 15. 1.100 California St., no bairro Nob Hill. www.gracecathedral.org

Presídio de Alcatraz - Pode ser visto do porto e de vários pontos altos da cidade. Mesmo assim, cerca de 1,4 milhão de pessoas fazem a travessia de 2,4 km de "ferryboat" até a ilha para ver de perto a cela onde criminosos famosos, como Al Capone (Scarface), foram presos e mortos. As viagens para Alcatraz partem do Pier 33, no Embarcadero, e custam, em média, U$ 25. Há várias saídas durante o dia e à noite. Quem pretende fazer a visita durante o fim de semana deve comprar ingreddo com antecedência (www.alcatrazcruises.com/). Alguns guias que acompanham as visitas e fazem apresentações no presídio têm as chaves das celas de segurança máxima. É possível pedir para passar pela experiência de ficar preso numa delas. Dura apenas um minuto, mas tem quem entre em pânico. Depois de trancada, a pessoa fica num lugar frio e completamente no escuro.

Civic Center - O centro administrativo de San Francisco também é atração turística. Esse prédio fica entre a Market Street e a Van Ness Avenue e impressiona pelo conjunto de monumentos importantes que tem ao seu redor -War Memorian Opera House, City Hall, Symphony Hall e a principal biblioteca pública da cidade, entre outros.

Transamerica Pyramide - É o prédio mais alto da cidade e pode ser visto de vários pontos. É um dos mais conhecidos símbolos de São Francisco e fica no coração do Financial District. 600 Montgomery Street.

Golden Gate Bridge - A ponte divide com o prédio Transamerica Pyramide o título de principal cartão-postal de San Francisco e é parada obrigatória para os turistas. Inaugurada em 1937, ficou quatro anos em construção. Tem 3 km de comprimento e suas torres têm 227 metros de altura. A cor da Golden Gate Bridge é chamada de "international orange" (laranja internacional). Liga San Francisco a cidades como Sausalito, Tiburon e Marin, e a travessia custa U$ 5 para carros de passeio e motocicletas. goldengatebridge.org

Golden Gate Vista Point - Os turistas se aglomeram ali logo depois de cruzar a ponte. De lá, tem-se uma boa vista de San Francisco, mas o melhor ponto para assimilar as dimensões do monumento e ver o"skyline da cidade é do alto da Golden Gate National Recreation Área. Para chegar lá, é preciso cruzar a ponte, entrar à direita no Vista Point e retornar como se fosse para San Francisco. Daí, deve-se entrar à direita, na direção da Marin Headlands, seguindo a placa da Point Bonita. A rota leva ao antigo forte da marinha e, pelo caminho, há vários mirantes. O Golden Gate National Recreation Area é um dos maiores parques nacionais urbanos do mundo e acompanha a costa da Califórnia por quase 96 km. Os ônibus de turismo não vão até lá. Quem tem preparo físico pode subir de bicicleta, muita gente faz isso. O ideal é alugar um carro por um dia, fazer o passeio e aproveitar para ir até Sausalito -pequena e charmosa cidade que fica depois da Golden Gate Bridge.

O Golden Gate Park, que fica entre a Lincoln Way e a Fulton Street, tem 4,1 quilômetros quadrados e abrange jardins, quadra de tênis, lago, campo de golfe, estádio para hipismo e pista de esqui (de novembro a março). Também abriga o Califórnia Academy of Sciences (55 Music Concourse Drive. Tel: 1 415 379-8000) e o The Young Museum (50 Hagiwara Tea Garden Drive). Normalmente em setembro, o parque sedia apresentações gratuitas de ópera. Fica entre Sunset District e Marina District, antes da ponte Golden Gate.

Fisherman's Wharf - É outro passeio turístico tradicional. Fica no porto da cidade e tem dezenas de restaurantes e tendas que vendem mariscos preparados na hora a preços muito baixos. Por U$ 10, é possível ter uma boa refeição, com camarões, crabs (tipo caranguejo gigante, do Pacífico). Também vale experimentar o clam chowder (espécie de creme de mexilhão), que vem no pão italiano.

Embarcadero - Com 39 píers, oferece atrações gratuitas e das mais variadas. Dá para ver artistas de rua, tocando ou fazendo apresentações públicas em troca de contribuições espontâneas dos turistas. Do lado oposto, há várias lojas de souvenir, onde se compram camisetas do tipo "I Love San Francisco" por U$ 5. Um dos píers mais visitados pelos turistas é o 39, porque tem cerca de 130 lojas de souvenir, restaurantes, sorveterias, sanduicherias e cafeterias, entre outros comércios. Os moradores de San Francisco também freqüentam o Embarcadero, mas costumam ir a outros píers, para pegar seus veleiros e lanchas, e ao Ferry Building, para comprar queijos, vinhos, chocolates, azeites de oliva e outros artigos finos. No local, também há bares e restaurantes, onde se pode tomar champanhe e comer ostras de todos os tipos. Ainda no 39, há o Aquarium of the Bay (www.aquariumofthebay.com/), que mostra exemplares da vida marinha na Bay Area. Crianças costumam adorar o programa.

Ghirardelli Square - Passando o Fisherman's Wharf, dá para ir andando até lá. A praça abriga uma fábrica de chocolate californiana, lojas e restaurantes. Quem entra na loja de chocolates ganha um brinde, mas acaba desembolsando o cartão de crédito para experimentar as iguarias. A casa lançou este ano o "peanut butter chocolate", que mistura chocolate e pasta de amendoim. Uma barra de 100 g custa R$ 4. É uma delícia. Há também sorvetes e shakes de todos os sabores. shop.ghirardelli.com/

Zoológico de São Francisco - É possível ver quase mil animais de 245 espécies. Diariamente, das 10h às 17h. 1 Zoo Road. www.sfzoo.org

 

(Fonte: UOL)


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!