TOLEDO

Toledo, um sonho Medieval.

 

Você imagina todo o charme e cultura dos tempos medievais?

 

Pois é, em Toledo na Espanha, pode-se viver intensamente este sonho. É uma linda e pequena cidade, bem próxima a Madri (68 km), um dos lugares mais charmosos e dos que mais me emocionaram.

Cheia de história, guarda as marcas dos povos que a invadiram convivendo harmoniosamente com a modernidade.

Repletas de lojinhas de armaduras, espadas, marzipãs e damasquiaria são cercadas por montanhas e planícies e pelos moinhos de vento de La Mancha, este patrimônio da humanidade da UNESCO vem encantando a séculos e serviu de inspiração para El Greco. Suas pinturas estão na galeria de arte Hospital Tavera, na Catedral de Toledo, em estilo gótico, e no museu com seu nome.

 

Minha sugestão é de que estando em Madri, vá de trem pela manhã para passar o dia e retorne a noite. A viagem é rápida e tranquila.

 

Minha primeira visão foi de está dentro de um conto de fadas!

 

Em um dia pode-se conhecer todas as atrações:

 

Sinagogas, mesquitas e igrejas se erguem juntas no bairro histórico de Toledo, prova da diversificada história da cidade medieval espanhola.

As quatro torres de Alcazar, fortaleza construída em 1085, dominam a paisagem, mais o charme de visitar Toledo está nos detalhes. A cidade está cheia de pequenos lances que não podem passar despercebidos: Ruas estreitas, calçadas de pedra, recantos, varandas e janelas que nos remetem a outros tempos.

Depois de visitar os museus e pontos turísticos mais famosos a dica é andar pela cidade, observar e curtir os cantinhos.

Se você for de trem ou ônibus, dá pra ir caminhando até lá. Se achar a subida muito forte, tem ônibus partindo para o centrinho da cidade medieval a cada 30 minutos.

 

Começar o passeio nos Jardines de la Vega y el Hospital de Tavera ou Afuera, uma construção renascentista do século XVI.

Depois de curtir o visual, ande mais uns 300 metros e passe pela Puerta de la Bisagra, construída por Carlos V, onde fica a passagem para o centrinho histórico através da calle de Arabal, que vai dar justamente em frente à igreja de mesmo nome.

Seguindo na rua, você chegará à Puerta Del Sol, do século XIV, e à Mesquista Del Cristo de la Luz, de 999. Na Puerta Del Sol fica um mirante muito bacana, para ter uma visão panorâmica dos campos da região.

 

Ao lado do mirante, vale dar uma espiada nas barraquinhas da Plaza Zocodover, que fica cheinha de jovens, sobretudo nos finais de semana. Aqui se encontra o Café Zocodover, este café-bar de tapas poderia ter autos preços por sua localização, muito longe desta realidade, esta é um dos únicos cafés de toda a zona histórica de Toledo que não apresenta preços excessivos e onde é possível beber umas cervejas e umas batatas bravas - por exemplo - sem "atacar" a carteira.

Dali, é possível atravessar o Arco de la Sangre e chegar ao belo Hospital de
Santa Cruz, outra das muitas construções renascentistas da cidade, convertido agora no Museo de Santa Cruz. Em muitos momentos você será atraído ao longo deste percurso,  pelo charme das ruelas estreitíssimas e pelas muitas armaduras colocadas na entrada das lojinhas do centro histórico.

 

O ponto mais famoso de Toledo é certamente o Alcázar, fortaleza em estilo romano, vária vezes reformada pelos reis católicos e visível de qualquer canto da cidade.

Após esta visita aproveite para para perder-se na Calle de Tornerías, a mais comercial do centro, e chegar à Plaza de las Cuatro Calles, quase em frente à Catedral.

 

Construída desde 1226, levou mais de 250 anos para ser concluída e é um dos mais famosos exemplos da arquitetura gótica europeia. Sua porta principal fica na Plaza Del Ayuntamiento, de onde se vê o grandioso Palácio Arzobispal.

Também vale a pena percorrer a Calle de Santo Tomé e visitar a igreja do mesmo santo, que tem uma imponente torre em sua fachada e a obra “El entierro Del señor de Orgaz”, de El Greco. Por falar em Santo Tomé, nesta mesma rua ficam as lojinhas dos Marzipans Santo Tomé, imperdíveis.

 

Toledo é muito famosa pelos marzipãs macios e muuuito saborosos; experimente. Boa pedida também é o Museo de El Greco. Antes de partir, visite a Torre Mudéjar da Igreja de San Román para ter uma das mais belas vistas da cidade, incluindo no horizonte a silhueta do Alcázar.

Se você vai jantar em Toledo, vale a pena conhecer o Restaurante Cigarral De Caravantes, acolhedor ao ar livre. É realmente encantador com magnificas vistas para a Zona Antiga. Os preços são um pouco altos, mas a verdade é que vale a pena passar um jantar à luz da vela em frente à fonte da esplanada, a paisagem tão romântica que oferece.

 

Verônica Nicoletti – www.tudodeturismo.com.br

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!