- Quem são os consumidores digitais do futuro?
- O que eles consomem?
- Pensando em investir na Internet? Qual o melhor produto?
Procurando responder essas perguntas fomos para campo pesquisar fontes inteligentes e de credibilidade para validar e transformar em convicções aquilo que acreditamos.O MERCADO DE TURISMO ON-LINE.
Segundo infográfico da Folha, cujo título é: “As Diferentes Faces da Classe C” traz um estudo que aponta algumas informações relacionadas ao consumo de produtos, acesso a internet, distribuição geográfica, etc… Eles criaram alguns perfis como: “Os Promissores”, “Os Batalhadores”, “Os Experientes”, “Os Empreendedores”. Quem são esses perfis? Quais produtos eles consomem? Onde estão?
Pensando em investir no turismo on-line, está pensando certo!
OS Promissores
Fixa Técnica:
- IDADE: 22 anos,
- ESTADO CIVIL: 95% solteiros,
- ESCOLARIDADE: 59% tem ensino médio completo
- CARTEIRA ASSINADA: 57% em média tem emprego com carteira assinada.
Neste perfil chegamos temos mais de 14,7 milhões de pessoas distribuídas geograficamente em:
- NORTE: 9%
- NORDESTE: 25%
- CENTRO-OESTE 9%
- SUDESTE: 42%
- SUL: 15%
É interessante ressaltar que deste grupo 72% acessam diariamente a internet, 51% já passaram por descontrole financeiro, essa turma consome em média 230,8 bilhões de reais com:
- Academia,
- Faculdade,
- Curso profissionalizante,
- Móveis para casa,
- Notebook,
- Smartphone,
- Carro,
- Moto, entre outros…
Os Batalhadores
Temos também o grupo classificado como “Os Batalhadores”, a turma que trabalha muito.
Fixa técnica dos Batalhadores:
- IDADE: 40,4 anos,
- ESTADO CIVIL: 72% solteiros,
- ESCOLARIDADE: 48% tem ensino fundamental completo
- CARTEIRA ASSINADA: 49% em média tem emprego com carteira assinada.
Os batalhadores representam aproximadamente 30,0 milhões de pessoas distribuído geograficamente da seguinte forma:
- NORTE: 7%
- NORDESTE: 24%
- CENTRO-OESTE 8%
- SUDESTE: 45%
- SUL: 16%
41% dos “Batalhadores” acessam a internet, consomem em aproximadamente 388,9 bilhões de reais por ano principalmente com os produtos:
- Pacotes de turismo com viagens de aviões para destinos internacionais,
- Móveis para casa,
- TV (Plasma, LCD e Led),
- Imóvel,
- Carro, entre outros…
Os Experientes
Temos também a “turma” dos “Experientes” com a fixa técnica detalhada abaixo:
Fixa técnica do perfil “Experientes”:
- IDADE: 65,8 anos,
- ESTADO CIVIL: 41% viúvos,
- 36% SÃO AUTÔNOMOS,
- ESCOLARIDADE: 59% tem ensino fundamental completo
- E 31% NÃO TEM INSTRUÇÃO.
Os experientes representa cerca de 20,5 milhões de pessoas e estão localizadas geograficamente conforme abaixo:
- NORTE: 6%
- NORDESTE: 29%
- CENTRO-OESTE 7%
- SUDESTE: 42%
- SUL: 16%
Em média 7% dos “Experientes” acessam a internet frequentemente, consomem cerca de 274 bilhões com os principais produtos:
- Móveis para casa,
- Geladeira, Máquina de Lavar,
- TV,
- Pacotes de turismo com viagens de avião para destinos nacionais.
Os Empreendedores
O último perfil do infográfico é o perfil “Os Empreendedores” que possui sua fixa técnica com as seguintes características:
- IDADE: 43 anos,
- 42% estão cursando ou já concluíram o ensino médio,
- % tem ensino superior,
- 43% tem carteira assinada.
“Os Empreendedores” representam em torno de 11,6 milhões de pessoas, e estão distribuídos pelo Brasil da seguinte forma:
- NORTE: 8%
- NORDESTE: 17%
- CENTRO-OESTE 9%
- SUDESTE: 48%
- SUL: 18%
60% dos Empreendedores acessam regularmente a internet, também, essa turma tem a maior renda per capita do país para a classe.
Consomem em média R$ 276 bilhões com os principais produtos:
- Eletroeletrônicos,
- Turismo Internacional,
- Veículos,
- Entretenimento,
- Educação, entre outros…
Dessa forma a classe média se resume:
- 8% estão no Norte,
- 26% Nordeste,
- 8% Centro-Oeste,
- 43% Sudeste e
- 15% no Sul.
Pretendem comprar nos próximos 12 meses:
- Viagens Nacionais – 8,5% (Em Primeiro Lugar)
- Móveis – 7,8%
- Notebooks – 7,8%
- Aparelhos de TV – 6,7%
- Geladeiras – 4,8%
- Tablets – 4,5%
- Smartphones – 3,9%
- Máquina de lavar – 3,9%
- Viagens internacionais – 3,2%
- Carros – 3,0%
- Casas ou apartamentos – 2,5%
Todo este material foi transcrito da fonte https://www1.folha.uol.com.br/infograficos/2014/02/82177-as-diferentes-faces-da-classe-c.shtml e por consequência citam o Instituto Data Popular e Serasa Experian.