Instagram para hotéis

Instagram para hotéis: o que postar, recursos para usar e exemplos para inspirar

Você passou inúmeras horas criando um espaço onde os viajantes podem vir, relaxar e escapar da realidade de sua vida cotidiana. Esse trabalho árduo deve ser exibido — e o melhor lugar para fazer isso é em uma das plataformas mais visuais, o Instagram.

O relatório State of Independent Lodging de 2023 da Cloudbeds descobriu que as maneiras pelas quais as pessoas encontram inspiração para viajar estão mudando e as gerações mais jovens estão liderando o processo. Imagens e vídeos atraentes estão se tornando cada vez mais importantes na busca e inspiração de viagens.

O Instagram é uma das maiores e mais influentes redes sociais, com mais de dois bilhões de usuários ativos mensais – dos quais dois terços têm entre 18 e 34 anos . É um ótimo lugar para construir a marca do seu hotel e promovê-lo para Gen-Zs e Millennials em busca de novas experiências de viagem.

O Instagram não é mais apenas postar fotos bonitas no seu feed. É uma poderosa ferramenta de marketing para a indústria hoteleira. Continue lendo para saber como usar o Instagram em seu hotel, o que postar e exemplos para inspirar sua estratégia.

Por que o Instagram é uma parte importante da estratégia de marketing de um hotel

Embora a execução de uma conta no Instagram possa parecer apenas mais uma coisa para adicionar à sua lista já lotada, é um canal de marketing digital crucial para ajudar a aumentar a conscientização e as reservas.

Aqui estão algumas razões pelas quais o Instagram é parte integrante da estratégia de marketing de mídia social de um hotel .

Melhore o apelo visual. O Instagram é uma plataforma altamente visual onde os operadores de hospedagem podem mostrar suas propriedades e comodidades de maneiras únicas. Usando imagens atraentes e vídeos curtos, os hoteleiros podem inspirar viagens, criar confiança e incentivar os viajantes a fazer reservas.

Aumente o engajamento do usuário. Estudos mostram que, em 2022, o Instagram foi responsável por 17% do tempo que os americanos passaram em plataformas de mídia social, o segundo maior atrás do Facebook. Ao criar conteúdo "instagramável" de alta qualidade, os hoteleiros podem se envolver com hóspedes anteriores e potenciais.

Utilize o marketing de influenciadores. O Instagram é uma das plataformas de marketing de influenciadores mais usadas no mundo. A parceria com influenciadores (especialmente microinfluenciadores) pode ser uma excelente maneira de os operadores de hospedagem alcançarem um público mais amplo para maior visibilidade e reservas.

Construa consciência de marca. Seu Instagram é uma extensão da sua marca e deve combinar com o site do hotel e outros recursos de marketing para amplificar a voz e a imagem da sua marca. Marcas e mensagens consistentes em todas as plataformas ajudarão a aumentar o reconhecimento da marca.

Gere reservas diretas. Outro benefício? O Instagram pode ser uma ótima fonte de reservas diretas. Os hoteleiros podem adicionar um link para seu mecanismo de reservas em sua biografia do Instagram, tornando mais fácil para os viajantes se inspirarem em sua página e reservarem diretamente.

Configure o perfil comercial do seu hotel

Antes de mergulhar nos recursos do Instagram, certifique-se de que seu perfil esteja configurado para o sucesso.

Carregue uma foto de perfil clara que seja facilmente reconhecível. Para a maioria das propriedades, sua foto de perfil deve ser seu logotipo.

Adicione o nome da sua propriedade conforme listado em seu site e OTAs (é diferente do seu nome de usuário).

Adicione um link – sugerimos um link direto para o seu motor de reservas ou para a página inicial do seu site.

Adicione uma biografia para informar ao seu público quem você é. Inclua onde você está localizado, que tipo de acomodação você é e até mesmo o tipo de viajante que deseja atrair. Essas informações ajudam as pessoas a descobrirem seu perfil nas pesquisas.

Perfil Comercial do Instagram

Explicação dos diferentes recursos do Instagram (+como usá-los)

O Instagram mudou significativamente nos últimos anos e adicionou muitos novos recursos. Aqui está um detalhamento dos diferentes recursos e como eles podem ser usados ​​em sua estratégia de marketing no Instagram.

Postagens de feed

A principal característica do Instagram é o Feed localizado na página de perfil da conta. Essas postagens aparecem nos feeds de seus seguidores. As postagens do feed do Instagram podem ser fotos, vídeos ou Reels. Eles não expiram e permanecem em seu perfil, a menos que você os exclua ou arquive.

Como as propriedades podem aproveitar as postagens do feed: Seu feed é onde você deve se concentrar em postar seu melhor conteúdo. Cada propriedade será diferente no que postar, mas deve seguir um tema consistente. Você está usando a mídia social para solidificar sua marca, atrair novos clientes, interagir com os hóspedes atuais e manter relacionamentos com ex-hóspedes.

Publique fotos do Instagram de sua propriedade, conteúdo em que seus clientes atuais e anteriores marcaram você, promoções e informações oportunas. Lembre-se de que o conteúdo do seu feed dura para sempre, portanto, certifique-se de que o conteúdo forneça uma imagem de marca consistente.

Para a maioria das propriedades, sugerimos a criação de conteúdo que corresponda ao tom do seu site. Você é informativo, desejoso, cômico ou arrogante? Seu feed e legendas do Instagram podem refletir isso. Aproveite os carrosséis onde você pode postar várias fotos em um só post.

Por fim, não se esqueça de usar hashtags populares em suas postagens para alcançar o público certo do Instagram. Hashtags funcionam como palavras-chave; eles tornam mais fácil para seu público-alvo encontrá-lo.

Exemplo de feed do Instagram

Histórias

As histórias do Instagram são fotos e vídeos que desaparecem após 24 horas. Eles aparecem nos círculos na parte superior do feed principal e permitem que você tire fotos e faça vídeos no aplicativo ou carregue-os de sua biblioteca salva. Existem muitas opções diferentes nas histórias para envolver seu público, como tags de localização, menções (marque empresas locais ou influenciadores do Instagram), hashtags, gifs, músicas, enquetes, perguntas, contagens regressivas, questionários, adesivos e muito mais.

Como as propriedades podem aproveitar as histórias: as histórias são ótimas para compartilhar conteúdo com mais regularidade (sugerimos pelo menos uma vez por dia). As histórias podem ajudar a lembrar seus convidados sobre algo que acontecerá em breve ou em tempo real, seja um evento ao vivo, o happy hour do seu restaurante, uma atividade noturna ou apenas um dia lindo em seu hotel.

Também é bastante comum que os usuários do Instagram marquem empresas quando as visitam – quando estão fazendo check-in, desfrutando de seu quarto ou fazendo check-out. O Instagram permite que você reposte esses momentos e é uma boa ideia publicá-los como histórias. Isso mostra que você está envolvido com seu público e mantém sua propriedade na mente de hóspedes futuros e antigos.

Destaques

Embora suas histórias permaneçam ativas por apenas 24 horas, você pode salvá-las como destaques como um acessório permanente. Os destaques são exibidos na página do seu perfil abaixo da sua descrição e acima do seu feed. Muitas pessoas criam destaques para mostrar histórias que seguem um tema ou categoria específica. Por exemplo, você pode adicionar diferentes grupos de destaque para sua propriedade, hóspedes, funcionários ou comodidades.

Como as propriedades podem aproveitar os destaques: Como os destaques duram mais de 24 horas, sugerimos criar destaques para mostrar temas específicos. Por exemplo, você pode ter um destaque "Convidados" onde você salva histórias interessantes em que seus clientes marcaram você. Ou um destaque "O que saber antes de vir" com detalhes essenciais como horários de check-in, informações de estacionamento e onde comprar add-ons.

Exemplo de destaques do Instagram

Carretel

Reels são um dos recursos mais novos do Instagram, semelhantes aos vídeos do TikTok . São vídeos com vários clipes que podem ter até 30 segundos e provaram ser uma das formas mais criativas de adicionar novos conteúdos.

Os rolos incluem muitos recursos para simplificar a criação de vídeo, como editores de texto integrados, filtros AR, edição de vídeo e áudio, incluindo música popular. Depois de carregar seu primeiro Reel, uma nova guia aparecerá acima do seu feed na página do seu perfil, onde todos os vídeos adicionais aparecerão.

Como as propriedades podem aproveitar os rolos: sugerimos usar os rolos para criar conteúdo divertido que atraia um público mais jovem. A principal diferença entre os Reels e outros recursos de postagem é a capacidade de adicionar sons e efeitos facilmente. Se você for experimentar o Reels, recomendamos fortemente que você brinque com os filtros e controles do aplicativo. Inspire-se em outras contas do Instagram de hotéis para ver como eles estão criando Reels e os diferentes tipos de tendências em que estão participando. Para começar, tente filmar mini-tours de sua propriedade.

Mensageiro

O Messenger permite que você envie mensagens, imagens e vídeos para contas no Instagram ou Facebook. Quando o Facebook adquiriu o Instagram, eles combinaram o Facebook Messenger e o Instagram Messenger para que as marcas pudessem gerenciá-los de um só lugar no Facebook Business Suite para otimizar seus esforços. Isso é especialmente útil para solicitações relacionadas ao atendimento ao cliente.

Como as propriedades podem aproveitar o Messenger: os hotéis devem usar o Messenger para interagir com viajantes e hóspedes. Muitas propriedades usarão o Messenger para ajudar as pessoas a fazer reservas, responder a perguntas ou lidar com solicitações enquanto um hóspede estiver no local.

Compras

O Shopping permite que os consumidores façam compras no Instagram de várias maneiras diferentes. Você pode fazer upload de um catálogo de produtos e marcá-los da mesma forma que faria com um usuário. Quando os usuários tocam no produto, eles são direcionados para uma página detalhada que permite visualizar o produto em seu site. Você também pode colocar uma tag de produto em suas postagens de história. Isso é específico para bens tangíveis e mais relevante para empresas de comércio eletrônico .

Como as propriedades podem alavancar as compras: se sua propriedade vende produtos como moletons, bolsas de praia ou roupões, você pode e deve vendê-los por meio de uma loja no Instagram. Ter seus itens no Instagram é uma ótima maneira de obter receita com clientes anteriores.

Explorar página

A página de exploração é o feed de notícias algorítmico em tempo real do Instagram – às vezes chamado de "página inicial" do Instagram. Você pode ver a página de exploração clicando na lupa na guia principal. A página Explorar é exclusiva para cada conta e é preenchida com base em quem você segue, quem segue você e as contas com as quais você interage.

Como as propriedades podem aproveitar a página de exploração: todos no Instagram estão procurando uma comunidade para se envolver. Embora fosse incrível se todos os seus hóspedes em potencial descobrissem sua conta desde o início, isso não é provável. Sugerimos interagir com contas relacionadas à sua propriedade e tipo de hóspede. Conforme você começa a postar em sua conta, a página de exploração se tornará um poderoso mecanismo de descoberta. As pessoas começarão a notar sua propriedade quando você reservar um tempo para se envolver (curtir, comentar e compartilhar) com contas relacionadas – seja outro hotel, blog de viagens, empresa de viagens ou provedor de hospitalidade.

Ao vivo

O Instagram Live é uma transmissão ao vivo que outros usuários podem sintonizar em tempo real. Quando você entrar ao vivo, uma notificação push será enviada aos seus seguidores, aparecendo no mesmo local dos Stories na tela principal do feed.

Como as propriedades podem alavancar vidas: os hotéis podem usar o Instagram Live para fazer anúncios ou lançar uma nova oferta. Você também pode ir ao vivo com outro usuário e fazer uma sessão de perguntas e respostas ou conduzir uma entrevista.

Tipos de conteúdo para postar no Instagram (+exemplos)

Você pode postar vários tipos de conteúdo no Instagram de sua propriedade e, ao contrário da crença popular, não se limita a cenas perfeitas. Skift prevê "uma mudança cultural de um conteúdo altamente polido para um mais autêntico".

Utilize histórias para mostrar as pessoas por trás de sua marca, onde você faz vídeos de bastidores, walk-throughs de salas e vídeos de perguntas e respostas. Em seu feed, atenha-se a um tema que use uma paleta de cores e imagens consistentes que correspondam à sua marca.

Postagens de alta qualidade no Instagram evocam emoções, seja nostalgia, desejo, paixão, surpresa ou infinitas possibilidades. Para cada conteúdo que você postar, você deve definir que tipo de emoção está tentando transmitir e a ação que deseja que alguém tome. Nem todo post deve ter um call to action focado em vendas, mas deve ter um objetivo. Isso pode ser tão simples quanto o reconhecimento da marca ou gerar reservas diretas para as próximas férias.

Conteúdo informativo sobre o imóvel.

Inspire os viajantes postando imagens e vídeos dos quartos e comodidades do seu hotel. As fotos podem ser feitas profissionalmente ou tiradas em seu telefone, apenas certifique-se de que elas representam sua propriedade com precisão (mas também inspiram os viajantes a querer saber mais e visitar o site do hotel ).

Conteúdo gerado por usuários.

Os hóspedes adoram compartilhar fotos enquanto viajam e, se tiverem a chance, querem interagir com você – marcando você em histórias ou em seus feeds. Recompartilhe suas postagens e forneça contexto. Por exemplo, se alguém adicionar uma foto de sua refeição no restaurante, você poderá compartilhá-la novamente com os pratos especiais da noite ou os horários do restante da semana.

Depoimentos ou comentários de hóspedes.

Avaliações enviadas diretamente para você ou postadas em sites de terceiros são um ótimo lugar para obter conteúdo. Use avaliações positivas para mostrar o que as pessoas adoram em sua propriedade. Você pode compartilhar as avaliações deles em uma legenda com uma foto que eles forneceram ou adicionar uma de sua preferência.

Conteúdo promocional para vendas, janelas de reservas e muito mais.

O objetivo final de qualquer estratégia de mídia social é gerar reservas – direta e indiretamente. Publique sempre que tiver promoções, eventos especiais ou próximas janelas de reserva.

Faça parceria com influenciadores do Instagram.

Trabalhe com influenciadores ou microinfluenciadores com seguidores engajados para ajudar a aumentar o conhecimento da marca e vender mais quartos online. Escolha influenciadores que se alinhem com os valores e objetivos da sua marca e chegue a um acordo sobre uma estrutura de remuneração. Você pode usar um link ou código de reserva e pagar uma comissão ao influenciador ou então compensar sua estadia em troca de uma postagem em seu feed.

Faça mini-tours.

Ao pesquisar, os viajantes adoram usar o Instagram para ver o que podem esperar de diferentes propriedades. Faça mini-tours para mostrar pessoalmente como são seus quartos e comodidades. Considere fazer passeios por diferentes quartos e comodidades e mantê-los como destaques em seu feed.

Destaque as atrações e empresas locais.

Não sinta a necessidade de apenas postar sobre seu imóvel em seu feed e stories! Compartilhe seus pontos locais favoritos para visitar (especialmente aqueles a uma curta distância de você) para atrair convidados a visitar a área. Marque outras empresas no Instagram e considere entrar em contato para perguntar sobre possíveis oportunidades de parceria.

Apresente os rostos por trás da marca.

Sua equipe é essencial e deve estar incluída na sua página do Instagram. Veja se alguém é apaixonado por redes sociais e quer participar dos stories do Instagram ou tirar fotos para o seu feed. Envolver sua equipe e colocar um rosto por trás de sua marca fará com que os viajantes se sintam mais conectados a você.

9 dicas para se destacar no Instagram

Crie um plano. Escolha quais recursos aproveitar e quantas vezes você vai postar. Por exemplo, se você está apenas começando, concentre-se em seu feed e histórias. Torne mais fácil para você e decida em quais dias e a que horas do dia você vai postar. Se você já possui uma conta comercial do Instagram, pode usar o painel de análise para informar em quais dias e horários seus usuários estão online.

Publique imagens de alta qualidade. Embora suas fotos e vídeos não precisem ser feitos profissionalmente, eles devem ser de alta resolução e visualmente atraentes.

Use histórias para apresentar seu hotel com mais autenticidade. Autenticidade importa online hoje. Use as histórias para se conectar com os viajantes e mostre uma visão mais pessoal dos bastidores de sua propriedade.

Envolva-se com os seguidores. Responda a comentários e mensagens diretas de maneira oportuna e amigável para se conectar com viajantes e ex-hóspedes.

Use hashtags relevantes. Amplie seu alcance e aumente a visibilidade com hashtags relacionadas ao seu hotel e marca.

Crie suas próprias hashtags! Crie sua própria hashtag de marca que os convidados possam usar em suas postagens. Incentive os convidados a usar a hashtag de sua marca, oferecendo incentivos simples, como uma bebida grátis. A partir daqui, você pode encontrar facilmente as fotos que os hóspedes tiraram em sua propriedade e compartilhá-las novamente em seu perfil.

Faça concursos no Instagram. As pessoas adoram concursos e é uma ótima maneira de as marcas aumentarem a visibilidade e o alcance. Realize concursos e brindes e faça com que os usuários participem curtindo e marcando amigos nos comentários.

Use o recurso de reserva do Instagram. Aumente as reservas diretas utilizando o recurso de reserva do Instagram para permitir que os usuários reservem um quarto diretamente de sua página.

Use publicidade paga. Se você conhece seus dados demográficos-alvo, use as opções de segmentação de nicho do Instagram para alcançar seu público. Anúncios pagos podem ser usados ​​para gerar reservas diretas, aumentar sua contagem de seguidores ou incentivar o engajamento.

Como os hotéis ganham nas mídias sociais

Criando momentos 'instagramáveis'

Seu perfil do Instagram apresenta uma oportunidade fantástica de aumentar o conhecimento da marca, aumentar a visibilidade e interagir com clientes em potencial e antigos. Seu perfil deve ser autêntico para sua marca – dando aos viajantes uma visão real do que você oferece. Apresente seus quartos, comodidades e atrações locais e forneça um espaço que inspire os viajantes em busca de destinos novos e emocionantes para adicionar à sua lista.