Passo a Passo para fazer Visto Americano...

Passo a Passo para fazer Visto Americano...

Passo a passo para tirar Visto Americano:

TIPOS DE VISTOS AMERICANOS

Separamos os tipos de visto americano mais requisitados pelos intercambistas, assim você pode entender melhor cada categoria e para o que serve, assim ajudando você a entender como tirar o visto americano da melhor forma, vamos conferir:

B-1: VISITANTES A NEGÓCIO

Esse visto é para pessoas que vão aos Estados Unidos para fazer negócios para empregadores não americanos. Não é válido para trabalho. O visto B1 só é emitido caso haja a garantia de que nenhum trabalhador americano correrá o risco de perder o emprego com a visita e que esta não será remunerada por nenhuma fonte americana.

B-2: VISITANTE A PASSEIO (TURISTAS)

Com esse visto não é permitido trabalhar, nem estudar (com exceção de cursos de baixa carga horária). O tempo de duração do visto é de 10 anos, mas o tempo de permanência que o visitante pode receber na imigração é normalmente de 6 meses (vai depender do oficial de imigração no momento da entrada nos Estados Unidos – Por isso, podem pedir a comprovação de que a viagem durará o tempo informado).

C-1: TRÂNSITO

Em geral, passageiros em trânsito (aqueles que estão apenas de passagem) pelos Estados Unidos necessitam de um visto C-1 válido.

F-1/F-2: ESTUDANTE

Esse visto é para estudantes admitidos em alguma instituição escolar aprovada pelo Serviço de Imigração. As instituições (Colégios ou Universidades) devem ter permissão para processar o formulário I-20.

O estudante precisará comprovar que possui vínculos com seu país de origem. Isso é necessário para mostrar que ele tem para onde voltar ao final do curso.

Além disso, outra comprovação que o estudante precisará é a de condição financeira, que precisa ser suficiente para manter o estudante no país sem que ele tenha que ter um emprego.


Passo a Passo ...

1) Preencher o formulário de visto DS-160

O primeiro passo para saber como tirar o visto americano é preencher o formulário de visto DS-160. Essa parte pode ser complicada, pois qualquer errinho nos dados informados pode prejudicar o processo de aplicação do visto, podendo até ocasionar a negativa do visto.

Fique atento a esse procedimento e salve cada uma das etapas (não se esqueça de salvar o número do formulário, pois sem ele não tem como acessar o documento novamente), assim, você vai evitar que a página expire e que você tenha que preencher todo o formulário desde o início.

Esse é um dos processos mais cautelosos que você deve fazer para aplicar o visto americano, por isso, a Egali oferece a assessoria de vistos que é feita por ex-intercambistas especialistas nessa documentação.

2) Pagamento

O pagamento da taxa de visto é feito em outro sistema, não é o mesmo local em que se preenche o DS160. A você precisará criar um cadastro nesse site e fazer o pagamento da taxa do visto (em boleto ou cartão).

3) Agendar e ir até o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto e depois ao Consulado

O passo a seguir é agendar a sua visita no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV). No dia agendado, você deverá ir ao CASV da sua cidade (ou o mais próximo de você) com os documentos necessários.

Na maioria dos casos, será necessário fazer uma visita ao CASV e ao Consulado Americano. Geralmente a entrevista para o visto ocorre no Consulado e o processo é feito em dois dias, mas isso vai depender da cidade em que você está fazendo o seu visto (saiba mais sobre no tópico "Como fazer o visto em diferentes cidades").

Pessoas menores de 14 anos e com 80 anos ou mais são dispensados da entrevista, mas podem ser chamados caso a Embaixada ou Consulado achem necessário.

A entrevista é a parte mais temida pelos solicitantes do visto americano. Além de tudo, tente manter a calma e sempre ser honesto, de forma que os dados do seu formulário sejam confirmados.

4) Entrega

Após a aprovação do seu visto, você receberá o documento em até dez dias após a entrevista. Você pode acompanhar o status da sua solicitação neste link.

É possível pedir para receber o visto em casa ou retirá-lo no CASV. Porém retirar no CASV é mais rápido.

Depois de entender os processos básicos de como tirar o visto americano, você pode conferir todos os detalhes em nosso conteúdo exclusivo com alguns outros detalhes sobre esses tão importante para o seu intercâmbio nos Estados Unidos, basta clicar no link abaixo:

Como tirar o visto americano com detalhes?

QUANTO CUSTA PARA TIRAR O VISTO PARA OS ESTADOS UNIDOS?

O valor da taxa para o visto americano é de US$ 160. Esse é o preço para os vistos de categoria B1/B2, C1/D, F, M e J, que não exigem petição.

O pagamento pode ser feito por cartão de crédito no site do agendamento, por boleto bancário ou em dinheiro em qualquer agência do Citibank. Para algumas cidades do Brasil o consulado cobra uma taxa para a entrega do passaporte, que, nesses casos, não está incluso no valor.

COMO AGENDAR A ENTREVISTA PARA TIRAR O VISTO AMERICANO?

Após aguardar a confirmação do pagamento do seu visto, você deve agendar sua entrevista. O tempo de espera para a entrevista é de acordo com o lugar escolhido.

Você também irá a agendar a data para a coleta de dados no CASV. Faça o agendamento através dos links:

ais.usvisa-info.com/pt-br/niv

br.usembassy.gov/pt/vistos/

COMO FAZER O VISTO EM DIFERENTES CIDADES?

Em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife, o processo do visto ocorre em dois dias. Como falamos acima, no primeiro dia é preciso ir até o CASV para fazer a coleta das impressões digitais e tirar a foto oficial. Esse procedimento geralmente é bem rápido, leva em torno de 15 a 20 minutos.

No segundo dia ocorre a entrevista com o oficial de imigração, no Consulado Americano. O oficial fará algumas perguntas para entender o propósito da sua viagem.

É POSSÍVEL ALTERAR O LOCAL INFORMADO PARA REALIZAÇÃO DA ENTREVISTA DO VISTO AMERICANO?

Sim! É possível alterar o local da entrevista do visto americano. Como as vagas para entrevista de solicitação do documento para viajar para os Estados Unidos estão muito disputadas, é comum que as pessoas busquem pela cidade com disponibilidade mais cedo.

COMO ALTERAR A CIDADE DA ENTREVISTA PARA O VISTO AMERICANO?

Para alterar o local da entrevista é necessário preencher um novo formulário do DS-160. Você não vai conseguir alterar o número do DS-160 que está preenchido no agendamento, mas isso não é um problema. Basta levar o formulário novo (com a cidade correta informada) e o comprovante do agendamento (mesmo que tenha o número de DS-160 desatualizado).

QUAIS DOCUMENTOS LEVAR NO DIA DA ENTREVISTA PARA O VISTO AMERICANO?

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA A COLETA DE DADOS NO CASV:

Passaporte;

Agendamento (o agendamento é o comprovante de pagamento);

Formulário DS-160 finalizado;

DOCUMENTOS QUE VOCÊ DEVE LEVAR PARA A ENTREVISTA DO VISTO AMERICANO

Passaporte atual + anteriores caso tenha;

Agendamento;

Formulário DS-160 finalizado;

Duas fotos coloridas (5×7) com fundo branco;

Carta de matricula da escola;

Comprovante de acomodação;

Carta de custeio (caso utilize patrocinador);

Declaração de IR atual e com recibo de entrega;

3 últimos extratos bancários (saldo mínimo de USD 1500 por mês de permanência nos EUA;

3 últimos recebimentos mensais (holerites, contracheque, pró-labore ou decore);

Comprovação de estudos: matrícula, histórico escolar, diploma (caso tenha);

Comprovação de emprego: carteira de trabalho, carta do empregador, contrato social ou carteira de identidade profissional;

QUAL É A VALIDADE DO VISTO?

O visto de turista pode ter a validade de até 10 anos.

No entanto, o visto, por si só, não é garantia de entrada nos Estados Unidos, mas sim a permissão para você ir até uma fronteira e solicitar a entrada no país. Na imigração, você irá receber o período de permanência nos Estados Unidos que geralmente é de 6 meses.

O prazo de retorno vai ser definido pelo período de permanência e não pela validade do visto, pois ela serve apenas para entrada nos EUA. Caso o seu tipo de visto permita, você poderá solicitar a renovação e então estender a sua estadia nos Estados Unidos.