Como receber 150 euros por mês para viver nesta cidade italiana rica em cultura e Gastronomia

29/11/2023

As autoridades dizem que aceitarão cerca de 100 inscrições por ano para as bolsas.

Gostaria de ser pago para viver em uma das grandes cidades artísticas da Itália?

Mântua, na região da Lombardia, no norte de Itália, está a atrair novos residentes com incentivos em dinheiro.

A cidade é conhecida pelos seus esplêndidos palácios renascentistas e pela excelente comida.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre como se inscrever para os subsídios.

Seja pago para se mudar para Mântua, Itália

A cidade de Mântua está a seguir o exemplo de várias outras comunidades em Itália e a atrair novos residentes com doações em dinheiro.

As autoridades esperam que o esquema ajude a mitigar os problemas do envelhecimento da população.

"Se somarmos o envelhecimento da população aos dados sobre a queda da taxa de natalidade, na maioria das cidades italianas, nos próximos anos, haverá mais pessoas que não trabalham do que aquelas que trabalham", afirma o presidente da Câmara de Mântua, Mattia Palazzi.

"Precisamos aumentar a população residente nos próximos anos, aumentando o número de pessoas que trabalham e produzem renda para permitir que o município administre os gastos com assistência pública."

A Câmara Municipal dispõe de um total de 400 mil euros para a iniciativa, dos quais 200 mil euros serão distribuídos este ano e mais 200 mil euros em 2024.

O dinheiro será usado para contribuir com o aluguel de quem passa a residir na cidade. Os novos habitantes receberão 150€ por mês para a renda.

As autoridades disseram que aceitarão cerca de 100 inscrições por ano para os subsídios.

Para ter direito ao auxílio financeiro, os interessados ​​devem assinar um contrato de aluguel por pelo menos um ano.

O esquema está aberto a famílias e indivíduos. Destina-se a profissionais com salários entre os 1.200 e os 1.500 euros por mês - embora ainda não tenha sido anunciado oficialmente um limite de rendimento.

O conselho vê isso como um impulso para a cidade e uma oportunidade valiosa para novos residentes.

"Haverá muitas novas ofertas de emprego nos próximos dois anos", afirma o prefeito Palazzi. "Há várias empresas que estão a investir e a estabelecer-se em Mântua, nomeadamente no setor da logística."

O prefeito acrescentou que muitas grandes empresas estão procurando contratar jovens. Para as famílias, Palazzi destaca novos investimentos em escolas e creches municipais, que são disponibilizadas gratuitamente.

As inscrições para o programa estarão disponíveis no final do verão.

Seja pago para viver em uma cidade artística na Itália

Embora a maioria dos outros esquemas de dinheiro para novos residentes em Itália tenham sido oferecidos por aldeias remotas, o apelo de Mântua é bastante diferente.

A cidade de cerca de 50.000 habitantes é conhecida pelas suas monumentais residências nobres.

O centro da cidade é dominado pelo Palazzo Ducale, um palácio-fortaleza construído pela família governante Gonzaga entre os séculos XIV e XVII.

É o sexto maior palácio da Europa, com mais de 500 quartos, sete jardins e oito pátios.

Entre suas inúmeras atrações está a Camera degli Sposi (Sala de Casamento), muitas vezes considerada a sala mais bonita do mundo.

A câmara é decorada com afrescos ilusionistas de Andrea Mantegna com jardins exuberantes, cenas de corte e teto com óculo aberto para um céu pintado.

Do outro lado da cidade está outra demonstração da riqueza de Gonzaga. O Palazzo Te é uma extravagância de arquitetura maneirista lúdica de Giulio Romano.

A maioria dos visitantes vai direto para os afrescos ilusionistas do artista que decoram a Sala dei Giganti. As paredes e o teto são pintados para se tornarem uma cena espetacular de gigantes furiosos causando estragos e destruição.

Mântua, Capital Europeia da Gastronomia

Em 2017, a cidade foi declarada Capital Europeia da Gastronomia. Muitos dos pratos mais tradicionais de Mântua datam do reinado dos Gonzaga.

Um dos pratos mais famosos é o tortelli di zucca, macarrão recheado com abóbora, queijo parmesão, noz-moscada e biscoitos amaretti.


Fonte: https://www.euronews.com/travel/2023/06/22/how-to-get-paid-150-a-month-to-live-in-this-culture-rich-italian-city