Tendências Inovadoras de Tecnologia de Alimentos

11/05/2023

As novas tendências de tecnologia de alimentos transformaram a indústria de fabricação de alimentos e bebidas e os negócios associados por dentro, levando a mudanças e melhorias benéficas em todos os setores. No entanto, essas tendências não são todas tecnológicas no sentido tradicional.

Tudo, desde técnicas e materiais de embalagem até equipamentos dentro das instalações, faz parte da inovação que podemos esperar ver na indústria de alimentos e bebidas no próximo ano.

Aqui estão algumas coisas interessantes a serem observadas.

1. Embalagem inteligente e sem plástico

Durante décadas, muitos fabricantes de alimentos usaram plástico de uma forma ou de outra em suas embalagens, pois sempre foi a solução mais barata e conveniente. Com os avanços recentes na luta contra a mudança climática, no entanto, as perspectivas do consumidor estão mudando e eles estão esperando que os fabricantes façam algumas mudanças ecológicas.

Os países da UE foram alguns dos primeiros a proibir os plásticos descartáveis, com muitos países ao redor do mundo, incluindo os EUA, seguindo lentamente. Em alguns casos, as empresas recorreram a embalagens comestíveis e biodegradáveis. A embalagem comestível usa polímeros de qualidade alimentar, como algas marinhas, que são seguros para consumo.

As embalagens biodegradáveis ​​são feitas de plástico derivado de polímeros que se degradam com a ajuda de organismos vivos. Mesmo que os consumidores optem por não comer a embalagem comestível, ela se deteriorará naturalmente com o tempo sem prejudicar o meio ambiente.

A embalagem inteligente, uma forma de "nanoembalagem", usa a nanotecnologia para detectar alterações microbianas nos alimentos, física ou quimicamente. A nanotecnologia usada na embalagem pode ajudar a determinar a segurança e a qualidade do alimento e se ele está prestes a estragar.

2. Bebidas que oferecem mais

À medida que a pesquisa nutricional avança, as pessoas prestam cada vez mais atenção ao que está em suas bebidas preferidas, evitando bebidas açucaradas e altamente processadas que fazem mais mal do que bem.

Isso levou à popularidade contínua de bebidas funcionais como kombucha e bebidas saudáveis ​​semelhantes que apresentam vários benefícios. Além das bebidas ricas em prebióticos e probióticos disponíveis, você pode esperar um aumento em outras bebidas funcionais no próximo ano, incluindo bebidas lácteas enriquecidas com ômega-3 e outras bebidas fermentadas.

3. Tecnologia Computadorizada Avançada

Os avanços contínuos na tecnologia computadorizada de processamento de alimentos consolidaram a automação e os equipamentos autônomos como parte integrante da indústria de produção e processamento de alimentos. Como a demanda continua aumentando junto com os custos, a automação está ajudando a diminuir o tempo de produção enquanto aumenta a produção.

Uma peça automatizada de maquinário que está ganhando popularidade é a máquina de açougue robótica, que ajuda a acelerar o processo. Ter essas máquinas automatizadas também cria uma instalação mais segura, minimizando o impacto sobre os trabalhadores ao manusear ferramentas e máquinas potencialmente perigosas.

4. Um Sistema de Drenagem Moderno

Novos tipos de sistemas de drenagem oferecem maior segurança e saneamento em todas as instalações de processamento de alimentos e bebidas.

Como exemplo, o Slot Drain dá um toque moderno ao sistema tradicional de drenagem de valas com seu design sem grade que é construído pré-inclinado para evitar água parada e crescimento bacteriano.

O sistema de drenagem de ranhura da série 10.000 é feito de aço inoxidável de qualidade alimentar altamente durável, tornando-o resistente a temperatura, corrosão, odor e bactérias. O sistema pode suportar taxas de fluxo pesadas, bem como tráfego intenso de empilhadeiras, com classificação de Classe de Carga E para equipamentos pesados.

O melhor de tudo é que o Slot Drain é rápido e fácil de limpar e manter e oferece opções de limpeza automatizadas como Flush-Flo e considerações de limpeza no local .

5. Modernização das Antigas Técnicas de Processamento

A indústria de alimentos está vendo um retorno aos métodos de processamento testados e comprovados, mas com tecnologia atualizada e outras melhorias. A fermentação é uma técnica em particular que teve um forte renascimento, com a crescente popularidade de alimentos e bebidas fermentados.

O método de fermentação original e antigo envolvia misturar frutas em decomposição com coisas como arroz selvagem e saliva em tigelas, onde eram deixadas para fermentar em pequenos lotes. Ao longo dos séculos, aprendemos como agilizar o processo de fermentação e retirar alguns dos ingredientes menos desejáveis.

Agora, a tecnologia tornou a fermentação em grandes lotes ainda mais segura e fácil, com controles precisos de temperatura, implementos de análise avançada e outros equipamentos que estão ajudando a atender à crescente demanda por esses produtos de maneira segura.

6. Foco na Transparência e Confiança

Recolhimentos em grande escala nos últimos 30 anos levaram a um declínio na confiança entre os consumidores e a indústria de alimentos. Outra tendência que você pode esperar ver no próximo ano são os membros do alto escalão da indústria de alimentos trabalhando para reconquistar a confiança dos clientes, realinhando seus valores e sendo mais transparentes em geral.

É o sucesso contínuo de marcas menores de alimentos e bebidas baseadas no comércio eletrônico que levará essas marcas maiores a fazer mais em termos de responsabilidade social corporativa para permanecerem competitivas.

O uso de novas tecnologias, como blockchain e facilitadores de rastreabilidade, ajudará as empresas a continuarem a melhorar a si mesmas e sua reputação, rastreando as origens e a qualidade dos produtos com mais cuidado, além de inúmeras outras táticas que os fabricantes podem empregar para se tornarem mais confiáveis ​​aos olhos de seus consumidores.

7. O uso de osmose direta

Nas fábricas de processamento de alimentos, o processo de concentração ajuda a manter os produtos alimentícios frescos por tempo suficiente para que cheguem aos consumidores. A pesquisa nessa área foi realizada pela organização australiana CSIRO, com a ajuda de uma empresa americana de tecnologia de membranas. As duas entidades trabalharam juntas para criar um novo processo de preservação usando tecnologia de membrana para concentrar líquidos em um processo chamado "osmose direta".

A osmose direta é um processo "mais suave" para concentrar os alimentos, usando menos energia e sem calor. Isso também ajuda os alimentos a reter naturalmente mais nutrientes, como proteínas e vitaminas, durante o processamento. O resultado final é um produto de qualidade superior em comparação com aqueles feitos com métodos tradicionais de concentração.

8. Produtos à base de plantas e livres de animais

A popularidade das alternativas à carne sem origem animal e à base de plantas explodiu absolutamente nos últimos anos, devido em grande parte às preocupações com as mudanças climáticas, questões sobre a ética da pecuária industrial e tendências de saúde após tendências de saúde.

Esses alimentos sem origem animal existem há alguns anos, mas só recentemente se tornaram mais comuns, graças a marcas como Beyond Meat e Impossible Foods. 2021 deve ver novos players entrarem no mercado, bem como uma gama mais ampla de ofertas de produtos.

Por: Verônica Silveira Nicoletti