Porto Alegre - Rs

Porto Alegre - Rs

Porto Alegre é a capital do estado do Rio Grande do Sul e é uma cidade rica em história, cultura e belezas naturais. Com uma localização privilegiada, às margens do Rio Guaíba, a cidade tem muito a oferecer para turistas que buscam experiências únicas.

Algumas das principais atrações turísticas em Porto Alegre incluem:

  1. Mercado Público: É um mercado tradicional que oferece produtos típicos da culinária gaúcha, como churrasco, queijos, vinhos e cervejas artesanais.

  2. Parque da Redenção: É o maior parque urbano de Porto Alegre, oferecendo áreas verdes, lagos, pistas de caminhada, quadras esportivas, ciclovia, brinquedos e uma feira de artesanato.

  3. Centro Histórico: É a região mais antiga da cidade, que possui diversas construções históricas, como o Mercado Público, a Catedral Metropolitana, a Casa de Cultura Mário Quintana e o Theatro São Pedro.

  4. Museus: A cidade possui uma grande variedade de museus, como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o Museu Iberê Camargo e o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS.

  5. Estádio Beira-Rio: É um dos principais cartões-postais da cidade, que foi completamente renovado para receber a Copa do Mundo de 2014.

Além disso, Porto Alegre oferece uma vida noturna agitada, com diversas opções de bares, restaurantes e casas noturnas, além de ser um importante polo cultural, com festivais de música, teatro e cinema ao longo do ano.

Em resumo, Porto Alegre é uma cidade que une história, cultura e belezas naturais, oferecendo uma ampla variedade de atrações turísticas para todos os gostos e interesses.

Em estilo neoclássico, sua construção teve início em 1898. A importância histórica desta edificação mostra, nas formas e na estatutária, a influência da doutrina positivista. Em frente à Prefeitura encontra-se a Fonte Talavera de La Reina, presente da colônia espanhola em 1935, em ocasião da comemoração do centenário da Revolução Farroupilha. É onde se localiza o marco zero da cidade. Localiza-se na Praça Montevidéo, 10.

Largo Glênio Peres

Inaugurado em 1922, dá lugar a manifestações artístico culturais e políticas. A pavimentação resgata o desenho que existia em frente ao prédio da Prefeitura na década de 30, semelhante a um tapete persa composto por lajotas em basalto cinza e pedras portuguesas nas cores preto, branco e rosa. É onde está localizado o Bonde modelo J.G. Brill, utilizado na década de 30.

Mercado Público Municipal

Prédio em estilo neoclássico, datado de 1869. Especiarias e produtos típicos da terra gaúcha são encontrados em suas 117 lojas. Restaurantes, lanchonetes e sorveterias complementam a oferta de bens e serviços. Localiza-se no Largo Glênio Peres.

Chalé da Praça XV

Em estilo bávaro, com traços de "art nouveau", o chalé foi fabricado em estrutura de aço desmontável e chegou em Porto Alegre em 1915. É um dos mais tradicionais Bar Chopp Restaurante da cidade e onde se encontram os últimos lambe-lambes. Localiza-se na Praça XV de Novembro.

Museu de Artes do Rio Grande do Sul - MARGS

Construído no início deste século, o prédio é indefinido em seu estilo arquitetônico por apresentar composição eclética. Os espaços internos apresentam iluminação através de "vitreaux" que ornamenta o teto do salão principal, característica que passou a ser desenvolvida na europa na década de 20. Hoje, guarda a maior coleção de obras do estado. Localiza-se na Praça da Alfândega.

Casa de Cultura Mário Quintana

Prédio em estilo barroco, construído no início do século e onde funcionou o antigo Hotel Majestic. Restaurado em 1980, passou a abrigar um dos mais completos centros de cultura do Brasil e da América Latina. Local agradável para happy hour. Localiza-se na Rua dos Andradas, 736.

Espaço Cultural do Trabalho Usina do Gasômetro

Antiga Usina Termoelétrica da cidade, inagurada em 1928. Desde 1991, é um dos mais importantes centros culturais de Porto Alegre. SUa histórica chaminé, de 107 m, compõe harmoniosamente a paisagem urbana, vinculando o passado ao presente. Localiza-se na Av. Presidente João Goulart, 551.

Solar dos Câmara

Construído em 1818, pelo Visconde de Pelotas, foi restaurado e transformado em espaço cultural, abrigando o museu e a biblioteca da Assembléia Legislativa. Localiza-se à Rua Duque de Caxias, 968.

Palácio Piratini

Sede do governo estadual, em estilo Luiz XV (neoclássico francês). Possui peças vindas da França além de painéis pintados por Aldo Locatelli, destacando-se os que retratam a lenda do Negrinho do Pastoreio. Localiza-se à Praça Marechal Deodoro.

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Madre de Deus

Igreja Matriz - sua construção teve início em 1929 e apresenta estilo inspirado na Renascença. As torres lembram o estilo inspirado das Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul. Sua cúpula, de 74 m de altura e 18 m de diâmetro, é uma das maiores do mundo. Localiza-se à Praça Marechal Deodoro.

Monumento a Júlio de Castilhos

Executado na França, pelo escultor Décio Vilares, é a mais soberba expressão da doutrina positivista no Rio Grande do Sul. Localiza-se à Praça Marechal Deodoro.

Teatro São Pedro

Em estilo potuguês, foi inaugurado em 1858. Uma das mais belas casas de espetáculo do país, decorada em veludo e ouro.

O café do teatro oferece excelente opção para happy hour. Localiza-se à Praça Marechal Deodoro.

Biblioteca Pública Estadual

Em estilo neo-clássico, o prédio data de 1871. No salão Morrisco, recoberto de ouro e dedicado a recitais, pode-se apreciar o acervo artístico do legado mouro. Localiza-se à Rua Riachuelo, 1190.

Museu Júlio de Castilhos

Prédio construído em 1887. Serviu como residência de Júlio de Castilhos, então Presidente do Estado do RS.

Em seu acervo encontram-se aspectos da cultura gaúcha, indígena, missioneira, Revolução Farroupilha e Guerra do Paraguai. Localiza-se à Rua Duque de Caxias, 1231.

Parque dos Açorianos

O parque é valorizado por sua completa integração ao complexo paisagístico da cidade. Destacam-se o Monumento dos Açorianos, obra de Carlos Thenius em homenagem aos colonizadores portugueses que lembra uma caravela composta de corpos humanos e a ponte de pedra, obra concluída em 1854 e conduz os caminhantes ao monumento e ao centro administrativo do estado.

Parque Marinha do Brasil

O parque liga o centro da cidade com a Zona Sul no mais harmonioso projeto de urbanização criado sobre o aterro da antiga Praia de Belas.

É notável a variedade de árvores de arbustos que compõem a sua paisagem: oferece equipamentos de lazer e esporte. Localiza-se à Rua Borges de Medeiros.

Parque Maurício Sirotsky Sobrinho

Unido ao Parque Marinha do Brasil, forma um verdadeiro complexo turístico junto ao Guaíba. Possui em seu interior a réplica de uma estância destinada à manutenção e prática da cultura tradicionalista. Localiza-se entre as avenidas Loureiro da Silva e Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio).

Parque Farroupilha

Mais conhecido como Redenção, é uma das principais áreas de lazer dos porto-alegrenses. É o mais antigo parque da cidade. Entre seus atrativos destacam-se os vários recantos, lago com pedalinho, minizôo, parque de diversões, aluguel de bibicletas, auditório Araújo Vianna e Monumento ao Expedicionário, que se constitui num duplo arco do triunfo. Localiza-se entre as avenidas Osvaldo Aranha e João Pessoa.

Planetário José Baptista Pereira

Projeções de filmes sobre o Sistema Solar com programação adulta e infantil. Localiza-se à Avenida Ipiranga esquina Ramiro Barcelos.

Pôr do Sol no Guaíba

Passeio de Barco

Passeio pelo Guaíba e pelo Delta do Jacuí a bordo dos barcos:

Cisne Branco: saídas do Portão Central da Cais do Porto

Noiva do Caí: saídas do ancoradouro da Usina do Gasômetro

Laçador

Na entrada norte da cidade, próximo do Aeroporto Salgado Filho, localiza-se o Monumento ao Laçador.

Cervejaria Brahma

Prédio inaugurado em 1911, projetado e desenvolvido pelo arquiteto alemão Theo Wiederspahn, responsável por importantes edificações no início do século. A maioria dos grupos escultórios que estão presentes na fachada são inspirados na mitologia germãnica. Localiza-se à Av. Cristovão Colombo, 564 a 695.

Ipanema

Praia de água doce, às margens do Rio Guaíba. A beira-mar é o lugar ideal para caminhadas, jogos e descanso, além dos bares. A ciclovia dá lugar a ciclistas que queriam pedalar com segurança.