Como criar sua Marca no Mercado de Turismo

Como criar sua Marca no Mercado de Turismo

Se você perguntar a empreendedores ou donos de empresas de sucesso qual é a motivação número 1, a resposta que você quase nunca ouvirá é "dinheiro". A paixão, eles dirão, é o principal fator para criar algo sustentável. O dinheiro pode - e espero que o siga -, mas nunca deve ser o objetivo. "Se você tem paixão, não parecerá trabalho e você vai querer fazer mais"

"Existe muita concorrência por aí, mas se você criar um conceito no qual realmente acredita e divulgar boas informações, as pessoas responderão a ele".

Estabeleça sua identidade e identifique seu público-alvoEstabelecer a identidade de sua marca é fundamental: ela será a base para tudo o que você fizer e o tipo de cliente que deseja atrair, de acordo com Mary Pingpank Clifford, diretora de marketing da Valerie Wilson Travel, uma empresa de consultoria de viagens com sede em Nova York e filiais e filiais nos Estados Unidos

"Comece respondendo a estas perguntas: 'O que me torna único? Pelo que eu quero ser conhecida e defender?'", disse ela.Não há nada de errado em começar pequeno e com um nicho específico; Se você joga tudo contra a parede para ver o que gruda, você está se espalhando muito antes mesmo de começar.

"Especialmente como uma nova marca, é melhor começar como um especialista em pequena escala e expandir lentamente do que tentar começar fazendo muito, mas mal", disse Clifford.

Depois de estabelecer os pilares da sua marca, encontre sua "tribo" – sua clientela ideal – e pesquise o que ressoa com eles. Segmentar um tipo específico de cliente ajudará a criar seguidores que gerarão os negócios que você deseja, diz Megan Peri, diretora da onze|four Experiences, uma divisão da agência de viagens Plaza Travel, com sede no sul da Califórnia.

Para onze|four, esse cliente-alvo é o viajante milenar. Peri diz que fez uma pesquisa completa sobre outras marcas - dentro e fora da indústria de viagens - que se conectam com esse grupo demográfico, além de confiar fortemente no Instagram para se inspirar. Ela também avalia continuamente se uma parceria de marca estará de acordo com o que os viajantes da geração do milênio estão procurando.

Você não é para tudo e todos, diz Erina Pindar Chamberlain, diretora administrativa da SmartFlyer, uma agência internacional de hospedagem e serviço de curadoria de viagens voltada para o estilo de vida.

"Fique bem com isso. ela disse.

Construir relacionamentos
Envolva-se na comunidade de seu mercado-alvo. Não estamos falando apenas de networking; estabeleça relacionamentos profundos e autênticos com membros desse grupo demográfico e com outros participantes do setor de viagens que realmente lhe interessam. Inicie conversas na vida real ou nas mídias sociais. Inscreva-se para receber boletins informativos daqueles com quem você se conectou e admira. Participe de conferências, feiras, painéis e eventos de caridade relacionados ao seu mercado (ou talvez até mesmo não).

"Se os agentes não estiverem fazendo marketing de si mesmos, ninguém saberá que eles existem", disse Beth Schulberg, proprietária da Cruise and Travel Specialists e All About River Cruises, com sede em Oswego, Oregon.

Não negligencie suas conexões com fornecedores também.

"É por meio de nossos relacionamentos com fornecedores que fazemos a mágica acontecer para nossos clientes", disse Chad Clark, da Chad Clark Travel Ventures, com sede em Phoenix, uma afiliada da Camelback Odyssey Travel, uma agência Virtuoso. "Seja uma viagem para uma feira; participando de uma família; ou conduzindo uma viagem de reconhecimento autodirigida, o contato direto com os fornecedores é extremamente importante."

Reunião com um fornecedor? Tire uma selfie com eles e poste em seus canais de mídia social, diz Eric Hrubant, presidente da agência de viagens CIRE Travel, com sede em Los Angeles e Nova York, uma divisão do Tzell Travel Group. Se você promover a marca deles junto com a sua, ele observa, pode ser uma ótima maneira de se colocar na frente de seus seguidores.

Embora possa não parecer inicialmente o método de ROI mais eficaz, o marketing de mídia social pode ser uma das melhores maneiras gratuitas de anunciar - e é essencialmente livre de riscos, de acordo com Clifford, da Valerie Wilson Travel.

Mas tome cuidado para não usar o relacionamento apenas para ganho próprio; há um equilíbrio delicado a ser alcançado ao usar suas conexões para se promover - e seu público pode dizer quando é falso.

"Qualquer agente de viagens deve se concentrar em negócios orientados a relacionamentos, não transacionais", disse Hrubant.

Por fim, nunca subestime o poder do marketing boca a boca. Quando você se expõe, se envolve com seu grupo demográfico e demonstra seu valor, não há nada como o burburinho orgânico que isso pode gerar.

"O boca a boca é realmente a melhor estratégia de marketing e não pode ser valorizado o suficiente", disse Pindar Chamberlain da SmartFlyer. "Tivemos grande sucesso em inspirar viajantes por meio de conteúdo maravilhoso em nossos canais sociais de marca e agente, em camadas com fortes esforços de relações públicas e o bom e velho networking com pessoas que pensam como você."

Há muita concorrência por aí, mas se você criar um conceito em que realmente acredita e divulgar boas informações, as pessoas responderão a ele.

 Seja consistente

Depois de desenvolver os pilares da sua marca, mantenha-se fiel a eles.

Para Steve Orens, presidente da Plaza Travel, isso foi de extrema importância ao lançar o onze|four ao lado de Peri. A agência viu a necessidade de vender para um novo grupo demográfico, mas não queria subverter sua marca, público e cultura estabelecidos; assim, a nova empresa de viagens nasceu, permitindo que a Plaza Travel girasse sem prejudicar seu propósito original.

"Com eleven|four, estamos nos certificando de que somos consistentes desde o início", disse Orens, "com a maneira como publicamos no Instagram, por exemplo, ou com a aparência de nosso site. É importante garantir que os blocos de construção de nossa marca sejam sólidos e que possamos continuar a impressão que começamos desde o início."

Lembre-se da sua marca em todos os pontos, ecoa Peri. Desde interações com clientes e postagens em mídias sociais até métodos de marketing multicanal e parcerias com marcas, tudo o que você faz deve estar alinhado com a identidade da marca com a qual você começou.

"Se você começar a mudar e fazer coisas que podem fazer sentido financeiramente ou ser fáceis financeiramente, mas não são fiéis à marca e ao cliente original com quem você estava falando, você começa a desvendar isso", disse ela.

Ter uma presença on-line digital relevante que simplesmente conta sua história permite que os consumidores vejam imediatamente se você é a combinação certa para suas necessidades de viagem, de acordo com Stacy Small, fundadora e CEO da Elite Travel International, uma agência Virtuoso, com sede em Los Angeles.

"Os clientes da Porsche não iriam a uma concessionária Honda para comprar seu próximo carro, e não somos a empresa de viagens para viajantes com orçamento limitado ou em busca de negócios", disse ela.

Para manter uma mensagem de marca constante, Small diz que os viajantes nunca verão ofertas anunciadas ou promoções de fornecedores no site da Elite Travel International.

"Não é para isso que existe", disse ela. "O site existe para dizer às pessoas quem somos e como nos encontrar para iniciar uma discussão pessoal sobre suas próximas necessidades de viagem."

Marcar sua presença digital em alinhamento com a visão do tipo de viagem que você deseja vender é uma estratégia de marketing simples e eficaz - para não mencionar gratuita - Small notes.

Injete-se na cultura, no momento, na conversa, nas tecnologias e nos ambientes digitais que as pessoas estão usando.

E mostre, não diga, o que sua marca representa. Ajude os clientes a se conectarem emocionalmente com você, demonstrando de forma tangível o valor que você oferece.

"É tudo sobre contar histórias", disse Hrubant do CIRE. "Se você teve um grupo cujo voo foi cancelado, mas você os levou aonde eles precisavam ir, coloque nas redes sociais. Quando a tempestade de neve ou o furacão chegar, poste online e diga: 'Minha equipe está de pé há 18 horas para garantir que consigamos alguém no primeiro voo.' Se você planejou uma viagem legal para os clientes, mostre fotos de como você fez isso funcionar."

Mas não se esqueça de ser aberto
Mantenha uma base sólida para sua marca, mas lembre-se de que a inovação é uma das melhores maneiras de competir em um mundo em constante mudança.

"As tendências estão mudando constantemente e é responsabilidade de nossa equipe ficar à frente das tendências e criar soluções criativas para continuar sendo uma força no mercado de viagens", disse Clifford. "Injete-se na cultura, no momento, na conversa, nas tecnologias e nos ambientes digitais que as pessoas estão usando."

Isso não significa mudar quem você é como marca, mas sim adaptar-se às necessidades de mudança do seu público. Só porque algo foi feito de uma maneira nos últimos dois anos - ou 20 anos - não significa que deva ser feito dessa maneira no futuro, diz Peri.

"Veja as oportunidades que vão melhorar a experiência de seus clientes com você", disse ela. "Embora possa ser doloroso fazer essas mudanças internamente, a mudança é o que gera buzz."

Essa abertura para mudanças também deve fazer parte da cultura da sua empresa. Aos onze | quatro, Peri e Orens dão grande importância ao considerar cuidadosamente as perspectivas dos outros.

"Tenha dedicação e confiança na direção que você decidiu seguir, mantendo a mente aberta para ouvir críticas construtivas", disse Orens. "Por exemplo, Megan e eu teremos uma opinião diferente sobre algo, mas nós dois sairemos de uma sala e nos sentiremos satisfeitos com a mudança no caminho com base em nossa conversa."

Não se intimide com coisas novas, diz Pindar Chamberlain. Seu negócio — por dentro e por fora — deve evoluir com cultura e tecnologia.

"Estamos constantemente reinvestindo no negócio", disse ela.

Para a SmartFlyer, essas mudanças foram tão pequenas quanto ajustes no processo do cliente para garantir que seja o mais tranquilo possível, ou tão grandes quanto a reforma de escritórios para que a equipe continue a se sentir energizada e animada para trabalhar, diz ela.

Aproveite o passeio
Criar uma marca não é simples nem fácil e pode ser um ato de equilíbrio. Mas tenha fé de que o que você investiu em seu negócio voltará para você.

"Depois de trabalhar duro para se tornar um especialista e se envolver em tudo o que for possível na comunidade, você receberá telefonemas - e, se provar seu valor, obterá novos negócios e referências, " disse Schulberg da Cruise and Travel Specialists.

Acima de tudo, há uma coisa em que nossos especialistas concordam: se você ama o que faz, não parecerá trabalho.

"A vida é curta", disse Small, da Elite Travel International. "Encontre sua alegria."

MICHELLE JUERGEN

Escritor Colaborador TravelAge Est