O que fazem os profissionais de hospitalidade?

O que fazem os profissionais de hospitalidade?

Se você gosta de viajar, comida, variedade em seu trabalho e conhecer novas pessoas, por que não considerar uma carreira na indústria hoteleira? É uma indústria que está crescendo continuamente e oferece uma ampla gama de caminhos de carreira diferentes.

O que é Hospitalidade?

Hospitalidade é o negócio de acolher as pessoas e ajudá-las a passar o melhor tempo possível.

A hospitalidade abrange uma ampla gama de setores e carreiras, incluindo acomodações, restaurantes, cafés, bares, parques temáticos, companhias aéreas, navios de cruzeiro, parques de caravanas, pousadas e atrações turísticas.

Uma carreira na indústria hoteleira pode fazer com que você trabalhe em várias funções diferentes em todo o mundo e oferece a você uma oportunidade única de viajar. Para ter sucesso na indústria, você precisará estar preparado para trabalhar em um ambiente acelerado.

Outras habilidades importantes de que você precisará incluem um compromisso com o atendimento ao cliente, boas habilidades interpessoais e de resolução de problemas, habilidades organizacionais e disposição para trabalhar como parte de uma equipe. Você também precisará ser flexível, pois o horário pode variar consideravelmente do tradicional dia de trabalho das 8 às 18h.

"Uma carreira na indústria hoteleira pode fazer com que você trabalhe em várias funções diferentes em todo o mundo e oferece a você uma oportunidade única de viajar." 

Quais qualificações eu preciso?

Os cursos de treinamento em hospitalidade variam de cursos curtos, certificados, diplomas até bacharelado. Muitas vezes, você pode concluir muitos desses cursos enquanto trabalha.

Uma ótima introdução ao setor é o Curso de Hotelaria , que ensinará várias habilidades práticas e de gerenciamento, incluindo trabalhar com outras pessoas em um serviço de hospitalidade, fornecer atendimento ao cliente de qualidade e participar de práticas de trabalho seguras. Outras coisas que você pode aprender incluem segurança alimentar, tarefas domésticas e de recepção.

Se você está pronto para ampliar seus horizontes, considere este curso , projetado para expandir suas estratégias operacionais e de gerenciamento. Você aprenderá como gerenciar orçamentos, manter a lucratividade dos negócios. Você também pode aprender sobre segurança alimentar, preparar relatórios financeiros e projetar e produzir documentos comerciais.

Se você deseja liderar equipes e fornecer serviços sob demanda no setor de hospitalidade, escolha o focar em gerenciamento . Este curso fornece as habilidades necessárias para operar de forma independente, ter responsabilidade por outras pessoas e tomar uma série de decisões operacionais de negócios em uma ampla variedade de funções potenciais. Você também será treinado em liderança, planejamento de eventos, redação de planos operacionais, gerenciamento de finanças e prestação de serviços.

Para aumentar sua empregabilidade e chances de sucesso, você também pode seguir outros cursos relacionados, como gerenciamento de eventos ou gerenciamento de hotéis.

Qualquer pessoa que trabalhe na indústria hoteleira sabe que oferecer um serviço de qualidade ao cliente é uma forma essencial de construir uma reputação positiva.

No entanto, os mesmos princípios que você utiliza todos os dias como funcionário de hospitalidade ou as mesmas lições que está aprendendo como estudante de hospitalidade também podem ser aplicados a muitos outros setores.  Dessa forma, os princípios da hospitalidade podem e devem permear o mundo dos negócios. O resultado dessa infusão é algo que beneficia clientes e empresas de todos os tipos. Considere estas maneiras pelas quais as técnicas familiares ao mundo da hospitalidade podem ser utilizadas em setores não hoteleiros.

Catering para clientes recorrentes

Uma das lições mais críticas de atendimento ao cliente que o funcionário da hospitalidade aprende é como atender clientes recorrentes. Afinal, esses clientes estão gerando receita contínua para a empresa. Concentrar-se em clientes recorrentes também pode ser muito benéfico em outros negócios não relacionados à hospitalidade. Pense em uma oficina mecânica - dando algo a mais ou fornecendo serviço superior e reconhecimento às pessoas que voltam sempre; eles podem construir um relacionamento com esses clientes recorrentes sempre importantes.

Oferecendo serviços básicos e premium

Algo que você descobrirá que ocorre com muita frequência no setor de hospitalidade é que uma empresa oferece produtos e/ou serviços de nível básico e premium. Por exemplo, em um hotel, pode haver vários tipos de quartos , incluindo um quarto standard, uma suíte júnior e uma suíte completa com serviço de concierge. Ao oferecer diferentes níveis de serviço, torna-se mais fácil para o hotel atingir vários segmentos de clientes potenciais. Essa técnica também pode ser aplicada a outras empresas.

Pessoal adequado para os negócios esperados

Outra área de negócios em que a indústria hoteleira se destaca é a contratação de pessoal. Com foco nos membros da equipe de atendimento ao cliente da linha de frente, geralmente você pode contar com o recebimento do melhor serviço no setor de hospitalidade. Quase todas as outras empresas também poderiam se beneficiar seguindo esse princípio. Pense em quantas vezes você já teve que esperar para ser reconhecido ao ir ao médico, dentista ou outro serviço profissional.  As pessoas acham que valorizar seu tempo é a maneira mais importante de uma empresa fornecer um bom atendimento ao cliente. Ignorar os clientes dessa maneira é um erro fácil de corrigir.

Construindo embaixadores da marca

Pode não haver outro setor de negócios que saiba como construir embaixadores da marca do que a indústria hoteleira. O objetivo aqui é criar uma experiência de atendimento ao cliente tão superior que os clientes não apenas voltem várias vezes, mas também postem sobre sua marca para amigos e familiares. Ir além faz do cliente médio um embaixador da marca. Quase todos os setores podem criar relacionamentos positivos com os clientes que levarão à publicidade boca a boca, mas poucos o fazem. Pegar uma página do livro do setor de hospitalidade pode ser uma maneira de uma empresa melhorar a satisfação e o desempenho geral.

O atendimento ao cliente é a espinha dorsal da indústria hoteleira. É por isso que conhecer esse campo é tão benéfico para quem planeja trabalhar com o público.